• Nenhum resultado encontrado

AVALIAÇÃO DO CRITÉRIO: OBSERVAÇÕES:

Usos dos Espaços Verdes Urbanos – Jardim Guerra Junqueiro 3 Usos dos Espaços Verdes Urbanos

AVALIAÇÃO DO CRITÉRIO: OBSERVAÇÕES:

AVALIAÇÃO:

Da avaliação deste critério pode concluir-se que há poucas evidências de conflitos entre os diferentes grupos de utentes, durante o dia.

As formas de reconciliação entre diferentes grupos de utentes implicariam a vigilância por parte das forças policiais, com patrulhamento mais regular.

1 2 3 4 5 3.8 Conflitos de utilização

Critério 3.9 Multi-Funcionalidade

DESCRIÇÃO

A utilização dum espaço verde pode causar conflitos entre diferentes grupos de utentes devido a diferenças de usos. De qualquer modo os espaços verdes urbanos têm mais valor em termos de uso se puderem ser utilizados para um grande número de propósitos diferentes. Isto é especialmente importante dada a sua escassez o que implica que devem ser usados tão eficientemente quanto possível. Quando a intensidade de funções é demasiado alta (muitas pessoas a utilizar as mesmas funções ao mesmo tempo), a pressão ambiental sobre o espaço verde e o número potencial de conflitos será também alto, o que pode ter um efeito negativo na qualidade de vida urbana.

INDICADOR 1: Número de funções permanentes por área total do espaço verde

ANÁLI

S

E

Método:

Observações no local

Verificar a presença de funções permanentes. Estas funções consistem em actividades que podem ser sempre desenvolvidas porque não exigem equipamentos adicionais. Incluem passear, andar de bicicleta, trepar, jardinar, jogar etc. Se existirem actividades desportivas e de restauração (piscinas, restaurantes) serão também funções permanentes. O número de funções permanentes deve ser expresso pela área de espaço verde (em hectares).

Fontes:

• Consulta da página da Junta de Freguesia da Lapa - http://www.jf-lapa.pt/site- bin/homepage.asp

• Observação directa

• Guerra Junqueiro Garden – Conjunto de Brochuras sobre os “Historical Gardens” de Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, Ambiente e Espaços Verdes, 1999.

Benchmark:

Os dados são descritivos, não há valores de referência universal mas deverão existir diversas funções permanentes no jardim.

AVALI

AÇÃO

Informação recolhida:

Existem diversas funções permanentemente exercidas neste jardim que consistem em: • Passear • Jogar cartas • Ler o jornal • Conversar • Brincar • Relaxar • Passear os bebés

• Frequentar o restaurante/bar e a esplanada • Utilizar os dois parques infantis

• Frequentar o centro de dia para idosos • Ler livros no quiosque/biblioteca Disponibilidade de dados:

X Directa O Indirecta O Indisponível INDICADOR 2: Número de funções ocasionais por área total do espaço verde

ANÁLI

S

E

Método:

Observação directa no espaço verde em questão.

Verificar a presença de funções ocasionais. As funções ocasionais são as que requerem arranjos especiais, por exemplo, mercados anuais, circos, concertos musicais etc. Podem ser classificadas em: diversão, música, educação e outras. O número de funções ocasionais inclui o número de diferentes funções e a frequência dos eventos (todas as semanas, cada mês, uma vez por ano, duas vezes por ano etc.). O número de funções ocasionais deve ser dividido pela área de espaço verde urbano (m2).

Fontes:

• Consulta da página da Junta de Freguesia da Lapa - http://www.jf-lapa.pt/site- bin/homepage.asp

• Observação directa

• 150 anos do Jardim da Estrela – programa de actividades realizadas de 5 a 19 de Outubro de 2003 http://gtpwa.no.sapo.pt/images/p003_jestrelafprog_jard.jpg

• LISBOA, Álvaro Ataíde (2002) Jardim da Estrela (http://guialisboa.aeist.pt/jardins.htm).

Benchmark:

Num espaço verde informal, não deve exceder-se uma função ocasional por ano e por hectare

AVALI

AÇÃO

Informação recolhida:

São, neste espaço, comemorados, o Dia da Criança, a Festa da Juventude, no mês de Março, com insufláveis, escuteiros e concertos, a festa do Cinema ao ar livre, em Setembro.

Disponibilidade de dados:

X Directa O Indirecta O Indisponível INDICADOR 3: Intensidade de funções permanentemente exercidas

ANÁLI

S

E

Método:

Observação directa. Contar o número de pessoas que desempenham funções permanentes. A intensidade das funções exercidas é expressa como a média do número de utentes. Pode medir-se através das categorias frequente, comum e rara. As diferenças de uso durante o Inverno, Verão, dias de trabalho e fins-de-semana pode revelar dados interessantes e relevantes.

Fontes: • Autarquia

• Junta de Freguesia da Lapa • Observação directa Benchmark:

Os dados são descritivos, pelo que não há valores de referência universais.

AVALI

AÇÃO

Informação recolhida:

A Casa do Idoso tem uma frequência de cerca de 1500 pessoas por mês. O Café/Restaurante tem uma média de 20 utentes.

Disponibilidade de dados:

Observações:

Não foi efectuada, por limitações temporais a esta avaliação, uma contagem dos utentes que estavam a exercer cada uma das funções permanentes. A avaliação da variação de utentes ao longo do dia e do ano também foi impossível de realizar, pelas mesmas razões.

