• Nenhum resultado encontrado

Diagrama 1: Agrupamento de Meta-categorias e Categorias da Pesquisa

4. Análise e interpretação dos dados

4.3 Agentes

4.3.2 Interação entre os grupos

A categoria integração entre grupos apresentou as seguintes subcategorias, com base nas entrevistas realizadas: reunião de alinhamento, troca de e-mail, interação por meio de ferramentas tecnológicas, programa de formação de docentes, constante processo de avaliação e ajustes e time de analista de projetos.

A interação entre os membros do grupo acontecem de várias formas, entre elas as reuniões de alinhamento. Existem as reuniões entre a coordenação de EAD e a coordenação da unidade, para analisar o andamento dos cursos ou solicitar novas demandas. Acontecem, também, as reuniões entre a coordenação de EAD e o DTI, para garantir que o que foi pedido pela unidade será atendido por meio do usos das plataformas. A coordenação da unidade e os professores também se reúnem para realizarem o acompanhamento das atividades do cursos. Enfim, as reuniões são promovidas para garantir o bom andamento do curso em todos os aspectos técnicos e pedagógicos.

Na IES pesquisada, o Gestor 1 faz suas reuniões a cada 15 dias com sua equipe para identificar pontos que devem ser encaminhados à Matriz.

.

[...] Na minha unidade eu faço uma reunião com toda equipe de EAD a cada 15 dias, porque aí é o tempo suficiente para a gente poder ver, levantar aí quais são os apontamentos e aí a gente passa para a matriz. [...] (Ges1)

A Gestora 2 dirige uma reunião por semestre com todos os coordenadores das unidades. Os tutores se reúnem com os Coordenadores quando se deslocam até o Polo para retirar as avaliações. Esse momento é aproveitado para garantir o alinhamento das informações.

[...] Nós temos, com os coordenadores de unidade, uma reunião presencial que é semestral. De seis em seis meses, esses coordenadores que estão nas unidades, que estão lá nessas unidades espalhadas, eles vêm aqui para Valinhos, que é onde a gente está, fazer a reunião presencial. Os tutores vêm com frequência, porque as provas que eles corrigem, eles têm que retirar essas provas aqui. Então, nesse momento que eles vêm retirar as provas, há uma conversa, um alinhamento presencial com esses tutores. [...] (Ges2)

Os especialistas indicam que, geralmente, a mediação entre a área técnica e o professor é feita pela Coordenadoria de EAD, que trabalha para garantir que o curso seja projetado da melhor forma:

[...] Às vezes o que que acontece, eu tenho uma opinião, o desenvolvedor tem outra e a minha opinião e a da do desenvolvedor ainda é diferente da opinião do professor. Então quando isso ocorre a gente faz uma reunião. Porque o que é mais importante é o que o professor tinha em mente. Como ele gostaria de ter aquele material. [...] (Esp1)

[...] O professor não tem contato com a equipe técnica. Coordenação de EAD faz a mediação entre professor e DTI. Reunião semanal com a coordenação de curso. Contato permanente com os professores. (Esp2)

A interação do aluno, na maioria das vezes, é com o tutor. O tutor recebe a orientação do professor EAD.

[...] A maior parte da interação do aluno é com o tutor. O tutor é orientado pelo professor. [...] (Esp2)

A interação também acontece por meio da troca de e-mail:

[...]E-mails também nós utilizamos. Tem um portal o @xxx, que é da IES também. [...] (Tut2)

O acompanhamento das sugestões de melhoria e dos treinamentos são feitos por meio de ferramenta tecnológica, ressaltando o que afirma BEHAR et al. (2013a) que a interação entre os envolvidos no processo de EAD pode acontecer por meio dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), através de ferramentas de comunicação como webconferência e videoconferência, suportando as interações, a fim de possibilitar a construção e socialização do conhecimento. No caso desta IES, o sistema não se limita a prestação do serviço de educação, que proporciona a interação entre o professor e o aluno, mas também apresenta funções corporativas, conectando a equipe de gestores, professores e tutores, como o acompanhamento de novas demandas, treinamento da equipe e até possibilita a conversa entre os tutores.

[...] Como a gente passa essas sugestões? Esse é um ponto importante. A gente passa por ferramentas à distância também, ferramentas tecnológicas. [...] Então a gente tem uma ferramenta de help desk e a gente abre um HD e esse HD gera um protocolo e a gente acompanha por esse protocolo. Então existe um atendente do outro lado na matriz que acompanha esse protocolo e com esse número a gente

consegue movimentar uma equipe para poder responder aquela demanda ali. Então essa é uma das maneiras que tem. Esse HD o tutor não abre, é só coordenação que abre esse HD ou a secretaria acadêmica. [...] (Ges1)

[...] Nós utilizamos as ferramentas do EAD para fazer os treinamentos também com os tutores, com os coordenadores e outros grupos. [...] (Ges2)

[...] Tem a ferramenta de bate-papo entre os tutores, vídeo conferência, uma espécie de skype. É uma outra plataforma que eu até esqueci de falar. [...] (Tut2)

O processo deve ser constantemente avaliado pela equipe que irá identificar os ajustes necessários na ferramenta.

[...] Aí a gente senta com a equipe e conversa a respeito, ver o que pode mudar, como vai mudar. Então é um processo constante. [...] (Esp1)

Na IES pesquisada, o Desenvolvedor informou que foi criado um time de analistas de projetos com a função específica de tratar o relacionamento entre o acadêmico e o tecnológico. Eles analisam a regra de negócio e personalizam a plataforma para facilitar sua utilização por parte dos usuários e também fazem a orientação das equipes acadêmicas.

[...] Então, existe um time de analista de projetos específicos para tratar deste relacionamento, entre acadêmico e tecnológico, tá? [...] São os nossos analistas de

projetos que fazem todo o levantamento da regra de negócio e adaptam com os

conceitos de usabilidade na plataforma [...] Então, nossos analistas de projetos faz todo esse estudo pra orientar as equipes acadêmicas como trabalhar, inclusive a questão da linguagem dentro dos ambientes virtuais. Então, vai um estudo técnico, de projeto e também de usabilidade nesse meio aí. [...] (Des)

Categorias Subcategorias Definição

RDA Reuniões de alinhamento

TCE Troca de e-mail

FTE Interação entre os envolvidos por meio do uso de ferramentas tecnológicas. (Ex. Google Talk)

PFD Programa de formação de docentes de EAD

CAA Constante processo de avaliação e ajustes

TAP Time de analista de projetos específicos para tratar o relacionamento entre o acadêmico e o tecnológico.

Quadro 13 : Interação entre os grupos - IES pesquisada Fonte: elaborado pela autora

A próxima fase de análise dentro do grupo de agentes vai tratar das competências individuais dos colaboradores envolvidos na prestação do serviço de EAD e também trará a discussão sobre o perfil do aluno. Por se tratar de competências individuais, as categorias descritas por Ruas (2004, 2006), conhecimento (saber), habilidades (saber fazer) e atitudes (saber agir), foram destacadas dos textos das entrevistas. O primeiro agente analisado é o desenvolvedor.