• Nenhum resultado encontrado

Envolvimento dos cidadãos no planeamento e gestão locais

4 Planeamento, Desenvolvimento e Gestão dos Espaços Verdes Urbanos

Critério 4.2 Envolvimento dos cidadãos no planeamento e gestão locais

DESCRIÇÃO

Uma das questões mais importantes na prática de planeamento das cidades europeias é encontrar formas apropriadas de envolvimento dos cidadãos no processo de decisão e no processo de planeamento e gestão. Este critério pretende investigar a existência de instrumentos efectivos de envolvimento dos cidadãos no processo de tomada de decisão conducente ao projecto e gestão da área verde.

INDICADOR 1: Existência de instrumentos e métodos eficazes de envolvimento dos cidadãos no processo de planeamento e projecto do espaço verde bem como de informação acerca do projecto

ANÁLI

S

E

Método 1:

Verificar (SIM ou NÃO) se foi adoptado algum dos seguintes instrumentos para envolver os cidadãos no processo de planeamento dos espaços verdes:

• Conferências • Workshops públicos • Exposições • Questionários • Outros: (especifique) Fontes:

• Junta de Freguesia da Lapa • Autarquia

• Observação directa

• Página da Junta de Freguesia da Lapa - http://www.jf-lapa.pt/site-bin/homepage.asp Benchmark:

SIM para todos os instrumentos

Método 2:

Verificar (SIM ou NÃO) se foi adoptado algum dos seguintes métodos para envolver os cidadãos no processo de planeamento dos espaços verdes:

• Método para manter, de forma constante e efectiva, os cidadãos informados sobre o desenvolvimento do projecto;

• Método para obtenção de reacções ao projecto, por parte dos cidadãos;

ANÁLI

S

E

Fontes:

• Junta de Freguesia da Lapa • Autarquia

• Observação directa

• Página da Junta de Freguesia da Lapa - http://www.jf-lapa.pt/site-bin/homepage.asp Benchmark:

Foram indicadas respostas positivas para todos os aspectos.

AVALI

AÇÃO

Informação recolhida:

A Junta de Freguesia da Lapa possui um site interactivo (http://www.jf-lapa.pt/site- bin/homepage.asp) com notícias das actividades promovidas pela junta e no espaço da junta, com as actas das assembleias da Junta, a constituição do executivo e as respectivas funções, os dias e horas de atendimento de cada elemento da Junta, formulários para efectuar pedidos, notícias, eventos, um boletim, a história da Junta de Freguesia e algumas curiosidades e o mapa da Junta de Freguesia. Este site tem ainda um espaço onde é possível colocar questões, por e-mail, aos diferentes elementos do executivo e permite a visualização, em gravação vídeo da última Assembleia de Freguesia. Algumas das notícias divulgadas neste site estão relacionadas com as obras de remodelação do Jardim da Estrela, dando informação acerca do tempo de duração previsto para as obras e do que é que vai ser melhorado com esta intervenção no jardim. São também dadas notícias regulares das actividades culturais que vão sendo promovidas neste espaço.

Outras notícias que estão, neste momento na página dizem respeito às obras de melhoramento e requalificação do Jardim Elisa Baptista Pedroso, as obras de melhoramento e requalificação do Jardim das Francesinhas, o reaproveitamento e requalificação de todos os Espaços Verdes da Freguesia e o protocolo com a Câmara Municipal de Lisboa para a recuperação de todos os Espaços Verdes da Freguesia. Seguidamente, a gestão dos espaços verdes da Freguesia vai passar a ser feita pela Junta, com a respectiva transferência de verbas. A Junta de Freguesia da Lapa tem um vogal de espaços verdes com horário de atendimento ao público, altura em que as pessoas podem apresentar propostas e problemas.

