• Nenhum resultado encontrado

A Unidade 1 – Biografia foi a primeira26 unidade elaborada após a Sessão de Orientação do dia 28 de Abril de 2008. O objetivo de usá-la como fonte de dados foi o de salientar como as ressignificações de conceitos, que foram percebidas na Sessão de Orientação, refletem na continuação do processo de elaboração de material.

Essa investigação, de fato, é realizada por meio da análise das concepções de ensino- aprendizagem, leitura e linguagem priorizadas quando os enunciados e atividades da unidade são elaborados. Mesmo que os alunos tenham participado com suas críticas e opiniões do que realmente queriam e precisariam em um material, a elaboração da unidade (a descrição da língua, por exemplo) torna-se subjetivada e sofre influências daquele que literalmente a organiza e elabora – neste caso, minhas.

A proposta da Unidade 1 (Anexo II) inclui um trabalho com gêneros e temas. A escolha pelo gênero biografia foi feita por mim, por ser um dos gêneros discutidos na Sessão de Orientação, e o tema música surgiu por meio da análise das questões r e s do Questionário 1 (Tabulação - Anexo I). A presença de jogos e atividades lúdicas na unidade constitui uma resposta às expectativas expressas na questão r do mesmo questionário.

4.5. Gravação de aulas

Para a gravação de aulas em vídeo fiz uso de uma câmera filmadora que era posicionada no fundo da sala de aula, com o foco das lentes voltado para mim.

O objetivo principal dessa coleta de dados foi analisar, por meio das ações do professor com seus alunos, como as concepções de ensino-aprendizagem, leitura e linguagem, percebidas nos enunciados e atividades da Unidade 1, foram colocadas em prática em sala de aula. Em outras palavras, o objetivo é perceber até que ponto, a prática pedagógica do professor-pesquisador reflete as concepções percebidas nas atividades da Unidade 1.

26 Outras unidades também foram elaboradas: Unidade 2 – News e Unidade 3 – Ads. No entanto, para que não

________METODOLOGIA DE PESQUISA________

Graficamente, a organização cronológica, do material didático ocorreu como exposto na figura abaixo, e, como já dito, o conjunto de dados selecionados para a análise consiste de: Unidade Piloto, Unidade 1, Sessão de Orientação, e as aulas em que a Unidade 1 foi utilizada.

Figura 2: Procedimentos de elaboração do material didático 5. Procedimentos para análise e interpretação de dados

Nesta seção descrevemos os critérios utilizados para a transcrição de dados, e as categorias de análise e interpretação utilizadas para discutir os dados.

5.1. Transcrição dos dados

Nesta pesquisa, os dados transcritos são provenientes de dois momentos: Sessão de Orientação e Aulas da Unidade 1.

Marcuschi (2006, p. 9) explica que, ao transcrever, é necessário que o analista de dados conheça os seus objetivos, pois isso irá determinar como a transcrição precisa ser feita. Os símbolos a serem utilizados estão em função do objetivo da transcrição, daquilo que queremos analisar nos dados. Segundo o autor, a transcrição precisa ser limpa e legível.

Seguindo as orientações de Marcuschi, decidi fazer uma transcrição corrida das falas, sem muitos símbolos, pelo fato de que isso me permitiu perceber, nos dados, as concepções e ressignificações sobre ensino-aprendizagem, leitura e linguagem dos participantes do discurso, mais especificamente, as minhas. Por isso, não foram utilizados alguns símbolos especiais que representam características que não são relevantes para esta análise, tais como pausas com minutos contados, colchetes duplos para falas simultâneas e dois pontos para indicar alongamento de vogal.

Elaboração da Unidade Piloto

Sessão de Orientação

Elaboração da

Unidade 1 Utilização da Unidade 1 Aulas

Elaboração e utilização das demais

unidades Ano 2008 Aplicação do Questionário de Análise de Necessidades e Expectativas 14/03 28/04 09/05 06/06

________METODOLOGIA DE PESQUISA________

É importante pontuar que, nas aulas, havia um fluxo principal de falas interacionais entre mim e os meus alunos, e também entre os próprios alunos. Foi para esse fluxo principal de falas que me atentei no momento da transcrição. Quando havia conversas paralelas e trabalhos em grupos, a transcrição das falas não era feita devido às constantes sobreposições e ao baixo volume das vozes, e também pelo fato de que esses tipos de falas não estão diretamente associados ao objetivo da transcrição.

