• Nenhum resultado encontrado

Vistas Largas sobre o Concelho – Caderno Síntese

10. CADERNO SÍNTESE

10.1.ENQUADRAMENTO TERRITORIAL

O Concelho de Vila Velha de Ródão, localizado na zona centro do território Português, mais especificamente na Beira Interior Sul, segundo o Instituto Geográfico Português, possui uma área total de 329,9 km

Concelho, com 329,9 km2, integrado na Região da Beira Interior Sul e no Distrito de Castelo Branco. 2 e um perímetro de 115 km2. O comprimento máximo do concelho, quer no sentido Norte-Sul, quer no sentido Este-Oeste, é de 29 km, registando a altura máxima nos 566 m e a altitude mínima nos 50 m.

Este concelho situa-se a sul do Distrito de Castelo Branco e entre o rio Tejo e o seu afluente Ocresa. Como municípios vizinhos encontram-se, para além de Castelo Branco que fica a 28 km de distância, Idanha-a-Nova, Penamacor, Proença-a-Nova, Mação, Cedillo (Espanha) e Nisa.

O concelho de Vila Velha de Ródão é constituído por quatro freguesias – Vila Velha de Ródão, Sarnadas de Ródão, Fratel e Perais – e por uma vila, a qual corresponde à sede de concelho, possuindo ainda um total de 41 lugares.

4 freguesias e 41 lugares

De acordo com os censos de 2001, a população residente no concelho era de 4.098 habitantes, dos quais 65 residiam em lugares isolados. Relativamente à distribuição da população residente por freguesia, Vila Velha de Ródão é a mais populosa, seguindo-se Fratel, Sarnadas de Ródão e Perais. No que respeita aos alojamentos familiares e aos edifícios existentes, ambos são mais numerosos nas freguesias onde o número de residentes é maior, ou seja, em Vila Velha de Ródão, seguindo-se Fratel, Sarnadas de Ródão e Perais.

4.098 residentes no concelho em 2001, com maior incidência na Freguesia de V. V. Ródão

A construção habitacional neste concelho é feita na horizontal, uma vez que a média em todas as freguesias é de um alojamento familiar por edifício. Por seu turno, a média de habitantes por alojamento remete para habitações escassamente ocupadas, dado que esta média varia entre 0,9 habitantes por alojamento em Fratel e 1,3 em Perais.

Predomínio de habitações horizontais (1 aloj/edifício)

Estes dados deixam antever, por um lado, o peso dos agregados constituídos por uma única pessoa (relembre-se a estrutura envelhecida da população) e, por outro, um peso significativo de habitações desocupadas.

Relativamente ao ordenamento do território, de acordo com os usos do solo identificados no Plano Municipal de Ordenamento do Território (PMOT), 491,8 ha são de uso urbano, 80,8 ha são ocupados por equipamentos e parques urbanos, 55,3 ha são de uso industrial e 4,5 ha de uso turístico. Existem ainda como servidões e restrições, 1.385,5 ha de Reserva Agrícola Nacional e 11.281,6 ha de Reserva Ecológica Nacional. Em coerência, pode dizer-se que o concelho tem alguma riqueza e diversidade em termos de fauna e de flora.

Predomínio do território definido como Reserva Ecológica

Como instrumento de ordenamento do território, Vila Velha de Ródão possui um Plano Director Municipal, que data de 1994 e que se encontra em processo de revisão.

No que concerne às acessibilidades neste concelho, constituem-se como os principais acessos a A23 que atravessa o concelho e estabelece ligação entre a A1 e Vilar Formoso, o IP2, o IC8 que faz entre a Figueira da Foz e Castelo Branco, a EN18 que liga Vila Velha de Ródão a Nisa e a linha-férrea da Beira Baixa.

Auto-Estradas, Vias Rápidas, Estradas Nacionais e Ligações Férreas

No que toca a transportes públicos que servem o concelho, destacam-se os meios ferroviários (Intercidades e Regional) e os rodoviários (Rodoviária da Beira Interior, S.A). Durante o período escolar circulam mais carreiras do que no período não escolar. A par destas carreiras, a Câmara Municipal coloca à disposição dos munícipes transportes especiais que circulam, ao longo do ano, em dias alternados, pelas várias localidades do concelho, principalmente durante o Verão, dada a insuficiência de carreiras neste período.