INDICADOR 4: Intensidade de funções ocasionalmente exercidas

ANÁLI

S

E

Método:

Observação directa no espaço verde.

Contar o número de pessoas que desempenham funções ocasionais. A intensidade das funções exercidas é expressa como o número médio de utentes de funções ocasionais. Pode medir-se através das categorias frequente, comum e rara. As diferenças de uso durante o Inverno, Verão, dias de trabalho e fins-de-semana pode revelar dados interessantes e relevantes.

Fontes: • Autarquia • Junta de Freguesia Benchmark:

Os dados são descritivos, pelo que não há valores de referência universais.

AVALI

AÇÃO

Informação recolhida:

O festival de cinema ao ar livre tem uma participação de 400-450 utentes. Não existem mais contagens da frequência das actividades ocasionais.

Disponibilidade de dados:

X Directa O Indirecta O Indisponível

AVALIAÇÃO DO CRITÉRIO:

OBSERVAÇÕES:

As funções ocasionais e permanentes dependem do tipo de espaço verde. Uma floresta urbana terá menor capacidade para albergar diferentes funções do que uma zona de recreio intensivamente usada. Por isso este benchmark deve ser adaptado de acordo com a natureza do espaço verde. As categorias que se apresentam i.e. actividades que não requerem equipamento especial são típicas de funções permanentes num sítio natural: passear, jogging, descontracção, leitura, apanhar sol, desportos informais, jogos de crianças, observação da natureza

Neste critério devem se analisadas e avaliadas as principais funções do espaço verde e a sua importância. Quanto mais funções forem desempenhadas pelo espaço, melhor. Contudo uma intensidade de uso demasiado alta pode resultar num declínio da qualidade ambiental e aumento de conflitos entre utentes. As funções ocasionais, ao contrário das permanentes, quando em excesso podem causar deterioração do local e aumento de conflitos.

AVALIAÇÃO:

Existem diversas funções permanentemente exercidas neste jardim que consistem em, passear, jogar cartas, ler o jornal, conversar, brincar, relaxar, passear os bebés, frequentar o restaurante/bar e a explanada, utilizar os dois parques infantis, frequentar o centro de dia para idosos ou ler os livros do quiosque/biblioteca. Também existem outras actividades ocasionais como a comemoração do Dia da Criança, a Festa da Juventude, no mês de Março, com insufláveis, escuteiros e concertos ou a festa do Cinema ao ar livre, em Setembro.

Em geral, a intensidade destas funções é adequada, observando-se uma utilização optimizada das diferentes funções do espaço sem sobrecarga para o mesmo.

1 2 3 4 5 3.9 Multi-funcionalidade

DESCRIÇÃO

Os espaços verdes proporcionam espaço não só para actividades recreativas individuais mas também grupos que queiram juntar-se para realizar eventos culturais, religiosos ou familiares. As actividades da comunidade precisam de locais para festas, eventos religiosos, feiras, mercados etc. Estes eventos são muitas vezes organizados em espaços verdes e as autoridades municipais podem desenvolver políticas especiais para promover essas actividades contribuindo assim para a coesão social no bairro.

INDICADOR: Existência de estratégias municipais que incentivem eventos familiares e da comunidade nos espaços verdes

ANÁLI

S

E

Método:

Verificação de depoimentos de políticas locais; entrevistas a representantes locais do município sobre programas especiais que promovam eventos comunitários do bairro no espaço verde.

Fontes: • Autarquia

• Junta de Freguesia da Lapa

• 150 anos do Jardim da Estrela – programa de actividades realizadas de 5 a 19 de Outubro de 2003 http://gtpwa.no.sapo.pt/images/p003_jestrelafprog_jard.jpg • Página da Junta de Freguesia da Lapa - http://www.jf-lapa.pt/site-bin/homepage.asp Benchmark:

Deve ser encorajada a realização de eventos locais, familiares e comunitários.

AVALI

AÇÃO

Informação recolhida:

Não existem estratégias definidas da Junta de Freguesia da Lapa que incentivem eventos familiares ou da comunidade neste espaço. Contudo, são regularmente realizados eventos esporádicos que acabam por ter a mesma função, associados às escolas e aos Santos Populares.

Disponibilidade de dados:

X Directa O Indirecta O Indisponível

AVALIAÇÃO DO CRITÉRIO:

OBSERVAÇÕES:

Com base nos indicadores listados deve ser analisado e avaliado o papel do espaço verde na vida comunitária do bairro. Se não se realizarem ou só muito raramente se realizarem eventos comunitários, deve tentar preparar-se uma lista de possíveis formas de eventos e pensar igualmente no modo como a autoridade municipal pode encorajar essas actividades.

AVALIAÇÃO:

Não existem estratégias definidas da Junta de Freguesia da Lapa que incentivem eventos familiares ou da comunidade neste espaço. Contudo, são regularmente realizados eventos esporádicos que acabam por ter a mesma função, associados às escolas e aos Santos Populares. Uma actividade interessante a promover, neste espaço, seria o voluntariado, com actividades de jardinagem orientadas por um jardineiro, que tivesse a cargo vários grupos em jardins diferentes.

1 2 3 4 5 3.10 Políticas para eventos