• Nenhum resultado encontrado

3. ESTUDO DE CASO EXPERIÊNCIA E PROTAGONISMO DE JOVENS

3.1. Procedimentos metodológicos

3.1.1. Caracterização da pesquisa

A quantidade de entidades sem fins lucrativos aumentou substancialmente nas últimas décadas, existindo oficialmente no Brasil, em 2010, 290,7 mil Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos – Fasfil, embora com queda no crescimento no período de 2006 a 2010 (8,8%) em relação ao período 2002 a 2005 (22,6%). Com localização geográfica similar à da população na região sudeste (44,2% das entidades e 42,1% da população), as maiores entidades (com 100 ou mais pessoas assalariadas) estão concentradas no Sudeste (58,5% do total das grandes entidades do País) (IBGE, 2012).

O grande número de entidades não permite a coleta de informações sobre o universo, e optou-se pela análise do Projeto Social dos Jesuítas na região de Perus, distrito da zona oeste do município de São Paulo. Este estudo tem como objetivo principal explicitar e analisar a Política Social dos Jesuítas, subjacente ao Projeto Social institucional implementado no período de 1998 a 2008, na concepção de formação de lideranças juvenis, contribuindo para a reflexão de política social nacional na sua totalidade e para a política e prática social dos Jesuítas adequada ao contexto atual de Perus/SP.

Para atingir o objetivo geral, foram estabelecidos os seguintes objetivos intermediários para a pesquisa, sendo o primeiro tratado anteriormente e os demais abordados com detalhe neste estudo de caso e o último tratado nos capítulos subsequentes:

1) Pesquisar os aspectos relevantes das políticas sociais nacionais relacionadas ao tema central;

2) Estudar em profundidade um projeto social e revelar os aspectos que contribuem para seu sucesso e para a obtenção de resultados positivos para a comunidade atendida;

3) Identificar se os objetivos do Projeto Social objeto deste estudo estão sendo cumpridos na prática e avaliar suas lacunas e potencialidades;

4) Verificar o reconhecimento social na comunidade abrangida no estudo de caso (Perus – São Paulo/SP) em relação ao Projeto Social;

5) Rever a intencionalidade do Projeto Social em análise e sua necessidade de atualização para o novo contexto social, político e econômico nacional e internacional.

A hipótese tratada é que, as mudanças determinadas pela globalização neoliberal hegemônica que levaram à fragmentação das políticas sociais, são fenômenos que constituem explicação plausível das práticas assistencialistas de governos e organizações sociais, da descontinuidade e baixa implementação de políticas sociais. Nesse contexto, nas regiões periféricas das grandes cidades, o desenvolvimento de projetos com enfoque no desenvolvimento humano integral, executados pela sociedade civil, contribuíram de forma relevante para a formação de lideranças sociais e para o Movimento Social por Política Social Integral. A integralidade de Política Social, na compreensão da Companhia de Jesus, é o que contempla o todo da vida humana, onde quer que ela exista. Não se trata apenas de alguns aspectos que geram certo bem estar à população, mas de fortalecer as pessoas como sujeitos políticos que lutam por uma realidade complexa e que realmente crie uma sólida e adequada estrutura social que garanta a qualidade de vida pessoal e comunitária.

Considerando a impossibilidade de análise de todas as contribuições da Sociedade Civil no novo contexto social, político e econômico, o estudo se restringe à análise do Projeto Social dos Jesuítas, nos enfoques relacionados ao ensino superior e ao mundo do trabalho na região de Perus, distrito do Município de São Paulo, no período de 1998 a 2008. O citado projeto visa atender jovens e adolescentes, no contexto da mediação para a participação e o protagonismo de lideranças pela

transformação social, visando seu impacto nos participantes do projeto e, consequentemente, em seu contexto social.

No que se refere à relevância, este estudo é pertinente, inicialmente, com o desenvolvimento do autor, pois ocorre em coerência com sua trajetória pessoal e profissional e sua participação em Projetos Sociais articulados com Movimentos Sociais na região analisada.

Em segundo lugar pelo contexto sócio político econômico ambiental e cultural da Região Perus/SP, sua história de lutas em Movimentos Sociais, é relevante pesquisar a POLÍTICA do Projeto Social analisado, que explicita a opção dos Jesuítas pelas juventudes empobrecidas e sua contribuição às Políticas Sociais, o que dirigiu a escolha de autores que tematizam, por um lado, a ausência de políticas públicas que atendam de forma mais integral às demandas das populações da periferia e, de outro, a fragmentação das políticas sociais, advogando pela necessidade da construção de política social integral.

Em terceiro lugar pela relevância da contribuição para a construção de uma concepção e prática de política social transformadora que fortaleça Movimentos Sociais e mediações de construção de uma Política Social Integral dos Jesuítas válidas em contexto atual, este estudo poderá conduzir ao eventual redirecionamento das intervenções dos Jesuítas na região, ampliando o potencial de impacto social da instituição e maiores benefícios aos participantes e à comunidade. Em função da ação colaborativa dessas políticas sociais da sociedade civil, com a intencionalidade de forjar novas políticas públicas, diante da ausência de políticas governamentais, um projeto social acaba sendo, para um significativo número de empobrecidos, a única oportunidade de abrir horizontes de outro futuro possível. Assim, do ponto de vista social, justifica-se a realização deste estudo na identificação e demonstração da pertinência e relevância das políticas sociais de gestão da sociedade civil no acesso à educação e ao mundo do trabalho para o desenvolvimento, em caráter social amplo ou de pequena parcela da população, no caso a participação e liderança juvenil do projeto em questão.

Nesse contexto, a análise do tema e do objeto da pesquisa, ora propostos, tem o potencial de propiciar uma contribuição crítica reflexiva aos governos e a outras práticas de atendimento assistencial sobre a necessidade de políticas sociais mais efetivas, que contemplem a integralidade como elemento básico para o desenvolvimento socioambiental sustentável da região.

Na esteira do contexto social debatido nesta pesquisa, a pretensão é contribuir para o desenvolvimento de política social integral, elucidando as reflexões das obras dos autores a seguir mencionados, cujas produções apresentam conteúdos intimamente relacionados ao tema do projeto proposto, além da identificação pessoal do autor com as obras selecionadas e apresentadas.