• Nenhum resultado encontrado

PARTE 2: DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

4.1 Caracterização da pesquisa

Os métodos adotados para essa pesquisa visam responder as questões e objetivos propostos, possuindo assim natureza aplicada já que tem utilização prática na solução de problemas específicos (Silva e Menezes, 2005) no âmbito de design em sistemas de wayfinding para ambientes hospitalares. O desenvolvimento da pesquisa se dará com uma abordagem qualitativa (Gil, 1991) por analisar e interpretar os dados do problema, considerando a ação dinâmica existente entre a realidade – necessidade de soluções para desenvolvimento de sistema de

wayfinding, e o sujeito – profissionais que possuem seu trabalho dificultado diante da ausência de tais soluções.

Considerando os objetivos, a pesquisa se dará de forma descritiva, pois terá como base um levantamento bibliográfico visando à compreensão do problema e, um estudo de campo (Marconi e Lakatos, 1991) para identificar os diferentes aspectos das formas de atuação dos envolvidos no problema, verificando a utilização dos métodos/técnicas levantados na literatura, nos sistemas de wayfinding em ambiente hospitalar.

Quanto aos procedimentos se dará de forma tipológica (Marconi e Lakatos, 1991) para o estudo (analítico-descritivo a partir do levantamento bibliográfico), por investigar as características do fenômeno através de sua análise e seleção, resultando em métodos ou técnicas de coleta de dados dos usuários. Já o estudo de campo se dará de forma funcionalista (Marconi e Lakatos, 1991) por investigar o fenômeno, do ponto de vista de suas funções, de modo interpretativo, no referente aos métodos e técnicas de coleta de dados que serão avaliados pelos profissionais.

A coleta de dados no estudo de campo utilizará as técnicas, questionário e entrevista. O questionário tem como objetivo principal nesta pesquisa, avaliar, juntos aos profissionais, quais as formas (métodos e/ou técnicas) de coleta de dados sobre os usuários podem ser utilizados na fase inicial dos processos de design de sistemas de wayfinding em ambientes hospitalares. Já a entrevista tem como objetivo principal, nesta pesquisa, averiguar, junto aos profissionais, opinões

98

Capítulo 4 | Abordagem, métodos, análises e resultados

sobre as formas de coleta de dados sobre os usuários, na fase inicial dos processos de design de sistemas de wayfinding em ambientes hospitalares, além de, buscar planos de ação para a inserção

do usuário em tais processos.

4.1.2 Visão geral dos procedimentos metodológicos

Esta pesquisa teve como eixos temáticos: (a) os sistemas de wayfinding em ambientes hospitalares; (b) métodos e técnicas de coleta de dados do usuário. Foi realizada em quatro etapas, sendo duas relativas ao levantamento e seleção de métodos/técnicas e duas relativas ao estudo de campo onde foram realizados questionário e entrevista. O quadro 06 apresenta a síntese dos procedimentos metodológicos adotados nesta pesquisa. Nas linhas são apresentadas as formas de abordagem relativas aos procedimentos, aos objetivos e ao problema; os objetivos da pesquisa e as técnicas utilizadas. Já nas colunas tem-se as duas fases da

pesquisa sendo: a Fase 1, o estudo teórico, o qual foi realizado com as etapas 1 e 2 (levantamento e seleção) e; a fase 2 o estudo de campo, o qual foi composto pelas etapas 3 e 4 (questionário e entrevista).

Quadro 06: Síntese dos procedimentos metodológicos - fases e métodos com os objetivos específicos, os tipos de pesquisa e as técnicas utilizadas.

Fonte: a autora.

Na etapa 1 e 2 foram realizados estudos sobre os métodos e técnicas através

de levantamento bibliográfico, o qual contemplou as etapas de levantamento e de seleção.

99

Capítulo 4 | Abordagem, métodos, análises e resultados

A primeira etapa, levantamento dos métodos/técnicas de coleta de dados

dos usuários, objetivou identificar quais métodos e técnicas seriam passíveis de aplicação em sistemas de wayfinding, de acordo com o objetivo 1 desta pesquisa. Os dados coletados foram selecionados a partir de critérios qualitativos referentes à: ser passível de aplicação em sistemas de wayfinding para ambientes construídos, como os hospitais e; serem oriundos da revisão de literatura em Design Centrado no usuário e, em estudos sobre o usuário. Já a análise foi realizada a partir da descrição dos métodos e técnicas.

Na segunda etapa, foi realizada a seleção dos métodos/técnicas levantados na

literatura na etapa anterior, passíveis de captar dados cognitivos dos usuários de sistemas de wayfiding em ambiente hospitalares, de modo a complementar a etapa 1 e assim atingir o objetivo 1. Os dados foram selecionados pela pesquisadora a partir de análise qualitativa.

Na terceira etapa, do estudo de campo, foi realizado um questionário para

verificação da opinão dos profissionais (designers e arquitetos) a respeito da participação dos usuários em processos de design para sistemas de wayfinding em ambiente hospitalar, bem como, métodos e técnicas para coleta de dados. Com essa etapa pretendeu-se atingir ao objetivo 2. Os resultados do protocolo aplicado foram analisados quanti/qualitativamente.

Na quarta etapa, também pertencente ao estudo de campo, foi realizada

entrevista com profissionais com a finalidade de aprofundar alguns dados

levantados na etapa anterior (questionário) e, assim, complementar a resposta ao objetivo 2. Para tanto foi conduzida uma entrevista semi-estruturada, empregando- se um roteiro norteador da interação dos participantes. A análise dos dados

coletados também se deu de forma qualitativa.

A inclusão dos profissionais nas etapas 1 e 2 do estudo de campo teve o intuito de, através da visão do mercado, possibilitar a identificação das formas de atuação dos profissionais. Pretendeu-se ainda, através da comparação, verificar similaridades e discrepâncias entre o fazer profissional, o levantamento anteriomente realizado (etapas 1 e 2) e a literatura analisada e, assim, disponibilizar subsídios de auxílio prático aos profissionais de sistemas de wayfinding. Nos tópicos seguintes serão apresentados o detalhamento das etapas da pesquisa considerando seus procedimentos e estratégias de análise dos dados.

100

Capítulo 4 | Abordagem, métodos, análises e resultados