• Nenhum resultado encontrado

Conteúdos Curriculares

No documento PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (páginas 86-90)

3. CONTEXTO DO CURSO

5.2 Conteúdos Curriculares

A prática educativa no curso de direito, contempla a seleção de conteúdos significativos para a concretização do perfil profissional pretendido para seus educandos. Conteúdo de ensino significativo é aquele capaz de transformar-se em suporte e/ou instrumento a serviço da autonomia cidadã de quem o utiliza na sua prática de vida, fortalecendo o conceito de sujeito histórico dos processos de aprender e de ensinar.

Dessa forma, os conteúdos do curso foram definidos com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais, missão e objetivos do curso considerando a historicidade, a complexidade e a diversidade do fenômeno educativo. Esses princípios se materializam na organização dos eixos de formação geral, básica e específico que contemplam os componentes curriculares, organizados em: a) conteúdos de formação fundamental (consideradas as disciplinas de formação básica e de formação geral), b) conteúdos de formação profissional (disciplinas específicas) e c) conteúdos de formação prática (estágios supervisionados, atividades complementares e trabalho de conclusão).

No que se refere ao eixo de formação geral as Diretrizes do Unileste indicam a implementação do Projeto de Formação Geral e Humanístico comum a todos os cursos. Esse projeto é parte integrante do eixo de formação geral dos currículos, está ligado a um movimento de reformulação curricular dos cursos de graduação, iniciado em 2012. Foi construído por uma equipe de docentes, coordenadores, colaboradores e diretores e propõe uma formação geral e humanística, de caráter transdisciplinar dos componentes curriculares, bem como a transversalidade de temas com base nos seguintes pilares: identidade do estudante, o estudante na sociedade, o estudante no mundo do trabalho, compreendendo esse estudante como ser singular, dotado de emoções, espiritualidade e subjetividade, mas, também, cidadão historicamente situado, sujeito em construção e em processo contínuo de formação.

87 curriculares a saber: i) disciplinas (Leitura, Textos e Contexto, Ciência, Pesquisa e Autoria, Antropologia e Religião, Filosofia e Ética); ii) Atividades Complementares (componentes curriculares que enriquecem os conhecimentos e habilidades dos estudantes para o exercício da cidadania e das profissões, além de alargar os seus horizontes intelectuais e científicos); iii) Atividades Complementares Virtuais (atividades desenvolvidas em ambiente virtual de aprendizagem, também de cunho humanístico transdisciplinar); iv) Atividades complementares no âmbito da pesquisa e da extensão (as atividades de iniciação científica e de extensão são espaços privilegiados de aprendizagem e um mecanismo de produção, socialização e democratização do conhecimento acadêmico); v) Atividades integradoras (destinam-se à ações, por meio da incorporação de temas de relevância científica e/ou social e cultural, integrados aos demais componentes curriculares, em uma perspectiva transdisciplinar. Representa o trabalho efetivo discente, no exercício da autonomia e do protagonismo, sob a orientação, acompanhamento e avaliação do docente); vi) Projeto de Introdução à Educação Superior (é concebido como forma de acolhimento e inclusão do ingressante em sua singularidade e subjetividade, no início da vida acadêmica e ambientação ao curso).

As disciplinas do eixo de formação geral, com exceção da disciplina Filosofia e Ética, são ofertadas na modalidade semipresencial e são comuns a todos os cursos de graduação, obedecem ao percentual de 20% permitido para essa modalidade nos cursos de graduação presencial. As disciplinas têm a carga horária de 60 horas, são desenvolvidas, acompanhadas e avaliadas por docentes. Os conteúdos são desenvolvidos em caráter institucional, utilizando-se de metodologia interativa e investigativa (fundamentação teórica, produção de conhecimento e socialização).

Em atendimento ao Decreto 5.626/2005, a disciplina LIBRAS, faz parte eixo de formação geral e poderá ser cursada pelo aluno como uma disciplina obrigatória ou optativa. No Curso de Direito ela é ofertada, no último período, como disciplina optativa.

88 comuns aos cursos da Escola de Ciências Sociais e Aplicadas. Tendo no seu elenco atividades, disciplinas, projetos cujos conteúdos são elementos agregadores que possibilitam ao aluno o desenvolvimento pleno do curso. Os conceitos adquiridos nas diversas atividades que compõem o eixo básico se constituem como fundamentos para as ações subsequentes para que o aluno tenha uma visão sistêmica e estratégica da sua área de formação profissional. Tem como objetivo privilegiar a ideia de que o Curso de Direito é composto por conteúdos que não fazem da Ciência do Direito uma ciência restrita. Ao contrário, é preciso ver o Direito como um conjunto harmônico de normas jurídicas com apoio axiológico e que estão em constante interação com as diversas ciências existentes.

