• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO V Da Educação Especial

2.2 Características da Escola

A escola em questão é uma instituição criada pelo Decreto Municipal Lei 5.430 de 16 de dezembro de 1991, inaugurada em quatro de fevereiro de 1992, sendo o seu funcionamento autorizado pela portaria 1111/92 e pelo parecer 844/92, é localizada em um bairro periférico da zona urbana de Uberlândia, atendendo a demanda do bairro em que se localiza e de bairros circunvizinhos.

A demanda atendida pela escola compreende alunos de 1º ao 9º ano da educação básica. Sua modalidade de ensino é seriada, e conforme seu regimento interno29 tem capacidade para atender a 1.700 alunos em dois turnos: manhã e tarde, distribuídos em 18 salas de aulas no turno manhã e 19 no turno da tarde.

Completam as instalações da escola: biblioteca, secretaria escolar, sala da direção, sala de pedagogas, um laboratório de ciências, sala dos professores com banheiro, uma sala de módulos para professores, uma para o Atendimento Educacional Especializado/AEE (SRM), pátio com banheiros, uma cozinha, área de serviços com banheiros, uma quadra coberta, um quiosque, um espaço para arteterapia e psicomotricidade (setor do AEE) e o laboratório de informática.

Para o funcionamento desta escola, a Secretaria Municipal de Educação oferece uma estrutura de 126 profissionais que atendem da área administrativa até o setor de serviços gerais, conforme o gráfico um a seguir. Assim, verificamos que a média de 72% dos profissionais da escola está relacionada às atividades pedagógicas.

O gráfico de setores categorizados da figura abaixo ilustra a porcentagem do quantitativo de profissionais da escola no ano de 2010.

Figura 1 - Gráfico de setores categorizados representando profissionais

Fonte: Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia/ CEMEPE/ Ensino Fundamental

A maioria dos profissionais da escola é efetiva; o que nos sinaliza a pouca rotatividade do quadro docente, nos levando a crer na composição de uma equipe de professores que se identifica com a proposta pedagógica da escola bem como

29 No site da escola o regimento disponibilizado data do ano de 2007.

3% 7% 6% 36% 30% 18% Administração Escolar (03) Secretaria Escolar (08) Coordenação Pedagógica (07) Profº de 1º ao 5º ano (41) Profº de 6º ao 9º ano (35) Serviços Gerais e Cantina (21)

com a clientela atendida ali, uma vez que a média de tempo em que esses profissionais estão na escola, ultrapassa os cinco anos.

Apontamos também no gráfico dois, a seguir, que dos 97 profissionais da área pedagógica, dentre eles pedagogos e professores, 28 são profissionais contratados e 14 estão em processo de readaptação30, o que caracteriza desvio de função, uma vez que estes profissionais por serem professores, atuam em outros setores desenvolvendo atividades administrativas quais sejam escrituração na secretaria, auxílio à equipe pedagógica, etc.

O gráfico de setores da figura abaixo ilustra a porcentagem do quantitativo de profissionais da área pedagógica na escola no ano de 2010.

Figura 2 - Gráfico de setores categorizados representando profissionais da área pedagógica Fonte: Documentos da secretaria da Escola

De acordo com informações extraídas dos registros de documentos da secretaria escolar e fornecidas pelos profissionais do setor (nota de campo nº 3), atualmente estão matriculados na escola 1.154 alunos dos quais 584 estudam no turno da manhã e 570 no turno da tarde.

Dos alunos que estudam no período da manhã, 176 frequentam as turmas de 1º ao 5º ano e 408 estão matriculados de 6º ao 9º ano. Já no período da tarde, 369 alunos estão nas turmas de 1º ao 5º ano e 201 alunos frequentam as turmas de 6º ao 9º ano. Conforme demonstra o quadro 1:

30De acordo com a Lei Complementar de Uberlândia-MG, nº 347 de 20/02/2004, o professor ou o

especialista de educação impedido de exercer suas funções, por motivo de saúde ou complemento de formação escolar, será readaptado em outro cargo, na forma da Lei. Retirado do site http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/showinglaw.pl . Acessado em 03.12.2010

28: 29%

55: 57% 14: 14%

Quantitativo de Salas e Alunos - 2010

Ano Manhã Turnos Tarde

Quant.

Salas Alunos Total Quant. Salas Alunos Total

02 51 02 58 01 35 04 96 01 22 02 56 01 32 02 59 01 36 03 100 02 71 03 107 02 70 03 94 05 167 - - 03 100 - -

Quadro 1 - Quantitativo de Salas e Alunos – 2010 Fonte: Documentos da secretaria escolar.

Pelos dados disponíveis, verificamos que no turno da manhã, estão os alunos de faixa etária maior, ou seja, os alunos de 6º ao 9º ano e, portanto, a maioria de alunos que estudam de 1º ao 5º ano está concentrada no turno da tarde, o que justificou a abertura de mais uma sala de aula neste horário devido a demanda para as séries iniciais. No período da manhã, a escola funciona com 18 salas de aula e no turno da tarde, estão em atividades escolares 19 salas.

Embora o número de professores de 1º ao 5º ano seja superior ao número de professores de 6º ao 9º ano, a clientela da escola se caracteriza pela maioria de alunos na segunda etapa da educação básica, uma vez que é determinada pela Secretaria de Educação desse município, maior quantidade de alunos por sala nesta etapa de escolarização. Além dos espaços das salas de aula, a escola dispõe do espaço da biblioteca em que duas professoras readaptadas são as responsáveis pelo setor. Neste local, estão os livros didáticos e para didáticos, as coleções, revistas e livros de literatura que fazem parte do acervo escolar, estando disponíveis para uso dos alunos e professores. A biblioteca conta também com 02 terminais de computador conectados à internet, disponibilizados para pesquisa conforme cronograma de agendamento.

Atualmente, a escola conta com alguns projetos que estão se desenvolvendo em seu contexto em parceria com outros setores ou instituições. Dentre eles, citamos aqui o projeto Robótica Educacional desenvolvido por uma professora de matemática do 6º ao 9º ano em parceria com alunos da pós-

graduação da Universidade Federal de Uberlândia e o projeto de teatro LÊCRIARTE31, organizado por uma professora de 1º ao 5º ano.

A instituição pertence ao grupo das 42 escolas da rede pública municipal, contempladas com o Atendimento Educacional Especializado/AEE, que tem por demanda definida, os alunos com deficiências, com Transtorno Global do Desenvolvimento/TGD, com altas habilidades e/ou superdotação. Para esse atendimento específico o MEC disponibilizou uma Sala de Recursos Multifuncionais composta por computadores, notebook, impressora, televisão, mobiliários e vários jogos pedagógicos, bem como um software de construção de pranchas da Comunicação Suplementar Alternativa/CSA.

A secretaria de educação disponibiliza vários profissionais da educação para o desenvolvimento do trabalho pedagógico naquele espaço, no contra turno do aluno, quais sejam 01 pedagogo, professores de 1º ao 9º ano (01 de Linguagem e outro de Pensamento Lógico matemático), 01 arteterapeuta, 01 psicomotricista; e no caso da escola em questão, uma professora com cegueira que desenvolve o programa de Atividade de Vida Diária/AVD e Orientação e Mobilidade junto aos alunos com cegueira.