• Nenhum resultado encontrado

1. Modelos Regulatórios

1.6 Pesquisa internacional de modelos regulatórios no Setor Elétrico

1.6.1 No setor elétrico

1.6.1.3. b British Columbia Hydro

A British Columbia Hydro (BC Hydro) é uma empresa estatal que opera na província de British Columbia, atendendo 1,9 milhão de consumidores. Apesar de ser uma empresa estatal, a BC Hydro terceirizou, em 2003, toda a sua área administrativa para a consultoria Accenture. Esta terceirização foi tratada co oà p i atização à aà po a (apesar de não ter alterado em nada o controle da empresa), e garantiu uma otimização administrativa de cerca de 1.500 funcionários, representando cerca de 1/3 dos funcionários da empresa. Era prevista uma economia de CAD$25 milhões por ano (THE TYEE, 2010).

A empresa possui 12 GW de potência instalada própria, 18.000 km de linhas de transmissão e 300 subestações, produzindo e comercializando 48 GWh de energia elétrica por ano. 80% desta

energia é gerada por seu parque gerador, porém 20% vem de produtores privados (Independent

Power Producers, ou IPPs). Em 2014 eram 84 contratos de longo prazo com IPPs em vigor.

A BC Hydro, portanto, apesar de ser uma empresa verticalizada, optou por expandir seu parque gerador adotando um modelo de leilões próprios para compra de energia nova. Em projetos espe ífi os,à o oàPCH sàeàe li as,àape asàoài esti e toàp i adoà àpe itidoàe àB itishàColu ia (CALVERT, 2007). A Bill 30, aprovada em 2006, proíbe as autoridades locais de rejeitar os empreendimentos de energia elétrica aprovados pela Província.

Em 2014, CAD$825 milhões foram pagos aos IPPs (BC Hydro, 2014), o que representou um valor médio de CAD$74,82 / MWh. No entanto, na média com seus custos de geração própria, o valor do MWh produzido ficou em CAD$21,45. Isso significou que os IPPs corresponderam por 18,7% da energia gerada, porém representaram 65,9% do custo total da energia. No mesmo ano, a empresa faturou CAD$5,39 bilhões e lucrou CAD$549 milhões.

Figura 5: Custo da Energia (comprada) da BC Hydro 2014

Figura 6: Distribuição das despesas e do lucro da BC Hydro 2014

Fonte: BC Hydro Annual Report 2014

Os investimentos (CAPEX) em 2014 somaram CAD$2,04 bilhões, sendo que 45% foi destinado para Transmissão, 24% para geração, 21% para distribuição (incluindo um programa de medição eletrônica) e a diferença para administração.

As receitas da BC Hydro são definidas pela BCUC (British Columbia Utilities Commision), que deve ga a ti à ueàaà e eitaàdaà o essio iaàsejaà sufi ie teàpa aàp o e àu àse içoà o fi el,àate de à às suas obrigações financeiras e regulatórias e obter um retorno adequado sobre o investimento ealizado .à Pa aà issoà à utilizadaà aà etodologiaà ost-plusà i o po ado ,à aà ualà aà e p esaà apresenta seus gastos e a BCUC os reconhece integralmente na tarifa.

Esta análise é decenal. Em março de 2014 foi publicado os Directions n. 6 e 7, que determinaram um reajuste para 2015 de 9%, para 2016 de 6%, para 2017 de 4%, para 2018 de 3,5% e para 2019 de 3%. Em que pese estes percentuais possam ser revisados posteriormente pela Agência, isso dá garantia e estabilidade à empresa, que recebe seu reajuste de forma ex-ante e, com isso, pode preparar seu programa de desembolsos com base na receita que terá. O retorno sobre o capital é fixo em 11,84% até 2017.

