• Nenhum resultado encontrado

2. As Acções

2.5 Cálculo de preços

Cálculo do Valor Patrimonial Líquido por Acção

(A) Salvo indicação em contrário que conste do "Anexo III – Características dos Subfundos", o Valor Patrimonial Líquido por Acção de cada Classe de Acções será calculado em cada Dia de Avaliação, na moeda da Classe de Acções em causa. Esse valor será calculado dividindo-se o Valor Patrimonial Líquido atribuível a cada Classe de Acções, que corresponde ao valor do activo menos o passivo, pelo número de Acções emitidas dessa Classe de Acções. O total será arredondado para as duas casas decimais imediatamente a seguir (três no caso do JPMorgan Funds – Sterling Bond Fund, JPMorgan Funds – EU Government Bond Fund, JPMorgan Funds – US Short Duration Bond Fund, JPMorgan Funds – Europe High Yield Bond Fund e JPMorgan Funds – Europe High Yield Short Duration Bond Fund).

(B) A Sociedade Gestora reserva-se o direito de permitir que os preços sejam calculados mais do que uma vez por dia ou de, por qualquer outro modo, alterar os termos de transacção, com carácter temporário ou definitivo, por exemplo, se considerar que uma alteração substancial do valor de mercado dos investimentos num ou em mais Subfundos o justifique, ou se houver uma subscrição em espécie e a Sociedade Gestora considerar que é do interesse dos Accionistas avaliar separadamente essa subscrição. O Prospecto será revisto na sequência de uma eventual alteração definitiva, e os Accionistas serão devidamente informados.

(C) Na avaliação dos activos totais aplicar-se-ão as seguintes regras:

(i) O valor dos títulos e/ou instrumentos financeiros derivados é determinado com base no último preço cotado na respectiva Bolsa de Valores ou mercado de balcão (OTC) ou qualquer outro Mercado Regulamentado em que estes títulos sejam transaccionados ou admitidos à negociação. Se esses títulos forem cotados ou

32

transaccionados em mais de uma Bolsa de Valores ou Mercado Regulamentado, a Sociedade Gestora, ou qualquer outro agente por si nomeado para o efeito, poderá, se assim o entender, escolher as Bolsas de Valores ou Mercados Regulamentados onde esses títulos serão preferencialmente transaccionados para calcular o valor aplicável. Se um título não for transaccionado ou admitido à negociação numa Bolsa de Valores ou Mercado Regulamentado ou, no caso de os títulos transaccionados ou admitidos à negociação dessa forma, se o último preço cotado não reflectir o seu valor verdadeiro, a Sociedade Gestora ou qualquer agente nomeado para o efeito procederá à avaliação com base no preço de venda estimado, que será determinado com prudência e boa-fé.

(ii) Os instrumentos financeiros derivados não cotados numa Bolsa de Valores oficial ou negociados em outro mercado organizado terão uma avaliação diária credível e verificável e de acordo com os preços de mercado.

(iii) As Unidades de Participação ou Acções de OIC e/ou OICVM abertos serão avaliados com base no último Valor Patrimonial Líquido, de acordo com os relatórios desses organismos.

(iv) O numerário, as letras pagáveis à vista e outras contas a receber, e as despesas pagas antecipadamente, serão avaliados com base no seu valor nominal, salvo nos casos em que não se considere provável a obtenção desse valor nominal.

(v) Qualquer activo ou passivo denominado numa moeda que não seja a moeda de denominação do respectivo Subfundo será avaliado com base na respectiva taxa spot cotada num banco ou noutra instituição financeira competente.

(vi) Qualquer activo ou passivo que não possa ser considerado como imputável a um determinado Subfundo será distribuído de forma proporcional pelo Valor Patrimonial Líquido de cada Subfundo. Todos os passivos imputáveis a um determinado Subfundo apenas vincularão esse Fundo. Cada Subfundo será considerado como uma entidade distinta para efeito das relações entre Accionistas.

(vii) Os swaps são avaliados ao justo valor com base nos títulos subjacentes (no fecho do dia ou intraday) bem como nas características dos compromissos subjacentes; (viii) Os activos líquidos e os instrumentos do mercado monetário podem ser avaliados ao

seu valor nominal acrescido de eventuais juros, ou com base num método do custo amortizado. Todos os outros activos, quando a prática o permitir, poderão ser avaliados do mesmo modo.

