• Nenhum resultado encontrado

6 MODELO DE PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES

6.1 MODELO PROPOSTO PARA O ECOSSISTEMA BRASILEIRO

6.1.2 Atores e atividades secundárias

De forma coerente abordagem da cadeia de valor, atores e atividades que compõem este tópico, não estão diretamente relacionadas com atuação sobre a informação e o conhecimento que trafegam no ecossistema DGA.

6.1.2.1 Atividade: gestão projeto.

Ator e prática: governo, gestão do projeto (aspectos políticos, legais e interface com a sociedade). Deve intermediar processos internos abordando questões legais, estruturais entre outras para possíveis informações a serem disponibilizadas. Também deve planejar a interação com a sociedade, ou seja, como integrar a sociedade em seu projeto.

Fonte - justificativa ou pertinência: a) referencial teórico, pois é necessário atendimento a questões legais, também se faz necessário planejar a interação com a sociedade, além de enfrentar possíveis dificuldades internas, sejam estas estruturais ou técnicas; b) modelo do CTG, provedores de dados primários; c) coleta de dados diversos membros dos governos mencionaram que sentem falta de maior suporte/conhecimento legal para disponibilizar as informações, sendo este item umas das barreiras a serem enfrentadas. Ficou evidente na coleta de dados que as informações estão sendo disponibilizadas conforme possibilidades internas ou escolhas aleatórias, faltando desta forma uma aderência deste processo as reais necessidades da sociedade e governos, ainda com relação à coleta de dados problemas internos (sejam estruturais ou técnicos) foram citados como barreiras ou fatores inibidores em projetos de DGA. Assim esta atividade é de vital importância para as demais, deve realizar toda a gestão do projeto de DGA,

envolvendo questões políticas, técnicas e estruturais internamente nos governos e também em suas relações com a sociedade.

Como agrega valor a informação: seleção e aquisição de recursos de informação. Selecionar corretamente dentro de parâmetros legais, estruturais e conforme interesses da sociedade e dos governos, quais informações pode ou não ser disponibilizadas, é fundamental para as demais atividades dentro de DGA.

Sustentabilidade: os governos estão pressionados pela sociedade e por exigências legais para disponibilizar informações, além de visualizarem neste processo possíveis benefícios e vantagens. Entretanto para alcançar estes possíveis benefícios e/ou vantagens é necessário maior relacionamento com a sociedade, e até mesmo outros governos, visando maior entendimento das reais necessidades a serem atendidas com DGA. Neste processo é importante permitir feedback para a sustentabilidade destes projetos.

6.1.2.2 Atividade: disseminar e educar.

Ator e prática: jornalistas, acadêmicos, governos e sociedade em geral. Atuam como disseminadores e educadores de DGA, promovendo maior conhecimento do tema na sociedade.

Fonte - Justificativa ou pertinência: a) referencial teórico, pois é necessário que o tema, ainda pouco conhecido na sociedade, seja mais disseminado de forma que esta venha a obter maior entendimento das potencialidades do mesmo, para isto organizações não governamentais (ou outros membros da sociedade) tem um papel de destaque como na organização de eventos sobre o tema; b) coleta de dados, pois a imprensa, academia e organizações não governamentais foram citadas como possíveis fatores facilitadores e motivadores, além de ajudarem a superar possíveis barreiras. Desta forma a atuação destas organizações poderá impactar (positivamente) o desenvolvimento de outras atividades/atores.

Como agrega valor a informação: seleção e aquisição, descrição e organização e integração das informações. Estes atores precisam selecionar e adquirir a informação desejada, posteriormente organizar e descrever ela, para demonstrar porque ela pode (deve) ser utilizada para esta tarefa. Muitas vezes, pode ser necessário integrar informações, para realizar comparações, cruzamentos, entre outras.

Sustentabilidade: jornalistas, acadêmicos e organizações não governamentais, estão trabalhando com DGA, objetivando maiores e melhores, oportunidades para o exercício

de cidadania, cobrança dos governos, entre outros fatores. Para os acadêmicos está surgindo um novo campo de atuação para o desenvolvimento de pesquisas que abordem a interação governos X sociedade. O mesmo está acontecendo com os jornalistas que estão começando a realizar treinamentos para trabalhar com DGA.

6.1.2.3 Atividade: financiar.

Ator e prática: organizações não governamentais (com ou sem fins lucrativos). Apoiam terceiros na busca de recursos financeiros, que possam suportar e viabilizar atividades juntos a DGA.

Fonte - Justificativa ou pertinência: a) coleta de dados demonstrou que existem estas organizações que desempenham esta atividade. A existência desta atividade/atores pode facilitar o desenvolvimento de outras atividades/atores, pois estes têm a tarefa de buscar recursos financeiros para suportar/apoiar o desenvolvimento de outras atividades/atores. Como agrega valor a informação: seleção e aquisição das informações. É necessário conhecer as necessidades dos usuários para entender que iniciativas podem satisfazer estes, e assim quais iniciativas merecem suporte financeiro.

Sustentabilidade: desenvolvimento de produtos ou serviços, a partir da disponibilização de informações, que atendam a reais interesses da sociedade pode tornar iniciativas de DGA, atraentes para grandes investidores no modelo das startups17, relacionados com

negócios do software.

6.1.2.4 Atividade: normatizar e padronizar.

Ator e prática: governos e organizações não governamentais devem estabelecer normas e padrões a serem utilizados em projetos de dados abertos.

