• Nenhum resultado encontrado

Neste trabalho o enfoque não foi a produção de vídeos no Windows Movie Maker com sua publicação no Youtube, mas uma das propostas de atividades que deveriam ser postadas no blog era a produção de um vídeo de cerca de 3 minutos sobre a prevenção de gravidez na adolescência, com a orientação de que o vídeo contivesse imagens, fotos, música e que fosse publicado no Youtube. Portanto, faz-se necessário explicar a respeito destas ferramentas tecnológicas.

Cruz e Carvalho (2007) explicam que o vídeo é tradicionalmente usado na escola para transmitir informações de especialistas com imagens e sons para um público jovem. As autoras comentam ainda que o vídeo é usado no espaço escolar como entretenimento e não como uma “estratégia educativa”, ou seja, utilizado com uma proposta e objetivo educativo. As autoras explicam que:

O Windows Movie Maker (WMM) é uma aplicação simples de edição de vídeo incluída no sistema operativo Windows XP com a qual é possível importar segmentos de vídeo, analógicos ou digitais, cortá-los, ordená-los, acrescentar legendas, transições e outros efeitos e, no final, gravar o resultado num ficheiro [arquivo] que possa ser enviado por e-mail ou gravado no disco do computador, em CD ou DVD.

Trata-se de uma ferramenta de fácil uso e no caso deste público que participou do uso ou das atividades do blog já possuíam algum conhecimento de uso do WMV. Cruz e Carvalho (2007) destacam ainda que:

Através do WMM, os alunos podem tornar-se os realizadores de filmes, criar os seus próprios argumentos, dramatizar um texto, criar histórias, tendo ao dispor vários cenários que podem ser utilizados a partir de

diferentes perspectivas. Os alunos podem criar trabalhos originais e criativos respondendo às exigências curriculares disciplinares e não- disciplinares ao mesmo tempo que estão motivados para a aprendizagem de conteúdos em particular.

A proposta para postagem foi a postagem do link do vídeo criado pelos próprios alunos. A criação do vídeo correspondia a produção de um vídeo de autoria deles mesmos que relacionasse o que já sabiam sobre prevenção à gravidez e o que tinham observado e lido nos

links do blog. É importante salientar que os alunos não foram orientados a criar uma sinopse

(resumo do que vai ser exibido no vídeo), uma descrição detalhada de tudo que vai acontecer no vídeo e, muito menos criar um storyboard que é a representação das cenas do roteiro em forma de desenhos sequenciais, semelhante a uma história em quadrinhos. É possível dizer que a produção do vídeo pelos alunos foi realizada de forma intuitiva e a partir de modelos de vídeos que já observavam no Youtube.

Segundo pesquisa realizada por Coutinho e Junior (2009) com estudantes de licenciatura em Matemática da Universidade Virtual do Maranhão, na cidade de São Luís, Maranhão, Brasil, na disciplina “Informática nos Processos de Ensino e Aprendizagem”, acerca dos aspectos positivos e negativos do uso do WMV. Os participantes da pesquisa consideraram os seguintes aspectos positivos desta ferramenta tecnológica:

• é uma ferramenta de fácil manuseio, ótimo de ser trabalhado, divertido e curioso;

• pode ser utilizado para vários fins educativos; • possibilita o entretenimento estimula a criatividade; • estimula a pesquisa;

• torna a pesquisa mais atraente e prazerosa; • ajuda a articular as ideias;

• é uma boa ferramenta para apresentação de trabalhos; • traz satisfação ao concluir o produto final;

• é bastante aplicável às atividades cotidianas; • é um método fácil de criação de vídeos; • possui rapidez para a construção de vídeos; • possibilita fácil utilização;

• possibilita o desenvolvimento da criatividade.

Com relação aos aspectos negativos do uso do WMV, os participantes da pesquisa consideraram que existe uma demora para salvar os arquivos, que o computador precisa ter memória e espaço em disco para gravar os vídeos caso contrário o sistema pode travar e ainda existe uma possibilidade restrita de imagens para criação de vídeos (cerca de vinte imagens).

Hoje em dia não é só possível criar e produzir o vídeo, conforme abordado anteriormente, mas existem ferramentas na internet que possibilitam a publicação deste vídeo e uma delas é o Youtube. Coutinho e Junior (2009) explicam que:

O Youtube [é] uma ferramenta da nova geração Web 2.0, é um serviço gratuito de partilha de vídeos de enorme sucesso que permite ao utilizador publicar, ver e partilhar vídeos da sua autoria, ou de outros utilizadores.

Segundo Ferreira (2010) o Youtube é "um website que permite aos usuários assistir, publicar e compartilhar vídeos em formato digital. Foi criado em 2005, pelo designer Chad Hurley e pelos cientistas da computação Steve Chen e Jawed Karin." Sobre o uso do Youtube o autor explica que:

a tecnologia de reprodução utilizada pelo Youtube é o Adobe Flash Player, produto de uma empresa privada, mas que pode ser adquirido gratuitamente pela internet e estima-se que está presente em 90% de todos os computadores. Essa tecnologia confere aos vídeos uma qualidade de exibição semelhante a de outros programas que necessitam ser instalados no computador, além de permitir diferentes modos de visualização (formato padrão, tela cheia) e a reprodução do vídeo em outros sites, como o Orkut43

e blogs, por meio da anexação de um código que é fornecido pelo próprio

Youtube. Alguns vídeos, sob a proteção de direitos autorais, possuem essa

ferramenta de anexação desativada, a pedido do usuário que tenha postado o vídeo, ou mesmo detentor desses direitos. O site aceita vários formatos de vídeo, e o próprio sistema os converte para o formato flash [formato vindo do programa Adobe Flash Player]. Para postar um vídeo do Youtube, o usuário precisa apenas fazer um cadastro simples e gratuito. No entanto, o

site apresenta algumas restrições aos usuários: os vídeos enviados não

podem ultrapassar dez minutos, nem ferir qualquer direito autoral, de privacidade ou de publicidade de terceiros (FERREIRA, 2010).

43 O Orkut é um site de relacionamentos que tem o objetivo de que seus usuários mantenham contato com seus amigos e tenha uma vida social ativa. Disponibiliza uma série de recursos interessantes para quem quer encontrar os amigos ou até mesmo procurar um relacionamento afetivo. Informação disponível no site http://www.infoescola.com/informatica/o-que-e-orkut/

Neste trabalho, conforme já salientado, os alunos foram orientados a produzir um vídeo no WMV, publicá-lo no Youtube e como parte da atividade deveriam postar no blog o código ou link que o Youtube produz do vídeo. Esta atividade será melhor descrita no uso do

blog pelos alunos.