• Nenhum resultado encontrado

IV- O ensino e a aprendizagem dos determinantes espanhóis a alunos lusófonos:

1. Aula de introdução ao estudo dos determinantes possessivos

Esta primeira aula destinada à introdução ao estudo dos determinantes possessivos visa abordar este conteúdo gramatical, tendo em atenção as zonas de interferências linguísticas apontadas. Esta aula pretende integrar-se numa unidade didáctica dedicada à descrição da família, pela necessidade de expressar a posse para referir-se às relações familiares. Apresentamos então, seguidamente, uma proposta de exploração integrada deste conteúdo gramatical, que tem em atenção as características dos alunos lusófonos e o Programa de Espanhol para o Ensino Básico. Esta proposta é apresentada sob a forma de uma descrição pormenorizada da aula em questão.

Como forma de introduzir a aula, a professora propõe uma actividade que visa motivar os alunos, reutilizar o vocabulário relativo à família e introduzir um aspecto cultural e gramatical de forma integrada. Assim, começa por perguntar aos alunos que tipo de regime político vigora em Espanha. Depois de ter obtido a resposta dos discentes, o docente explica a noção de “monarquia parlamentar” e apresenta uma árvore genealógica da actual Família Real Espanhola:

Esta árvore apresenta uma estrutura lacunar que deverá ser preenchida pelos alunos graças a uma audição realizada pelo docente. Na faixa criada para o efeito, os alunos ouvem a Infanta Leonor fazer uma descrição da sua família e, a partir da informação obtida, os alunos devem completar a árvore genealógica que será projectada em PowerPoint. Segue o texto da audição:

¡Hola! Mi nombre es Leonor, soy Infanta de España. Mis padres son los Príncipes de Asturias. Mi padre se llama Felipe, es el futuro Rey de España. Mi madre se llama Letizia, es una mujer muy guapa. Mi hermana menor se llama Sofía y tiene cuatro años. Nuestro abuelo es el Rey de España, se llama Juan Carlos de Borbón y nuestra abuela es la reina Sofía. Tiene el mismo nombre que mi hermanita. Nuestro padre tiene dos hermanas: Su hermana mayor se llama Elena y la menor es Cristina. Mi tía Elena es divorciada, sus hijos se llaman Felipe y Victoria. Mi tía Cristina está casada con mi tío Iñaki, un ex-jugador de balonmano del FC Barcelona. A mí y a mi hermana nos gustan mucho nuestros primos porque son muy traviesos: se llaman Juan, Pablo, Miguel e Irene. Bueno, ya sabes cómo es mi familia, así que ahora ¡tienes que presentarme a la tuya!”

Esta actividade, que faz a ponte entre o conteúdo lexical anteriormente abordado e o conteúdo gramatical, é seguidamente corrigida oralmente, sendo que um aluno se dirige

ao quadro para completar a árvore com a ajuda dos seus colegas. Depois desta actividade, projecta-se o texto lacunar e os alunos são convidados a preencher os espaços nos quais faltam os determinantes possessivos. A partir deste corpus gramatical, apresenta-se uma tabela que os alunos devem preencher apenas com as formas pré-nominais dos determinantes, a fim de realizar a sistematização deste conteúdo:

Este tipo de abordagem permite aos alunos apresentarem uma postura pró-activa no processo de ensino-aprendizagem, dado favorecer a aprendizagem pela descoberta ou pela construção do conhecimento. O professor serve apenas de guia ou de facilitador do percurso de aprendizagem. Após ter concluído o preenchimento do quadro, o docente pergunta aos alunos quais as grandes diferenças existentes a nível formal entre o português e o espanhol. No sentido de ajudar os alunos a responderem, o professor coloca as seguintes frases no quadro:

Os alunos são então levados a chegar a duas conclusões que são sistematizadas por eles na seguinte tabela:

ESPAÑOL PORTUGUÉS

 Sólo hay una forma para el masculino y el femenino en el caso de “mi/tu/su”.

 Tenemos dos formas diferentes para el masculino y el femenino “meu/minha”. El determinante se usa solo. El determinante se usa con un articulo

definido “o meu/a minha”.  

