• Nenhum resultado encontrado

Campanha e Investimento

No documento GESTÃO DE CAMPANHAS COM O GOOGLE ADWORDS (páginas 107-115)

Agora que entendemos os conceitos e formatos da publicidade de vídeo no YouTube, vamos fazer um anúncio e verificar como estas informações se traduzem dentro da ferramenta.

a) Objetivo de marketing e Configuração de Campanha

Conforme visto no capítulo anterior, para os anúncios em vídeo, você repete o mesmo processo. Você deve acessar a sua conta AdWords. Após o login em sua conta previamente criada, você deve selecionar o menu lateral “Campanhas”.

Fonte: Google (2018).

Figura 6 - Configuração da Campanha de Vídeo

Fonte: Google (2018).

Na sequência clique sobre o botão “+” e selecione “Nova campanha”. Na

tela seguinte, diferente do capítulo anterior, vamos selecionar o tipo de campanha “Vídeo”.

Gestão de Campanhas Com o Google AdWords

Figura 7 - Configuração da Campanha de Vídeo

Fonte: Google (2018).

Após a seleção do tipo de campanha você será questionado quando ao objetivo que deseja alcançar. É importante saber definir o objetivo de suas campanhas para poder determinar se ela teve sucesso ou não. Você encontrará a princípio dois tipos de meta:

• Consideração de produto e marca • Alcance e reconhecimento da marca

Figura 8 - Configuração da Campanha de Vídeo

Fonte: Google (2018).

Em nosso exemplo usaremos a meta de alcance e reconhecimento da marca. Este objetivo, diferente da consideração de produto e marca, busca alcançar o maior número de pessoas que ainda não conhecem nossa marca e podem ser potenciais clientes. Caso nosso objetivo fosse converter aqueles potenciais clientes que já conhecem ou demonstram interesse pela marca utilizaríamos a meta de consideração de produto e marca. Selecione a opção e clique em continuar.

Publicidade em Vídeo

Capítulo 3

Fonte: Google (2018).

Figura 9 - Configuração da Campanha de Vídeo

Aqui você poderá notar uma opção diferente: Redes.

Com esta opção você exibirá seus conteúdos antes do início dos vídeos disponíveis no YouTube ou durante a exibição destes (in-stream).

As opções de idioma poderão determinar que seus anúncios de vídeo sejam exibidos somente em canais que produzem conteúdos em determinada língua. Este tipo de configuração deve ser utilizada para evitar que seus anúncios sejam exibidos em canais que, apesar do conteúdo desejado, não utilizam o mesmo idioma que seus clientes.

Especialmente se sua campanha não estiver restrita aos limites territoriais de países. Apesar de parecer uma configuração usual, não é raro encontrar campanhas configuradas equivocadamente exibindo anúncios para pessoas de países que não dominam o idioma do anúncio.

Gestão de Campanhas Com o Google AdWords

Figura 10 - Configuração da Campanha de Vídeo

Fonte: Google (2018).

Nas configurações subsequentes notamos duas características interessantes: CPV nas estratégias de lance e exclusão de conteúdo.

Nossa estratégia de lance vai influenciar os formatos que poderemos utilizar. Segundo a indicação da própria ferramenta, utilizando a estratégia de CPV (ou Custo por Visualização) você pretende que o seu potencial cliente veja o conteúdo do seu vídeo, e você só paga quando esta ação ocorrer. Já quando a estratégia adotada for a de CPM, assim como visto anteriormente, seus anúncios serão exibidos para a maior número de pessoas possível, ainda que com uma mensagem menor (bumpers de até 6 segundos).

Assim como anteriormente você pode ter evitado algumas palavras-chave aqui você pode evitar que seu anúncio seja exibido com conteúdos que possam ser negativos para a sua imagem. Conhecido por ser um ambiente democrático, o YouTube possui vídeos dos mais variados temas. Alguns, inclusive, com opiniões muito controversas.

Ter a sua marca associada a um conteúdo que potencialmente pode gerar uma imagem negativa não é recomendado, portanto preste atenção à esta

Publicidade em Vídeo

Capítulo 3

Apesar de garantir segurança na hora de veicular seu anúncio, é possível que vídeos novos (que atingem seus picos de visualização nos seus primeiros dias) não sejam utilizados para veicular.

Grandes anunciantes abandonaram este formato por terem seus anúncios exibidos em vídeos com conteúdo racista, violento e indesejado por outros motivos. Usuários criaram, automaticamente, a associação da marca à opinião veiculada em vídeos do YouTube.

