• Nenhum resultado encontrado

Álcool e Drogas), principalmente no que se refere aos usuários de álcool e outras drogas, ou seja, as políticas dependem de ações nos níveis locais (estadual/municipal) para populações especificas.

No entanto, as necessidades foram determinadas por meio do processo de identificação de demandas e necessidades das Pessoas Vivendo com HIV/Aids, gerando uma atuação e pressão da Sociedade Civil organizada junto às instâncias governamentais no âmbito dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário para a efetivação e garantia dos direitos fundamentais desta população.

Muito embora existam programas que buscam contemplar essas lacunas, a Sociedade Civil identifica ainda a necessidade de recorte de gênero na maioria dos estudos clínicos com medicamentos anti-HIV/aids no país, o que permite comparar os efeitos da intervenção em homens e mulheres, e de um estímulo formal para o desenvolvimento desse tipo de estudo ou para a participação das mulheres nos ensaios clínicos. Também não há estudos sobre efeitos colaterais do ARV (antirretrovirais) em mulheres que subsidiem um sistema de vigilância para esse tema, sendo esta uma demanda antiga da população feminina vivendo com HIV/aids.

SE NÃO, como os programas de tratamento, atenção e apoio em HIV estão sendo ampliados?

1.1 Qual é o nível de implementação dos seguintes serviços de tratamento, atenção e apoio em HIV?

Serviços de tratamento, atenção e apoio em HIV A maioria das pessoas que precisam desse item

têm acesso a ele?

Terapia antirretroviral

(21 concordam, 01 discorda, 03 não responderam, 01 N/A) Concordo

Assistência nutricional

(05 concordam, 17 discordam, 03 não responderam, 01 N/A) Discordo

Tratamento pediátrico da aids

(18 concordam, 04 discordam, 03 não responderam, 01 N/A) Concordo

Manejo das doenças sexualmente transmissíveis

(16 concordam, 06 discordam, 03 não responderam, 01 N/A) Concordo

Apoio psicossocial para pessoas vivendo com HIV e seus familiares

(04 concordam, 17 discordam, 05 não responderam) Discordo

Assistência domiciliar

(03 concordam, 20 discordam, 03 não responderam) Discordo

Cuidados paliativos e tratamento das infecções comumente associadas ao HIV

(12 concordam, 09 discordam, 03 não responderam, 02 N/A) Concordo

Testagem e aconselhamento em HIV para pacientes de TB

(09 discordam, 14 discordam, 03 não responderam) Discordo

Testagem de TB para pessoas infectadas pelo HIV

180

Terapia preventiva de TB para pessoas infectadas pelo HIV

(09 concordam, 12 discordam, 04 não respondeu, 01 N/A) Discordo

Controle da infecção por TB nos locais de tratamento e atenção em HIV

(07 concordam, 14 discordam, 04 não responderam, 01 N/A) Discordo

Profilaxia de cotrimoxazol para as pessoas infectadas pelo HIV

(09 concordam, 10 discordam, 04 não responderam, 03 N/A) Discordo

Profilaxia pós-exposição (por ex., exposição ocupacional ao HIV, estupro)

(10 concordam, 11 discordam, 04 não responderam, 01 N/A) Discordo

Serviços de tratamento em HIV no local de trabalho ou sistemas de encaminhamento para tratamento a partir do local de trabalho (03 concordam, 18 discordam, 03 não responderam, 02 N/A)

Discordo Atenção e apoio ao HIV no local de trabalho (incluindo esquemas alternativos

de trabalho)

(03 concordam, 14 discordam, 06 não responderam, 03 N/A)

181

Em geral, como você avaliaria o esforço envidado na implementação dos programas de tratamento, atenção e apoio em HIV e Aids em 2009?

2009 Ruim Bom

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Quais foram os principais avanços alcançados desde 2007 nessa área?

As organizações apontam como principal avanço a construção conjunta (governo e Sociedade Civil) dos planos estaduais de enfrentamento com gays, HSH, travestis, mulheres e transexuais femininas, com base nos dois planos nacionais. Cita-se também a garantia do acesso à TARV (terapia antirretroviral) e o aumento da testagem rápida.

Quais desafios permanecem nessa área?

- Implementar os planos citados acima, no que se refere aos usuários de álcool e outras drogas, no contexto da universalidade e garantia do acesso para todos. - Garantir a efetivação do Direito à Saúde sem a necessidade de utilização de estratégias processuais para compelir o Estado a cumprir o que é de sua competência. Um exemplo disso é a situação das Pessoas Vivendo com HIV e Aids que necessitam realizar procedimentos relacionados a quadros graves de lipodistrofia, em que, mesmo existindo dotação orçamentária para o cumprimento destes procedimentos, não existe vontade política para garantir o acesso ao tratamento.

- Superar o despreparo técnico dos profissionais de saúde para o manejo do tratamento das Pessoas Vivendo com HIV/Aids, e outras populações vulneráveis, em especial nos municípios do interior, e implementar a política de humanização do atendimento, ou seja, exercer a humanização no serviço, como política de respeito aos Direitos Humanos.

- Promover uma política de atenção integral às Crianças e Jovens Vivendo com HIV/Aids que rompa com a lógica da tutela e assistencialismo.

No que diz respeito à redução da vulnerabilidade das mulheres, há que se considerar a falta de estudos específicos, em especial os que relacionem aspectos de saúde, pobreza e suporte social. Deve-se destacar que, embora existam leis que protegem trabalhadores com HIV em geral, estas nem sempre são cumpridas ou acionadas, em particular no caso das mulheres com HIV, que muitas vezes trabalham como empregadas domésticas sem proteção legal ou têm contratos precários de trabalho. Existem frequentes denúncias de que as mulheres com HIV são discriminadas e excluídas do mercado de trabalho, embora não haja documentação a respeito. As ONG que têm assessoria jurídica para Pessoas Vivendo com Aids referem que os homens, muito mais do que as mulheres, buscam a reparação dos seus direitos violados em decorrência da soropositividade.

182

2. Seu país possui uma política ou estratégia para atender as necessidades adicionais de órfãos e outras crianças vulneráveis (OCV) em relação ao HIV?

Não

OBS: 05 responderam SIM, 17 responderam NÃO, 02 não responderam, 02 N/A

Em geral, como você avaliaria o esforço no sentido de suprir as necessidades dos órfãos e outras crianças vulneráveis em relação ao HIV em 2009?

2009 Ruim Excelente

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Quais foram os principais avanços alcançados desde 2007 nessa área?

Não foram identificados.

Quais desafios permanecem nessa área?

- Conseguir alcançar todas essas crianças infectadas e dar-lhes total apoio. - Criar políticas efetivas para os órfãos da aids.

- Garantir universalidade e acesso total.

- Instituir políticas voltadas para Crianças e Adolescentes Vivendo com HIV/ Aids que estimulem a autonomia dessa população e trabalhem em consonância com a doutrina da proteção integral, incentivando a afirmação dessas crianças e adolescentes como sujeitos de direitos.

- Investir em estratégias que promovam e fortaleçam as competências familiares.

- Consolidar a implementação de políticas intersetoriais em HIV/aids para essa população.

185