• Nenhum resultado encontrado

Atividades realizadas em sala de aula

CAPÍTULO 4 – ANÁLISE DE DADOS

4. P LANO PESSOAL

4.1. Atividades realizadas em sala de aula

Inicialmente, os alunos haviam sido divididos em grupo para que pudessem realizar a seguinte atividade presente no MDDI (ver Figura 10).

Nessa atividade, após compreender o conceito de adaptação da biologia evolutiva, cuja definição encontrava-se no glossário – bastava clicar no termo “adaptação” para acessá-lo –, os alunos deveriam justificar a propaganda institucional, que é basicamente uma animação sobre a evolução no planeta, por meio de um breve texto. Para isso, os grupos tiveram cerca de 10 minutos para pesquisarem mais sobre o conceito em questão, assistir ao vídeo e redigir o texto.

Após terminarem a tarefa, os grupos espelharam seus textos, um a um, na lousa digital por meio do Apple TV e avaliaram o texto uns dos outros em termos de uso da norma culta e coerência na exposição das ideias. Ao longo da avaliação, os grupos fizeram sugestões uns aos outros de como tornar o texto melhor. Abaixo, segue a transcrição desse momento na aula.

Turno

33. Professor – É pouco. Pessoal, e vocês sabem que o IPCC publicou recentemente, faz um mês, um novo relatório. A gente vai falar sobre isso daqui a pouco, guardem essa informação. Vamos para a página 4. Vou passar esse vídeo para vocês. (vídeo é exibido na lousa)

34. Professor – Alguém já jogou aquele jogo, Spore? Parece, né? Parece o jogo Spore. Então olha só: lembra que eu falei para vocês que a cada aula eu vou sempre dar atividades valendo aqueles pontinhos para vocês complementarem depois. Essa uma das atividades. (Leitura da atividade).

35. Professor – O que é justificar a propaganda? 36. Aluno 1 – Mostrar o que ela retrata.

37. Professor – Exatamente! Você vai mostrar o que tá retratando, mas tendo por base a discussão feita até o momento e a questão da adaptação. Se você clicar nesse link aí, clica aí. Esse “adaptação”. Tá vendo? Aí ele vai dar a definição de adaptação. Como que a gente vai fazer? Esses grupos que estão reunidos, vocês vão ter uns 6, 7, minutos para poder escrever no iPad mesmo a resposta e aí cada um de vocês vai projetar. E aí, a melhor resposta, eu posso dar três pontos para vocês complementarem uma redação. Para o grupo.

38. Aluno 7 – É 0,3 ou é 3 mesmo?

39. Professor – Não, são três pontos mesmo, mas aí você coloca e vai fazer toda aquela divisão.

40. Aluno 3 – Para cada grupo?

41. Professor – Não, para a melhor resposta. Eu vou avaliar tanto gramaticalmente quanto a coerência da resposta...

42. Aluno 2 – Por grupo?

43. Professor – Por grupo. Cada pessoa do grupo ganha três pontinhos. Então vamo lá? Vocês têm 7 minutos para fazer isso e daí vocês só espelham a resposta e todo mundo vai ler avaliar juntos. Agora são 11:06. Vocês têm até 11:15. (Alunos se organizam). Lembrando, só mais uma dica. Pessoal? Pessoal? Quando a gente fez aquele questionário do autismo... vocês lembram? Eu pedi para contextualizarem a resposta. Não é? Então não

adiante colocar “é que isso significa isso e isso”. Não. Tem que fazer aquela contextualização. Ou seja, a propaganda acima retrata isso, isso, isso com referências à adaptação... (Professor anda pela sala, conversando com os grupos e auxiliando-os na formulação da resposta e em pesquisas)

44. Professor – Beleza, gente? Vamos lá então. Começa com o grupo de vocês. Espelhem aí a resposta. Pessoal, os demais grupos já vão se preparando. Vocês precisam se conectar na “rede carlos”, a senha é essa aqui. A senha é nuggets. Pessoal a resposta do grupo é essa aqui então. Leia aí aluno 7. 45. Aluno 7 – A propaganda abaixo faz referência à adaptação do seres às

circunstâncias da natureza durante a evolução das espécies. Ela utiliza esse artifício para fazer uma crítica ao pensamento das pessoas em relação ao aquecimento global, às falta de mobilização das pessoas e aos danos ambientais do progresso industrial. A propaganda tem como objetivo iniciar uma reflexão individual relacionada às ações das pessoas e seu impacto no meio ambiente.

46. Professor – O que vocês acharam? 47. Aluno 1 e Aluno 4 – Bem bom.

48. Professor – Vamo lá, ó, vamo retoma a pergunta então. Considerando, né, a frase “não é o planeta que tem que se adaptar é você”, que é aquela frase que chega no final do vídeo, você vai precisar considerar o conceito de adaptação evolutiva e justificar a propaganda com base na temática discutida. Não é? Então, você justificou dizendo que objetivo é iniciar uma reflexão individual relacionada às ações das pessoas e seu impacto no meio ambiente. E a adaptação do ser humano?

