• Nenhum resultado encontrado

Nas escolas os blogs podem ter várias finalidades. Podem ser o portal da escola, sua forma de se abrir e se mostrar para o mundo. Podem ser o espaço de divulgação de ações ou projetos específicos. Podem servir como portifólio de professores e alunos. Podem apresentar recursos no acompanhamento e gestão da escola.

Em Portugal, de acordo com Gomes e Lopes (2007), os blogs vêm despertando o interesse tanto de professores e alunos quanto de pesquisadores na área de educação e, neste caso, o mais comum é o uso de edublogs no ensino superior português, onde alunos os utilizam para desenvolver portifólios digitais de aprendizagem. Já no ensino médio, eles são usados pelos alunos para apresentação de trabalhos virtualmente, ou seja, são expostos online. Segundo afirmação de Mantovani (2006), a utilização dos blogs educativos ainda não se difundiu em muitos países, porém se percebe um crescente uso por parte dos educadores.

A diversidade de blogs relacionados ao ensino é bastante ampla e integra blogs de professores, de alunos, de disciplinas e das escolas. Em todas as disciplinas é possível utilizar o blog como recurso pedagógico e estratégia educativa que pode ser produção de textos, análise de obras literárias, relatório de visita de estudos, publicação de fotos, desenhos e produção de vídeos.

Segundo pesquisa realizada por Cláudia Amorim (2008), a partir de coleta de informações de blogs do Google Search, em 2007, ao procurar e digitar a expressão blog como ferramenta pedagógica, foi encontrado noventa e quatro links e em 2008 encontrou-se dois mil cento e sessenta links para as mesmas palavras. Segundo a autora, isso indica que muitos educadores estão utilizando blogs em suas práticas pedagógicas, mas ainda não há pesquisas acadêmicas que indiquem efetivamente quantos educadores o usam em sala de aula.

Germano e Baltazar (2006) em sua pesquisa sobre o uso de blogs com estudantes e professores universitários em Portugal explicam que os blogs de professores são frequentemente um local aonde o professor disponibiliza aulas, programas, matéria dada e bibliografia. Os blogs de alunos geralmente tem links de assuntos de interesse própria e da disciplina estudada e servem como meio de comunicação com colegas. Os blogs de disciplinas são produzidos por professores e alunos com o objetivo de fomentar discussões e troca de materiais extraclasse.

Um exemplo de uso de blog dentro do contexto escolar bastante disseminado é a apresentação de portifólios de trabalhos desenvolvidos dentro da escola por professores e alunos. Nestes blogs podemos encontrar informações da proposta educativa da escola, informações de atividades, projetos desenvolvidos por professores e alunos. Muitos dos professores orientadores de informática educativa da Prefeitura do Município de São Paulo constróem blogs baseados neste modelo40.

Carvalho, Moura, Pereira e Cruz (2006) destacam que alguns blogs são usados como caderno diário eletrônico (e-caderno), portifólio e como fórum. Os blogs que funcionam como e-caderno são administrados diretamente pelos alunos que publicam os seus textos, tecem comentários e avaliam os trabalhos dos colegas. Desta forma, segundo os autores os textos ficam armazenados podendo ser consultados, comentados e avaliados. Os blogs que funcionam como portifólio geralmente são usados por estudantes de Ensino Superior para o aluno indicar seus resumos, pesquisas e reflexões. No caso de blogs que funcionam como fórum, geralmente os alunos fazem comentários indicando outras leituras e links de pesquisa na web.

Maria João Gomes buscou sistematizar as possíveis utilizações pedagógicas dos blogs considerando duas categorias possíveis: a) como recurso pedagógico, e b) como estratégia educativa. E como “recurso pedagógico” considera a autora que os blogs podem ser utilizados: a) como um espaço de acesso a informação especializada e b) como um espaço de disponibilização de informação por parte do professor. Na modalidade de “estratégia educativa” os blogs podem servir como: a) um portifólio on line, b) um espaço de intercâmbio

40 Informação disponível em Portal da Educação Prefeitura de São Paulo: http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/ie/Anonimo/Blog.aspx.

e colaboração, c) um espaço de debate e pode-se acrescentar, d) um espaço de integração (GOMES, 2005).

Recursos pedagógicos são instrumentos didáticos que permitem aos alunos que construam o conhecimento. São facilitadores e mediadores desta construção. Pode-se citar alguns exemplos de recursos pedagógicos: livros, jogos, computadores, recursos audiovisuais, exercícios matemáticos, blogs e outros. Segundo Gomes e Lopes (2007), os blogs que são utilizados como recursos pedagógicos seguem duas abordagens: blogs que atuam como fonte de informação e são indicados aos alunos pelos professores ou blogs que são criados pelos professores para disponiblizar aos alunos informações relevantes sobre a disciplina que ministram.

Os blogs que podem ser usados como “depósito” ou “reservatório” de informações são aqueles, segundo a autora, que disponibilizam informações especializadas sobre um determinado assunto que tenham relação com a disciplina a ser ministrada ou são espaços criados pelos professores para oferecer informações extras aos alunos.

A estratégia pedagógica ou educativa é o modo como será utilizado um recurso pedagógico. Conforme Gomes e Lopes (2007), na abordagem que considera os blogs como meio para realização de atividades, ou seja, “estratégia educativa”, o processo de aprendizagem é centrado nos alunos que desempenham os papéis de autores e co-autores dos

blogs. Eles podem ser usados como portfólio digital para organizar e apoiar a aprendizagem

ou como instrumento de avaliação. Além de permitir a construção de um portifólio digital com recursos de som, imagem e vídeo, o uso, nesta prática, possibilita ofertar contribuições de terceiros (professores, alunos e outros usuários da web) pela área de comentários. Uma outra forma de utlização é a construção de blogs que sirvam de espaços ao desenvolvimento de atividades de colaboração, intercâmbio, debate e integração entre alunos sejam eles da mesma turma, de turmas diferentes e até mesmo de outras escolas ou países. Com os blogs é possível que as atividades ganhem mais visibilidade e se tornem mais cooperativas, pois esses permitem o acesso em escala mundial e a contribuição de outros fora de comunidade escolar (GOMES, 2005).

O estímulo da elaboração de blogs pelos próprios alunos permite que os mesmos além de terem contato com ferramentas tecnológicas na criação e manutenção dos blogs, ainda

possam ter contato com a pesquisa de sites, analisando seu conteúdo, veracidade e credibilidade para inserção no blog.

Portanto, os blogs possuem um grande potencial pedagógico para ser espaço de construção de conhecimento cooperativo, portifólio de atividades online, instrumento de pesquisa orientada e domínio/apropriação de tecnologias.