Transportes Ferroviários e Rodoviários

Neste contexto, acrescente-se ainda que, apesar de se constituir num concelho interiorizado, com características inerentes a territórios desertificados, Vila Velha de Ródão encontra-se bem servida em termos de vias de acesso.

10.2.DINÂMICAS DEMOGRAFIAS E FAMILIARES

Analisando o período temporal compreendido entre 1864 e 2001, é possível identificar dois períodos distintos no que concerne à evolução da população concelhia. Entre 1864 a 1950 observou-se um acentuado crescimento populacional, situação que se inverteu a partir da década de 50.

Crescimento populacional até 1950. Decréscimo a partir de então.

Desde então a população residente tem vindo a diminuir acentuadamente, assumindo, no recenseamento de 2001, um valor mais baixo do que em 1864. Esta tendência para a diminuição da população residente é transversal a todas as freguesias do concelho, sendo que a maior descida da população ocorre entre 1991 e 2001, com um decréscimo de 17,4%.

Decréscimo populacional transversal a todas as freguesias

No que concerne à distribuição da população residente segundo o sexo no Concelho de Vila Velha de Ródão e nas respectivas freguesias, constata-se a superioridade percentual das mulheres residentes relativamente à percentagem de homens.

Mais mulheres que homens, nas 4 freguesias

Verifica-se um decréscimo de população em todos os grupos etários, com excepção do grupo etário correspondente à população com 65 e mais anos, entre 1991 e 2001. É possível referir ainda que o decréscimo populacional mais expressivo situa-se no escalão etário dos 0 aos 14 anos, sendo essa redução de 43%. 1991-2001: Decréscimo populacional global, com excepção dos que possuem 65 ou mais anos

Não obstante, para além da referida tendência para a redução na natalidade, pode verificar-se uma acentuada perda de efectivos populacionais, ao comparar-se os valores indicados para a faixa etária dos 0 aos 14 anos em 1991 com os apresentados na faixa dos 15 aos 24 anos em 2001.

Trata-se, de facto, de um movimento de tendência negativa de um mesmo grupo populacional, ao longo de um período de dez anos. Em termos percentuais, no escalão dos 65 e mais anos encontra-se metade da população concelhia, e somente 13% dos residentes tem entre 0 e 24 anos.

Mais de metade da população concelhia com 65 ou mais anos

É possível ainda referir que existem mais mulheres do que homens em todos os escalões etários, exceptuando o dos 25 aos 64 anos, e que a diferença entre o número de residentes de ambos os sexos é mais expressiva a partir dos 65 anos.

Em Vila Velha de Ródão o índice de envelhecimento é de 536,1, valor muito superior ao registado para o Continente português (111,2) e para a região centro (138,2). No concelho, apenas um quarto da população idosa consegue gerir o seu quotidiano de forma autónoma e independente, o que é ilustrativo do número bastante elevado de residentes com 75 e mais anos.

V. V. Ródão com índice de envelhecimento de 536,1 (só maior que Idanha-a-Nova)

Assim, é possível constatar que, até 2001, o crescimento natural foi negativo em todas as freguesias do Concelho de Vila Velha de Ródão. Do referido ano para 2004, o crescimento natural subiu ligeiramente, não obstante o saldo entre nascimentos e óbitos continuar a apresentar um valor marcadamente negativo.

Crescimento natural negativo

O reduzido número de nascimentos, fruto da reduzida percentagem de mulheres residentes neste concelho em idade fértil e de uma generalizada tendência para o decréscimo da natalidade, traduz-se na taxa de fecundidade geral mais baixa dos concelhos pertencentes à zona geográfica da Beira Interior Sul (25,6%).

Tx de Fecundidade mais baixa que nas outras regiões

Pode referir-se que a percentagem de estrangeiros que solicitam o estatuto de residente por habitante é ínfima (0,08%), traduzindo-se em três estrangeiros (um homem e duas mulheres).

Numa análise à unidade familiar, observou-se que, no Concelho de Vila Velha de Ródão, residem 1.722 famílias clássicas e 5 famílias institucionais. A maioria de famílias clássicas, residentes no referido concelho, é constituída por um núcleo familiar e, predominantemente, por duas pessoas.

Famílias constituídas sobretudo por 1 núcleo, traduzido em 2 pessoas

Em síntese, quanto às dinâmicas demográficas e familiares, pode afirmar-se que o Concelho de Vila Velha de Ródão ressente-se dos principais problemas de recessão populacional presentes a nível nacional, cruzando características específicas da sua interioridade com aspectos que podem designar-se de “tradicionalistas” no comportamento da população.