O valor dos activos denominados numa moeda diferente da moeda de referência de um Subfundo deve ser determinado tendo em conta a taxa de câmbio prevalecente à data da determinação do Valor Patrimonial Líquido.

Nos termos da Circular 02/77 da CSSF, periodicamente alterada, a Sociedade Gestora implementou, visando a protecção dos investidores, um procedimento para a correcção dos erros de cálculo do valor patrimonial líquido. Ocorrerá um erro de cálculo do valor patrimonial líquido relevante se o cálculo do valor patrimonial líquido tiver resultado de um Valor Patrimonial Líquido por acção sobrestimado ou subestimado, no limiar ou superior ao seguinte limiar de materialidade:

(A) para Subfundos que invistam em instrumentos do mercado monetário e/ou em caixa e equivalentes de caixa, o limiar de materialidade é de 0,25% do valor patrimonial líquido; (B) para Subfundos que invistam em títulos de dívida e/ou em instrumentos de dívida similares, o

limiar de materialidade é de 0,50% do valor patrimonial líquido, excluindo determinados Subfundos enumerados a seguir, que têm um limiar de 0,25% do valor patrimonial líquido; (i) JPMorgan Funds – Europe High Yield Short Duration Bond Fund

(ii) JPMorgan Funds – Euro Government Short Duration Bond Fund (iii) JPMorgan Funds – Euro Short Duration Bond Fund

(v) JPMorgan Funds – Global Short Duration Bond Fund (vi) JPMorgan Funds – Managed Reserves Fund

(vii) JPMorgan Funds – Sterling Managed Reserves Fund (viii) JPMorgan Funds – US Short Duration Bond Fund

(C) para Subfundos que invistam em acções e/ou activos financeiros (exceptuando os referidos anteriormente), o limiar de materialidade é de 0,50% do valor patrimonial líquido;

(D) para Subfundos que sigam uma política de investimento mista ou equilibrada, o limiar de materialidade é de 0,50% do valor patrimonial líquido.

Seriam exigidas as necessárias medidas correctivas e compensatórias a ser efectuadas pela Sociedade Gestora.

Ajustamentos de "Swing Pricing"

Um Subfundo pode sofrer uma diluição do Valor Patrimonial Líquido por Acção devido à compra ou venda de Acções num Subfundo, por parte de investidores, a um preço que não reflicta os custos de negociação nem outros custos que surgem quando as transacções de títulos são levadas a cabo pelo Gestor de Investimentos para proporcionar entradas ou saídas de dinheiro.

De forma a contrariar este impacto, pode ser adoptado um mecanismo de "swing pricing" para proteger os interesses dos Accionistas do Fundo. Se, em qualquer Dia de Avaliação, as transacções líquidas agregadas em Acções de um Subfundo excederem um limite pré-determinado, conforme periodicamente determinado e revisto para cada Subfundo pela Sociedade Gestora, o Valor Patrimonial Líquido por Acção pode ser ajustado para cima ou para baixo de modo a reflectir, respectivamente, os fluxos líquidos de entrada e os fluxos líquidos de saída. Os fluxos líquidos de entrada e os fluxos líquidos de saída serão determinados pela Sociedade Gestora com base na última informação disponível no momento do cálculo do Valor Patrimonial Líquido por Acção. O mecanismo de "swing pricing" pode ser aplicado em todos os Subfundos com excepção do JPMorgan Funds – Highbridge Europe STEEP Fund, do JPMorgan Funds – Highbridge US STEEP Fund, do JPMorgan Funds – Global Multi Asset Portfolios Fund, do JPMorgan Funds – Global Multi Strategy Income Fund e dos Subfundos do mercado monetário. A medida do ajustamento do preço será fixada pela Sociedade Gestora de modo a reflectir os custos de negociação e outros custos. Esse ajustamento pode variar de Subfundo para Subfundo e não ultrapassará 2% do Valor Patrimonial Líquido por Acção original. O ajustamento do preço aplicável a um determinado Subfundo será disponibilizado mediante pedido dirigido à sede social da Sociedade Gestora.

