• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO V – Das Disposições Gerais e Transitórias

B. Imóveis edificados anteriormente ao PDE e que não se enquadram nos tipos definidos no item A, não sujeitos à destinação de área

6. Análise dos Planos Regionais

6.2 Caracterização das Subprefeituras Analisadas

A seguir, será procedida uma breve caracterização de cada uma das Subprefeituras cujos Planos Regionais são analisados neste capítulo.

6.2.1 Subprefeitura do Butantã

A área total da Subprefeitura do Butantã é de 56,1 km². De acordo com dados da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, a população estimada para o ano 2000 é de 377.576 moradores.

A Subprefeitura Butantã é formada por cinco distritos: Butantã, Morumbi, Raposo Tavares, Rio Pequeno e Vila Sônia.

Os limites territoriais desta Subprefeitura são os seguintes: − Norte: Subprefeitura da Lapa;

− Oeste: Municípios de Osasco e Taboão da Serra; − Sul: Subprefeitura do Campo Limpo;

− Leste: Subprefeituras de Pinheiros e Santo Amaro (Rio Pinheiros). A área da Subprefeitura do Butantã é cortada por importantes eixos rodoviários que fazem a ligação norte-sul do país, além da ligação entre o município de São Paulo e o interior sul e oeste do Estado. São os seguintes os principais eixos viários: Av. Prof. Francisco Morato, que dá acesso à

rodovia Régis Bittencourt, Av. Eliseu de Almeida, Av. Corifeu de Azevedo Marques, Av. Vital Brasil, Av. Morumbi, Av. Rio Pequeno e Rodovia Raposo Tavares.

A Supervisão de Obras Públicas da Subprefeitura do Butantã estima que a malha viária existente seja constituída por 675,55 km de ruas pavimentadas, 65,18 km de ruas de terra e 17,0 km de ruas em paralelepípedos, sendo 84% do sistema viário constituído por vias locais.

Com predominância de uso residencial e padrão ocupacional diversificado, a região abriga equipamentos públicos e privados de grande porte, como a Universidade de São Paulo, o Palácio do Governo, Instituto Butantã, Hospital Albert Einstein, Estádio do São Paulo Futebol Clube, Parque Alfredo Volpi entre outros.

Apresenta áreas industriais ociosas e grande número de favelas. No Morumbi e Butantã constata-se predominância de uso residencial de alto padrão e baixa densidade, na Vila Sônia observa-se o uso residencial de elevado padrão, tanto de baixa como de alta densidade. Nos distritos do Rio Pequeno e Raposo Tavares o uso residencial predominante é de baixo a médio padrão.

O relevo da Subprefeitura é ondulado a montanhoso, com planície e fundos de vales nas cotas 722 e 735, compreendendo os córregos Pirajussara e Jaraguá, que são os principais afluentes do Rio Pinheiros na região.

6.2.2 Subprefeitura da Lapa

A Subprefeitura da Lapa possui uma população estimada em cerca de

270.656 moradores (2000) distribuídos em uma área de 40,1 km2. Os

distritos de Perdizes e Lapa concentram, juntos, mais da metade deste total. O restante da população distribui-se de forma relativamente homogênea entre os demais distritos da região, que são Barra Funda, Vila Leopoldina, Jaguara, Jaguaré.

A Subprefeitura da Lapa situa-se na região centro-oeste do município, na confluência dos Rios Tietê e Pinheiros, e se estende desde as várzeas dos dois rios até o divisor de águas das duas bacias, pelas ruas Heitor Penteado

e Cerro Corá, descendo por esta última e pela Avenida Queirós Filho para a bacia do Rio Pinheiros.

A maior parte da região está situada ao sul do Rio Tietê e a leste do Rio Pinheiros, com exceção dos distritos de Jaguara e Jaguaré. As cotas variam de 721 metros acima do nível do mar, na marginal do Rio Tietê, até a de 827 metros, no final da Avenida Dr. Arnaldo.

Os limites territoriais da Subprefeitura da Lapa são os seguintes:

− Norte: Subprefeituras de Pirituba/Jaraguá, Freguesia/Brasilândia e Casa Verde/Cachoeirinha;

− Sul: Subprefeituras de Pinheiros e Butantã − Leste: Subprefeitura da Sé

− Oeste: Município de Osasco.

