• Nenhum resultado encontrado

Atividades Integradoras

No documento PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (páginas 104-109)

6. PROPOSTA PEDAGÓGICA

6.1. Metodologia de Ensino

6.1.2 Atividades Integradoras

A principal consequência da sociedade do conhecimento é necessidade de uma aprendizagem ao longo de toda vida, que segundo Jacques Delors (199) está fundamentada em quatro pilares, que são, concomitantemente, do conhecimento e da formação continuada, a saber: i) aprender a conhecer: é necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que não seja efêmero, para que se mantenha ao longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente; ii) aprender a fazer: não basta preparar-se com cuidados para inserir-se no setor do trabalho. A rápida evolução por que passam as profissões pede que o indivíduo esteja apto a enfrentar novas situações de emprego e a

105 reelaboração conceitual e nas trocas, valores necessários ao trabalho coletivo. Ter iniciativa e intuição, gostar de certa dose de risco, saber comunicar-se e resolver conflitos e ser flexível, complementam dentre outros, o agir do sujeito aprendente. iii)

aprender a conviver: no mundo atual, este é um importantíssimo aprendizado por ser

valorizado quem aprende a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforço comum; iv) aprender a ser: é importante desenvolver sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa e crescimento integral da pessoa em relação à inteligência para que as pessoas sejam capazes de construir a sua própria história com dignidade e valorizar a do próximo.

Assim, as atividades integradoras devem oportunizar a vivência de situações que desenvolva o aprendizado da convivência coletiva e do respeito ao Outro, do aprender continuamente, do fazer de forma criativa, autônoma e ética. Objetivam possibilitar o envolvimento de docentes e discentes na busca da inter e transdisciplinaridade, dando sentido prático para o referencial teórico trabalhado no respectivo curso/período letivo, e ainda articula e explora a unicidade do conhecimento, acelerando os mecanismos de correlação dos conteúdos desenvolvidos nos diversos componentes curriculares, superando a fragmentação do conhecimento. Tais atividades articulam-se aos componentes curriculares previstos em cada período e compõem o efetivo trabalho discente, numa perspectiva interdisciplinar.

O Curso de Direito desenvolverá uma atividade integradora, por período, totalizando no curso 10 (dez) atividades integradoras, assim discriminadas:

1º Período: Realização de Júri Simulado, apresentado na forma de dramatização, com

a contraposição dos seguintes temas: a) direito positivo (poder do Estado) e o direito natural e b) democracia e os sistemas de representação popular.

106 papéis: juiz, acusação, defesa, júri, impressa (opinião pública – que deverá redigir um jornal que apresente as duas posições e uma pesquisa de opinião entre os alunos do curso).

O trabalho desenvolvido mediante uma pesquisa doutrinária, jurisprudencial, legislativa e documental e será avaliado pelos professores das disciplinas envolvidas.

2º Período: Realização de uma pesquisa bibliográfica, apresentada na forma de uma

resenha acadêmica, referente a temas atuais a fim de correlacioná-los com as disciplinas ministradas.

As turmas serão divididas em grupos de alunos para desenvolverem os temas propostos.

Os temas serão propostos pelos professores das disciplinas e escolhidos/definidos pelo NDE.

O trabalho será desenvolvido mediante uma pesquisa doutrinária, jurisprudencial, legislativa e documental e será avaliado pelos professores das disciplinas envolvidas.

3º Período: Elaboração de um painel científico (banner), sobre temas

correlacionados com as disciplinas, acompanhado de resumo explicativo, que deverá ser apresentado na Semana de Iniciação Científica e de Extensão do Unileste e/ou na Semana Jurídica.

O Banner seguirá o modelo previamente estabelecido pelo Setor de Iniciação Científica do Unileste.

As turmas serão divididas em grupos de alunos para desenvolverem os temas propostos.

Os temas serão propostos pelos professores das disciplinas e escolhidos/definidos pelo NDE.

O trabalho será desenvolvido mediante uma pesquisa doutrinária, jurisprudencial, legislativa e documental e será avaliado pelos professores das disciplinas envolvidas.