5.2. Categorias de análise e interpretação

Nesta seção é importante ressaltar que para analisar a Unidade Piloto e a Unidade 1 não fiz distinção entre categorias de análise e interpretação. Isso se justifica pelo fato de que analiso as duas unidades da perspectiva da avaliação de material didático e do que esse material revela em termos de ensino-aprendizagem, leitura e linguagem. A análise realizada é de linguagem, e não linguística. Da mesma forma, realizo a análise das aulas, seleciono os itens lexicais da fala do professor-pesquisador para interpretar suas ações por meio do mesmo quadro teórico que utilizei na análise das unidades. Diferentemente, analiso a Sessão de Orientação. Para essa, faço a distinção entre categorias de análise e interpretação.

Mais especificamente, para analisar os dados procedi da seguinte maneira:

Para responder a primeira micro-pergunta de pesquisa – Quais conceitos de ensino- aprendizagem, leitura e linguagem são priorizados no processo de elaboração de unidades didáticas? –, analisei os dados referentes às unidades didáticas (Unidade Piloto e Unidade 1) e à Sessão de Orientação.

Para analisar a Unidade Piloto e Unidade 1:

• Selecionei algumas atividades de cada unidade, observei-as como um todo e ainda selecionei alguns de seus itens lexicais para melhor interpretá-las, fazendo uso das teorias de ensino-aprendizagem, de conceitos de linguagem e de leitura (já discutidos no Capítulo Teórico).

Exemplo de análise:

Como vemos no excerto abaixo, retirado do material em estudo, percebemos que a atividade da Unidade Piloto propõe que o aluno leia partes de algumas músicas e circule nelas estruturas de passado simples. Por meio da seleção do léxico no enunciado da atividade – read (leia) e simple past structures

________METODOLOGIA DE PESQUISA________

(estruturas no passado simples) percebemos que a atividade de leitura é associada com o desenvolvimento do conhecimento sistêmico (foco em gramática).

Quadro 9: Exemplo da seleção lexical realizada nas unidades. (Anexo II – Unidade Piloto)

Para discutir os dados da Sessão de Orientação utilizei:

• Categorias de análise

Conteúdo temático: definido como o conjunto das informações que são explicitamente apresentadas em um texto, as quais “são representações construídas pelo agente-produtor” (BRONCKART, 1997/2003, p. 97).

Sendo assim, para realizar a análise de um discurso, seleciono os itens lexicais da fala do agente-produtor que melhor exemplificam suas representações, e com base nessa seleção elaboro, em síntese, uma proposição que indica a intenção da fala do agente.

- Marcadores linguísticos que demonstram conflito e ressignificação de conceitos na fala dos participantes do discurso.

Após o levantamento do conteúdo temático e dos marcadores linguísticos, faço sua interpretação por meio das categorias de interpretação pontuadas abaixo:

• Categorias de interpretação

- Conceitos de leitura e linguagem e teorias de ensino-aprendizagem como já discutidos no Capítulo Teórico.

Exemplo de análise da Sessão de Orientação:

O professor-pesquisador explica, para sua orientadora, uma atividade presente na Unidade 1 que contém vários trechos de música. Por meio dos itens lexicais

3.1. Read passages of some other songs and circle the simple past structures.

Always

Bon Jovi

Now your pictures that you left behind Are just memories of a different life Some that made us laugh

Some that made us cry

One that made you have to say good bye

Where did it all go wrong U2

Did you grab it? Did you want it? Is it really what you wanted?

Did you run in the sun?

Did you imitate a walk?

________METODOLOGIA DE PESQUISA________

selecionados no turno 106, podemos perceber que o professor-pesquisador recorta um exemplar de gênero (“...eu peguei as músicas que eles gostam e coloquei trechos...), para desenvolver conhecimento sistêmico (“...pra eles tentarem achar alguns aspectos do passado...”). A orientadora demonstra não concordar com a prática do professor quando, no turno 107, utiliza o adversativo mas. Seu ponto de vista, que entra em conflito com o do professor, é de que a letra da música precisa ser analisada em sua forma inteira, como um exemplar de gênero do discurso: “Você tem que deixar a música inteira lá”.