São promovidos e-referendos que permitem, duma forma expedita, captar a opinião dos cidadãos da freguesia sobre diversas questões com interesse para todos. Um destes referendos visava conhecer a opinião dos fregueses sobre uma área devoluta e sobre o destino a dar a esta área, de entre as hipóteses - parque de estacionamento ou área verde. Contudo o Jardim da Estrela é, ainda, de gestão municipal e da parte da Câmara Municipal de Lisboa não existem instrumentos e métodos eficazes de envolvimento dos cidadãos no processo de design e planeamento do espaço verde e de informação acerca do projecto. Existe apenas, à entrada do próprio jardim, uma placa a dar informação da realização das obras, do tipo de intervenção que está a ser feita, do montante investido e do seu prazo de duração.

AVALI

AÇÃO

Contudo, tanto o montante investido como o seu prazo de duração já foram amplamente ultrapassados pelo que esta informação não é fidedigna.

A autarquia fez uma reunião com a Junta de Freguesia para explicar o que iria fazer no jardim, na expectativa de que esta o explicasse à população residente na sua área.

Disponibilidade de dados:

O Directa X Indirecta O Indisponível

AVALIAÇÃO DO CRITÉRIO: OBSERVAÇÕES:

Durante a análise deve ser feita uma avaliação crítica sobre o grau de participação dos utentes na concepção dos espaços verdes. Geralmente, quanto maior for o nível de participação dos residentes no processo de planeamento e gestão, melhor, já que as pessoas se sentirão mais responsáveis pelo espaço verde, e irão apreciá-lo muito mais.

AVALIAÇÃO:

Dos dados existentes conclui-se que não existem instrumentos ou métodos eficazes de envolvimento dos cidadãos no processo de design e planeamento deste espaço verde ou de informação acerca do projecto. Contudo está a ser feita uma tentativa, ao nível da Junta de Freguesia, de criar um site que promova esta participação.

1 2 3 4 5 4.2 Envolvimento dos cidadãos no

DESCRIÇÃO

O sentido de pertença confere maior segurança a um espaço verde porque os utilizadores se sentem responsáveis pela participação no planeamento, desenvolvimento e gestão do espaço. Os espaços verdes urbanos são concebidos para as pessoas e a gestão do espaço deve encorajar a interacção entre este e os seus utentes. Um elevado sentido de pertença por parte da comunidade demonstra que o espaço é importante para os seus utilizadores bem como para o governo local.

INDICADOR 1: Relação estabelecida entre os residentes e o espaço verde

ANÁLI

S

E

Método:

Questionário aos residentes na zona do espaço verde, englobando os utentes do espaço e aos não utentes (preferencialmente em casa).

Questão a colocar aos residentes no local:

Sente, como membro da comunidade, que tem sobre este espaço algum controle ou influência? (SIM ou NÃO)

Acha que as autoridades locais compreendem as suas necessidades? (SIM ou NÃO) O nível de aceitação pode ser medido pelo peso relativo (%) de respostas SIM ou NÃO.

Fontes:

• Questionários Benchmark:

Mínimo - 51% de respostas SIM às questões.

Bom nível – 70% ou mais de respostas SIM às questões.

AVALI

AÇÃO

Informação recolhida:

Das respostas aos questionários obtiveram-se os seguintes dados:

• 69,8% dos utentes não sentem ter algum controlo ou influência sobre este espaço. • 60,4% dos utentes considera que as autoridades locais não compreendem as suas

necessidades.

Desta forma os benchmarks não são atingidos para este indicador.

AVALI

AÇÃO

Disponibilidade de dados:

O Directa X Indirecta O Indisponível

AVALIAÇÃO DO CRITÉRIO:

OBSERVAÇÕES:

Nesta análise as respostas revelam a atitude da comunidade local em relação ao espaço verde, como um espaço público. Os residentes deverão sentir que controlam o espaço e que as suas necessidades são compreendidas.

AVALIAÇÃO:

Da avaliação deste critério resulta que o sentido de comunidade dos seus utentes não é muito forte, apesar deste espaço desempenhar um papel importante nos seus momentos de lazer. Não existe praticamente nenhuma oportunidade de participação no planeamento e gestão deste espaço e as formas de participação existentes são desconhecidas ou tidas como ineficazes. Esta questão deveria ser encarada com especial cuidado por parte da autarquia e da Junta de Freguesia, nomeadamente no âmbito do processo da Agenda Local 21.

1 2 3 4 5 4.3 Sentido de comunidade