• Nenhum resultado encontrado

Como estava previsto no projeto apresentado e aprovado pelo CEP, após a construção da plataforma TermosTeo e da página de consulta, propusemos a aplicação de uma oficina com o público-alvo de nossa pesquisa: os alunos do curso de Teologia. Assim, retornamos às faculdades, apresentamos, novamente, nossa proposta aos coordenadores do curso e estes verificaram junto aos professores a possibilidade de aplicação da atividade.

Na Fases, a oficina foi aplicada no dia 5 de junho de 2017. Já na FCU, em função de atrasos no conteúdo programático, os professores não nos puderam disponibilizar horário para o desenvolvimento da atividade. Portanto, os resultados apresentados nesta seção se referem exclusivamente a dados coletados junto aos alunos da Fases.

Da mesma forma como fizemos na seção 6.1 (A opinião dos alunos dos cursos de Teologia), descrevemos a seguir, nossa motivação ao fazer a pergunta e a tabulação dos resultados para a verificação da eficácia da proposta. Essa pesquisa foi feita por meio de um questionário respondido em papel (a versão completa da folha de pesquisa encontra-se no Apêndice J.

No dia da oficina, reunimos, no laboratório de informática da Fases, um total de 15 alunos do 1º período do curso de Teologia. Para o exercício da consulta ao vocabulário, três excertos de textos (com termos em destaque) retirados do CE foram apresentados aos alunos que, após a leitura, deveriam fazer a busca dos termos na plataforma. É importante ressaltar que essa pesquisa com os alunos foi conduzida por nós e que fizemos apenas uma rápida apresentação sobre o funcionamento do sítio. Também ressaltamos que a atividade foi desenvolvida individualmente, em outras palavras, em cada máquina havia apenas um aluno.

8.1 As perguntas, suas motivações e a relevância para a tese

São analisadas, a seguir, as perguntas apresentadas aos alunos, a motivação para a sua criação, os gráficos com os resultados obtidos e um comentário sobre a relevância desses resultados para este trabalho. Toda a tabulação dos resultados foi criada em uma planilha do

Excel.

1. Informe o período que você está cursando. __________________

Nossa motivação é separar as respostas dos alunos por semestre cursado. Tenta-se descobrir possíveis diferenças entre o grau de aprendizado e a compreensão/uso do sítio.

198

Mesmo não nos sendo possível aplicar a oficina a outros períodos/alunos, consideramos relevante analisarmos apenas os resultados dos alunos do 1º período da Fases, já que representam os aprendizes com menos experiência.

2. Leia os excertos abaixo:

“Acima de t do, devemos andar no Espírito, e não satisfazer a concupiscência da carne (Gál. : ).” (OES-HML-TS-CE)

“Por exemplo: se ndo este método ao est dar a do trina da expiação estudar-se-ia a maneira como determinado assunto foi tratado nas diversas seções da Bíblia — no livro de Atos, nas Epístolas, e no Apocalipse. Ou verificar-se-ia o que Cristo, Paulo, Pedro ou João disseram acerca do assunto. Ou descobrir-se-ia o que cada livro ou seção das Escrituras ensinou concernente às doutrinas de Deus, de Cristo, da expiação, da salvação e de o tras.” (CDB-FR-TS-CE)

“Mas quando a parúsia finalmente ocorrer, será tão rápida que não haverá tempo para fazer preparativos (Mt 25: 8- ).” (ITS2-FR-TS-CE)

Nossa motivação é testar todas as funções apresentadas pelo TermosTeo, dentre essas funções há o áudio (pronúncia do termo). Para isso, a escolha dos excertos não foi aleatória. Buscamos trechos no corpus em que apareciam termos que, em nossa experiência como professora de Português, poderiam apresentar dúvidas quanto à pronúncia e quanto ao significado.

Não nos é possível apresentar dados que revelem o número de alunos com dificuldades tanto no que se refere à pronúncia quanto ao significado dos termos destacados nos excertos. Entretanto, podemos afirmar por meio de nossa observação durante a oficina, que muitos alunos se expressaram afirmando não conseguir pronunciar e nem conhecer em especial os termos Concupiscência e Parúsia. O termo Expiação parece ser o mais conhecido, mas também, pudemos perceber dúvidas quanto à pronúncia.

3. Acesse o endereço: <teo.votec.ileel.ufu.br> e faça a busca dos termos em destaque. Nossa motivação é apresentar o endereço do TermosTeo e avaliar a habilidade dos alunos no que se refere ao uso de endereços eletrônicos.

Os alunos não demonstraram dificuldade para acessar o TermosTeo confirmando terem habilidade quanto ao uso da Internet.

199

4. Antes de conhecer o VoTec/TermosTeo, você já havia consultado dicionários virtuais para melhor compreensão dos textos?

Havia três situações (sempre, às vezes, nunca) disponível para escolha.

Figura 80 – Questão 4 da oficina Fases

Fonte: Elaboração própria.

O motivo dessa questão é: descobrir se os alunos já possuíam alguma habilidade (familiaridade) no que se refere ao uso de dicionários virtuais (FIGURA 80). O resultado levou-nos a observar que há um grupo de alunos (33%) que “às vezes” o q e “sempre” (também 33%) usam dicionários virtuais para auxiliar na compreensão de textos. Do total de alunos consultados, 27% afirmaram nunca ter consultado dicionários virtuais. Um aluno não se manifestou.

A relevância dessa pergunta está no fato de que, podemos investir na produção de dicionários porque há público interessado, mesmo que às vezes, na consulta dessas obras como auxílio à compreensão de textos.

A pergunta 5 da pesquisa apresenta mais de uma resposta possível.

5. Como você avalia o VoTec/TermosTeo, em notas de 0 a 10, no quesito “facilidade de uso”?

200

Figura 81 – Questão 5 da oficina Fases

Fonte: Elaboração própria.

A motivação para essa questão é compreender se o vocabulário foi bem aceito, ou não, pelos consulentes. Havia uma escala disponível para escolha (de 0 a 10).

Dessa forma, se considerarmos apenas as notas 8, 9 e 10, a proposta obteve 80% de aprovação, assim, é possível considerar que o TermosTeo foi bem entendido e recebido pelos consulentes (FIGURA 81).

A pergunta 6 da pesquisa também apresenta mais de uma resposta possível.

6. Como você avalia o VoTec/TermosTeo, em notas de 0 a 10, no quesito “utilidade na compreensão de textos”?