• Nenhum resultado encontrado

Capítulo II – Flávio Gonçalves a vida e a obra 61

5. O historiador da Arte e a sua terra natal 88

5.3. O Boletim Cultural Póvoa de Varzim 94

O nascimento do Boletim Cultural Póvoa de Varzim situa-se em 1958. O seu primeiro coordenador, Fernando Barbosa, com funções de vereador e presidente da Comissão de Turismo, criou esse Boletim, editado pela Câmara Municipal. Constituiu-se

287 GONÇALVES, Flávio – [artigo] Os retábulos de talha da Igreja Matriz da Póvoa de Varzim. Póvoa de

Varzim 1965 fevereiro 12. Trabalho sobre esta igreja dedicado “Ao meu querido amigo João Francisco Marques”. [Manuscrita] 1965. 32 f. Autógrafo. Acessível na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, Póvoa de Varzim, Portugal. Cota BMRP-EFG 7.147, p. 9.

288 GONÇALVES, Flávio – [artigo] Os retábulos de talha da Igreja Matriz da Póvoa de Varzim. Póvoa de

Varzim 1965 fevereiro 12. Trabalho sobre esta igreja dedicado “Ao meu querido amigo João Francisco Marques”. [Manuscrita] 1965. 32 f. Autógrafo. Acessível na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, Póvoa de Varzim, Portugal. Cota BMRP-EFG 7.147, p. 13.

289 GONÇALVES, Flávio – «José da Mota Manso e o douramento e pintura da talha da matriz da Póvoa de

como o órgão da edilidade que aglutinaria todos os estudos feitos ou a fazer sobre o concelho. Em 1958 são editados dois números e novamente outros dois, no ano seguinte.

Flávio Gonçalves movimentava-se bem na esfera de influência da sua vila e em janeiro de 1964 foi formalmente convidado a assumir a direção do Boletim Cultural. Por morte de Fernando Barbosa a revista camarária viu-se forçada a interromper a sua publicação mas, em 11 janeiro de 1964 a Câmara Municipal nomeou Flávio Gonçalves para diretor da revista290.

Em 20 de janeiro seguinte o historiador responde afirmativamente. Nessa resposta diz estar já a organizar a elaboração do volume III291. Na realidade, em julho de 1964,

envia o novo Póvoa de Varzim, ao presidente da Autarquia. Feliz mas insatisfeito, Flávio Gonçalves gostaria de um Boletim com uma maior especialização dos «sucessos mais importantes que na actualidade se vão desenrolando na Póvoa de Varzim»292 prometendo fazer melhor no próximo.

Flávio Gonçalves colaborou desde o início do projeto editorial da sua terra de nascimento. No volume I de 1958, publicou o título Duas inscrições romanas do “Museu

Municipal”. A seguir, em 1959, publicou dois artigos, O Pelourinho e A Fortaleza de N.ª S.ª da Conceição. Prestativo e colaborante escrevera, em 1958, para o Diário Ilustrado,

uma notícia sobre a revista camarária da sua região, em artigo não assinado. Um boletim

cultural na Póvoa de Varzim era o título da notícia que promovia o surgir da nova

publicação cultural. O convite que lhe fora endereçado para dar continuidade ao projeto foi recebido da forma mais positiva.

O Boletim Cultural saiu durante vinte e um anos, sem qualquer interrupção, sob a sua direção. Em 1968 era já reconhecida a sua entrega voluntária ao projeto cultural que a Câmara da Póvoa de Varzim iniciara há dez anos.

As críticas eram favoráveis, não apenas a nível local mas na imprensa nacional. Diria Selles Paes no Suplemento Cultural do Diário da Manhã:

«Mas o que mais importa e melhor caracteriza esta excelente publicação é a rigorosa malha selectiva, o aperto da fieira […]. a revista, boletim lhe

290 POVOA DE VARZIM. Câmara Municipal. Lauro de Barros Lima – [Carta] Rf.ª Z-5 Póvoa de Varzim 1964 jan. 11. [a] Flávio Gonçalves [Dactiloscrito] 1963. 1 f. Nomeado diretor do Boletim Cultural.

