• Nenhum resultado encontrado

6.2 A divisão da província, o surgimento das bacias hidrográficas

6.2.2 A bacia hidrográfica do Rio Paranaíba

A bacia hidrográfica do Rio Paranaíba está na rota de expansão da cana-de-açúcar. Possui 222.767 km2 e ocupa 2,6% do território nacional; 68,4% da sua área localiza-se na região Centro-Oeste e 31,6% no estado de Minas Gerais. Sua nascente está situada na Serra da Mata da Corda, no município de Rio Paranaíba, MG, e possui altitude de cerca de 1.100 metros. Percorre aproximadamente 100 km até alcançar o perímetro urbano de Patos de Minas/MG e segue mais cerca de 150 km até tornar-se limítrofe entre os estados de Goiás e Minas Gerais. Neste ponto, encontram-se os limites municipais entre Coromandel e Guarda- Mor, em Minas Gerais, e Catalão, em Goiás. A partir deste trecho, o Rio Paranaíba continua sendo o divisor entre Goiás e Minas Gerais até o município de Paranaíba-MS, onde passa a formar a divisa entre os estados de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. O Paranaíba segue até a confluência com o Rio Grande, para formar o Rio Paraná.

Após tornar-se limite estadual entre Minas Gerais e Goiás, o Rio Paranaíba recebe o Rio São Marcos, um de seus principais afluentes pela margem direita, onde alcança o reservatório da usina hidrelétrica – UHE Emborcação. Adiante recebe o Rio Araguari pela margem esquerda e o Rio Corumbá pela margem direita. Estes dois cursos d‟água desembocam em áreas de remanso do reservatório da UHE Itumbiara, que também está situada no Rio Paranaíba. Em importância,

O Rio Corumbá tem sua origem próxima à do Rio das Almas, na vizinhança dos Montes dos Pirineus, corre vasto espaço descrevendo um grande semicírculo pelo oriente (onde recolhe entre outros o Rio de S. Bartolomeu), até chegar ao meridiano, da sua própria nascença, onde recolhe pela direita o Rio do Peixe. Obra de 8 léguas

abaixo se une pela esquerda o Rio do Veríssimo, que vem de longe, e traz as águas de outro chamado Braço do Veríssimo (CASAL, 1976, p. 150).

Ao passar entre os municípios de Itumbiara-GO e Araporã-MG, o Rio Paranaíba encontra a UHE Cachoeira Dourada. Dado esse ponto, o rio recebe outros três grandes afluentes da bacia, que são os rios Meia Ponte e Turvo e dos Bois pela margem direita, e o Rio Tijuco pela margem esquerda. Em seguida, encontra outro barramento, a UHE São Simão, que é a última usina do Rio Paranaíba, a partir da qual se inicia a hidrovia Tietê- Paraná, com vários terminais para o transporte de grandes cargas.

Em seu trecho final, recebe os rios Claro, Verde e Corrente, afluentes na sua margem direita. Em seguida o Rio Paranaíba recebe o Rio Aporé ou do Peixe, rio limítrofe entre Goiás e Mato Grosso do Sul, e assim inicia-se a fronteira entre o estado do Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Depois de aproximadamente 100 km, o Rio Paranaíba encontra o Rio Grande para formar o Rio Paraná. De outra forma o

Rio Grande tem sua nascente na Comarca de Paracatu, na vertente oriental da cadeia que divide suas águas das do S. Francisco (Serra do S. Francisco e do Paranaíba). Seus principais afluentes são o Rio das Velhas, o S. Marcos e o Corumbá [...]. Grandes pedras afloram à sua superfície bem como à do Paranaíba, e infelizmente impedem que este último seja navegável. Que eu saiba, nunca foi encontrado ouro em seu leito, mas o rio tem fama de ser muito piscoso (SAINT-HILAIRE, 1975, p. 127).

Por fim, de acordo com Casal (1976), abaixo da foz do Rio Corumbá se une com o Paranaíba, o considerável Rio das Velhas, cuja principal cabeceira é a vizinha da do Andaiá na raia de Minas Gerais. Numa distância considerável da confluência do Rio das Velhas está a do Paranaíba com o Rio Grande, limite do estado de Goiás. No quadro seguinte destacamos os afluentes que formam a bacia hidrogrática do Rio Paranaíba.

Quadro 20: Descrição dos afluentes da bacia hidrográfica do Rio Paranaíba Bacia hidrográfica do Rio Paranaíba

Rio Pág. Descrição Cidade de

Nascente 01 Rio Aporé ou do

Peixe

13 Rio, afluente da margem direita do Paranaíba, na divisa do Estado de Mato Grosso.

Jataí

02 Rio Claro 70 Rio, nasce na serra do Caiapó e segue o município de Jataí, que separa, no curso inferior, do município de Rio Verde, antes de desaguar no Paranaíba, pela

margem direita.

03 Rio Corrente 75 Rio, afluente à margem direita do rio Paranaíba.

Jataí

04 Rio Corumbá 75 Rio, nasce nos arredores de Pirineus, atravessa o município, como o de Santa Luzia, depois de servir, em pequeno trecho, de divisa a Bonfim. Adiante, separa Ipameri e Corumbaíba, de um lado, e Campo Formoso, Pires do Rio, Caldas Novas, Buriti Alegre, do outro, até desaguar no rio Paranaíba, pela margem direita.

