• Nenhum resultado encontrado

Diagrama 1: Agrupamento de Meta-categorias e Categorias da Pesquisa

4. Análise e interpretação dos dados

4.5 Competência tecnológica Impactos

4.5.2 Mudanças na qualificação do profissional

A categoria mudanças na qualificação do profissional possui as seguintes subcategorias, com base na análise das entrevistas: necessidade de se manter sempre atualizado, capacidade de ajudar o aluno a encontrar vínculo do conteúdo com o mundo real, incentivo do grupo na aprendizagem colaborativa, domínio do conteúdo, conhecimento as tecnologias de EAD e como utilizá-las e professor: reaprendendo a ensinar e mantendo o aluno sempre motivado.

O profissional de EAD deverá manter-se sempre atualizado, buscando as informações mais atuais e se atualizando em relação a própria tecnologia, que também sofre alterações.

[...] então, ele precisa saber e ter consciência de que ele vai precisar sempre

procurar coisas. Não pode parar mesmo. E a própria plataforma que muda. [...]

Então a gente teve que ir para uma outra versão e algumas coisas foram acrescentadas nesta versão. Tá lá você de novo tendo que ter a capacidade de querer aprender aquilo que tá novo. E precisa, é constante. [...] (Esp1)

Como abordado no item anterior, o papel do professor torna-se mais importante, pois tem que saber fazer o vínculo do conteúdo com a realidade, sabendo gerenciar o conhecimento disponível de forma organizada e incentivando a aprendizagem colaborativa. Segundo Moran (2000) os ambientes virtuais colaboraram na mudança do papel do professor de informador de conteúdo para orientador de aprendizagem, pois possibilita a comunicação dentro e fora da sala de aula.

[...] O papel do professor cresce de importância. Porque eu tenho que ter um professor que não apenas entenda do conteúdo, mas seja capaz de me ajudar a ter

o vínculo desse conteúdo à minha vida, ao mundo real. [...] (Esp2)

[...] O professor agora vai ter que desenvolver essa habilidade de gerenciar o

conhecimento na sala. Não só aquele especialista num determinado tópico, num

determinado assunto, mas sim, além de conhecer bem o assunto, vai ter que organizar, incentivar o grupo nessa aprendizagem colaborativa. [...] (Esp3)

O professor EAD, para saber incentivar a aprendizagem do grupo, tem que ter o domínio do conteúdo.

[...] O professor do EAD não segura uma aula, não consegue segurar uma aula, se ele não estiver bem preparado em termos de conteúdo, de domínio do conteúdo, porque ele está em uma situação em que ele está sendo filmado, a aula dele está sendo gravada, ele está interagindo, respondendo às perguntas e ele está em uma vitrine, esse professor está em uma vitrine. [...] (Ges2)

Na visão do Gestor 1, o profissional de EAD tem que ser jovem, tem que ser dinâmico, tem que ter um perfil empreendedor muito forte e saber lidar com as tecnologias.

[...] Eu acho que o profissional de EAD tem que ser jovem, ele tem que ser dinâmico, ele tem que ter um perfil empreendedor muito forte. [...] Do professor para baixo, vamos chamar assim, ou para os lados, com os tutores. Para baixo, não, mas para os lados. De coordenação eu acho que nesse ponto também tem que ter um

perfil de Internet, tem que ser a turma do WWW, não dá para ser diferente disso.

[...] (Ges1)

A Tutora 1 também reforça a necessidade de conhecimento da tecnologia, pois é na plataforma que todas as informações são disponibilizadas e a comunicação é feita. Também existe a comunicação via e-mail.

[...] Pode começar pela plataforma, esse conhecimento. Se não souber essa ferramenta, o Professor-tutor-presencial, ele fica, vamos supor, sem informações, porque tudo vai ali. Tanto que o e-mail @edu, né? Se o professor não tiver essa ferramenta, ele não sabe o que tá acontecendo na Instituição. O coordenador ele se comunica por ali. [...] (Tut1)

O professor tem a necessidade de reaprender a ensinar, tendo uma preparação diferenciada para saber aproveitar da melhor maneira as oportunidades que a evolução das tecnologias de educação proporcionam e conseguir acompanhar a motivar cada um de seus alunos.

Eu acho que na verdade, não te diria se assim, promoveu mudanças, mas ele foi

obrigado a reaprender [...] como é engessado o ensino presencial. Como é arcaico

o ensino presencial, por mais que você tenha um bom professor, por mais que você tenha recursos como televisão e tudo mais, hoje a questão do EAD, ele te dá tantas possibilidades que se a gente for reaplicar isso [...] Então, eu acho que o professor que sai do presencial pra ir pra o EAD, ele tem que reaprender a ensinar [...] no EAD, não, você tem que tratar um a um, tem que acompanhar um a um e como

motiva um a um. Porque você não pode, por mais que seja escala, ele ganha em

escala em termos financeiros e tecnológicos, você não pode tratar o aluno desta mesma forma. Então, eu acho que a preparação do professor pra entrar numa área de EAD tem que ser totalmente diferenciada. Ele tem que começar a analisar os pontos de dificuldade de cada um. [...] Então eu acho que a tecnologia de EAD, ela tá trabalhando junto com as tecnologias de educação. E eu acho que agora, com esse tipo de recurso, elas têm que ser, na verdade, complementares uma com a outra. [...] (Des)

Categorias Subcategorias Definição

NMA Necessidade de se manter sempre atualizado.

RAE Professor: reaprendendo a ensinar e mantendo o aluno sempre motivado. CTD Conhecimento das tecnologias de EAD e como utilizá-las.

TDC Domínio do conteúdo.

CAV Capacidade de ajudar o aluno a encontrar vínculo do conteúdo com o mundo real.

ACB Incentivo do grupo na aprendizagem colaborativa.

Quadro 24 : Mudanças na qualificação do profissional - IES pesquisada Fonte: elaborado pela autora

MUDANÇAS NA QUALIFICAÇÃO DO

PROFISSIONAL

O item 4.5.3 traz a discussão sobre as mudanças no conteúdo ensinado.