Fonte - Justificativa ou pertinência: a) referencial teórico, diversas organizações e membros da sociedade foram citados como formuladores de normas e padrões, bem como da importância destes para prover maior interoperabilidade entre tecnologias e atores; b) na coleta de dados foram realizadas diversas citações a importância destas organizações e normas, tais como: W3C, INDA, padrões e licenças em formato aberto, entre outras. Ao desempenhar suas atividades estas organizações impactam (positivamente) o desenvolvimento de outras atividades/atores, pois ao propor e

17São empresas novas que contam com projetos promissores, ligados à pesquisa, investigação e

desenvolvimento de ideias inovadoras, especialmente relacionadas à área tecnológica. Fonte: www.wikipedia.org.

implementar normas e padrões, estes podem promover maior interoperabilidade, fator importante, em um cenário diversificado tecnologicamente.

Como agrega valor a informação: integração das informações. Normas e padrões visam promover condições para maior integração das informações entre as diversas plataformas tecnológicas existentes, de forma que os diversos atores que atuam neste ecossistema possam interagir de forma mais fluente.

Sustentabilidade: padrões, normas e organizações (governamentais ou não governamentais) foram citados como possíveis elementos facilitadores e/ou motivadores neste ecossistema, bem como aliados para enfrentar possíveis barreiras ou fatores inibidores.

6.1.2.5 Atividade: prover infraestrutura tecnológica - hardware e telecomunicações.

Ator e prática: Governos e organizações não governamentais (com ou sem fins lucrativos). Projetos de DGA necessitam de eficiente infraestrutura de TIC para funcionarem. Assim governos e organizações não governamentais devem estar atentos para ofertar esta infraestrutura.

Fonte - Justificativa ou pertinência: a) referencial teórico, autores afirmam que os governos devem prover mecanismos para que seja criada a infraestrutura necessária; b) no modelo do CTG, seriam os recursos de dados secundários.

Como agrega valor a informação: integração de informações. A infraestrutura deve ser capaz de prover maior integração entre as tecnologias necessárias para projetos de DGA.

Sustentabilidade: a infraestrutura tecnológica apontada neste item está relacionada com o hardware e telecomunicações. Provavelmente estas tecnologias além de atender projetos de DGA, também atendam demandas por acesso a internet e telefones móveis. A demanda atual da sociedade por estas tecnologias (internet e telefones móveis) justifica o interesse de organizações em atuar neste mercado.

6.1.2.6 Atividade: desenvolver ferramentas de suporte ou infraestrutura.

Ator e prática: desenvolvedores de software, indivíduos e organizações não governamentais (com ou sem fins lucrativos). Desenvolvem ferramentas que atuam no suporte a disponibilização e uso de DGA. Finalidades diversas (construção sítios, buscas, disponibilização, visualização e outras finalidades).

Fonte - Justificativa ou pertinência: a) referencial teórico, Robinson et al., (2009), aponta que para estas tarefas a sociedade tem mais aptidão e competência que os governos; b) no modelo do CTG, seriam os recursos de dados secundários; c) coleta de dados, pois foram entrevistadas organizações da sociedade que atuam com esta finalidade. Muitos atores ou organizações foram citados nas entrevistas que suas atividades servem como fatores facilitadores e/ou motivadores e servem de suporte contra possíveis barreiras e/ou fatores inibidores. Assim estas atividades/atores são importantes para que outras atividades/atores sejam desempenhadas com maior qualidade.

Como agrega valor a informação: descrição e organização, integração e busca e recuperação de informações. As ferramentas desenvolvidas devem ser capazes de prover recursos para que as atividades acima citadas sejam executadas de forma mais efetivas, para disponibilização de dados em formato aberto.

Sustentabilidade: existem organizações que desenvolvem estes produtos para finalidades diversas, assim o ecossistema de DGA, surge como mais uma possibilidade de atuação para estas organizações. Na coleta de dados foram citados como possíveis fatores facilitadores ou motivadores neste ecossistema. Quanto mais projetos de DGA participar, ou seja, inserir sua ferramenta, maior será sua rede de parceiros, potencializando o uso de sua ferramenta.

6.1.2.7 Atividade: legislar

Ator e prática: governos e organizações não governamentais. São necessárias leis e outros atos para garantir e sustentar a disponibilização de informações públicas. Embora esta tarefa legalmente seja de responsabilidade dos governos, organizações não governamentais cumprem um importante papel ao exigir e fiscalizar (o cumprimento ou não) leis e demais atos governamentais.

Fonte - Justificativa ou pertinência: a) no referencial teórico autores citam a necessidade de uma eficiente legislação sobre o tema; b) coleta de dados, diversos respondentes fizeram menção da importância de ter uma lei que serviu de fator de apoio a estas iniciativas no ecossistema brasileiro. Atores da sociedade (exemplo – jornalistas) relataram que exercem a função de “vigiar” o cumprimento da lei, outros atores relataram que com a existência da lei se sentem mais encorajados a buscar ou exigir as informações dos governos. Durante a coleta de dados membros dos governos relataram dificuldades para disponibilizar informações, pela legislação não ser clara com relação

as informações a serem disponibilizadas. Membros da sociedade também a necessidade de um maior suporte legal para ter acesso (ou solicitar) às informações. Assim esta atividade/ator, tendo uma atuação mais efetiva e mais clara com relação as informações a serem disponibilizadas, certamente oferecera maiores e melhores condições para as demais.

Como agrega valor a informação: descrição e organização dos recursos de informação. As leis e demais atos legais devem descrever quais informações podem ser divulgadas publicamente, de forma organizada que seja fácil seu entendimento para toda a sociedade.

Sustentabilidade: no processo de coleta de dados diversos atores citaram a existência de leis e outros atos governamentais como um fator facilitador e/ou motivador e que pode ser de apoio para superar possíveis barreiras e/ou fatores inibidores em projetos de DGA.