• Nenhum resultado encontrado

Características da atuação das empresas

Ainda com o objetivo de coletar dados a respeito do perfil das empresas componentes da amostra, buscando um entendimento a respeito da atuação das mesmas e as características das obras que comumente fazem parte da carteira das mesmas, a Parte II do questionário visou identificar onde e como as empresas atuavam no momento da pesquisa, com o intuito de compreender o setor que mais se destaca na carteira de contratos destas empresas.

82,5% 12,5% 2,5% 2,5% a. Nacional b. Nacional e Internacional c. Estadual c. Local ( cidade ) 0% 20% 40% 60% 80% 100%

Gráfico 5 – Perfil da empresa em relação ao setor de atuação

Esta questão permitia que fosse assinalada mais de uma resposta.

A primeira constatação é em relação ao setor de atuação das empresas respondentes, 84% das mesmas atuam no setor de comercial e varejo assim como no setor industrial. O setor residencial também se destacou uma vez que mais que 50% das empresas também atuam no mesmo. A atuação no setor de turismo e hotelaria também é relevante (40%). Isto nos leva a constatação de que as empresas participantes da amostra têm um perfil bastante similar em relação à atuação no setor do varejo e indústria e que também se diversificam suas obras atuando relevantemente nos outros setores indicados também. A atuação nos outros setores também as caracteriza como empresas que possuem uma carteira diferenciada e desta forma, estão preparadas para atuar com diferentes serviços, prazos e margens.

Foi demonstrado através do gráfico anterior, que a maioria das empresas pulveriza sua carteira de cientes entre os setores citados. Uma das questões visava o entendimento do porque as empresas buscavam atuar em mais de um setor ou não. Procurou-se saber se o motivo seria pela oportunidade em específico de algum cliente, o que promoveu a motivação a atuar em mais de um setor, ou simplesmente pelo comportamento do mercado, isto é, por não haver demanda em determinados setores, a empresa optaria por atuar em outros somente por uma questão de sobrevivência. A necessidade de diversificação seria justamente um motivo oposto ao da necessidade de especialização.

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100%

a. Industrial, b. Residencial c. Comercial e Varejo d. Turismo/Hotelaria

Conforme demonstrado no Gráfico 06, a maioria delas justifica esta atuação por requerer a diversificação no mercado. Isto caracteriza as empresas como versáteis, algo que pode ser explicado pelo próprio mercado da construção civil, que nos últimos anos não apresentava uma demanda homogênea e determinados setores e que desta forma, motivou as empresas a se configurarem assim desta forma.

Gráfico 6 – Perfil da empresa em relação ao setor de atuação

Gráfico 7 – Percentual de contratos por setor

Através do gráfico acima, é perceptível que os contratos de serviços de construção das

0,0% 10,0% 20,0% 30,0% 40,0% 50,0% 60,0%

a. Especialização b. Diversificação c. Demanda de mercado d. Oportunidade

Motivo para atuação em mais de um setor

0 5 10 15 20 25

30 Número de empresas x Percentual de contratos por setor de atuação

0% Entre 0 e 20% Entre 20 e 40% Entre 40 e 60% Entre 60 e 80% Entre 80 e 100%

residencial. Através deste pode-se ler que o setor hospitalar também se destaca, uma vez que dentro da amostra aproximadamente 05 empresas possuem até 20 % de sua carteira em contratos para este setor. Nota-se que um número expressivo de empresas dentre as respondentes possui entre 20% a 100% de seus contratos no setor de varejo e comércio porem muito poucas realizam em 80% a 100% dos seus contratos somente neste setor.

Também nota-se uma concentração de contratos nos setores de indústria apontando que a maioria destes representa em até 20% da carteira de contratos.

Esta questão foi respondida por 36 empresas, 04 ignoraram, porém dos 36 respondentes, 07 respostas não possuíam dados quantitativos. No total foram 29 respostas para o gráfico acima. Para o melhor entendimento de se esta diversificação era recente ou não, solicitou-se que as empresas relatassem desde quando atuavam nestes setores, demonstrado no Gráfico 08. Esta questão era aberta e sendo assim, obtivemos distintas respostas, porém estas puderam ser graduadas nas escalas apresentadas no gráfico abaixo. Como a grande maioria apontou que atuava nos setores desde sua fundação, conclui-se que as empresas já nasceram sem o objetivo de se especializar em determinado setor.

Gráfico 8 – Tempo de atuação

Outro objetivo da pesquisa proposta, conforme relatado no início deste capítulo era também de se obter dados a respeito das obras que fazem parte da carteira das empresas respondentes.

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 1 a 20 anos 21 a 40 anos 41 a 60 anos 61 a 80 anos 81 a 100 anos

Pelo gráfico abaixo, o qual relata o perfil das obras em relação à duração das mesmas, 64% das empresas atuam em obras que duram menos do que 01 ano, também representando uma similaridade na maioria da amostra nesta variável. Apenas 8,3% trabalham com obras com duração acima de 02 anos. Isto indica que, apesar de as obras estarem pulverizadas entre distintos setores, a grande maioria das obras possui duração de até no máximo 01 ano.

Gráfico 9 - Duração média da maioria das obras

Os dados obtidos, portanto, para esta parte do questionário, nos permite o entendimento de que as empresas participantes da amostra atuam nos setores indicados pelas ultimas duas décadas, principalmente nos setores de indústria e varejo, porem são empresas que diversificam suas carteiras em outros setores, desta forma buscando a diversificação dentro do mercado. Demonstram também ainda que a maioria destas obras dura de 1 a 2 anos, porem obra de até 1 ano são as mais frequentes.