• Nenhum resultado encontrado

Avaliação do Design Instrucional (princípios multimídia)

No documento PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN (páginas 121-127)

4 DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

4.3 Análises das aplicações digitais selecionadas

4.3.3 Avaliação do Design Instrucional (princípios multimídia)

Nesta etapa, as aplicações educacionais móveis, selecionadas, foram avaliadas segundo os princípios para o Design de materiais educacionais multimídia, compostos nesta pesquisa (Quadro 11).

Quadro 11 – Princípios para o Design de materiais educacionais multimídia:

Características e orientações para análise

Princípios Características Orientações

Princípio Multimídia

As pessoas aprendem melhor a partir de palavras e imagens do que de palavras por si só; apresentadas próximas ao invés de longe uma das outras na página ou na tela;

Apresentar palavras próximas palavras, imagens e sons incomuns não são incluídos;

As pessoas aprendem melhor a partir de gráficos e animações do que de

animação e texto na tela

As pessoas aprendem melhor a partir de gráficos com locução do que diante de gráficos com locução e texto escrito;

Não utilizar legendas em animações narradas

Princípio da Personalização

As pessoas aprendem melhor a partir de aulas multimídia quando as palavras são em estilo de conversação em vez de estilo formal;

As pessoas aprendem melhor a partir de uma aula multimídia quando apresentada em segmentos no ritmo do usuário e não como uma unidade contínua

As pessoas aprendem melhor a partir de uma aula multimídia quando sabem os nomes e características dos principais

As pessoas aprendem melhor a partir do processamento das informações em

4.3.3.1 Análise Aplicativo 1 – Adobe capture CC / Adobe ColorCC

Conforme a análise dos princípios para o Design de materiais educacionais multimídia, o aplicativo Adobe Capture, apresenta palavras (informações textuais) nas seções do app que contemplam um maior número de opções para seleção. Já os pictogramas são apresentados, para ações específicas, como edição e compartilhamento. Os pictogramas são expostos constantemente na parte superior da tela.

Com relação à compreensão das seções definidas por palavras, ao selecionar uma palavra, a imagem correspondente é imediatamente exposta sendo de fácil compreensão. Mas com relação às seções representadas por pictogramas, a compreensão é dificultada, pois alguns dos pictogramas aparecem sem nenhuma informação textual que indique o significado, ou motivo da existência do mesmo, sendo necessário ativa-lo para compreendê-lo. Um exemplo é o pictograma que abre as opções de harmonias cromáticas (ação muito importante para a aplicação em projetos e existente neste app) o pictograma é pouco visível, no contexto da tela em que se apresenta a opção.

Com relação à simultaneidade, o app apresenta apenas parte das ações simultaneamente, em alguns casos é necessário selecionar em uma tela para a imagem ser exposta em outra tela. Nenhuma palavra e ou imagem incomum é apresentada facilitando a compreensão, pois não existem informações em excesso.

O app não apresenta nenhuma opção de áudio e ou animação.

As palavras que estão relacionadas às ações do app, ficam em destaque por meio de um traço sublinhado, que se move conforme o item selecionado e suas etapas/ações são segmentadas e acessíveis a qualquer momento durante o uso. As descrições teóricas, textuais do app apesar de poucas, são apresentadas segundo conversação. Ex. minha biblioteca, criar nova biblioteca, etc. O app não denota explicações prévias dos conceitos e características de uso, assim como, não disponibiliza opções para aplicação cromática das paletas criadas dentro do app.

4.3.3.2 Análise Aplicativo 2 – Color Theory e Pantone

O aplicativo apresenta palavras (informações textuais) que contemplam seus próprios pictogramas. Apesar do app ser em inglês o entendimento torna-se fácil,

pois são palavras específicas, sinalizando o pictograma correspondente e apresentadas simultaneamente. Apenas três pictogramas que sugerem ações, não são sinalizados teoricamente. Ex.: Câmera, Galeria e câmera especial (traduz as cores da imagem em tempo real). Nesta última opção, o pictograma é de difícil compreensão.

O aplicativo não apresenta nenhum excesso de palavras e ou imagens sendo, todas relevantes para a compreensão e navegação do app. As principais tarefas e ações são destacadas, sendo sua hierarquia organizada pelas telas, pictogramas e texto. Este app não apresenta as opções de áudio e ou animação, demonstrando que estas opções não estão previstas e ou caracterizadas neste app.

As descrições teóricas/textuais do app, apesar de estarem apresentadas em inglês, são retratadas de forma simples, resumida e segundo conversação. Ex. Color Harmony, Color Emotion, About, etc. O aplicativo esta segmentado por áreas de interesse, e esta segmentação fica visível na tela de abertura. O app não disponibiliza opções que descrevem os conceitos previamente, nem características de uso das informações, também não permite uma conversão de língua estrangeira (inglês) para o português e por fim não apresenta opções de aplicação prática das paletas cromáticas criadas.

4.3.3.3 Análise Aplicativo 3 – PANTONE Studio

O app possui um fluxo com palavras e pictogramas apresentados separadamente e em língua estrangeira (inglês), sem disponibilidade de conversão para português. Neste app os pictogramas não possuem nenhuma apresentação textual (nenhuma descrição) e quando apenas textos são apresentados, estes, não possuem nenhum pictograma representativo. O app possui uma seção online de artigos em inglês, nesta parte as imagens e os textos são apresentados simultaneamente, mas esta seção é direcionada para conhecimentos gerais sobre cor e não para aplicação das ferramentas do app.

No aplicativo, de maneira geral, não se encontra simultaneidade entre texto e imagem (pictogramas). Deve-se primeiro descobrir qual a ação, selecionar o texto ou pictograma e assim é apresentada a função da ferramenta. O app possui basicamente 7 pictogramas sem descrição, sendo 4 primários (Sumário, pesquisa, câmera e configurações) e 3 secundários (Ações/edição, informações e Paletas).

Nenhuma palavra e ou imagem incomum é apresentada, mas também não expressa nenhuma opção de áudio e animação.

As descrições teóricas, textuais do app apesar de poucas, são apresentadas segundo conversação e o conteúdo denota uma segmentação adequada, mas com um fluxo mais complexo (menos linear).

O diferencial deste app esta na abertura, e posteriormente na seção de configurações, pois se encontra um tutorial simplificado sobre quais ferramentas o app possui, e uma seção de dúvidas onde é descrito teoricamente o que significa cada tópico do app. A aplicação disponibiliza também, uma seção (Studio) específica para testes de aplicação do padrão cromático selecionado/criado, em imagens e ilustrações modelo.

Quadro 12 – Princípios para o Design de materiais educacionais multimídia: quadro comparativo da análise entre os Aplicativos 1, 2 e 3

ANÁLISE DOS PRINCÍPIOS MULTIMÍA DOS APLICATIVOS 1, 2 e 3

(1)Adobe Capture CC

Quadro 12 – Princípios para o Design de materiais educacionais multimídia: quadro comparativo da análise entre os Aplicativos 1, 2 e 3

Princípio da

Após o comparativo entre os três aplicativos selecionados, percebe-se detalhes mais conclusivos com relação a análise geral dos princípios multimídia.

Conforme o quadro comparativo apresentado (Quadro 12), compreende-se que os 3 aplicativos apresentam 50% das questões positivas. O App 1 apresentou mais questões negativas e os Aplicativos 2 e 3 mais questões parcialmente positivas.

Sendo assim, fica evidenciado que nenhum dos três aplicativos foi desenvolvido visando métodos de Design instrucional com o foco no ensino-aprendizagem. A seguir, é apresentada a Discussão dos resultados.

No documento PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN (páginas 121-127)