Problema de recessão populacional, presente a nível nacional

Assim, regista-se um acentuado decréscimo da população, o que coloca o concelho numa das situações mais recessivas no âmbito da zona geográfica a que pertence – Beira Interior Sul.

Quanto à constituição familiar, constata-se que a maioria das famílias se constitui por via do casamento, sendo este fundamentalmente católico, e que a sua dissolução se faz, na generalidade das situações, por morte de um dos cônjuges.

Constata-se, por fim, que a tipologia familiar predominante é a nuclear, sendo a maior parte das famílias do concelho constituídas por duas pessoas, o que é concordante com o cenário de envelhecimento e desertificação.

10.3.HABITAÇÃO

No que concerne às especificidades do parque habitacional, no Concelho de Vila Velha de Ródão, em 2004, foram contabilizados 3.513 edifícios de habitação familiar clássica. Este número é resultado de um aumento de 4,6% (162) edifícios, que se verificou entre 2001 e 2004. Esta taxa de variação em Vila Velha de Ródão é superior à do Continente (a qual corresponde a 4,2%) e a mais elevada de toda a região da Beira Interior Sul, na qual se inscreve. É, no entanto, de referir que a maior parte dos alojamentos foram construídos entre 1971 e 1980.

Em 2004 contabilizaram

-se 3.513

Do total de alojamentos existentes no concelho, a esmagadora maioria refere-se a alojamentos familiares clássicos (percentagem esta que varia entre os 97,3% em Sarnadas de Ródão e os 99,5% em Perais), sendo de 0,7% a proporção de alojamentos colectivos existentes no concelho.

Destaque para os alojamentos familiares clássicos

Relativamente a alojamentos familiares clássicos, estes são, em número, pouco superior aos edifícios existentes, o que indica uma predominância de construções horizontais. Na verdade, existe apenas um total de 7 edifícios (residenciais e não residenciais) com três ou mais alojamentos e os edifícios com dois alojamentos perfazem um total de 82.

Predomínio de habitações horizontais

Relativamente à forma de ocupação dos alojamentos clássicos em Vila Velha de Ródão, segundo o último recenseamento geral da população, 88% estavam ocupados e 12% vagos. No que concerne aos ocupados, a maioria – 55,4% – são de residência habitual e 44,6% de alojamentos de uso sazonal ou secundário. Quanto aos que estão vagos, 17,7% estão para demolição, 11,5% para venda, 2,7% para aluguer e a maioria (68,1%) enquadram-se noutras situações que não contemplam as já referidas.

Alojamentos: 88% ocupados, para 12% vagos

Pode afirmar-se que o concelho beneficia de boas condições de habitabilidade. Com efeito, a maioria dos edifícios não apresenta necessidade de reparação. Os que evidenciam mais necessidades de reparação são os construídos

Reparações, sobretudo ao nível da cobertura e dos construídos antes de 1960 principalmente até 1960, sendo estas pequenas reparações. No entanto, dos

que necessitam de reparações mais profundas, é ao nível da cobertura onde são evidenciadas as maiores necessidades (existindo 11% dos edifícios com grandes ou muito grandes necessidades de reparação). É ainda de salientar o reduzido número de edifícios que se encontram muito degradados.

Paralelamente, a maior parte das pessoas residentes usufruem de instalações eléctricas nos alojamentos que habitam, assim como de instalações de banho ou duche, embora se verifique um maior número de alojamentos sem este tipo de instalações em relação aos que não têm electricidade.

Ao nível das instalações sanitárias, a maior parte das pessoas possui retrete no alojamento com dispositivo de descarga ligado à Rede Pública de Esgotos, sendo no entanto ainda relevante o número de alojamentos com dispositivo de descarga ligado a sistemas particulares de esgotos. Persistem ainda algumas pessoas sem retrete nas habitações onde residem.

Relativamente a instalações de água canalizada, a maioria dos alojamentos possui essa instalação proveniente da Rede Pública, sendo pouco expressivo o número de alojamentos sem água canalizada no alojamento ou no edifício.

Em termos absolutos, apesar da maioria das habitações de residência habitual deterem as condições mínimas de habitabilidade, existem: 14 habitações (20 pessoas) sem electricidade; 214 habitações (366 pessoas) sem banho ou duche; 19 habitações (30 pessoas) sem água canalizada; e 79 habitações (131 pessoas) sem retrete.