Após a debandada de grandes anunciantes o YouTube anunciou que removeria a monetização de vídeos que não seriam adequados à família e voltou seu foco ao conteúdo educacional.

Qual a sua opinião sobre este tipo de situação? Você já viu algum anúncio associado a um conteúdo polêmico?

Na sequência daremos seguimento à criação do grupo de anúncios. Você já deve conhecer as formas de segmentação utilizadas anteriormente, mas aqui a configuração de canal pode ser especialmente útil.

Anteriormente, na Rede de Display você verificou a possibilidade de exibir seu conteúdo em um site específico. Aqui, podemos exibir o seu anúncio em um canal ou vídeo específico.

Gestão de Campanhas Com o Google AdWords

Com essa funcionalidade é possível colocar como canal determinado influenciador digital de sua região, ou canal que faça demonstrações de produtos parecidos com o que você vende. As possibilidades, para quem conhece os maiores canais do YouTube, é enorme.

Selecionamos, para o nosso anúncio um canal bastante popular no Brasil que trata de culinária. Como o canal possui muitos inscritos e trata apenas do assunto culinária, podemos garantir que nosso vídeo será exibido para as pessoas certas.

Figura 12 - Configuração da Campanha de Vídeo

Fonte: Google (2018).

Caso seu direcionamento não seja específico para determinado canal, a estrutura de direcionamento de tópicos também pode ser utilizada. Assim, qualquer canal que esteja habilitado para receber anúncios de campanhas de vídeos no YouTube e que corresponda ao seu grupo de tópicos poderá receber seu anúncio.

Por último será necessário inserir seu vídeo. Ele deve estar hospedado no próprio YouTube e ter tamanhos compatíveis com o formato.

Publicidade em Vídeo

Capítulo 3

Lembre-se que os usuários querem ver o conteúdo do vídeo em que clicaram e o seu anúncio estará entre ele e esse objetivo. Você deve fisgar seu potencial cliente nos 5 segundos iniciais de seu vídeo.

Caso o usuário veja os 5 primeiros segundos e não tenha interesse em seu anúncio, será disponibilizado o botão “pular anúncio”. Você só será cobrando quando o usuário decidir ver seu anúncio clicando sobre sua miniatura. Portanto, quando o usuário pula seu anúncio você não será cobrado pela interação.

Atividade de Estudos:

1) Agora que você já conhece as melhores práticas para publicidade em vídeo, selecione para V ou F a opção que melhor corresponde a publicidade em vídeo:

( ) É importante usar as opções de direcionamento de público para segmentação da campanha para o público ideal da marca. ( ) Anúncios de alta qualidade farão um melhor trabalho

transmitindo a qualidade de seu produto.

( ) É importante passar a mensagem da campanha nos primeiros segundos do vídeo, pois podem instigar usuários que normalmente pulam o anúncio a continuar assistindo.

( ) Em anúncios de vídeo os “call to action” não são relevantes como na publicidade display pois em vídeo não garantem que os usuário irá acompanhar a mensagem.

Algumas Considerações

Um bom profissional do marketing sabe que passar a mensagem da marca pode requerer um esforço grande e muita criatividade. Como diz o ditado, uma imagem vale mais que mil palavras e um vídeo vale mais que muitas imagens.

Sabendo disso, neste capítulo, você aprendeu a exibir o seu conteúdo com música, imagens e emoção ao seu cliente. Aqui você pode entregar esta mensagem diretamente no canal que o seu cliente já frequenta.

Gestão de Campanhas Com o Google AdWords

Produzir um vídeo que consiga cativar rapidamente um cliente, como vimos que é necessário, é uma tarefa que depende de outras habilidades. Portanto, quando for preparar sua campanha com publicidade em vídeo, planeje, teste e faça uma crítica ao anúncio antes de rodar sua campanha. Alterações neste formato serão mais complicadas que os outros formatos.

Referências

FORUNE LORDS. YouTube Statistics - 2018. Forune Lords, 2018. Disponivel

em: <https://fortunelords.com/YouTube-statistics/>. Acesso em: 5 Março 2018. GOOGLE. Formatos de Publicidade do Youtube. Disponível em: https://support. google.com/youtube/answer/2467968?hl=pt-BR. Acesso em 05 de abril de 2018. THINK WITH GOOGLE. Youtube Insights, 2018. Disponível em: <https://www.

thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/YouTubeinsights/2017/introducao/>. Acesso em: 26 fev. 2018.

C

APÍTULO 4

No documento GESTÃO DE CAMPANHAS COM O GOOGLE ADWORDS (páginas 107-115)

Documentos relacionados