• Nenhum resultado encontrado

A organização onde foi realizado o estudo é uma instituição hospitalar situada na cidade de Porto Alegre e que exerce liderança no mercado onde atua, por sua diferenciação tecnológica, assistência médico-hospitalar de excelência e reconhecimento externo regional e internacional por Certificações de Qualidade.

2.1 UM POUCO DE HISTÓRIA

É um hospital com aproximadamente 80 anos de história.

Desde o século XIX, os imigrantes... e seus descendentes imaginavam a possibilidade de construir um hospital no Rio Grande do Sul, que lhes desse atendimento nas horas difíceis (TORRESINI, 2002, p.10).

No ano de 1912, por meio de duas entidades, a Liga da Sociedade e a Ordem Auxiliadora das Senhoras para o Estrangeiro, surge a força ao sonho dos estrangeiros em possuir em Porto Alegre um hospital onde:

... seus descendentes pudessem ser atendidos por médicos, auxiliares e enfermeiros que entendessem o idioma; onde a eficiência e a mania por limpeza se fizessem presentes, onde os evangélicos da colônia não sofressem qualquer tentativa de proselitismo por parte das irmãs católicas que atendiam em outros hospitais (TORRESINI, 2002, p.12).

Torresini (2002) relata que o sonho dos fundadores pretendia que, em Porto Alegre, houvesse um hospital com o mesmo padrão de qualidade dos hospitais europeus.

A ordem Auxiliadora funda, em 1909, a Casa Matriz de Diaconisas para preparar pessoal e profissionalmente moças que desejam atuar no exterior... a casa não possui todas as condições para o bom

preparo de enfermeiras e educadoras ... por esta razão transfere-se para a casa de Wittenberg, onde as irmãs encontram um hospital moderno, com 90 leitos (TORRESINI, 2002, p.13).

Torresini (2002) refere que a inauguração do hospital só acontece em 1927, por influência direta da I Guerra Mundial e para que a comunidade que o originou pudesse arrecadar os fundos necessários para esta obra.

A leitura do livro da história do hospital leva à compreensão de sua origem com forte vínculo de uma empresa com preceitos cristãos, de cuidado e ainda com a premissa de educar para a assistência em saúde. As linhas a seguir retratam um pouco desta constatação:

Hospital... muito antes de existir até mesmo este nome, um grupo de irmãs se deslocou para o Brasil para iniciar um novo trabalho. Longe da terra natal, de suas famílias e de tudo que lhes era caro, enfrentaram a árdua labuta. Mas não ficaram sós. Logo se viram cercadas de amigos e de colaboradores, e lado a lado lutaram para vencer todas as dificuldades que se impunham... A recompensa de todos que tanto se dedicaram ao desenvolvimento, base educacional, atualização e humanização deste hospital é vê-lo se destacar entre os melhores do Brasil e porque não dizer do mundo. (TORRESINI, 2002,p. 106).

2.2 O HOSPITAL DE HOJE

Paralela e integrada à história do hospital está também a escola técnica de enfermagem, que até hoje forma técnicos para a atuação neste e em outros hospitais. É uma organização que educa para o trabalho. Estas constatações estão impregnadas na história da instituição, em seus documentos, em seus registros.

A filosofia empresarial da organização em questão está constituída a partir da definição de sua Missão Institucional, Visão de Futuro, Diretrizes Estratégicas e Valores Institucionais.

No momento da escrita desta dissertação, a filosofia está sendo reeditada por meio dos Seminários do Planejamento Estratégico. Objetivando manter o mais

resguardado possível a identidade do hospital e dos participantes deste estudo, não reproduzirei fielmente o documento da filosofia, e sim apresentarei uma síntese.

Sua missão propõe o exercício da excelente medicina e uma busca constante pelas melhores práticas em saúde. Sua visão de futuro propõe reconhecimento pela sociedade e também por organismos internacionais de validação de suas práticas.

As diretrizes estratégicas, norteadoras das ações do hospital visam, à sustentabilidade a longo prazo, a satisfação das partes interessadas e reforçam a busca constante pela excelência.

Os valores institucionais são sólidos, advindos da própria cultura do hospital e permeiam toda a vida da organização. Valores como espiritualidade, cidadania, auto-sustentabilidade, qualidade, disciplina, inovação, assistência, aliança, entre outros, estão presentes tanto na história passada quanto impregnadas nos atos presentes da organização. É muito comum se ouvir falar no hospital do estudo: “quem não possui pessoalmente estes valores, tem dificuldade de adaptação para trabalhar aqui” (ENCK, 2006).

O hospital é de grande porte, com características de hospital geral e ênfase em áreas específicas da medicina, áreas estas definidas em seu posicionamento estratégico a partir da prevalência das principais doenças que acometem a humanidade atualmente.

Atualmente, o quadro de contratados que compõem a força de trabalho é de 1.730 pessoas, divididas por estrutura organizacional tradicional, formada por seis camadas de divisão de poder, assim representadas:

Figura 4 – Estrutura organizacional

No momento da pesquisa, no cargo de gerentes, dentro da organização de saúde estudada, há dez profissionais. Modificações estruturais importantes pautaram a trajetória desta organização de saúde, de quase 80 anos de existência na cidade de Porto Alegre. O quadro gerencial participa dos seminários de estudo das estratégias, contribuindo com sua visão sobre a instituição.

A organização demonstrou-se aberta para esta pesquisa. A tramitação para a abertura desta possibilidade contou com etapas bem definidas:

− Elaboração do projeto de pesquisa

− Entrega e aprovação do projeto na PUCRS

− Autorização Institucional

− Apresentação do projeto para o Instituto de Educação e Pesquisa (IEP), dentro de normas estabelecidas pelo próprio IEP

− Inscrição do projeto no Conselho Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP – já que se trata de pesquisa direta, na área da saúde, envolvendo seres humanos (entrevistas)

− Aprovação do projeto pelo IEP

− Entrevistas realizadas com o aceite individual de cada participante, por meio de assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) − Pesquisa de campo propriamente dita (estudo do contexto organizacional).