• Nenhum resultado encontrado

CARACTERIZAÇÃO DO “ESPAÇO” DA PESQUISA

Mapa 02 Localização das escolas participantes da pesquisa

4.1 CARACTERIZAÇÃO DO “ESPAÇO” DA PESQUISA

A cidade de Cajazeiraslocaliza-se no extremo oeste do estado da Paraíba, nas coordenadas geográficas de 6º53‟13” de latitude sul e 38º34‟41” de longitude oeste, e faz parte da zona fisiográfica do sertão (Mapa 01). De acordo com dados do IBGE (2009), possui uma população de aproximadamente 57.875 habitantes e ocupa uma superfície de 586,28 km², que corresponde a pouco menos de 1% da área total do estado.

Nossa vegetação é predominantemente a caatinga devido ao clima quente de elevadas temperaturas. Devido a este fator climático a agropecuária é de subsistência, e sua principal atividade econômica é o comércio local, o que também é favorecido por sua localização próxima a divisas com os estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Este fator também faz com que estudantes destes estados vizinhos procurem nossas escolas e faculdades, contribuindo para o desenvolvimento da economia local.

Cajazeiras tem uma longa tradição no que diz respeito à educação, pois o seu desenvolvimento deu-se a partir da fundação de um colégio em 1843. Vinte e um anos depois em 1864, consolidou-se como município, e até hoje é lembrada como a “terra que ensinou a Paraíba a ler”.

Esta cidade possui escolas municipais que oferecem o ensino fundamental, porém, são as da rede estadual, devido principalmente a questões de infra-estrutura, que acabam sendo mais procuradas. Por esta razão, optamos por desenvolver a pesquisa nas estaduais que possuem o Ensino Fundamental II7 (6º ao 9º ano), que conforme mencionamos, anteriormente, é o nível que permite o acesso aos sujeitos pesquisados - os professores de Geografia - uma vez que na primeira fase do fundamental, temos o professor polivalente que leciona vários componentes curriculares.

As escolas nas quais buscamos dados para a pesquisa estão situadas na zona urbana da cidade de Cajazeiras e numeradas conforme consta no mapa 02. Realizamos visitas em todas as escolas, a fim de localizarmos os professores para que o instrumento de coleta de dados fosse aplicado, bem como para outras informações para melhor qualificar o campo da referida pesquisa.

A Escola Cristiano Cartaxo – escola 01 - (foto 1) funciona os três turnos, e desenvolve um projeto denominado Escola de Tempo Integral, que consiste em espaços destinados ao desenvolvimento de oficinas curriculares, ou seja, os alunos têm aulas em um turno (manhã) e, em outro período (tarde), participam de oficinas instituídas para atividades de natureza prática, integradas às mais diversas temáticas, conhecimentos e saberes.

Estas oficinas representam um instrumento importantíssimo para os professores trabalharem os temas transversais como o meio ambiente, através de projetos que visem à construção do conhecimento e o desenvolvimento de atitudes e valores voltados ao exercício da cidadania e à formação de uma consciência ambiental.

De acordo com dados fornecidos, na Secretaria da Escola, a mesma possui um espaço físico composto por trinta e seis (36) dependências das quais quinze (15) são salas de aula. Atualmente (2010) conta com quinhentos e noventa e seis (596) alunos, em (16) dezesseis turmas, as (09) nove do fundamental II estão distribuídas de acordo com natabela 01.

7 Segundo dados fornecidos pela 9ª Região de Ensino (ANEXO A) as escolas estaduais do município de

Cajazeiras que possuem o Ensino Fundamenta II são: 1. Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cristiano Cartaxo; 2. Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Constantino Vieira; 3. Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho; 4. Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Manoel Mangueira Lima; 5 Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Moisés Coelho; 6. Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor João Milanês e 7. Escola Estadual de Ensino Fundamental Comandante Vital

Tabela 01 – Número de alunos e turmas do fundamental II da E.E.E.F.M. Cristiano Cartaxo

Turma Nível Quant. Turmas Nº. alunos

6º ano Fundamental 03 76

7º ano Fundamental 02 64

8º ano Fundamental 02 50

9º ano Fundamental 02 50

Total 09 240

Secretaria da E.E.E.F.M. Cristiano Cartaxo(2010)

Esta escola possui um projeto denominado Projeto de Arborização (PA) no qual os alunos se encarregam de plantar e cuidar de uma árvore (foto 2) como meio de assumir o senso de responsabilidade sobre a natureza de maneira direta. E outro denominado Oferta Verde que ressalta a importância de plantas medicinais para uso próprio, bem como a orientação para uso por parte da comunidade.

Figura 01 - Fachada da E.E.E.F.M. Cristiano Cartaxo Foto: Edmar Leite (2010)

Figura 02 - Mudas plantadas por alunos da escola Cristiano Cartaxo Foto: Edmar Leite (2010)

Observamos que as professoras de Geografia da escola Cristiano Cartaxo ao tratarem da participação na execução destes projetos, destacaram a importância de um trabalho de conscientização com os alunos e da necessidade de arborização não somente dentro, mas também fora da escola.