Seguidamente, o professor escreve a frase seguinte, a fim de ser traduzida pelos discentes:

“Os meus avôs vivem em Madrid, a casa deles é muito grande.”

Mis abuelos viven en Madrid, su casa es muy grande.  

Após ter obtido a resposta dos alunos, a professora explica que a expressão da possessão não pode ser construída com recurso à preposição “de”, ao contrário do que acontece em português e sistematiza a regra no quadro:

OJO: En español, no se puede utilizar la estructura con la preposición “de” para expresar la posesión con la 3ª persona del singular o del plural ( en portugués: “dele/dela/deles/delas”).

Ej: Eles têm a opinião deles.  Ellos tienen su opinión.

Depois de ter referido estes aspectos que estão na origem de grande parte dos erros cometidos pelos alunos lusófonos, o professor propõe a realização de alguns exercícios que partem de uma prática controlada para uma prática mais livre. O último exercício que consiste numa tradução visa a abordagem das zonas de interferências entre o espanhol e o português. O docente entrega, então, a ficha de exercícios que segue:

Ficha de ejercicios gramaticales

“Los posesivos”

1. Completa con los adjetivos posesivos adecuados.

a) Vivo con ___________ familia: __________ padres, _________ hermana y ___________ hermanito.

b) Preferimos cenar en ___________ casa porque _________ nuestra madre es buena cocinera.

c) Lena, ¿dónde están ___________ cuaderno y _______ bolígrafo? d) ¡María y Carmen!, arreglad ___________ mochilas.

e) Señor Martínez, ¿piensa usted venir con _______mujer y _____ hijos? f) Rosario y Juan, ¿cómo están __________ padres? ¿Y _______ abuela?

g) Señor y Señora Domínguez, pueden recoger ___________ billetes para el teatro.

2. Sara encontró, bajo el árbol de Navidad, los regalos para su familia. En cada regalo, aparece el nombre de su dueño. Hoy es Navidad, por eso hay que repartir los regalos. Están todos presentes, menos Victoria, Marcos y Leonor. Imagínate que eres Sara y empieza a distribuir los regalos.

a) Libro de recetas. (Sara)  Es mi libro de recetas.

b) Perfumes. (Señores Alvárez)  ________________________________ c) Pelota (Juan y Ramón)  ________________________________ d) Brújula (Marcos y Leonor)  ________________________________ e) Cantimplora (Sr. Martínez)  ________________________________ f) Pantalones (Marisa)  ________________________________

g) Videojuegos (Mario, Marisa, Juan y Ramón)  _____________________________ h) Gafas de sol (Victoria)  ________________________________

3. Traduce las frases siguientes:

a) Eu gosto da minha casa, é muito confortável. b) Tu levas sempre o teu cão ao veterinário.

c) O pai deles é engenheiro informático e trabalha no seu gabinete em Lisboa. d) Os seus bolos são deliciosos, Senhora Rosa!

e) As minhas botas estão todas sujas porque vou sempre jogar ao parque com os meus amigos.

Tendo em conta que os alunos lusófonos são falsos principiantes, consideramos pertinente introduzir os determinantes e os pronomes simultaneamente, embora o Plan

Curricular del Instituto Cervantes prescreva a abordagem destes últimos no nível A2.

Assim, após a correcção dos exercícios, o docente projecta a última frase da compreensão auditiva, com o objectivo de introduzir os pronomes possessivos, dado originar inúmeras ambiguidades de formas e usos relativamente aos determinantes:

“Bueno, ya sabes como es mi familia, así que ahora ¡tienes que presentarme la tuya!”

O docente pergunta aos alunos o significado da palavra “tuya” e pede para classificar a palavra morfologicamente, a fim de estabelecerem um contraste com o português: Ao passo que, na língua materna dos discentes, o determinante e o pronome possessivo apresentam a mesma forma, em espanhol, existem duas formas distintas:

PORTUGUÊS ESPANHOL TEU (determinante/pronombre) TU (determinante) TUYO (pronombre)

Os alunos devem então deduzir a regra de uso destas duas formas, isto é, o determinante usa-se perante um nome, ao passo que o pronome vem substituir o nome. Os alunos são levados a sistematizar as formas do pronome, com a ajuda de uma tabela:

OJO:  Los pronombres pueden utilizarse con un artículo. Ej: ¿Es el mío o el tuyo?