Do mesmo modo, para proteger os interesses dos Accionistas de um subfundo que esteja a ser objecto de fusão, a Sociedade Gestora poderá ajustar o Valor Patrimonial Líquido final por Acção do Subfundo a incorporar, ou efectuar outros ajustamentos que considerar necessários com vista a neutralizar o impacto, no Subfundo a incorporar, de um eventual ajustamento de preços efectuado através do mecanismo conhecido como swing pricing no Subfundo incorporante em consequência de entradas ou saídas de dinheiro no Subfundo receptor na data da fusão.

A Sociedade Gestora poderá considerar inadequada a aplicação do ajustamento de "swing pricing" ao Valor Patrimonial Líquido por Acção de um Subfundo quando esteja a tentar atrair a entrada de fundos, até que o Subfundo atinja uma certa dimensão. Se for tomada uma decisão em relação a um Subfundo, a Sociedade Gestora irá suportar os custos de negociação e outros custos decorrentes da transacção de títulos para evitar a diluição do valor patrimonial líquido do Subfundo. Nesta situação, as subscrições e resgates por parte dos Accionistas serão efetuados com base no valor patrimonial líquido, que não teria sido ajustado para cima, como seria o caso se o mecanismo de ajustamento do "swing pricing" tivesse sido aplicado.

Poderá obter mais informações sobre a aplicação do mecanismo de "swing pricing" no sítio Web www.jpmorganassetmanagement.lu ou contactando a Sociedade Gestora. Os Accionistas serão notificados através do mesmo sítio Web desses Subfundos aos quais a Sociedade Gestora decidiu não aplicar o ajustamento "swing pricing" ao Valor Patrimonial Líquido por Acção.

34

Avaliação dos títulos subjacentes ao Preço de Compra ou de Oferta

A Sociedade Gestora pode considerar ser do interesse dos Accionistas (ou potenciais Accionistas) avaliar os títulos, quer ao seu preço de compra, quer ao de oferta, tendo em conta as condições prevalecentes no mercado e/ou o nível de subscrições ou reembolsos relativamente à dimensão do Subfundo. O valor patrimonial líquido também pode ser ajustado por um montante que represente uma provisão adequada para encargos de negociação que possam vir a ser suportados por um Subfundo, desde que esse valor nunca exceda 1% do Valor Patrimonial Líquido do Subfundo nesse momento. Nestas circunstâncias, o mecanismo de "swing pricing" não seria aplicado ao valor patrimonial líquido.

Princípios de avaliação alternativos

A Sociedade Gestora, em circunstâncias em que os interesses dos Accionistas ou do Fundo o justifiquem, poderá tomar as medidas que considerar necessárias, tais como a aplicação de outros princípios adequados de avaliação a alguns ou a todos os activos dos Subfundos e/ou activos de uma dada Classe, se os referidos métodos de avaliação se revelarem inadequados ou impossíveis. Em alternativa, a Sociedade Gestora poderá, em circunstâncias semelhantes, ajustar o Valor Patrimonial Líquido por Acção de um Subfundo antes da sua publicação, de modo a reflectir aquele que se pensa ser o justo valor da carteira no momento da avaliação. Se for realizado um ajustamento, este será aplicado de forma consistente a todas as Classes de Acções de um mesmo Subfundo.

Publicação de preços

O Valor Patrimonial Líquido por Ação de cada Classe de Ações e os respetivos Preços de Compra e de Venda estão disponíveis na sede do Fundo e, com exceção das Classes de Ações P, no site www.jpmorganassetmanagement.com.

Cálculo do Preço de Compra e de Oferta

(A) O Preço de Oferta por Acção de cada Classe de Acções é calculado somando um encargo de subscrição, se aplicável, ao Valor Patrimonial Líquido por Acção. O encargo de subscrição será calculado como uma percentagem do Valor Patrimonial Líquido por Acção, não ultrapassando os limites descritos no "Anexo III – Características dos Subfundos".

(B) O Preço de Compra por Acção de cada Classe de Acções será calculado deduzindo um encargo de resgate, se aplicável, ao Valor Patrimonial Líquido por Acção. O encargo de resgate será calculado como uma percentagem do Valor Patrimonial Líquido por Acção, não ultrapassando os limites descritos no "Anexo III – Características dos Subfundos".

Para efeitos de publicação, os Preços de Compra e os Preços de Oferta serão arredondados para o mesmo número de casas decimais do Valor Patrimonial Líquido por Acção do Subfundo em causa.

Documentos relacionados