Ao que parece, a orientadora procura mostrar que quando alteramos um dos elementos constitutivos do gênero, o seu todo também é modificado, sendo assim descaracterizado.

Quadro 10: Exemplo de análise de Conteúdo Temático da Sessão de Orientação

Realizações Linguísticas Conteúdo Temático

106. PP É o que eu fiz aqui: eu peguei as músicas que eles mais gostam e coloquei os trechos e fiz justamente isso, pra eles tentarem achar alguns aspectos do passado nessas músicas.

Professor-pesquisador - é possível recortar textos para usá-los com propósito de abordar gramática. 107. O Então, mas daí o que você fez com o gênero? Você

recortou várias músicas com o propósito de gramática. Você tem que deixar a música inteira lá. Então, vamos olhar na música... Eles já tinham visto Bon Jovi?

Orientadora - o texto do gênero música deve ser trabalhado inteiro.

Para responder a segunda micro-pergunta – “Como as teorias de ensino- aprendizagem, leitura e linguagem informam as práticas do professor?” – tomei por base as aulas gravadas em que são utilizadas as atividades da Unidade 1.

Para analisar as aulas:

• Selecionei falas do professor-pesquisador e de seus alunos e, nessas falas, destaquei alguns itens lexicais que permitiam interpretar as ações do professor com base nas teorias de ensino-aprendizagem, nos conceitos de leitura e de linguagem (como discutidos no Capítulo Teórico).

Exemplo de análise das aulas:

Neste momento da aula, o professor-pesquisador pede para que seus alunos completem um quadro com vários tópicos que geralmente são encontrados em biografias de cantores, sendo que um desses tópicos é a discografia. Os alunos

________METODOLOGIA DE PESQUISA________

teriam que buscar, no texto biográfico do cantor em questão, informações relacionadas a esse tópico. O que percebemos no turno 423 é que o professor- pesquisador procura conscientizar seus alunos de que existem palavras que são centrais para a compreensão de textos: “Como vocês vão procurar? Que palavrinha chave para achar discography?. Dessa forma, o professor- pesquisador, assim como indicado nos PCN-LE (BRASIL, 1998), parece orientar seus alunos a lançarem mão de algumas estratégias para realizar a leitura.

Quadro 11: Exemplo de seleção lexical realizada na análise das aulas. (Aula 2 – Anexo IV)

Discutidos os procedimentos e as categorias de análise e de interpretação de dados a partir das teorias usadas para embasar este trabalho, apresento, a seguir, as questões de credibilidade desta pesquisa.

6. Confiabilidade da pesquisa

A veracidade e credibilidade desta pesquisa foram construídas durante todo o seu processo de elaboração. Vários foram os momentos em que tive oportunidade de compartilhar com outros pesquisadores questões referentes a este trabalho, e as discussões geradas a partir dessas exposições provocaram reflexões que me permitiram avançar no seu desenvolvimento.

Esses momentos colaborativos de construção de conhecimento englobam a orientação individual com a Professora-orientadora que acompanhou esta pesquisa desde o início, os Seminários de Orientação, quando contávamos com contribuições de alunos mestrandos e doutorandos, mestres e doutores pesquisadores. Incluo, ainda, como outro espaço de 421 R: olha...agora, discography eu não vou falar nada pra vocês. Tá bom? Vocês vão fazer

in pairs.

422 IGOR: primeiro disco, segundo disco,...

423 R: Isso, vai aparecer isso está bom? Então, como vocês vão procurar? Que palavrinha chave para achar a discography?

424 LEANDRO: Released.

425 R: O que mais vocês vão procurar?

426 LEANDRO: released e este aqui primeiro sophomore. 427 R: Vocês vão achar a palavra disco?

428 Students- yes 429 IGOR: Album.

430 R: Vai achar album. E o outro que é importante é o...

________METODOLOGIA DE PESQUISA________

discussão, o grupo de pesquisa ILCAE, no qual estou inserido: em vários momentos de nossas reuniões, discutíamos o andamento das pesquisas daqueles que formam seu quadro de membros.