Após a sistematização deste conteúdo gramatical, propõe-se aos alunos uma tarefa que visa a reutilização deste conteúdo gramatical, no âmbito de uma produção oral mais livre. Trata-se de uma actividade do manual De dos en dos de Miquel, L. e Sans, N. (1992) que propõe exercícios de prática oral a realizar em pares:

Os alunos devem fazer perguntas a fim de saber quem é o proprietário de cada objecto, utilizando os determinantes e pronomes possessivos:

ex.: ¿Es tu coche? No, no es mío. ¿Las gafas son de Eduardo? Sí, son suyas.

Para trabalho de casa, os alunos são convidados a realizar os restantes exercícios estruturais da ficha gramatical. Segue, então, os últimos exercícios da ficha:

4. Contesta a las siguientes preguntas sin repetir el sustantivo:

a) ¿Dónde están los documentos de la directora? No sé. _____________ (mis documentos) los tengo aquí, pero _______________ (los documentos de la directora) no los he visto.

b) ¿Estos son tus vaqueros o los míos? No. Esos son _______________ (tus vaqueros). c) ¿Este es mi libro? No, Es ________________ (de Sofía).

d) ¿Dónde están nuestras mochilas? No sé. _________________ (mi mochila) está aquí, pero _______________ (vuestras mochilas) no sé donde están.

5. Contesta a las siguientes preguntas refiriéndote a la persona que aparece entre paréntesis.

a) ¿De quién es este diccionario? Es __________ (ellos). b) ¿De quién son estas raquetas? Son _________ (ustedes). c) ¿De quién son estos cuadernos? Son ________ (vosotros). d) ¿De quién son estas hojas? Son __________ (ella).

e) ¿De quién es este bolígrafo? Es ___________ (tú) f) ¿De quién es esa carpeta? Es __________ (él).

g) ¿De quién son estas revistas? Son __________ (nosotros). h) ¿De quién son estos lápices de colores? Son __________ (yo).

6. Completa las frases siguientes con el determinante o el pronombre posesivo adecuado.

a) No tengo ________________ llaves. ¿Me prestas las ________________?

b) A nosotros nos gusta ___________ escuela. Y a vosotros, ¿os gusta la ___________? c) Tú das _________ opinión, él da la __________ y ellos dan la __________ también. d) Rodrigo me ha invitado para ir a _____ casa. Quiere mostrarme ____ nuevos juegos. e) José, si _____ ordenador no funciona, puedes hacer _______ deberes en el ________. f) Yo te doy ______ fotos y tú me das las ___________.

7. Corrige las frases siguientes y explica los errores encontrados: a) Hoy voy a visitar my mejor amiga y me quedo en casa della.

b) Los míos vecinos son ricos: El cochede elloses muy grande. c) Yo te doy mys libros y tú me prestas los tuios.

d) Creo que las personas son cada vez más egoístas, pero eso esla míaopinión. e) Yo doy el regalo que quiero, él da el su y ellos dan el sus también.

f) Voy con mí familia a Disneyland este verano, ¿Y vosotros? g) Yo te doytúbolígrafo y tú me das el myo.

h) Las suas maletas están en el recibidor.

Este último exercício é um exemplo de recurso aos contributos da Análise de Erros, dado permitir confrontar os alunos com os seus próprios erros, a partir de uma reflexão explícita sobre o funcionamento da língua.

Para concluir esta exploração dos determinantes possessivos, o docente pode propor aos alunos a realização de uma tarefa final inspirada na actividade introdutória: os alunos deverão realizar a sua árvore genealógica e apresentá-la oralmente à turma. Esta árvore será realizada em articulação horizontal com a disciplina de Educação Visual e permitirá a reutilização integrada dos conteúdos lexicais e gramaticais abordados.

2. Aula de introdução ao estudo dos determinantes artigos definidos e do