• Nenhum resultado encontrado

Diagrama 1: Agrupamento de Meta-categorias e Categorias da Pesquisa

4. Análise e interpretação dos dados

4.1 Caracterização da empresa

A pesquisa apresentada foi realizada em uma das maiores Instituições de Ensino Superior da América Latina e do mundo em termos de volume de alunos. São várias unidades de ensino, localizadas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Grande parte das informações apresentadas nessa sessão foi retirada do relatório de investidores divulgado pela própria Instituição no último trimestre de 2012.

Fundada por um grupo de professores em 1994, em uma cidade do interior de São Paulo, no Estado de São Paulo. Organizou-se como uma companhia de capital aberto em 2003 e tem crescido consideravelmente por meio de grandes fusões com outras Instituições do setor de Educação. Ao longo da sua trajetória, a Instituição aponta a vivencia de diversas fases de crescimento:

1. Até 1998: expansão dos cursos superiores e da base física;

2. Até 2003: otimização e qualificação dos currículos e projetos pedagógicos 3. Reorganização estrutural, administrativa e financeira com o ingresso de novos

parceiros-sócios e investidores.

A fusão anunciada recentemente, em análise pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), com uma Instituição de grande atuação no segmento de EAD, aponta a criação de uma grande empresa no valor de 12 bilhões de dólares. Analistas acreditam que

poderá haver uma menor concorrência e uma menor oferta de cursos superiores para o público dos grupos compostos por alunos de rendas média e baixa (classes C e D) que, no geral, são jovens trabalhadores, decorrente de um aumento na concentração de mercado nesse segmento.

A união das organizações contará com mais de 800 unidades de ensino superior e 810 escolas associadas distribuídas por todos os Estados brasileiros, com um universo de aproximadamente um milhão de alunos no segmento de educação superior, educação profissional e outras atividades associadas à educação no Brasil.

Em 2012, em mais de 570 unidades, oferecia mais de 90 modalidades de cursos de graduação e graduação tecnológica, que incluem as áreas de administração, direito, engenharia, saúde e outras ciências sociais aplicadas, além de cursos de pós-graduação e extensão.

A maioria de seus alunos são jovens de média e baixa renda que trabalham durante o dia e estudam à noite, um segmento pouco atendido pelas instituições de ensino superior do Brasil. O foco da organização é oferecer ensino de qualidade para que esses jovens trabalhadores alcancem formação educacional compatível com as exigências do mercado de trabalho e a aumentem suas perspectivas de desenvolvimento profissional.

A organização oferece aos alunos cinco programas acadêmicos: 1. Graduação presencial;

2. Graduação a distância; 3. Pós-graduação Lato Sensu; 4. Pós-graduação Stricto Sensu;

5. Educação continuada, presencial ou a distância.

Os cursos de graduação a distância oferecidos são nas áreas de gestão, educação e saúde. Esses cursos são regulados pelo Ministério da Educação e só podem ser oferecidos mediante autorização.

A Pós-graduação Lato Sensu compreende programas de especialização e inclui os cursos designados como MBA - Master in Business Administration, normalmente com duração de 12 meses, nas áreas de gestão, direito, saúde e educação, tendo como foco principal a capacitação para o mercado de trabalho. Esses cursos são oferecidos na modalidade presencial e a distância, sendo hoje a maioria dos cursos já oferecidos na modalidade a distância, com uso de tele-aulas e AVA. A instituição de ensino precisa ser habilitada junto ao Ministério da Educação para oferecimento desse formato de curso, porém

uma vez habilitada a instituição, não é necessário o credenciamento de cada curso oferecido em específico, como no caso da graduação.

Tanto a graduação, quanto a pós-graduação são oferecidas nos campus e nos polos da universidade.

A empresa destaca no relatório dos resultados do 4.o trimestre de 2012, entregue aos

investidores, que o foco da organização para 2013 permanecerá voltado à performance operacional e geração de caixa, que possibilitarão o financiamento de sua expansão, combinado a redução da alavancagem. O foco será suportado por 3 pilares: 1.) o contínuo crescimento do número de alunos; 2.) a contínua melhoria operacional das unidades existentes e recém adquiridas; e 3.) o contínuo foco na qualidade de ensino, com o contínuo investimento em tecnologia, infraestrutura e planejamento acadêmico, para que jovens possam estudar com flexibilidade, conveniência e conteúdos adequados às exigências do mercado de trabalho.

Na relação de valores e crenças da organização, é apontado no relatório dos resultados do 4.o trimestre de 2012 o uso de tecnologias educacionais e da informática como multimeios

auxiliares no processo de aprendizagem eficaz no ensino superior, que, logicamente devem ter embasamento teórico e prático.

Nas oportunidades da organização para o ano de 2013 estão as novas autorizações para Polos de EAD e o lançamento dos cursos 100% online no segundo semestre de 2013. O Capital Expenditure (Capex) ou Investimento em Bens de Capital da instituição foi de 142,3 milhões de reais em 2012 sendo 38,4 milhões de reais deste valor correspondente ao investimento em Tecnologia, principalmente na plataforma de EAD. A Instituição acredita que a crescente utilização de tecnologias de Ensino a Distância com escala e a melhoria no mix de cursos nas unidades, com a crescente oferta cruzada de novos produtos nas unidades existentes, pode melhorar também a receita média por unidade e rentabilidade do modelo de negócio.

Um marco para o EAD da Instituição foi a aquisição da totalidade das quotas do capital social de outra organização de ensino que possuía 70 mil alunos matriculados em 62 cursos oferecidos em sua rede de 322 Polos de Ensino a Distância.

Polos são unidades operadas pela Instituição e por parceiros locais com oferta de cursos na metodologia a distância, incluindo a graduação, a pós-graduação Lato Sensu e a educação continuada. Os parceiros locais recebem um percentual da receita líquida mensal

recebida do Polo em contrapartida à prestação desses serviços, que varia de 25% a 56% da receita líquida, dependendo do tipo de curso.

Ao longo do ano de 2013 a organização espera ter a autorização para ampliar a sua base de Polos credenciados para a Graduação a Distância, segmento de maior crescimento no setor. Adicionalmente à expansão da rede de Polos, o portfólio de cursos EAD será expandido com o lançamento de cursos 100% online no segundo semestre, que deve atingir a demanda de uma nova camada de alunos que valorizam ainda mais o aspecto da conveniência.

O número de alunos em Polos de EAD foi de 144,4 mil no ano de 2012, aumento de 7,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior, sendo que houve um crescimento de 9% em ensino superior e de 4,5% em cursos livres, segmento em que a empresa detém uma participação de mercado relevante e, portanto, apresenta crescimento menor. Os cursos de Ensino Superior (Graduação e Pós), no 3.o trimestre de 2012, representam 91 mil alunos

matriculados nos Polos e obteve a renovação de 84,9 mil matrículas (10% superior ao 4.o

trimestre de 2011), com uma taxa de retenção de 96,7% (estável em comparação ao 4.o

trimestre de 2011).

A seguir serão apresentados os resultados da pesquisa em relação às meta-categorias tecnologia, agentes, práticas e, por fim, competência tecnológica.