Esta pesquisa também foi apresentada em alguns eventos acadêmicos, que foram: 5º Fórum em Inclusão Linguística em Cenários de Atividades Educacionais – PUC-SP – 2007; 8º Fórum em Inclusão Linguística em Cenários de Atividades Educacionais – PUC-SP – 2008; 4º Fórum em Linguagem em Atividades do Contexto Escolar – PUC-SP – 2008; 2º Simpósio Ação Cidadã – PUC-SP - 2008; II Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas – PUC-RJ – 2008; III Congreso Internacional – Transformaciones Culturales – Universidade de Buenos Aires – 2008; 17º InPLA – Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada – PUC-SP – 2009; International Conference Bridging the Gap Between Theory and Practice – Universidade de Viena – 2009.

Durante as apresentações nesses eventos, pude colher sugestões, críticas, e dicas fornecidas por estudantes e professores de pós-graduação oriundos de diversas instituições públicas e privadas, do Brasil e do exterior. Incluindo ainda os debates, em que nesses momentos nos engajamos, posso dizer que essas participações fizeram com que eu enxergasse este trabalho por outras perspectivas e pudesse com isso amadurecê-lo.

Esta pesquisa também foi submetida ao Conselho de Ética da PUC-SP e aprovada por seguir todos os requisitos necessários.

Concluindo, este capítulo discutiu a escolha e definição da linha metodológica desta pesquisa, seu contexto de produção, seus participantes, coleta de dados, procedimentos para análise de dados, assim como questões de confiabilidade e veracidade. No próximo capítulo apresento e discuto os resultados obtidos a partir da análise dos dados coletados.

_______ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS_______

Capítulo III. Análise e Discussão dos Dados

Este capítulo está organizado na ordem cronológica em que os dados foram gerados e coletados. Assim, em primeiro lugar, analiso a Unidade Piloto. Em seguida, faço a análise da Sessão de Orientação, com base no Conteúdo Temático. Logo após, realizo a análise da Unidade 1 e, finalmente, a análise das aulas. Para fechar o capítulo, apresento conclusões da análise como um todo, momento em que retomo as perguntas de pesquisa com suas respectivas reflexões.

1. Análise da Unidade Piloto

A unidade piloto está organizada em seis partes, das quais cinco foram planejadas para serem feitas em sala de aula e somente uma para ser realizada como tarefa de casa. O objetivo principal desta análise foi perceber nos enunciados e nas estruturas das atividades, assim como em seu conteúdo, as concepções de linguagem, de leitura e ensino-aprendizagem que as embasam.

EXCERTO 1:

A unidade é iniciada com uma seção nomeada ACCESSING YOUR OWN WORLD27 (Excerto 1). A escolha desse título para a seção e o uso de várias palavras relacionadas à

27 ACESSANDO SEU PRÓPRIO MUNDO.

ACCESSING YOUR OWN WORLD

1. Listen to the song bites and identify their kinds: ( ) rock’n’roll.

( ) hip hop ( ) gospel ( ) disco ( ) country

1.1. What are some other kinds of music you can remember?

Fill in the chart below according to your preferences and then interview a friend: Favorite kind of music Favorite singer Favorite band You

Your friend 1 Use:

What kind of music do you like? Who’s your favorite…?

_______ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS_______

música, como song, singer, band28 permitem-nos interpretar que há uma tentativa de ativar (identify, remember)29 o conhecimento de mundo dos alunos em relação aos tipos de música que conhecem e gostam (favorite)30. Nessa seção, as primeiras atividades parecem se adequar à proposta de tópico da unidade – música31, e as últimas propõem um momento cujo foco é proporcionar espaço para uma interação oral (...then interview a friend, Use:...)32 na qual os alunos perguntam uns para os outros suas preferências sobre assuntos (tipos de música, cantores, e bandas) também relacionados a esse tópico.

EXCERTO 2:

A segunda seção da unidade é intitulada OPENING THE TREASURE TRUNK33 (Excerto 2). Essa é a primeira vez na unidade que os alunos seriam colocados em contato com um tipo de texto34, a letra de uma música neste caso. Tanto na atividade 235 quanto na 2.1, o objetivo é identificar palavras enquanto se escuta uma música. A primeira é feita como uma competição – alunos devem reconhecer na música as palavras previamente escritas na lousa, e já a segunda apresenta uma tarefa de “preencher espaços” com as palavras reconhecidas. A terceira atividade (2.2) consiste em achar na letra da música a maior quantidade de

28 Música, cantor, banda. 29 Identificar, lembrar. 30 Favorita/o.

31 O tema proposto consta do quadro de conteúdo na primeira página da unidade (Anexo II). 32...depois entreviste um amigo, use:...