Nº algo significativo de alojamentos sem condições

Remetendo a análise da habitação para os encargos dos residentes em Vila Velha de Ródão em relação aos alojamentos onde residem, pode começar por se referir que 93,5% das pessoas residem em alojamentos dos quais são proprietárias. Esta percentagem é a mais elevada de toda a Beira Interior Sul.

94% de residentes são proprietários 88% dos proprietários sem encargos na aquisição dos alojamentos Quanto aos encargos por compra, 88% dos ocupantes proprietários não

tiveram qualquer encargo com a aquisição do alojamento. No que respeita a alojamentos clássicos arrendados ocupados como residência habitual, existe um total de 70.

Quanto a escalões de encargos dos alojamentos clássicos de residência habitual, suportados pelos proprietários e pelos inquilinos, os escalões que correspondem a mais habitações referem-se àqueles em que o valor dos encargos é menor. Assim sendo, cerca de metade não ultrapassa os 150,00€ de despesas. Metade dos que têm encargos, com despesas inferiores a 150€

Contudo, as construções mais recentes já apresentam encargos mais elevados. De facto, considerando a evolução do valor dos encargos ao longo dos anos a que se referem as construções dos edifícios existentes, é de realçar que é a partir dos edifícios construídos em 1971 que se começa a notar um maior aumento do número de alojamentos com encargos mais elevados, até então, por exemplo, não existiam encargos entre os escalões dos 249.40€ a 399.03€ e dos 498.80€ aos 598.55€. Encargos mais elevados com habitações construídas a partir de 1971

O movimento imobiliário em Vila Velha de Ródão saldou-se, em 2002, em 175 prédios transaccionados, maioritariamente (91) rústicos, sendo os restantes prédios urbanos. No entanto, a maior quantia monetária das transacções recai sobre os prédios urbanos (1341 milhares de euros e 231 milhares de euros dos prédios rústicos). Mais transacções de prédios rústicos que urbanos

Quanto a licenças concedidas pela Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão em 2004, a maior parte recaiu sobre construções de novos edifícios de habitação familiar (28 no total, em que 14 foram concedidas para habitações de particulares). Foram concedidas ainda 26 licenças para ampliações, alterações e reconstruções de edifícios, dos quais 18 destinados a habitação familiar.

Licenças para ampliações, alterações, reconstruções e novas construções

Salienta-se, assim, que o Concelho de Vila Velha de Ródão tem vindo a apresentar um crescimento gradual do número de habitações desde 2001. Este crescimento tem vindo a ocorrer não obstante o panorama de forte retracção populacional que se vive no concelho, o que poderá ser parcialmente explicado pelo facto de um número muito significativo de habitações (44,6%) ser de utilização sazonal ou secundária.

Crescimento gradual do nº de habitações desde 2001

É, ainda, de salientar o bom estado geral de conservação do parque habitacional e o facto da maior parte dos residentes não ter encargos, ou ter encargos muito reduzidos com a habitação. Esta última situação reflecte, por

Bom estado geral de conservação do parque habitacional

um lado, o envelhecimento da população em causa e, por outro, as formas tradicionais de aquisição de habitação em zonas rurais, mais por recurso à auto-construção do que por recurso ao mercado imobiliário.

10.4.ECONOMIA

Vila Velha de Ródão possui uma zona industrial totalmente ocupada em que se encontram empresas de pequena e de média dimensão nas áreas da transformação, e outra zona industrial em fase de instalação de empresas.

Duas zonas industriais, em que uma está em fase de instalação de empresas

Este Concelho, porém, não se caracteriza por uma grande dinâmica empresarial. Do total de 403 empresas existentes no concelho, 138 inserem-se no Comércio por Grosso e a Retalho, 91 na Agricultura, Produção Animal, Caça, Silvicultura e Pesca, 46 na Construção, 44 nas Indústrias Transformadoras e 42 no Alojamento e Restauração.