Existe uma conta contábil regulatória, chamada de Rate Smoothing Regulatory Account, que serve como uma poupança que nivela a tarifa projetada dos 10 anos seguintes, para evitar grandes variações de tarifa. Assim, a agência projeta qual seria a tarifa no horizonte decenal, e ajusta a ta ifaà pa aà o a à aisà ouà e osà doà ueà oà alo à eal ,à a te doà estaà o ta um buffer compensatório. Outro ponto importante que há na metodologia é que o mercado é sempre

projetado para a definição das receitas. Qualquer variação positiva ou negativa neste mercado projetado não é risco da concessionária, devendo ser contabilizado na conta Real Property Sales

Regulatory Account pa aà ueà oà eto oà daà e p esaà sejaà se p eà a ueleà o side adoà oà justo ,à

sem atribuir o risco de mercado a ela.

Assim, considerando que a BC Hydro é uma estatal que possui uma tarifa pelo custo, porém adotou uma estratégia de comprar sua energia nova de empresas privadas – em vez de gerá-la diretamente – é importante entender como funciona o processo de concessão de novas usinas na província de British Columbia e como é a precificação desta energia nova. A BC Hydro compra energia nova de duas formas: (a) Leilão; e (b) Acordo de compra de energia (BRITISH COLUMBIA GOVERNMENT, 2008). Ambos podem chegar a 40 anos de contrato.

(a) Leilão:àÉàsepa adoà asà odalidadesàdeà e e giaàli pa ,à ioe e gia àouà ge açãoàdieselà dist i uída .àC it iosàsãoàdefi idosàpa aà o petiçãoàdeàdife e tesàe p esas,àpeloà e o à preço. Esta modalidade pode suportar grandes usinas, com prazos longos para implantação. Na chamada de 2008, eram aceitos projetos para entrada em operação até 2016.

(b) Acordo de compra de energia: Critérios técnicos, de disponibilidade e de preço são definidos, sendo que as geradoras que atingirem estes critérios têm autorização auto ti a àpa aà e de àaàe e giaàge ada,àse àaà e essidadeàdeàpassa àpo àu àp o essoà competitivo. Caracteriza-se por pequenos projetos (nunca superiores a 10MW de potência instalada).

Podemos concluir, portanto, que existem dois modelos distintos para os geradores da província de British Columbia: o primeiro refere-se à estatal BC Hydro, verticalizada, que possui uma tarifa ao consumidor final (que cobre, inclusive, seus custos de O&M de geração) calculada pelo Cost-Plus. Já o segundo refere-se aos IPPs, com concessões perpétuas, que podem firmar seus contratos de longo prazo (até 40 anos) com a BC Hydro por meio de processos licitatórios (no caso de grandes empreendimentos), garantindo assim a viabilidade do negócio, e que, ao final deste período, podem ou renovar estes contratos (por meio de novos leilões) ou vender esta energia diretamente para grandes consumidores. Assim, a tarifa discricionária só é aplicada ao gerador estatal, ao passo que o gerador privado tem tarifa contratual de longo prazo.

Observa-se que não há uma metodologia de avaliação de uma indenização ao gerador quando da reversibilidade do ativo, já que as concessões são perpétuas; no entanto, a chamada pública do leilão de compra de energia limpra da BC Hydro (BC HYDRO, 2008), que inclui hidrelétricas, traz a seguinte possibilidade em seu capítulo 13:

13. SUBMISSÃO OPCIONAL DE DIREITOS RESIDUAIS

BC Hyd o pode ue e ad ui i di eitos adicio ais de algu s p ojetos. Di eitos adicio ais i clue u a opç o de co p a dos ati os do p ojeto, e/ou a e o aç o do contrato de compra, e/ou mecanismos que assegurem a BC Hydro de ter acesso ao legado do projeto, ao local do projeto e/ou comprar a energia gerada de forma permanente ou estendida. Os licitantes são convidados a submeter suas propostas quanto aos direitos adicionais em separado, para apreciação da BC Hydro, que se reserva ao direito de aceitar somente a proposta principal de venda de energia, sem aceitar a proposta dos direitos adicionais.

Assim, os investidores já podem saber, antecipadamente (caso sua proposta seja aceita pela BC Hydro), qual seria o valor de indenização por seus ativos ao final do contrato.