• Nenhum resultado encontrado

Desafios e oportunidades para o projeto

4. QUESTÕES DERIVADAS DA PESQUISA

4.2. Resultados gerais do estudo

4.2.7. Desafios e oportunidades para o projeto

Em relação aos desafios identificados pelos respondentes, há uma expectativa geral de resgate do trabalho desenvolvido junto aos jovens, em especial quanto à formação em valores humanos e cidadania, incluindo a participação política dos alunos na comunidade. As citações a seguir, extraídas das respostas ao questionário, ilustram essa expectativa da comunidade.

Voltar a desenvolver o excelente trabalho que era realizado, no que diz respeito a formação pessoal (cidadania) da população da região.

Os desafios atuais deste projeto é relacionado a retomar o trabalho com de formação dos jovens da região.

Mobilizar a comunidade

Trazer o sentido que era no inicio .

Fazer com as pessoas entendam a totalidade do projeto, que vai além da formação profissional, mas também forma cidadãos para o mundo.

Outro fator que se destaca, possivelmente decorrente da realidade citada nos parágrafos anteriores, é o atual desconhecimento, por grande parte da população, do trabalho desenvolvido pelos jesuítas na região.

Pelo que sei o projeto está muito pouco atuante em relação a região (jardim santa fé / morro doce), há pouca divulgação do trabalho realizado e assim todo o maravilhoso projeto do Centro Pastoral fica muito restrito.

Os desafios atuais são hoje de encontrar pessoas para trabalhar no projeto e o recrutamento de cidadãos, tão dispostos e que realmente acreditem nas pessoas da mesma forma como foi-nos dado à credibilidade do acesso, do direito, sem colocar em primeiro plano as burocracias de uma instituição.

Ter maior visibilidade na comunidade. Ter maior aderência das famílias que inserem seus filhos.

Outro fator importante que apareceu de forma recorrente é a ausência dos jesuítas na vida comunitária, não apenas como mentores espirituais, realizando missas, mas interagindo com a população e auxiliando-a a identificar caminhos para a solução de suas demandas, assim como contribuir para sua organização coletiva, como ocorria no passado.

No que se refere às sugestões para aprimoramento do projeto e ampliação dos resultados para a comunidade, as contribuições dos participantes centram-se nas questões consolidadas a seguir, cuja transcrição encontra-se no anexo:

• Aumento da divulgação do projeto na comunidade;

• Retomada do cursinho pré-vestibular e do curso de cidadania; • Interação com os demais projetos sociais da região;

• Presença dos representantes dos jesuítas e do projeto em reuniões de lideranças e movimentos populares;

• Incorporar os formandos às atividades cotidianas do Centro Santa Fé, permitindo-lhes contribuir para o projeto e funcionando como efeito demonstrativo de seus resultados;

• Ampliar a oferta de atividades nos horários ociosos do Centro Santa Fé;

• Realizar atividades fora do Centro Santa Fé, agregando a comunidade em torno de projetos de interesse comum;

• Oferecer a crianças, jovens, adolescentes e adultos, atividades de reforço em disciplinas com reconhecida deficiência, como português e matemática;

• Criar uma faculdade no espaço do Centro Santa Fé, beneficiando a comunidade local.

Na sessão de focus group, na qual se buscou ampliar o detalhamento das respostas obtidas no questionário, as respostas dos grupos permitiram maior compreensão da realidade atual da comunidade e da importância do projeto nesse contexto, assim como as principais expectativas dos participantes. O primeiro quadro apresenta as frases oferecidas para discussão e seleção e os demais apresentam a escolha de cada grupo e a transcrição das respectivas respostas.

Etapa 4. Tema: O que precisa melhorar no projeto para atender às demandas atuais da comunidade (desafios e oportunidades)

1. Quantificar resultados, melhorar a divulgação do projeto e dos resultados, ampliar a participação da comunidade e a articulação com as redes sociais da região. 2. Aumentar o número de pessoas atendidas, ampliar público e resgatar a proposta

inicial de formação política.

3. Fortalecer e ampliar a equipe do projeto, obter novos recursos financeiros e melhorar a infraestrutura física e operacional de atendimento.

Grupo 1

Frase escolhida: 1

Pensando nesta temática de melhoria do projeto, é importante empoderar a comunidade a ter responsabilidade em relação à demanda que se tem dentro da mesma. Um exemplo claro desta afirmação se dá por meio da demanda escolar. Antes tínhamos o Pré-Universitário para prepara os jovens a entrarem na Universidade – melhoria do acesso. Hoje temos adolescentes e jovens que não possuem conhecimento escolar necessário para inserção comunitária, desta forma o projeto auxiliar a promover um apoio à formação escolar, transformando estes adolescentes e jovens em pessoas preparadas para competir em vestibular e ter uma base escolar mais qualificada.

Grupo 2

Frase escolhida: 1

O projeto precisa trabalhar mais para elaborar os indicadores e conseguir quantificar os resultados e os impactos na comunidade. Esses números possibilitarão o seu planejamento a médio e longo prazo. Não é possível conseguir resultado efetivo trabalhando sozinho. A parceria é um elemento importante nesse trabalho. Projeto x comunidade articulada em rede possuem maior alcance e possibilitam melhores resultados.

As questões indicadas como fatores de aprimoramento prático do projeto incluem o atendimento de Perus, a retomada do curso pré-vestibular, criação de curso superior no período noturno e ampliação do trabalho realizado com as famílias, que atualmente só ocorre nas 3as. feiras à noite. Os fatores estratégicos considerados importantes pelos participantes incluem o empoderamento da comunidade, assim

como o resgate da proposta com o uso de ferramentas de ação que sejam adequadas ao momento atual, como a retomada do curso pré-universitário e atividades visando o fortalecimento educacional de forma complementar ao aprendizado escolar básico.

Mais reflexões decorrentes da pesquisa são apresentadas no capítulo 5 e nas considerações finais.

5. LIMITES, POTENCIALIDADES E DESAFIOS IDENTIFICADOS