• Nenhum resultado encontrado

Avaliação da experiência do usuário

No documento PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN (páginas 108-114)

4 DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

4.3 Análises das aplicações digitais selecionadas

4.3.1 Avaliação da experiência do usuário

Os aplicativos selecionados foram avaliados por meio do método Affect Grid, este método consiste em uma escala desenvolvida por Russell, Weiss e Mendelsohn (1989), para avaliar casos individuais de afeto nas dimensões (prazer - desprazer) e

(excitação - sonolência) em uma determinada ação. Este método esta descrito no item 2.2.2. A avaliação contempla quatro tarefas para cada aplicativo selecionado.

Sendo elas:

Tarefa 01: Encontre na aplicação mobile disponibilizada, informações sobre Harmonias e contrastes cromáticos.

Tarefa 02: Encontre na aplicação mobile disponibilizada, informações sobre as escalas numéricas das cores. Ex. (LAB, CMY, HSB, RGB, PANTONE, Hexadecimal, etc)

Tarefa 03: Encontre na aplicação mobile disponibilizada, informações sobre simbolismo/psicologia das cores.

Tarefa 04: Encontre na aplicação mobile disponibilizada, informações de envio e/ou compartilhamento das informações selecionadas.

Para cada tarefa, o aluno deveria assinalar no grid específico, uma célula (quadrado do grid) que indica-se o sentimento em relação ao desenvolvimento tarefa. A interpretação dos sentimentos no Affect grid (grade de afeto), pode ser descrita por níveis diferenciados em cada quadrante, representando os sentimentos a seguir:

• parte superior direita, P(5 a 9) e A (5 a 9) são sentimentos de alegria, entusiasmo e excitação;

• parte inferior direita, P(1 a 5) e A (5 a 9) são sentimentos de calma, relaxamento, serenidade;

• parte superior esquerda, P( 5 a 9) e A (1 a 5) são sentimentos de estresse, nervosismo e tensão;

• parte inferior esquerda, P (1 a 5) e A (1 a 5) são sentimentos de depressão, desânimo, tristeza e melancolia.

Após a avaliação pode-se verificar (Figura 41) que em relação ao Aplicativo 01 (Adobe Capture/Color CC) o sentimento de depressão ocorreu com maior frequência na Tarefa 03, o mesmo ocorreu com o sentimento de estresse, já a excitação ocorreu com maior frequência na Tarefa 04 e o relaxamento na Tarefa 02, o sentimento agradável não ocorreu nenhuma vez na Tarefa 02 e ocorreu duas vezes na Tarefa 01.

Figura 41 – Resultados da avaliação por meio do Affect grid do Aplicativo 01 – ADOBE Capture/Color CC.

Fonte: A autora.

Segundo a avaliação percebe-se que, o maior nível de descontentamento esta relacionado a Tarefa 03. Esta tarefa consiste em localizar informações sobre a psicologia das cores, mas este app não contempla este conteúdo. Desta forma os níveis de depressão e estresse foram bem maiores.

Na Figura 42 verifica-se os resultados da avaliação do Aplicativo 02 (Color Theory e Pantone) por meio do Affect Grid. Na Tarefa 01 a maioria dos alunos apresentaram sentimento de excitação e relaxamento, na Tarefa 02 os maiores sentimentos foram de excitação, na Tarefa 03 de excitação e relaxamento e na Tarefa 04 de depressão.

Figura 42 – Resultados da avaliação por meio do Affect grid do Aplicativo 02 – Color Theory e pantone

Fonte: A autora.

**Teste de Kruskal Wallis

Conforme a avaliação, percebe-se que, o maior nível de descontentamento esta relacionado a Tarefa 04. Esta tarefa consiste em localizar informações sobre compartilhamento das informações obtidas a partir do app, mas este app não contempla esta etapa, o compartilhamento pode ser efetuado, apenas, por meio do sistema operacional do dispositivo em que o app esta instalado. Desta forma os níveis de depressão se destacaram.

Na Figura 43 podemos verificar os resultados da avaliação do Aplicativo 03 (PANTONE Stúdio), podemos verificar que na Tarefa 01 a maioria dos alunos apresentaram sentimento de relaxamento, o mesmo ocorreu na Tarefa 02, já na Tarefa 03 o sentimento foi de depressão e na Tarefa 04 voltou o sentimento de relaxamento.