107

4º Período: Realização de Audiências Simuladas nas áreas cível e penal,

apresentadas na forma de dramatização, que enfatizem temas de direito material e processual, estudadas no período.

As turmas serão divididas em grupos de alunos para desenvolverem os seguintes papéis: juiz, acusação, defesa, impressa (opinião pública – que deverá redigir um jornal que apresente as duas posições e uma pesquisa de opinião entre os alunos do curso). O trabalho será desenvolvido mediante uma pesquisa doutrinária, jurisprudencial, legislativa e documental e será avaliado pelos professores das disciplinas envolvidas.

5º Período: Elaboração de um parecer jurídico, sobre estudo de casos

concretos/simulados, correlacionados aos conteúdos programáticos do período.

As turmas serão divididas em grupos de alunos para desenvolverem os temas propostos.

Os temas serão propostos pelos professores das disciplinas e escolhidos/definidos pelo NDE.

O trabalho será desenvolvido (fundamentado) mediante uma pesquisa doutrinária, jurisprudencial, legislativa e documental e será avaliado pelos professores das disciplinas envolvidas.

6º Período: Resolução da Prova Integradora do Direito

O Trabalho será avaliado pelos professores das disciplinas envolvidas.

7º Período: Elaboração de um artigo científico, sobre temas correlacionados com as

disciplinas estudadas até o 7º período, que deverá ser apresentado na Semana de Iniciação Científica e de Extensão do Unileste e/ou na Semana Jurídica.

108 temas propostos.

Os temas serão propostos pelos professores das disciplinas e escolhidos/definidos pelo NDE.

O trabalho será desenvolvido mediante uma pesquisa doutrinária, jurisprudencial, legislativa e documental e será avaliado pelos professores do curso de direito.

8º Período: Elaboração do projeto de pesquisa correlacionado ao Trabalho de Conclusão de Curso, sobre temas correlacionados com as disciplinas estudadas até o

presente período.

O Projeto de Pesquisa obedecerá às normas do Unileste, previstas no sítio da Instituição, e conterá: a) tema, b) objetivo geral, c) objetivos específicos, d)problemática, e) hipótese e f) referência bibliográfica.

O trabalho será individual e o tema será escolhido pelo discente que deverá guardar relação com algum ramo do direito.

O trabalho será desenvolvido mediante uma revisão bibliográfica através de uma pesquisa doutrinária, jurisprudencial, legislativa e documental.

O Trabalho será avaliado pelos professores do curso de direito, por meio de uma banca que analisará: Contemporaneidade e/ou regionalidade do tema apresentado no projeto de pesquisa;. II. Adequação do tema proposto com os objetivos, problemática e hipótese apresentada; III. Correlação entre o tema apresentado e a base bibliográfica eleita pelo discente; V. Clareza e fluidez na construção do projeto de pesquisa; V. Capacidade de expressão oral do discente.

9º Período: Elaboração de um contrato social para a formação de uma sociedade

empresária, mediante o estudo de caso simulado ou através da interdisciplinariedade com o Curso de Administração através da disciplina Gestão de Projetos.

109 Administração, elaborarão/redigirão os contratos sociais para a criação das empresas dos alunos do Curso de Administração.

As turmas serão divididas em grupos de alunos para desenvolverem as atividades propostas.

O trabalho será desenvolvido mediante uma pesquisa doutrinária, jurisprudencial, legislativa e documental e será avaliado pelos professores do curso de direito.

10º Período: Concurso de peças processuais: elaboração de peças processuais (petição inicial e contestação) nas áreas: cível, penal e trabalhista, referentes a casos simulados afetos às respectivas áreas.

As turmas serão divididas em grupos de alunos (até 4 anos) para desenvolverem as atividades propostas..

O trabalho será desenvolvido mediante uma pesquisa doutrinária, jurisprudencial, legislativa e documental.

As peças processuais serão avaliadas pelos professores do curso de Direito e se submeterão a um julgamento para a qualificação das três melhores, que receberão, respectivamente, 40, 35 e 30 horas de atividades complementares..

6.1.3 Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) no

No documento PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (páginas 104-109)