• Nenhum resultado encontrado

Categorias de análise e interpretação

Capítulo II – Metodologia de Pesquisa

5. Procedimentos para análise e interpretação de dados

5.2. Categorias de análise e interpretação

Nesta seção é importante ressaltar que para analisar a Unidade Piloto e a Unidade 1 não fiz distinção entre categorias de análise e interpretação. Isso se justifica pelo fato de que analiso as duas unidades da perspectiva da avaliação de material didático e do que esse material revela em termos de ensino-aprendizagem, leitura e linguagem. A análise realizada é de linguagem, e não linguística. Da mesma forma, realizo a análise das aulas, seleciono os itens lexicais da fala do professor-pesquisador para interpretar suas ações por meio do mesmo quadro teórico que utilizei na análise das unidades. Diferentemente, analiso a Sessão de Orientação. Para essa, faço a distinção entre categorias de análise e interpretação.

Mais especificamente, para analisar os dados procedi da seguinte maneira:

Para responder a primeira micro-pergunta de pesquisa – Quais conceitos de ensino- aprendizagem, leitura e linguagem são priorizados no processo de elaboração de unidades didáticas? –, analisei os dados referentes às unidades didáticas (Unidade Piloto e Unidade 1) e à Sessão de Orientação.

Para analisar a Unidade Piloto e Unidade 1:

• Selecionei algumas atividades de cada unidade, observei-as como um todo e ainda selecionei alguns de seus itens lexicais para melhor interpretá-las, fazendo uso das teorias de ensino-aprendizagem, de conceitos de linguagem e de leitura (já discutidos no Capítulo Teórico).

Exemplo de análise:

Como vemos no excerto abaixo, retirado do material em estudo, percebemos que a atividade da Unidade Piloto propõe que o aluno leia partes de algumas músicas e circule nelas estruturas de passado simples. Por meio da seleção do léxico no enunciado da atividade – read (leia) e simple past structures

________METODOLOGIA DE PESQUISA________

(estruturas no passado simples) percebemos que a atividade de leitura é associada com o desenvolvimento do conhecimento sistêmico (foco em gramática).

Quadro 9: Exemplo da seleção lexical realizada nas unidades. (Anexo II – Unidade Piloto)

Para discutir os dados da Sessão de Orientação utilizei:

• Categorias de análise

Conteúdo temático: definido como o conjunto das informações que são explicitamente apresentadas em um texto, as quais “são representações construídas pelo agente-produtor” (BRONCKART, 1997/2003, p. 97).

Sendo assim, para realizar a análise de um discurso, seleciono os itens lexicais da fala do agente-produtor que melhor exemplificam suas representações, e com base nessa seleção elaboro, em síntese, uma proposição que indica a intenção da fala do agente.

- Marcadores linguísticos que demonstram conflito e ressignificação de conceitos na fala dos participantes do discurso.

Após o levantamento do conteúdo temático e dos marcadores linguísticos, faço sua interpretação por meio das categorias de interpretação pontuadas abaixo:

• Categorias de interpretação

- Conceitos de leitura e linguagem e teorias de ensino-aprendizagem como já discutidos no Capítulo Teórico.

Exemplo de análise da Sessão de Orientação:

O professor-pesquisador explica, para sua orientadora, uma atividade presente na Unidade 1 que contém vários trechos de música. Por meio dos itens lexicais

3.1. Read passages of some other songs and circle the simple past structures.

Always

Bon Jovi

Now your pictures that you left behind Are just memories of a different life Some that made us laugh

Some that made us cry

One that made you have to say good bye

Where did it all go wrong U2

Did you grab it? Did you want it? Is it really what you wanted?

Did you run in the sun?

Did you imitate a walk?

________METODOLOGIA DE PESQUISA________

selecionados no turno 106, podemos perceber que o professor-pesquisador recorta um exemplar de gênero (“...eu peguei as músicas que eles gostam e coloquei trechos...), para desenvolver conhecimento sistêmico (“...pra eles tentarem achar alguns aspectos do passado...”). A orientadora demonstra não concordar com a prática do professor quando, no turno 107, utiliza o adversativo mas. Seu ponto de vista, que entra em conflito com o do professor, é de que a letra da música precisa ser analisada em sua forma inteira, como um exemplar de gênero do discurso: “Você tem que deixar a música inteira lá”.

Ao que parece, a orientadora procura mostrar que quando alteramos um dos elementos constitutivos do gênero, o seu todo também é modificado, sendo assim descaracterizado.

Quadro 10: Exemplo de análise de Conteúdo Temático da Sessão de Orientação

Realizações Linguísticas Conteúdo Temático

106. PP É o que eu fiz aqui: eu peguei as músicas que eles mais gostam e coloquei os trechos e fiz justamente isso, pra eles tentarem achar alguns aspectos do passado nessas músicas.

Professor-pesquisador - é possível recortar textos para usá-los com propósito de abordar gramática. 107. O Então, mas daí o que você fez com o gênero? Você

recortou várias músicas com o propósito de gramática. Você tem que deixar a música inteira lá. Então, vamos olhar na música... Eles já tinham visto Bon Jovi?

Orientadora - o texto do gênero música deve ser trabalhado inteiro.

Para responder a segunda micro-pergunta – “Como as teorias de ensino- aprendizagem, leitura e linguagem informam as práticas do professor?” – tomei por base as aulas gravadas em que são utilizadas as atividades da Unidade 1.

Para analisar as aulas:

• Selecionei falas do professor-pesquisador e de seus alunos e, nessas falas, destaquei alguns itens lexicais que permitiam interpretar as ações do professor com base nas teorias de ensino-aprendizagem, nos conceitos de leitura e de linguagem (como discutidos no Capítulo Teórico).

Exemplo de análise das aulas:

Neste momento da aula, o professor-pesquisador pede para que seus alunos completem um quadro com vários tópicos que geralmente são encontrados em biografias de cantores, sendo que um desses tópicos é a discografia. Os alunos

________METODOLOGIA DE PESQUISA________

teriam que buscar, no texto biográfico do cantor em questão, informações relacionadas a esse tópico. O que percebemos no turno 423 é que o professor- pesquisador procura conscientizar seus alunos de que existem palavras que são centrais para a compreensão de textos: “Como vocês vão procurar? Que palavrinha chave para achar discography?. Dessa forma, o professor- pesquisador, assim como indicado nos PCN-LE (BRASIL, 1998), parece orientar seus alunos a lançarem mão de algumas estratégias para realizar a leitura.

Quadro 11: Exemplo de seleção lexical realizada na análise das aulas. (Aula 2 – Anexo IV)

Discutidos os procedimentos e as categorias de análise e de interpretação de dados a partir das teorias usadas para embasar este trabalho, apresento, a seguir, as questões de credibilidade desta pesquisa.

Documentos relacionados