Acessível na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, Póvoa de Varzim, Portugal. Cota BMRP-EFG 7.112.

291 GONÇALVES, Flávio – [Carta] 1964 jan. 20. Póvoa de Varzim [a] Presidente da Câmara da Póvoa de

Varzim [Dactiloscrita].1964. 1 f. Acessível na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, Póvoa de Varzim, Portugal. Cota BMRP-EFG 7.113.

292 GONÇALVES, Flávio – [Carta] 1964 julho 29. Póvoa de Varzim [a] Presidente da Câmara da Póvoa de

Varzim [Dactiloscrita].1964. 1 f. Acessível na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, Póvoa de Varzim, Portugal. Cota BMRP-EFG 7.115.

chamam, da qual referimos como exemplo só alguns dos trabalhos, nem caracteriza grupos, nem tem predilecções, nem se encerra, como tantas, ou no campo da História ou nos âmbitos da etnografia [...] Com a noção perfeita da importância nacional que possuem as coisas locais - e são estas que a formam e lhe dão vida - a Câmara […] não só dá noção perfeita das suas responsabilidades como um exemplo de interesse pelos problemas da educação e da cultura»293.

A partir de 1964, debaixo da sua coordenação, publicou os títulos Palavras de

Abertura; Fernando Barbosa historiador poveiro; Da Forca da Póvoa de Varzim, da Rua dos Fiéis de Deus, e do mais que adiante se verá…; Santos Graça e a nossa moderna Literatura Marítima; Um Templo desaparecido: a antiga Igreja Matriz (depois Igreja da Misericórdia); A Cividade de Terroso. No ano de 1965 o título Rocha Peixoto. Nas vésperas do centenário do seu nascimento. Em 1966 Prefácio. Em 1967 Exposição Bio- Bibliográfica de Rocha Peixoto realizada na Póvoa de Varzim...; Os Pescadores poveiros em Angola e Moçambique. No ano de 1968 Para a História das comemorações do I Centenário do nascimento de Rocha Peixoto. No ano de 1969 A “Questão Académica” provocada em 1889 por Rocha Peixoto. Em 1973 A Carta de couto concedida por D. Afonso Henriques à freguesia da Estela (Póvoa de Varzim). Em 1976 Bibliografia de Rocha Peixoto. No ano de 1978 Recordações a propósito dos setenta e cinco anos de “O Comércio da Póvoa de Varzim”. Em 1981 [Introdução] e em 1982 [Prefácio]. Em 1984 Prefácio. No ano de 1987 Três cartas inéditas de Santos Graça294.

Já com a nova direção de Manuel Amorim saiu, postumamente, o seu último trabalho Documentos avulsos sobre a Póvoa de Varzim no Século XVIII entre os anos de 1990 e 2000. Trata-se de um conjunto de investigações feitas pelo autor contendo cópias de documentos encontrados no Arquivo Distrital do Porto, sobre a Póvoa de Varzim. Deixou um Índice de assuntos e uma nota:

«Por favor publiquem estes documentos por mim reunidos. Podem sair no Boletim cultural ou em edição paga pela Câmara ou Sopete. Trate do assunto o Padre João, ou se este não puder, o Coronel Martins da Costa ou o Manuel Ferreira Lopes ou o Padre Manuel Amorim»295.

293 SELLES PAES – «Boletim Cultural da Póvoa de Varzim». Diário da Manhã. Lisboa, ano 2, n.º 85 (7

abril 1966) p. 8.

294 Confere APÊNDICE A e APÊNDICE B.

295 Caixa contendo documentos sobre a Póvoa: «Por favor publiquem estes documentos por mim reunidos.

Podem sair no Boletim cultural ou em edição paga pela Câmara ou Sopete. Trate do assunto o Padre João, ou se este não puder, o Coronel Martins da Costa ou o Manuel Ferreira Lopes ou o Padre Manuel Amorim». PÓVOA DE VARZIM. Biblioteca Municipal Rocha Peixoto. Manuel José Ferreira Lopes – [Carta] de 19