33 ABRINDO O BAÚ DO TESOURO.

34 Como anunciado na nota 9, nesta dissertação, utilizo indiscriminadamente, “tipo de texto” e “gênero”, uma

vez que essas terminologias se alternam nas obras que tomo como referência (cf. BRASIL, 1998; DOLZ & SCHNEUWLY, 1996; BAKHTIN, 1953).

OPENING THE TREASURE TRUNK 2. SONG COMPETITION: HAA! HOO!

Listen to the song and shout haa or hoo as you listen to the words/expressions written on the board.

Song: Irreplaceable (Beyoncé) – Index 1

2.1. Listen to it again and fill in the blanks in the lyrics with the words/expressions used previously.

2.2. Go skimming over the lyrics and then in two minutes find as many verbs, adjectives and nouns as possible.

Nouns Verbs Adjectives 2.3. Discuss their meanings now.

_______ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS_______

substantivos, verbos e adjetivos e colocá-los em um quadro. Por último, vemos que o primeiro trabalho com texto é encerrado com uma discussão sobre significado de cada um dos itens lexicais colocados nesse quadro.

As quatro atividades propostas no excerto 2, que ilustram a segunda seção da Unidade Piloto, parecem evidenciar que o objetivo de usar um texto é priorizar o trabalho com o conhecimento sistêmico. Como vemos, na atividade 2, o foco está na identificação auditiva de palavras (listen to the words/expressions)36; na atividade 2.1, o objetivo é aplicar as palavras e expressões reconhecidas para completar a letra da música (...fill in the blanks in the lyrics with the words/expressions used previously)37; em seguida, a atividade 2.2 pede a classificação morfológica desse mesmo léxico (find as many verbs, adjectives and nouns as possible.)38; e, por fim, na atividade 2.3, o propósito é abordar semanticamente as palavras listadas (Discuss their meanings now.)39.

Os léxicos negritados nos enunciados dessa seção nos indicam, como já dissemos, que quando um texto é utilizado na unidade, o conhecimento que merece maior atenção é o sistêmico e isso se dá pela compreensão e classificação de vocabulário.

Observando a última atividade do Excerto 2 (2.3), que propõe uma discussão sobre o significado de palavras isoladas, dispostas em um quadro, percebemos que tal atividade parece apontar para uma visão de linguagem como código, que tem significação em si mesmo, isto é, as palavras são tomadas como itens vocabulares, com independência em relação a sua situação de uso. Essa visão de linguagem é contestada por Bakhtin (1929/2004, p. 94-95) quando diz que a palavra dada em uma lista, ou seja, fora do seu contexto e situação concreta torna-se apenas um sinal, é compreendida no sistema abstrato da língua, desprovida de flexibilidade e variabilidade. Essa é a mesma posição dos PCN-LE (BRASIL, 1998), que defendem uma concepção de leitura, pela qual o significado não é inerente ao texto, nem ocorre pela decodificação das palavras, mas é uma construção social.

Com isso, podemos perceber, nas estruturas e enunciados nessa seção, que o autor do material considera que as palavras possuem significação própria, ou seja, não leva em conta seu contexto de produção para trabalhar a compreensão do texto.

36 Escute as palavras e expressões...

37 ...preencha os espaços em branco na letra com as palavras e expressões usadas anteriormente. 38 ...ache a maior quantidade de verbos, adjetivos e substantivos.

_______ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS_______

EXCERTO 3:

Ainda na segunda seção (Excerto 3), temos as atividades de vídeo (2.4 a 2.4.7), realizadas após as atividades de música. Esses exercícios estão mais voltados para a compreensão da temática do texto (perguntas 2.4.1 e 2.4.2)40 e para uma discussão que ultrapassa os limites do texto, pergunta 2.4.541 por exemplo.

Por meio da análise do Excerto 3 e em seguida do Excerto 4, percebemos como as atividades são organizadas e priorizadas na unidade e, com isso, também conseguimos perceber em qual visão de linguagem está essencialmente fundamentada. Ao que parece, mesmo que existam algumas questões mais subjetivas, no geral, percebemos que o que mais influencia a organização da unidade e o conteúdo das atividades é a visão estruturalista de

Documentos relacionados