Enquanto o distrito da Barra Funda é situado, quase na sua totalidade, na várzea do Tietê, o distrito de Perdizes ocupa as encostas e terras altas do espigão, tendo como cota máxima 827 metros. Já o distrito da Lapa apresenta duas áreas diferenciadas: a área da várzea e a do Alto da Lapa, que tem características topográficas semelhantes a Perdizes. A maior parte do distrito da Vila Leopoldina ocupa várzea dos rios Tietê e Pinheiros. Os dois últimos distritos - Jaguara e Jaguaré - ocupam em parte as várzeas do Rio Tietê e do Rio Pinheiros, respectivamente, e em parte terras mais altas das colinas vizinhas.

Situam-se na Subprefeitura da Lapa vias de caráter metropolitano e estadual, como a via Anhanguera e as marginais dos Rios Pinheiros e Tietê (Avenidas Eng. Billings e Nações Unidas no trecho que separa os distritos de Jaguaré e Vila Leopoldina; as avenidas Otaviano Alves de Lima, Embaixador Macedo Soares e Presidente Castelo Branco ao longo do Tietê), assim como a sua interligação, o Cebolão.

A Subprefeitura da Lapa conta com 571 km de vias, com apenas 16 km (3%) de tráfego rápido. As demais vias estruturais perfazem 73 km (13%) e vias coletoras 116km (20%). Os restantes 366 km são de vias locais (64%).

6.2.3 Subprefeitura de Pinheiros

Com 26,7 Km2, a região administrada pela Subprefeitura Pinheiros é

formada por quatro distritos, Alto de Pinheiros, Pinheiros, Itaim Bibi e Jardim Paulista, onde se distribui uma população de 272.574 moradores (2000). A Subprefeitura de Pinheiros faz divisa com a Subprefeitura da Lapa a norte, com a Subprefeitura da Sé a nordeste, Subprefeitura de Vila Mariana a sudeste, a Subprefeitura de Santo Amaro a sul e Subprefeitura do Butantã a oeste.

Seus limites são definidos pela Av. Queiroz Filho, ruas Cerro Corá e Heitor Penteado, Av. Dr. Arnaldo, Paulista, Brigadeiro Luis Antônio, Santo Amaro e Roque Petroni Jr., e pelo Rio Pinheiros.

A várzea do Rio Pinheiros está situada na cota de 721 m, sendo predominante o uso residencial de médio a alto padrão, e possui serviços e comércio diversificado, ao contrário das Subprefeituras da Lapa e Santo Amaro, onde a várzea é ocupada predominantemente pelo uso industrial. As vias pavimentadas em asfalto perfazem um total de 401 Km, em paralelepípedo 12 Km, com um total de 1 Km de córrego a céu aberto e 39 Km de córregos canalizados.

O sistema viário é constituído por 52% de vias locais, 34% de vias coletoras e 14% e vias estruturais, quando o ideal seria vias locais ao redor de 70%.

6.2.4 Subprefeitura da Sé

A Subprefeitura da Sé está situada na área central do Município de São Paulo, sendo contida integralmente na Macrozona de Estruturação e Qualificação Urbana.

É formada por oito Distritos: Bom Retiro, Santa Cecília, República, Sé, Bela

Vista , Liberdade, Cambuci e Consolação, e ocupa uma área de 37,3 km2,

abrigando uma população de 373.914 moradores (2000). Os limites territoriais Subprefeitura da Sé são os seguintes:

− Norte: Subprefeituras Santana e V. Guilherme

− Sul: Subprefeitura V.Mariana − Leste: Subprefeitura Móoca

Esta Subprefeitura possui uma extensão de ruas pavimentadas de 500Km, cerca de 0,35Km de ruas de terra, dois rios (Rio Tamanduatei e Rio Tietê) e seus afluentes.

6.2.5 Subprefeitura de Vila Mariana

A Subprefeitura de Vila Mariana se caracteriza por apresentar uma grande diversificação de atividades, concentrando investimentos relacionados ao setor terciário, ao setor cultural, equipamentos públicos de saúde e lazer, ao lado de bairros exclusivamente residenciais de baixa densidade, associados à presença de áreas verdes e de bairros predominantemente residenciais com intensa tendência a verticalização.

Limita-se ao norte com a Subprefeitura da Sé, a leste com a Subprefeitura Ipiranga, a sul com as Subprefeituras do Jabaquara e Santo Amaro e a oeste com a Subprefeitura de Pinheiros. É formada pelos distritos de Moema, Saúde e Vila Mariana.

A estimativa da população para o ano de 2000 é de 313.036 moradores, que se distribuem nos seus 26,5 km².