• Nenhum resultado encontrado

Práticas Pedagógicas Inovadoras

No documento Projeto Pedagógico CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (páginas 137-141)

2. O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

2.14. Práticas Pedagógicas Inovadoras

Durante a modernidade, prevaleceu o modelo mecânico de mundo. Pensava-se que pelo conhecimento das partes poderia se conhecer o todo.

O paradoxo onda/corpúsculo foi uma descoberta que abalou os alicerces da Física porque destruiu a ideia de uma simplicidade elementar. Diante da menor partícula, fez-se presente a complexidade relacional. Por mais que se estudem as partes, para entender o todo, é necessário considerar as inter-relações e o contexto em que estão inseridas. O todo é mais complexo que a soma das partes.

Esse fato ocorrido na Física, considerada, até então, o modelo de conhecimento por excelência, desencadeou profundos estremecimentos epistemológicos. Diante disso, o modelo pedagógico baseado na fragmentação dos saberes, dividido em disciplinas, passa a ser questionado.

O problema não parece residir no fato de existirem as especificidades disciplinares. Muitas conquistas foram realizadas por intermédio dessa ótica. A questão diz respeito ao fato de que o saber se tornou tão especializado, que, muitas vezes, não se consegue articulá-lo e contextualizá-lo.

Vivenciando essa crise e buscando alternativas de superação, estudiosos desenvolveram a proposta de trabalho baseada em Projetos. A necessidade da busca de um saber globalizado que inter-relacione os conteúdos e as aprendizagens, proporcionando a adequação desses aspectos à realidade sociocultural em que está inserido, cria a demanda de realizar uma conexão entre teoria e prática. A proposta pedagógica que inspira os Projetos de trabalho é uma das alternativas possíveis para se alcançar tais objetivos.

A fim de se alcançar a globalização dos saberes, os Projetos de trabalho podem possuir, pelo menos, três enfoques diferentes: multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar.

Diante desse contexto, o curso de Administração vem buscando inovar sua atuação. O principal aspecto que lhe confere um diferencial na região é a intensa interação entre os

138 conceitos teóricos constituintes dos programas das disciplinas e a realidade concreta da economia da região. Tal interação é feita intensamente, tanto em termos de reflexão e análise crítica, quanto de intercâmbio de informações que objetivam a obtenção de resultados concretos e desenvolvimento mútuo.

Nessa direção, encontram-se as propostas do PROPAI I, do PROPAI II do Plano de Negócios, do Estágio Supervisionado e da Empresa Júnior.

Integração horizontal e vertical das disciplinas

O Curso de Administração vem dando ênfase à integração horizontal e vertical dos conteúdos, objetivando que o aluno se forme, de fato, com o perfil delineado. Para tanto, os professores, que lecionam para os mesmos semestres, bem como os grupos que lecionam disciplinas afins, fazem constantes reuniões para o desenvolvimento de atividades integradas.

Integração Horizontal

O Curso de Administração desenvolve atividades que propiciam a integração das disciplinas, estimulando a visão sistêmica e o conhecimento a partir do enfoque interdisciplinar.

Para tanto, vem sendo realizado, desde 1998, o PROPAI – Projeto de Práticas Administrativas Integradas, que tem como objetivo proporcionar uma visão das inter-relações dos conceitos ministrados em sala de aula e as práticas administrativas presentes nas organizações.

O projeto é desenvolvido nos quatro primeiros semestres do curso, em equipes de 6 a 10 alunos, possuindo características específicas e peculiares de acordo com os conteúdos ministrados nas disciplinas dos semestres em que se inserem, sendo denominado PROPAI I, nos 1º e 2º semestres, PROPAI II nos 3º e 4º semestres, e Plano de Negócios nos 5º e 6º semestres.

No PROPAI I, mediante pesquisas sobre um determinado país escolhido pela equipe, fazem duas atividades: um script culminando com uma apresentação teatral e uma revista eletrônica apresentada em forma de oratória.

Com isso, busca-se o aperfeiçoamento das futuras apresentações e da melhoria das análises realizadas nos relatórios das demais equipes, ou seja, os alunos aperfeiçoam seu

139 aprendizado, analisando os pontos fracos e fortes dos projetos apresentados. As exposições orais são filmadas, a fim de que os professores ausentes no dia da apresentação possam assistir a elas e avaliá-las posteriormente. Assim, procura-se desenvolver, desde o início do curso, a visão sistêmica, a postura analítico-crítica e a atitude científica.

No PROPAI II, as equipes escolhem uma organização da região e, com o consentimento desta, elaboram um diagnóstico empresarial a partir dos pressupostos teóricos elencados pelos professores. Os alunos são desafiados a realizar uma análise crítica acerca da organização pesquisada, apontando os pontos fortes e fracos e sugerindo alternativas de soluções para os aspectos críticos. Dessa forma, estimula-se a relação entre teoria e prática, a visão sistêmica, a postura analítico-crítica e a capacidade empreendedora. No Plano de Negócios, as equipes realizam todas as etapas necessárias para a criação e administração de uma empresa fictícia. Fazendo uso dos conceitos técnicos pertinentes às diversas disciplinas dos 5º e 6º semestres, os alunos deverão decidir sobre produtos e/ou serviços a serem desenvolvidos, realizar pesquisa de mercado, estabelecer a estratégia da empresa, estruturar processos produtivos e administrativos, criar o organograma, estabelecer custo e preço de venda, estimar a demanda, realizar estudos de viabilidade econômico-financeira, culminando com um planejamento financeiro global, estabelecer políticas de recursos humanos, entre outros aspectos.

