• Nenhum resultado encontrado

A expressão história em quadrinhos, segundo Vergueiro (2005), é possível afirmar, que constitui um meio de comunicação de massa que agrega dois códigos distintos para a transmissão de uma mensagem:

1) o linguístico, presente nas palavras utilizadas nos elementos narrativos, na expressão dos diversos personagens e na representação dos diversos sons; e

2) o pictórico, constituído pela representação de pessoas, objetos, meio ambiente, idéias abstratas e/ou obscuras.

Além desses dois códigos, as histórias em quadrinhos desenvolveram outros elementos que também são característicos e que constituem sua linguagem, como por exemplo: o balão, as onomatopéias e as parábolas visuais. Todos estes elementos existem para expressar uma narrativa, por mais curta que esta seja (VERGUEIRO, 2005).

Combinando o visual ao escrito, as histórias em quadrinhos tornaram-se um meio de comunicação de massa de grande penetração, podendo-se dizer até mesmo que, junto com o cinema, caracterizaram a comunicação de massa no século XX (VERGUEIRO, 2005).

Portanto, as HQ tradicionais, que possuem como suporte o papel, utilizam-se basicamente de texto e imagem para representar uma narrativa. Tem alguns elementos representativos como as elipses, balões de fala, enquadramento dentre outros.

Criado por Franco (2003), o termo “HQtrônicas” serve para designar as histórias em quadrinhos nos meios digitais (internet, CD-ROM), cujos principais elementos são: animação, a diagramação dinâmica, a trilha sonora, os efeitos sonoros, a tela infinita, a narrativa multilinear e a interatividade. A seguir Franco (2003) aponta as características dos principais elementos das HQ eletrônicas ou “Hqtrônicas”:

• Animação - Com os softwares gráficos é possível construir animação de objetos e de personagens em 2D e 3D.

• Diagramação Dinâmica – Os quadros, que na linguagem tradicional da HQs eram estáticos, no suporte eletrônico ganharam mobilidade tornando possível novas experiências no ritmo de leitura.

• Trilha Sonora – É possível ter um fundo musical instrumental executado durante a narrativa.

• Efeitos Sonoros - As onomatopéias são recursos gráficos para a representação de sons simulando ruídos. Esse recurso revela-se, ao longo da história dos quadrinhos, um elemento extremamente significativo. Porém, com o surgimento das HQ eletrônicas muitos autores passaram a substituir as onomatopéias por recursos sonoros proporcionados pelo novo suporte.

• Tela Infinita - Consiste na visualização das “Hqtrônicas” controladas por barras de rolagens verticais e horizontais, ou ainda como forma de exploração na qual o leitor utiliza recursos de zoom imergindo no interior dos quadrinhos.

• Narrativa Multilinear – Múltiplas opções de narrativas geradas pela disponibilidade de hiperlinks clicáveis formando uma teia de intersecções não hierárquicas que são acessados pelo navegador.

• Interatividade – Acontece não apenas no simples comando de avançar e retornar na narrativa, mas o leitor também pode acionar sons e animações de acordo com suas escolhas, descobrir hiperlinks que levem a caminhos paralelos ou a sites que possuem conteúdo referente ao da história, ou ainda contribuir para o desfecho da narrativa.

Serra (2009) explica que as HQ digitais podem ser muito proveitosas para o trabalho dos educadores pelas seguintes razões:

possibilita ao educando, além da inclusão digital, o desenvolvimento de diversas habilidades, tais como, coerência e coesão, capacidade de síntese e

objetividade, uso de diferentes linguagens, estética, criatividade, inter- relacionamento entre conceitos, idéias e pensamentos, transmissão de informações, entendimento e ampliação de conceitos, etc. Tanto a informática como os quadrinhos são mídias facilmente assimiladas pelos alunos de maneira espontânea, longe da obrigação ou consciência de serem instrumentos eficazes de aprendizagem.

Bim (2001) acrescenta que o trabalho com HQ digitais pode ser produtivo para os educadores, pois "os desenhos [das histórias em quadrinhos] revelam situações concretas que vão estruturando, mais solidamente, as configurações mentais, que muito ganham em precisão, fidelidade e correção."

Segundo Lira (2003), essa forma hipertextual de histórias em quadrinhos, a HQ digital, possibilita uma leitura inovadora na medida em que o leitor pode definir a sequência em que ela ocorre. Pode integrar quadrinhos, navegação e jogo. O leitor também pode atuar como ator ou mesmo autor a partir das diversas possibilidades de narrativas geradas desta integração.

Inicialmente, segundo Bim (2001), os educadores elaboraram HQ digitais com seus alunos por meio de softwares próprios para elaboração das mesmas como Quadrinhos da

Turma da Mônica e HagaQue ou editores de imagens como o Paint e editores de

apresentação como Powerpoint.

Atualmente, existem sites para elaboração de HQ digitais online como por exemplo:

• Pixton – Site que oferece ferramentas de criação HQ digitais, inclusive existe um espaço para HQ digitais online educativas, bastando um cadastro para o uso: http://www.pixton.com/br/;

• Stripcreator – Site que oferece ferramentas de criação HQ digitais, bastando um cadastro para o uso, mas as ferramentas estão todas escritas em inglês: http://www.stripcreator.com/make.php;

• Makebeliefscomix – Site que oferece ferramentas de criação HQ digitais online, bastando um cadastro para o uso, mas as ferramentas estão todas escritas em

inglês, embora sejam bem atraentes, possui muitos personagens, cenários, balões, dentre outras: http://www.makebeliefscomix.com/Comix/;

• Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônica – Site que oferece ferramentas de construção de HQ digitais online com personagens e cenários com a Turma da Mônica: de http://www.maquinadequadrinhos.com.br/Intro.aspx.

Nesta pesquisa utilizamos o site Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônica44, que

é um site que disponibiliza algumas ferramentas para construção de uma HQ digital com personagens da Turma da Mônica. Possibilita também a disponibillização de um link para publicação da HQ digital produzida. É um site todo escrito em português que facilita o uso da ferramenta pelos alunos.

44 O portal www.maquinadequadrinhos.com.br é o primeiro editor online de histórias em quadrinhos do Brasil, no qual fãs de todas as idades poderão criar suas próprias histórias, usando personagens, cenários, objetos e balões do universo da Turma da Mônica. As histórias serão lidas e votadas por todos os visitantes do portal e as melhores poderão até ser publicadas nas revistas da Turminha. Para criar suas histórias, não é preciso pagar nada: um pacote de imagens gratuito está sempre disponível para todos os participantes cadastrados. E para ler e votar nas histórias do portal, não há necessidade nem de cadastro! O participante poderá também ser Assinante Mensal, Semestral ou Anual do portal Máquina de Quadrinhos. A Assinatura Mensal disponibiliza o acesso a todo o conteúdo do portal por 30 dias. A Assinatura Semestral garante ao usuário o acesso ao mesmo conteúdo da Assinatura Mensal, porém, por um prazo de 180 dias. Já na Assinatura Anual, além do acesso a todo conteúdo por 12 meses, o assinante também terá direito a pacotes com imagens exclusivas. Informação disponível no site http://www.maquinadequadrinhos.com.br/Tutorial/Tutorial_01.aspx

Capítulo 6 – Procedimentos de elaboração do blog e uso do mesmo

pelos alunos

Neste capítulo serão descritos os procedimentos de elaboração do blog e uso do mesmo pelos alunos. A criação deste capítulo foi feita para mostrar todo o processo de construção do blog e como os alunos o utilizou. Foi necessário demonstrar esses procedimentos para compreender as discussões que serão realizadas no capítulo seguinte.