• Nenhum resultado encontrado

Coordenação do Curso

No documento PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (páginas 156-159)

IV - CORPO SOCIAL DO CURSO II. CORPO DISCENTE

4. Coordenação do Curso

A gestão acadêmica de curso no Unileste implica a articulação entre órgãos colegiados de administração superior e órgão colegiado da administração básica. São órgãos colegiados de administração superior o Conselho Universitário (Consun) e o Conselho de Ensino, Pesquisa e extensão (Consepe). O Conselho de Curso é o órgão colegiado da administração básica.

Com vistas a uma gestão democrática, a composição dos órgãos colegiados abrange a comunidade acadêmica, com representantes do corpo administrativo, corpo docente, corpo discente e membros da comunidade local. As formas de composição e as competências desses órgãos estão expressas no Estatuto do Unileste.

A coordenação do curso de Direito tem caráter executivo e atua em consonância com o Conselho de Curso, com o Núcleo Docente Estruturante e com outros órgãos que constituem a estrutura organizacional do Unileste. Poderá participar, também, como membro do Conselho Universitário e o do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

O Coordenador do Curso, Professor MSc. Wallace Carvalho Costa possui graduação em Direito pela Universidade do Vale do Rio Doce (1998), especialização em Direito Civil e Processual Civil pela Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (2000), Especialização em Direito Ambiental pelo Instituto de Educação Tecnológica (2001), mestrado em Direito e Economia pela Universidade Gama Filho (2007). Foi procurador municipal na cidade de Ipatinga de 2001 a 2004 e atua como advogado na mesma cidade desde 2001. Atualmente, é coordenador, professor e Diretor da Escola de Direito do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, além de exercer a advocacia. Para conduzir os trabalhos na Coordenação do Curso de Direito – função que desempenha desde fevereiro de 2009, possui carga horária de 40 horas, em regime integral, com dedicação exclusiva ao atendimento das demandas atinentes ao cotidiano acadêmico e ao cumprimento das atribuições estabelecidas no Regimento Geral da IES.

157 O Coordenador do Curso de Direito foi contratado para lecionar na Instituição em 2004, tendo atuado nos Cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia de Produção e Direito. No ano de 2009, assumiu a Coordenação do Curso de Direito, sem, contudo, deixar de lecionar as disciplinas de sua especialidade. Em 2013, assumiu a Diretoria da Escola de Direito do Unileste exercendo as atividades executivas que são atribuídas ao cargo. O Coordenador foi, ainda, professor do Curso de Direito das Faculdades Integradas de Caratinga de 2004 a 2007, como também das Faculdades Pitágoras de Ipatinga de 2008 a 2009.

Como forma de articular a gestão do curso com a gestão institucional, a coordenação do curso participa periodicamente de reuniões de caráter executivo, consultivo e deliberativo com as seguintes instâncias:

 Reitoria: reuniões com coordenadores e gerentes para apresentação do panorama institucional, bem como para discussão de estratégias de melhoria e aprimoramento das atividades desenvolvidas pela Instituição. Ainda, reuniões por Escola e/ou cursos visando discussões sobre demandas específicas.

 Diretoria da Escola de Ciências Sociais Aplicadas: reuniões com os coordenadores da mesma escola, sob gestão do Diretor, para discutir projetos, atividades e procedimentos comuns aos cursos.

 Núcleo Docente Estruturante: reuniões que possibilitam discussões, reflexões e tomada de decisões referentes à implantação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso. O funcionamento e atribuições do NDE estão regulamentados por portaria institucional.

 Conselho de Curso – delibera, entre outras, decisões relativas às atividades de pesquisa, ensino e extensão, solicitações de estudantes e docentes, bem como auxilia no processo administrativo do curso. O Conselho do Curso reúne-se, ordinariamente, para tratar de assuntos relativos ao bom desenvolvimento do curso, à luz do Estatuto e do PPC. As formas de composição e funcionamento do conselho de curso estão descritas no Estatuto e no Regimento Geral do Unileste.

158 A coordenação dispõe, institucionalmente, de uma infraestrutura técnico-administrativa, com setores de apoio, dentre os quais:

 Central de Atendimento ao Aluno, à qual compete desempenhar todo o processo de atendimento ao aluno, desde à prestação de informações, à confecção de documentos e outros processos.

 Secretaria de Cursos, que mantém os dados dos estudantes e professores atualizados e estabelecem datas e prazos para as solicitações dos mesmos, a partir do calendário escolar. Atende às determinações da coordenação do curso, zelando pela eficiência e qualidade da demanda dos trabalhos realizados.

 Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Educacional – NUADE, que contempla os setores: i) Coordenadoria Institucional de Estágio, para coordenar, supervisionar e controlar as práticas de estágio dos estudantes do curso, dentro dos moldes legais e institucionais; ii) Programa de Assessoria Pedagógica Institucional que assessora a coordenação no que tange a dimensões acadêmico-pedagógicas e à promoção do desenvolvimento profissional dos professores; iii) Programa de Orientação Psicopedagógica, que consiste em um espaço de acolhimento para o aluno que apresenta necessidades psicopedagógicas. Tem como objetivo geral fomentar ações de acolhimento, integração e socialização que favoreçam a inserção na vida acadêmica e o desenvolvimento pessoal e profissional do discente; iv) Comissão Permanente de Avaliação Institucional, que compete executar as diretrizes determinadas pela instituição com finalidade de executar avaliações institucionais e análises estatísticas gerando relatórios para toda a comunidade acadêmica.

 Coordenadoria de iniciação Científica e Extensão que coordena os processos de divulgação, seleção e implementação dos projetos de iniciação científica e de extensão no Unileste.

A coordenação do curso segue políticas institucionais como norteadoras de suas atividades de gestão acadêmica e administrativa. Nessa perspectiva, as políticas institucionais referentes ao ensino, à iniciação científica, à extensão, à gestão de

159 autonomia da coordenação no atendimento às especificidades e demandas do curso.

No documento PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (páginas 156-159)