V. V. Ródão – existem 403 empresas

Quanto ao número de sociedades, estas são em menor número do que as empresas. As sociedades predominantes são as da categoria do Comércio por Grosso e a Retalho e da Construção, emergindo aqui as Indústrias

Apesar da agricultura não ser a principal actividade económica do concelho, é uma actividade de relevo (representa 62,2% do total da população), uma vez que Vila Velha de Ródão ainda é um concelho marcadamente rural e em que, grande parte da população residente, complementa os rendimentos, provenientes de uma actividade económica principal, com alguma produção agrícola. Actividade Agrícola como complemento de rendimentos

Em termos de tipo de superfície agrícola por freguesia, em qualquer uma das quatro é a superfície agrícola utilizada (SAU) que detém o maior número de explorações. Em termos de hectares ocupados, a maior parte da superfície é ocupada em Vila Velha de Ródão e em Perais pela SAU, e em Fratel e Sarnadas de Ródão pelas matas e florestas sem cultivo sob-coberto.

Maioria das explorações utilizadas para “consumo próprio” É de referir que a esmagadora maioria das explorações agrícolas no concelho

são pequenas explorações para consumo próprio e que apenas uma minoria pouco significativa se destina a fins comerciais.

O ganho médio mensal da população do concelho situa-se nos 1060€. Este valor é menor no sector primário (401€) e mais elevado, com uma diferença superior a 1.000€, no sector secundário (1.459€). Saliente-se, contudo, que esta média torna-se mais expressiva devido ao sector secundário, uma vez que, considerando apenas os outros dois sectores, o ganho médio mensal passa para os 500€. Ganho médio mensal Homens com remunerações superiores às mulheres, sobretudo no sector secundário Quanto a diferenças salariais, os ordenados dos homens são sempre mais

elevados do que os das mulheres, sendo ao nível do sector secundário que essa diferença mais se faz notar, os homens ganham mensalmente em média 1.523€ e as mulheres 1.039€.

A situação perante o trabalho da população residente denota que o peso da população economicamente inactiva no total da população residente é bastante elevado, 63,6%, sendo apenas de 36,4 a percentagem de população economicamente activa. Também neste indicador se verifica que a taxa de inactividade é superior junto das mulheres (72,4%, enquanto que a dos homens é de 54%). 63,6% de residentes sem actividade económica, com destaque para o sexo feminino

Tendo presente o acentuado cenário de envelhecimento demográfico que existe em Vila Velha de Ródão e a percentagem de indivíduos maiores de 15 anos, economicamente dependentes do Estado (48,3%), verifica-se que o "grupo dos activos" que suportam, quer o peso dos seus ascendentes idosos, quer o encargo dos seus descendentes – crianças e jovens –, é reduzido, representando apenas 1/3 da população total.

Relativamente ao perfil da população economicamente activa, constata-se que a população empregada corresponde a 93,6% do total de residentes com actividade económica, e consequentemente, a população desempregada a 6,4%.

Da população com actividade económica, cerca de 94% está empregada Novamente, a percentagem da população empregada é mais elevada nos

homens (95,7%) do que nas mulheres (90,3%), ocorrendo o inverso com a população desempregada (4,3% nos homens e 9,7% nas mulheres).

Maioria de empregados trabalha por conta de outrem Relativamente à situação na profissão, a maior percentagem de população

empregada trabalha por conta de outrem (77,7%), sendo os empregadores aproximadamente 11% e 8% são trabalhadores por conta própria.

A distribuição da população residente empregada pelos grandes grupos de profissões segundo a Classificação Nacional das Profissões revela que os grupos com maior expressão junto dos residentes referem-se aos Trabalhadores não Qualificados, em seguida aos Operários, Artificies e Trabalhadores Similares, ao Pessoal dos Serviços e Vendedores e aos Operadores de Instalações e Máquinas e Trabalhadores de Montagem. Grupos de Profissões que se destacam no concelho: Trabalhadores não qualificados e operários

No que concerne às habilitações escolares dos residentes activos empregados, verifica-se que o maior contingente possui o 1º Ciclo (39,7%), seguindo-se, com valores mais distanciados os que completaram o 2º ciclo do ensino básico (17,1%) e os que fizeram o 3º Ciclo (16%).

Em síntese, apenas 1/3 dos habitantes de Vila Velha de Ródão empregados tem 9 ou mais anos de escolaridade e, por outro lado, metade da população residente empregada não possui mais que o 1º Ciclo.

Metade da população empregada não ultrapassa o 1º Ciclo

Em relação às habilitações por sexos, verifica-se que existe, em termos absolutos, um relativo predomínio generalizado por parte dos homens em qualquer grau de ensino, com excepção do Secundário e do Ensino Médio ou Superior, onde existe um maior peso por parte do sexo feminino, ou seja, um prenúncio de