Já o eixo de Formação Específica, abrange os conhecimentos identificadores da formação profissional visando qualificar e habilitar o profissional em face das competências e habilidades específicas do graduado. O eixo de Formação Específica, articulado aos eixos de Formação Geral e Básica, possibilita a construção ampla e contínua do conhecimento e auxiliam na formação de um profissional com perfil comprometido com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos e de rigor científico, bem como por referenciais éticos e legais.

Quanto ao Eixo de Formação Prática, o currículo do Curso de Graduação em Direito do Unileste tem a preocupação de oferecer ao aluno toda uma dinâmica, com processos diferenciados, incluídos no Estágio Supervisionado. Do 7º período até o 9º período, o aluno frequenta o Laboratório Jurídico, onde desenvolve, mediante estudo de casos, as atividades de prática jurídica simulada, elaborando peças processuais em diversas áreas jurídicas, sob orientação e supervisão de professores.

Associado a todo esse universo de prática jurídica, compõe ainda o currículo do curso de direito, a elaboração e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em forma de monografia, avaliado por banca examinadora composta por professores da Instituição com formação condizente ao tema desenvolvido pelo aluno.

89 O Curso de Graduação em Direito do Unileste, reconhece e incentiva a participação do aluno, em eventos, tanto os promovidos pela Instituição como os externos, no sentido de complementar (atividades complementares) seu desenvolvimento no domínio da Ciência Jurídica.

5.2.1 Conteúdos curriculares transversais

Em consonância com sua missão, o Unileste promove a formação da pessoa humana, pautada em valores éticos, cristãos, na responsabilidade ambiental e na ação social. Tais valores se expressam em ações contínuas e transversais ao currículo por meio do ensino, da extensão, e da pesquisa.

Na busca permanente pela efetivação desses princípios, o curso atende ao disposto na Resolução CNE/CP Nº 01/2004, sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana com temáticas que são discutidas nos componentes curriculares do curso e, especificamente, nas disciplinas Humanidades, Antropologia e Religião, Filosofia e Ética, Direitos Humanos e Cidadania e em outras atividades curriculares, como: atividades complementares virtuais; projetos de pesquisa e extensão; seminários; dentre outras. Considerando seu caráter institucional, os componentes curriculares visam, ainda, numa abordagem global e sistêmica, possibilitar a análise e a reflexão sobre os elementos sociais, políticos, econômicos, ambientais, éticos, humanos e culturais, bem como, a valorização e o respeito às diferenças culturais e étnico-raciais inerentes à estrutura e a dinâmica das sociedades.

A educação ambiental visa oferecer os conhecimentos necessários para interpretar os fenômenos complexos que configuram o meio ambiente; fomentar os valores éticos, econômicos e estéticos que constituem a base de uma autodisciplina, que favoreçam o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com a preservação e melhoria desse meio ambiente, assim como as habilidades práticas necessárias à concepção e aplicação de soluções eficazes aos problemas ambientais (UNESCO, 1997). Nesse

90 de 25 de junho de 2002, sobre a Educação Ambiental, o Unileste busca desenvolver ações inseridas em diferentes componentes curriculares discutindo a temática, especificamente, na disciplina de Direito Ambiental e desenvolvendo ações contínuas e transversais ao currículo por meio da extensão, do ensino e da pesquisa.

Em conformidade com o Parecer CNE/CP nº 8 de 06/03/12, na Resolução CNE Nº 01 de 30 de maio de 2012, sobre a Educação em Direitos Humanos, a responsabilidade da Instituição com a Educação em Direitos Humanos no ensino superior está ligada aos processos de construção de uma sociedade mais justa, pautada no respeito e promoção dos Direitos Humanos, buscando contribuir para a construção de valores que visam a práxis transformadora da sociedade, perpassando os espaços e tempos da educação. Vê-se, com isso, que a inserção da Educação em Direitos Humanos no Ensino Superior deve ser transversalizada em todas as esferas institucionais, abrangendo também o ensino, a pesquisa e a extensão.

No documento PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (páginas 86-90)