• Nenhum resultado encontrado

109Aula 19 Prevenção

No documento Educação para a Segurança do Trabalho (páginas 109-113)

Agora você já tem plena noção de como o acidente de trabalho traz danos aos trabalhadores e prejuízos às empresas e à sociedade. Então o que fazer? Prevenção!

Ao final desta aula você identificará os principais aspectos envolvidos na prevenção dos acidentes.

19.1 Prevenção

Na maioria das vezes os acidentes de trabalho são evitáveis com a prática de medidas simples, como o uso de equipamentos de proteção individual e coletiva, esclarecimento dos trabalhadores sobre os riscos do trabalho, trei- namento, etc.

A principal função do Técnico em Segurança do Trabalho é a preven- ção.

19.2 Princípio da prevenção

O princípio da prevenção está previsto no artigo 12 da Convenção nº 155/81 da OIT, relativa à Segurança e Saúde dos Trabalhadores, devidamente ratifi- cada pelo Brasil, que preceitua:

Deverão ser adotadas medidas em conformidade com a legislação e a prática nacionais a fim de cuidar de que aquelas pessoas que projetam, fabricam, importam, fornecem ou cedem, sob qualquer título, maqui- nário, equipamentos ou substâncias para uso profissional: a) tenham certeza, na medida do razoável e possível, de que o maquinário, os equipamentos ou as substâncias em questão não implicarão perigo al- gum para a segurança e a saúde das pessoas que fizerem uso correto dos mesmos; b) facilitem informações sobre a instalação e utilização corretas do maquinário e dos equipamentos e sobre o uso correto de substâncias, sobre os riscos apresentados pelas máquinas e os mate- riais, e sobre as características perigosas das substâncias químicas, dos agentes ou dos produtos físicos ou biológicos, assim como instruções sobre a forma de prevenir os riscos conhecidos; c) façam estudos e pes- quisas, ou se mantenham a par de qualquer outra forma, da evolução dos conhecimentos científicos e técnicos necessários para cumprir com as obrigações expostas nos itens “a” e “b” do presente artigo.

19.3 Teoria sobre prevenção de acidentes

Atualmente a prevenção de acidentes envolve uma série de atividades que vão da observação e análise de todos os elementos que apresentam riscos, precavendo-se dos acontecimentos indesejáveis ao trabalho.

Tradicionalmente o acidente do trabalho é definido em função das conse- quências sobre o homem

Contudo, considerando que para a empresa todo acidente causa prejuízos, seja pela necessidade de remoção e assistência ao acidentado, ou, mesmo sem danos pessoais, pela interrupção da produção, perda de materiais, etc., a prevenção precisa tratar igualmente os acidentes com e sem lesão, pois é impossível prever quando um acidente vai resultar ou não em lesão pessoal do trabalhador.

Para tanto, é necessário que se tenha do acidente o conceito mais abran- gente possível de suas causas e efeitos, assim, pode-se dizer que o concei- to prevencionista de acidente de trabalho é mais amplo, considerando acidente de trabalho qualquer ocorrência não programada, inesperada, que interfere ou interrompe o processo normal de uma atividade, trazendo como consequência perda de tempo, dano material ou lesões ao homem.

Exemplos: Um balde com massa ao cair da construção acerta um maquinário e um trabalhador (perda de tempo, danos materiais e pessoais); Um pedreiro derruba o martelo de um andaime, sem atingir qualquer material ou pessoa (perda de tempo, pois embora não tenha causado lesão ou dano material, forçou o colaborador a despender mais tempo para realizar a atividade); Uma pilha de caixas desaba num armazém, por ter sido mal feita, danifican- do vários produtos, contudo, sem atingir qualquer equipamento ou pessoa (dano material).

Na área prevencionista são dois tipos de prevenção:

19.3.1 Prevenção Passiva

Também chamada de “Prevenção de Repetição”. Após a ocorrência de uma lesão, perda de tempo e/ou danos materiais, são tomadas medidas para evi- tar ocorrências semelhantes.

19.3.2 Prevenção ativa

É a iniciativa tomada antes da ocorrência do acidente. Procura-se antecipar os riscos a fim de evitá-los. Nesse trabalho preventivo dá-se importância a

Educação para Segurança do Trabalho

e-Tec Brasil

111

qualquer ocorrência, isolada ou não, com potencialidade de causar danos pessoais ou materiais.

19.4 Quase acidente

Um elemento muito importante na prevenção dos acidentes é o estudo dos “quase acidentes”, esses considerados como ocorrências inesperadas com trabalhadores e/ou equipamentos que por pouco não resultaram em aciden- tes de trabalho.

Alguns exemplos de quase acidentes: uma lâmina de desprende de um equi- pamento, passando rente à mão do trabalhador, sem atingi-lo; um moto- rista, sem prévio aviso, dá marcha ré num caminhão, e o trabalhador que fechava o baú do mesmo consegue escapar de ser atingido ao pular rapida- mente para o lado.

Estudos de diversos autores, principalmente nos Estados Unidos, possibili- taram o desenvolvimento de proporcionalidade dos acidentes. Seguindo os passos de diversos autores, e após realizar um levantamento em 297 em- presas que empregavam cerca de 1.750.000 pessoas, onde foram obtidos 1.753.498 relatos de ocorrências resultaram nos Estudos da Insurance Com- pany of North America (ICNA) - (Dados estatísticos sobre acidentes pesso- ais e materiais) que demonstraram que os acidentes ocorrem nas seguintes proporções:

1

10

30

600

Figura 19.1: Pirâmide da ICNA – 1969

Fonte: DE CICCO, Francesco; FANTAZZINI, Mario Luiz. Introdução à engenharia de segurança de sistemas. 3 ed. São Paulo: Fundacentro, 1993.

Assim, para cada acidente com lesão grave, havia aproximadamente 10 aci- dentes com lesão leve, 30 com danos à propriedade e 600 acidentes sem lesão ou danos visíveis à propriedade (quase acidentes).

Aula 19 - Prevenção

Acidentes com lesão grave.

Acidentes com lesão leve.

Acidentes com danos à propriedade.

Acidentes sem lesão ou danos visíveis (QUASE ACIDENTES)

Portanto, o procedimento hoje adotado pelas empresas que efetivamente fazem a prevenção dos acidentes é detectar riscos potenciais e promover ações antes da ocorrência dos acidentes. Uma importante ferramenta para isso é considerar os quase acidentes.

Resumo

Nesta aula você identificou os principais aspectos envolvidos na prevenção dos acidentes.

Anotações

Educação para Segurança do Trabalho

e-Tec Brasil

113

No documento Educação para a Segurança do Trabalho (páginas 109-113)