• Nenhum resultado encontrado

6 MODELO DE PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES

6.1 MODELO PROPOSTO PARA O ECOSSISTEMA BRASILEIRO

6.1.5 Papel dos intermediários no ecossistema de DGA

No ecossistema de DGA a presença e atuação de diversos segmentos da sociedade é importante, este fato foi relatado por diversos autores durante o trabalho (exemplo: Prince et al., 2013 e Helbig, et al., 2012) que enfatizam a formação de redes entre governos e sociedade. Este fato foi confirmando durante a coleta de dados, quando atores e organizações da sociedade foram citados como possíveis fatores facilitadores e motivadores neste ecossistema.

De outra parte durante a coleta de dados entrevistados enfatizaram a importância da atuação dos intermediários neste ecossistema. No quadro 31 estão destacados alguns

trechos das entrevistas onde é realizada a citação a importância dos intermediários neste ecossistema.

Quadro 31 – importância dos intermediários em DGA Iniciais entrevistado

e sua atuação Citação

GC - acadêmica Tenho uma hipótese de que a qualidade do intermediário é mais importante que a qualidade dos dados publicados.

Existem diversos grupos de intermediários, tais como: acadêmicos, jornalistas, ativistas entre outros.

Quanto maior e melhor a qualidade dos intermediários, melhor poderá se desenvolver esta cadeia.

AG – desenvolver de

software A qualidade do intermediário deve ser avaliada individualmente, mas também a qualidade de suas conexões, ou seja, qual seu impacto, em sua rede de conexões. Exemplo – um hacker sozinho pode ter bom conhecimento técnico, mas este profissional deverá ser aliar com um jornalista para escreverem uma história que seja interessante e descobrir para quem esta história pode ser interessante. RA - governo Existem aplicativos que o usuário pode baixar no celular para facilitar uma

denúncia. Foram soluções desenvolvidas por um cidadão, que achou boa a ideia e desenvolveu um aplicativo. Este fenômeno é o crowdsourcing, os governos começam a perceber a importância desta colaboração.

CM – governo Utilizamos sistemas de Analytics, como o google analytics para ter noção do acesso e demanda dos dados de nossas APIs e também fazemos o mesmo para o nosso site.

MA - jornalista Já oferecemos cursos para outros jornalistas sobre as possibilidades de atuação com dados abertos e informações governamentais.

Fonte: Autor do trabalho, conforme resultado das entrevistas.

No tópico anterior, 6.1.4 foi abordado o papel do governo, entretanto não menos importante é o governo reconhecer os intermediários que agregam valor as informações públicas neste ecossistema. Nos tópicos 6.1.1 e 6.1.2, quando foram descritas as atividades e seus respectivos atores estes intermediários foram identificados, em atividades, tais como: integrar e facilitar, traduzir, financiar, entre outras.

Pelos textos do quadro 31, é possível perceber que os próprios intermediários reconhecem a importância da atuação destes, seja pela citação deste fato como nos dois primeiros, ou pela citação de aplicativos ou atividades desenvolvidas pelos intermediários. Nas figuras 08 a 12, estão identificados, através de exemplos sua atuação esta contextualizada/particularizada e claramente indicada.

Como exemplo, na figura 09, está descrita atuação de uma organização da sociedade sem fins lucrativos, que desenvolveu um projeto relacionado com cidades sustentáveis. Esta organização desenvolveu um conjunto de aproximadamente uma centena de

índices que indicam como uma é realizada a gestão de uma cidade do ponto de vista de sustentabilidade. Participando de um edital internacional, esta organização obteve recursos financeiros para viabilizar o desenvolvimento de um software onde as prefeituras disponibilizam estes índices em formato aberto. Quando da entrevista com o responsável por este projeto (setembro de 2013), aproximadamente 250 prefeituras (de todo o Brasil) participavam do projeto.

Outro exemplo está ilustrado na figura 10. Nesta situação pesquisadores acadêmicos, a partir de dados de orçamento, disponibilizados em formato aberto, desenvolvem um trabalho junto a organizações da sociedade, visando promover maior conhecimento entendimento sobre o tema. Estes pesquisadores desenvolveram software que permitem que membros da sociedade interajam com estas informações.

Desta maneira, compete aos governos reconhecer a presença e importância dos intermediários e oportunizarem a participação destes em seus projetos de DGA. Entretanto é importante que os governos criem formas ou mecanismos de incentivo, e recompensas, de forma que estes se sintam mais motivados a participar destes projetos. O exemplo da figura 09, talvez sirva como um indicativo de como o governo pode interagir com os intermediários. O governo pode liberar as informações para os intermediários de forma que estes visualizem de que forma estas poderão ter maior utilidade e atratividade para a sociedade.

Com relação à atuação dos intermediários junto às atividades secundárias, deve-se destacar que estes possuem papeis importantíssimos junto a estas. Algumas destas atividades, tais como disseminar, educar e financiar, são fundamentais no sentido de proporcionar maior engajamento e participação da sociedade nestas iniciativas, além de oportunizarem maiores e melhores possibilidades de interação entre a sociedade e os governos e consequente maior cobrança com relação à qualidade e pertinência das informações disponibilizadas.

Em outras atividades secundárias, de cunho mais técnico, tais como desenvolver ferramentas de suporte ou infraestrutura e prover infraestrutura tecnológica, hardware e telecomunicações, a participação dos intermediários também é importante, pois se entende que estes possuem maior agilidade que as estruturas governamentais, para o

desempenho destas, além de oportunizar o surgimento de novos cenários econômicos pela oferta de produtos ou serviços, que possam ser utilizados em larga escala no contexto tecnológico.

Outras atividades secundárias, tais como normatizar, padronizar e legislar, embora com menores oportunidades para o desenvolvimento de novos cenários econômicos, através da oferta de produtos ou serviços, também são importantes com relação a participação dos intermediários. Promovendo a participação dos intermediários nestas atividades, abre-se um precioso leque de oportunidades para que a sociedade desempenhe de forma mais eficaz seu papel com relação à transparência dos atos governamentais e oportunizando maior cidadania.

Assim, os governos devem enxergar nos intermediários “parceiros” que visando satisfazer seus objetivos (quer com fins lucrativos ou não), utilizam informações públicas em formato aberto, trabalham estas informações, desenvolvem novos produtos ou serviços, integram outros intermediários, agregando valor e utilidade às informações disponíveis para a sociedade e até mesmo para os governos.