Corumbá

05 Rio Descoberto 80 Rio, afluente da margem esquerda do Corumbá.

Brasília

06 Rio Doce 82 Rio, afluente da margem esquerda do rio Claro, na divisa do município de Rio Verde.

Jataí

07 Rio do Peixe 165 Rio, nasce na região sul-oriental do município, que separa dos de Campo Formoso e Pires do Rio, entre cujo território e o de Caldas Novas, desemboca no rio Corumbá, pela margem direita.

Vianópolis

08 Rio dos Bois 33 Rio (dos), nasce na serra das Divisões, atravessa o município do norte a sul, e separa, adiante, Goiânia, Pouso Alto, Pontalina, Goiatuba, Santa Rita do Paranaíba, à esquerda de Palmeiras, Paraúna, Rio Verde, do outro lado, até desaguar no Paranaíba, pela margem direita.

Americano do

Brasil

09 Rio Formoso 93 Rio, classificado anteriormente como ribeirão, corre para o município de Jataí, onde toma o nome de Corrente.

Mineiros

10 Rio Jacuba 112 Rio, afluente da margem esquerda do rio Santo Antônio, na divisa do município de Paraúna.

Mineiros

11 Rio Meia Ponte 141 Rio, nasce na serra dos Brandões e corre para o município de Inhumas, que atravessa, bem como o de Goiânia e Pouco Alto, depois de servir de divisa aos de Anápolis e Bela Vista. Separa, em seguida, Pontalina de Morrinhos e vara de Goiatuba e Santa Rita do Paranaíba, até desaguar no rio deste nome, pela margem direita.

12 Rio Paranaíba 160 Rio, oriundo do estado de Minas Gerais, separa-lhe o território de Goiás, nos municípios de Catalão, Goiandira, Corumbaíba, Buriti Alegre, Santa Rita do Paranaíba, Rio Verde, Jataí.

Catalão/ Rio Paranaíba-MG

13 Rio Piracanjuba 171 (Piracanjuba ou Paracanjuba) – Rio, nasce na serra de Passa Quatro e atravessa o município bem como o de Pouso Alto. Adiante, separa Caldas Novas de Morrinhos e Buriti Alegre, até desaguar no rio Corumbá, pela margem direita.

Bela Vista

14 Rio Samambaia 194 Rio, afluente da margem esquerda do rio Descoberto.

Brasília

15 Rio São Marcos 204 Rio, afluente da margem direita do Paranaíba, na divisa de Ipameri e Cristalina.

Cristalina

16 Rio Turvo 223 Rio, nasce na serra das Divisões e separa o município e o de Palmeiras, de Goiás e o Paraúna, antes de desaguar no rio dos Bois, pela margem direita.

Americano do Brasil

17 Rio Verde ou

Verdão

- Rio, Sua nascente se localiza próximo às rodovia GO-220 e GO- 184 na Serra do Caiapó, no município de Caiapônia, cruzando os municípios de Montividiu, Rio Verde, Santa Helena de Goiás e Maurilândia.

Caiapônia

18 Rio Verde 227 Rio, nasce na região central do município e corre para o de Jataí, onde desemboca no Paranaíba, pela margem direita.

Portelândia/ Mineiros

19 Rio Verdinho 227 Rio, afluente da margem direita do rio Verde.

Rio Verde

20 Rio Veríssimo 229 Rio, atravessa o município, como o de Goiandira, depois de servir, em pequeno trecho, de divisa a Catalão, e desemboca no rio Paranaíba, pela margem direita, no limite de Corumbaíba.

Ipameri/ Campo Alegre de Goiás

Fonte: IBGE (2018); IMB (2018); Vocabulário Geográfico, IBGE (1957).

Quadro 21: Mesorregião e Microrregião dos afluentes da bacia do Rio Paranaíba Bacia hidrográfica do Rio Paranaíba

01 Rio Aporé ou do Peixe Sul Goiano Sudoeste de Goiás

02 Rio Claro Sul Goiano Sudoeste de Goiás

03 Rio Corrente Sul Goiano Sudoeste de Goiás

04 Rio Corumbá Leste Goiano Entorno de Brasília

05 Rio Descoberto De Brasília De Brasília

06 Rio Doce Sul Goiano Sudoeste de Goiás

07 Rio do Peixe Sul Goiano Pires do Rio

08 Rio dos Bois Centro Goiano Anicuns

09 Rio Formoso Sul Goiano Sudoeste de Goiás

10 Rio Jacuba Sul Goiano Sudoeste de Goiás

11 Rio Meia Ponte Centro Goiano Anápolis

12 Rio Paranaíba Sul Goiano Catalão

13 Rio Piracanjuba Centro Goiano Goiânia

14 Rio Samambaia Brasília Brasília

15 Rio São Marcos Leste Goiano Entorno de Brasília

16 Rio Turvo Centro Goiano Anicuns

17 Rio Verde ou Verdão Sul Goiano Sudoeste de Goiás

18 Rio Verde Sul Goiano Sudoeste de Goiás

19 Rio Verdinho Sul Goiano Sudoeste de Goiás

20 Rio Veríssimo Sul Goiano Catalão

Fonte: IBGE (2018); IMB (2018).