Figura 43 – Resultado da avaliação do Affect grid do Aplicativo 03 (PANTONE Stúdio)

Fonte: A autora.

Segundo a avaliação apresentada, identifica-se o maior nível de insatisfação na Tarefa 03, devido a falta das informações requisitadas para o desenvolvimento da tarefa. O app não possui uma parte específica que trate sobre simbolismo/psicologia das cores.

Na Figura 44 observa-se que entre todos os aplicativos avaliados, o Aplicativo 01 apresentou uma maior frequência de sentimentos como excitação e relaxamento, o mesmo ocorreu com o Aplicativo 02, sendo neste caso a sensação de excitação um pouco mais frequente. Já no Aplicativo 03 a sensação de relaxamento foi a mais frequente.

Em relação ao sentimento de depressão o mesmo ocorreu com maior

frequência no Aplicativo 03, o estresse ocorreu com mais frequência ao responder as questões referentes ao Aplicativo 01 e o relaxamento no Aplicativo 03.

Figura 44 – Resultados da avaliação geral dos aplicativos por meio do Affect Grid

Fonte: A autora.

Não houve diferença estatisticamente significativa entre os três aplicativos avaliados (p = 0,49) sendo que as diferenças entre os grupos também foram avaliadas: Aplicativos 01 e 02: p = 0,50; Aplicativos 01 e 03 p = 0,48 e Aplicativos 02 e 03 p = 0,49.

Na Figura 45 podemos observar que das cento e quarenta e quatro avaliações realizadas quarenta e sete (32,60%), os alunos estavam relaxados no momento da avaliação e em quarenta e cinco (31,30%), os alunos estavam excitados, vinte e três avaliações os alunos apresentavam-se em depressão (16%), os demais resultados encontram-se na Figura 45.

Figura 45 – Resultado da avaliação geral – percentual dos sentimentos encontrados

Fonte: A autora.

Na Tabela 1 estão os percentuais referentes a avaliação geral, quarenta e oito avaliações em cada aplicativo, nas quatro tarefas realizadas. Podemos verificar que os sentimentos mais frequentes foram relaxamento e excitação.

Tabela 1 – Resultados da avaliação geral dos aplicativos por meio do Affect grid

Positivo

Sentimentos Aplicativo 01 Aplicativo 02 Aplicativo 03 Total Excitação 14 (29,2%) 22 (45,8%) 9 (18,8%) 45 (31,3%) Sentimento agradável 4 (8,3%) 3 (6,3%) 2 (4,2%) 9 (6,3%) Relaxamento 15 (31,3%) 12 (25%) 20 (41,7%) 47 (32,6%)

Negativo

Depressão 9 (18,8%) 6 (12,5%) 8 (16,7%) 23 (16%)

Estresse 6 (12,5%) 2 (4,2%) 2 (4,2%) 10 (6,9%)

Sentimento

desagradável 0 (0%) 3 (6,3%) 5 (10,4%) 8 (5,6%)

Sonolência 0 (0%) 0 (0%) 2 (4,2%) 2 (1,3%)

Fonte: A autora.

A partir da Tabela 1 percebe-se que os três aplicativos avaliados, apresentam mais características positivas, do que negativas. Dentre os três aplicativos, o Aplicativo 02 (Color Theory) apresenta mais avaliações positivas, em segundo o Aplicativo 01 (Adobe Capture) e por último o Aplicativo 03 (Pantone Studio). Na Figura 46, apresenta-se parte do processo de avaliação da experiência do usuário, mediante algumas fotografias, dos alunos avaliadores.

Figura 46 – Processo de avaliação da experiência do usuário

Fonte: A autora.

O processo de avaliação da experiência do usuário ocorreu conforme o planejado, os alunos mantiveram-se interessados durante todo o processo. Após a finalização da avaliação, alguns dos alunos/avaliadores, solicitaram continuar interagindo com os apps, pois consideraram as ferramentas interessantes e de grande utilidade.

No documento PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN (páginas 108-114)