Colocando o aluno na posição de empreendedor, procura-se também desenvolver a visão sistêmica e humanística e a postura ética, além de propiciar oportunidade para o exercício de implementação de métodos e técnicas específicos.

Tanto no PROPAI II quanto no Plano de Negócios as pesquisas são realizadas no decorrer do ano letivo e, periodicamente, são apresentados relatórios parciais. No final do ano, as equipes apresentam o projeto por meio de exposições orais, acompanhadas pela banca de professores que, munidos da leitura do relatório final de cada equipe, realizam arguições e atribuem as menções finais. No PROPAI I, os alunos fazem apresentações no final do 1º e 2º semestres.

Além do PROPAI e do Plano de Negócios, o Estágio Supervisionado, programado para ser desenvolvido nos 7º e 8º semestres, é elemento fundamental no processo de integração horizontal das disciplinas. Ao requerer que o aluno elabore o diagnóstico de uma empresa e proponha melhorias, várias disciplinas deverão ser exercitadas, ainda que privilegiadamente aquelas mais próximas ao seu tema de estágio.

140 A Simulação Empresarial, introduzida na matriz curricular dos ingressantes a partir de 1998, também colabora, de maneira decisiva, na integração horizontal e vertical da grade, posto que a análise das inter-relações entre as diversas disciplinas é fator de suma importância para o sucesso das "jogadas".

Integração Vertical

A matriz curricular procura propiciar ao aluno a construção progressiva do conhecimento nas diversas áreas especializadas da administração, ao mesmo tempo em que os instrumentos, descritos no item anterior, estimulam a visão interáreas. De um modo geral, do 1º ao 4º semestres, o aluno tem contato com conteúdos que privilegiam a compreensão e a análise das organizações, enquanto do 5º ao 8º semestres são discutidos conteúdos profissionalizantes.

Veja-se o caminho vertical percorrido em cada uma das especialidades:

Recursos humanos

Nos 1º e 2º semestres, são apresentados conceitos iniciais nas disciplinas: Teorias Administrativas I e II, Sociologia Geral e das Organizações, Direito e Legislação Social e Trabalhista. Nos 3º e 4º semestres, o caminho é seguido com Psicologia Organizacional e Antropologia Teológica. Os aspectos técnicos da área são apresentados nas disciplinas Administração de Recursos Humanos, oferecidas do 5º ao 8º semestres. Nos 7º e 8º semestres, é estudada ainda a disciplina Ética Profissional.

Organizações, sistemas e planejamento empresarial

Conceitos introdutórios a essa área são apresentados nos 1º e 2º semestres nas disciplinas: Teorias Administrativas e Contabilidade. Nos 3º e 4º semestres, o caminho tem sequência na disciplina Teoria Organizacional. Nos 5º e 6º semestres, são abordados os principais conceitos específicos da área nas disciplinas: Modelos de Gestão e Visão Sistêmica, Administração de Marketing e Empreendedorismo. Simulação Empresarial (Jogos de Empresas), Planejamento e Gestão Estratégica e Administração de Sistemas de Informações são estudados nos 7º e 8º semestres.

Produção e Logística

Conceitos iniciais, nessa área, são apresentados na disciplina Teorias Administrativas I, nos 1º e 2º semestres. Ainda nesses semestres, o aluno estuda Matemática que, juntamente com Estatística, estudada nos 3º e 4º semestres, procura capacitar o aluno para

141 o aprendizado dos conceitos técnicos específicos da área. Nos 3º e 4º semestres, conceitos técnicos mais específicos são apresentados em Administração de Materiais e Patrimônios e Comércio Exterior. O caminho da especialidade é completado nos 7º e 8º semestres com a disciplina Administração da Produção e Operações Industriais.

Finanças

Nos 1º e 2º semestres, o aluno adquire conceitos básicos nas disciplinas de Matemática, Contabilidade Geral e Gerencial, bem como Gestão de Custos. Nos 3º e 4º semestres, o caminho tem continuidade com Matemática Financeira. Nesses semestres, são apresentados os conceitos profissionalizantes mais específicos da área com as disciplinas Administração Financeira e Orçamentária I e II.

Marketing

O primeiro contato com conceitos de marketing ocorre em Teorias Administrativas I. Nos 3º e 4º semestres, Estatística aborda conceitos que serão importantes em pesquisa de marketing, e Psicologia Organizacional aborda conceitos que fundamentam o estudo do comportamento do consumidor. Nesses semestres, serão estudados os conceitos específicos da área com as disciplinas Administração Mercadológica I e II.

As disciplinas ligadas às áreas de Direito e Economia são fundamentais na formação humanística do aluno e na sua capacidade de compreensão dos ambientes organizacionais, oferecendo embasamento complementar às diversas especialidades. Metodologia do Trabalho Científico, Comunicação e Expressão e Antropologia Teológica trabalham pontos complementares à formação do aluno com o perfil proposto.

Cabe ainda ressaltar o papel do PROPAI na construção vertical do conhecimento. O PROPAI I introduz, com os temas de pesquisa propostos aos grupos, alguns tópicos de caráter técnico que serão abordados, formalmente, nos programas de disciplinas dos semestres finais. O PROPAI II é facilitador do desenvolvimento do Estágio Supervisionado, uma vez que exercita o diagnóstico empresarial e a busca de melhorias. O PLANO DE NEGÓCIOS colabora decisivamente com a disciplina Simulação Empresarial.

No documento Projeto Pedagógico CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (páginas 137-141)