49. Aluno 7 – A gente colocou incompreensível da evolução das espécies.

50. Professor – É, eu imagino que poderia ter ficado um pouquinho mais claro essa questão da adaptação entendeu? O ser humano tenta fazer o planeta se adaptar a ele e não o contrário. Você consegue enxergar. Você, vocês, colocaram, sim, o conceito de adaptação, mas não o elevaram a esse nível para especificar um pouco mais. O que faltou... gera uma quebra e falha na resposta tá? Mas ela tá muito boa.

51. Aluno 3 – Pode mandar a resposta. 52. Professor – Manda aí.

53. Aluno 3 – Como é que é? É a rede um?

54. Professor – Não, tem que entrar em “Carlos” (nome da rede). 55. Alunos – incompreensível

56. Professor- A senha é Nuggets. Olha, mas vale lembrar que a construção deles está excelente... Foi? (há dificuldades em conectar na rede para espelhar a resposta). Lê aí... (há dificuldades em formatar a resolução)

57. Professor – Gente é só ler. Sem complicar. Não precisa.

58. Aluno 3 – Ao longo dos milênios, os seres vivos passaram por uma série de transformações: os dinossauros foram extintos, os mamíferos desenvolveram pelos e anfíbios, nadadeiras. Contanto, nos últimos anos, o ser humano vem alterando com frequência o meio ambiente, o que acarretou uma série de mudanças no cenário do planeta. O efeito estufa, a extinção das espécies e o aquecimento global são algumas das consequências dessa transformação. O comercial institucional YGA retrata exatamente essa alteração: ao invés de nos adaptarmos ao mundo, estamos querendo que o mundo se adapte a nós. Este fato está criando um profundo desequilíbrio ambiental que pode gerar um grande problema a todos os seres vivos.

59. Professor – O que vocês acharam? 60. Aluno 1 – Sensacional.

62. Professor – Vocês conseguiram enxergar o que faltou para vocês? A referência clara que eles fizeram? (alunos do outro grupo concordam) Entretanto, olha: “Ao longo dos milênios, os seres vivos passaram por uma série de transformações: os dinossauros foram extintos, os mamíferos desenvolveram pelos e anfíbios, nadadeiras”. Se você quiser ser mais preciso ainda na propaganda, você poderia dizer que essas transformações estão relacionadas ao processo de adaptação que veio da biologia evolutiva, só para você fechar o ciclo e deixar ainda mais claro. “Contanto” não pode, é contudo. 63. Aluno 1: Ah, mas incompreensível

64. Professor – Não, só estou mostrando o problema. É conjunção adversativa, nesse caso. Mas legal, a resposta foi um pouco mais completa nesse grupo, embora tenha pecado em caracterizar essas transformações como uma adaptação e o errinho que vocês já corrigiram. Parabéns, muito legal. Vocês agora (aponta para o outro grupo). Ah, um fato legal foi ter citado quem fez a propaganda, uma referência completa ao texto motivador.

65. Aluno 5 – O vídeo retrata o fato de que as pessoas têm mudado o mundo de acordo com suas necessidades para melhorar sua qualidade de vida. Porém, todas nossas ações possuem consequências e muitas vezes não nos afetam de maneira esperada. Por isso, o homem ao invés de mudar o mundo deve se adaptar melhor a ele.

66. Professor – O que vocês acharam, pessoal? 67. Aluno 1 – Ah, tá faltando.

68. Alunos – (concordâncias) 69. Professor – Por quê?

70. Aluno 1 – Não tem uma referência, não fala os ocorridos.

71. Professor – A resposta está correta, mas tem essas quebrinhas. Entretanto, cadê a referência direta à propaganda, né? Em vez de falar o vídeo, fala qual nome do vídeo. E aí faltou ilustrar um pouco mais a questão da adaptação, tá bom? Conseguiu entender? Embora, a estrutura gramatical esteja bem legal. 72. Aluno 3 – Ah, a nossa estrutura gramatical estava legal também.

73. Professor – Vocês querem a reposta agora ou no final? 74. Alunos – Agora!

75. Professor – Foi esse grupo aqui (aponta para o grupo 2). incompreensível todo mundo concorda que eles forma melhores.

76. Aluno 7 – O nosso não teve erro gramatical.

77. Alunos – (Conversam entre si sobre os resultados).

Embora a experiência seja pontual, é possível verificar uma prática de ensino colaborativa, que faz uso da tecnologia e exige interpretar e estabelecer relação entre as informações de gêneros multissemióticos e escritos para a criação de um novo gênero, um texto explicativo. Tal atividade quebrou parte da lógica do erro e do acerto consolidada nas escolas e, fazendo uso de novas tecnologias, permitiu aos alunos uma prática colaborativa que envolve multiletramentos. Além disso, conhecendo os critérios pelos quais as produções seriam avaliadas, participaram ativamente no processo avaliativo.

Documentos relacionados