A segunda escola visitada, Monsenhor Constantino Vieira (foto 3) funciona também os três turnos, com o total de 1269 alunos distribuídos em 36 turmas, sendo que as turmas do fundamental II estão concentradas apenas nos turnos manhã e tarde.

Tabela 02 – Número de alunos e turmas do fundamental II da E.E.E.F.M. Monsenhor Constantino Vieira

Turma Nível Quant. Turmas Nº. alunos

6º ano Fundamental 02 58

7º ano Fundamental 02 64

8º ano Fundamental 02 70

9º ano Fundamental 02 86

Total 08 278

Figura 03 - Fachada da E.E.E.F.M. Monsenhor Constantino Vieira Foto: Edmar Leite (2010)

De acordo com dados levantados no questionário aplicado nesta pesquisa, percebemos que esta escola possui um projeto voltado à Higiene Ambiental, no qual as professoras de Geografia que responderam o questionário disseram contribuir de maneira informal na orientação dos trabalhos desenvolvidos neste sentido na escola.

Observamos que a maioria destes projetos propostos pelas escolas pesquisadas estão sendo desenvolvidos sem um planejamento por escrito, ou seja, são, em sua maioria, ações executadas através de iniciativas individuais de alguns professores.

Na terceira escola, Professor Crispim Coelho, constatamos através dos dados coletados em campo que esta também possui atividades direcionadas à Educação Ambiental tais como, higiene escolar, projeto de arborização, pomar e canteiros medicinais.

Os professores de geografia envolvidos nestes projetos que fazem parte de uma proposta da escola contribuem na orientação e na execução em algumas atividades, tais como a plantação e separação de mudas para utilização como amostra dos medicamentos, participando de forma mais efetiva na conservação da higiene da escola e fora dela, através de projetos de reciclagem de materiais reutilizáveis; e através das aulas expositivas fazem uso de leituras e debates, ou

ainda, conduzindo os alunos à realização de entrevistas com moradores dos bairros, a fim de identificar problemas ambientais locais.

Esta escola funciona os três turnos, com o quantitativo de 1150 alunos distribuídos em 33 turmas, as do fundamental II conforme consta natabela 03.

Tabela 03 – Número de alunos e turmas do fundamental II da E.E.E.F.M. Professor Crispim Coelho

Turma Nível Quant. turmas Nº. alunos

6º ano Fundamental 03 109

7º ano Fundamental 03 106

8º ano Fundamental 02 61

9º ano Fundamental 03 81

Total 11 357

Secretaria da E.E.E.F.M. Professor Crispim Coelho (2010)

Figura 04 - Fachada da Escola Crispim Coelho Foto: Arquivo Escola (2009)

A Escola de número 04, Professor Manoel Mangueira(foto 05) possui projetos relacionados à temática do lixo em trabalhos de conscientização através da coleta

seletiva, intitulados “Escola Limpa” e “Lixo se joga no Lixo”. Esta escola funciona os três turnos, com 735 alunos e 26 turmas, 11 do nível fundamental II (Tabela 04).

Segundo os professores de Geografia que participaram da pesquisa, esta escola tem dificuldades na execução destes projetos, uma vez que aguardam a liberação de recursos para trabalhar as propostas contidas nos mesmos, mas ainda assim, realizam a coleta seletiva juntamente com os alunos.

Figura 05 - Fachada da escola Manoel Mangueira Foto: Edmar Leite (2010)

Tabela 04 – Número de alunos e turmas do fundamental II da E.E.E.F.M. Professor Manoel Mangueira

Turma Nível Quant. turmas Nº. alunos

6º ano Fundamental 03 99

7º ano Fundamental 03 79

8º ano Fundamental 02 58

9º ano Fundamental 03 69

Total 11 305

A Escola Dom Moisés Coelho – escola 5 - possui apenas o ensino fundamental (foto 05), conta com um projeto de inclusão para alunos portadores de necessidades especiais, possui 1023 alunos distribuídos nos três turnos, com 21 turmas de ensino fundamental II distribuídas conforme atabela 05.

Figura 06 - Fachada da Escola Dom Moisés Foto: Edmar Leite (2010)

Tabela 05 – Número de alunos e turmas do fundamental II da E.E.E.F. Dom Moisés Coelho

Turma Nível Quant. turmas Nº. alunos

6º ano Fundamental 06 239

7º ano Fundamental 05 200

8º ano Fundamental 05 194

9º ano Fundamental 05 143

Total 21 776

Secretaria da E.E.E.F. Dom Moisés Coelho (2010)

Dentre os professores de Geografia da Escola Dom Moisés Coelho que responderam nosso questionário, não houve menção a projetos de Educação

Ambiental realizados pelos docentes desta disciplina, embora trabalhem com o tema em sala de aula.

As Escolas Monsenhor João Milanês e Comandante Vital – escolas 06 e 07 – também são apenas de ensino fundamental, possuem 180 e 206 alunos, respectivamente, e um número menor de turmas; a primeira com 06 (seis) e a segunda com 11(onze) no geral. A escola João Milanês possui 05 (cinco) turmas do fundamental II e a Comandante Vital 08 (oito), conforme podemos observar nas Tabelas 6 e 7.

Figura 07 – Fachada da E.E.E.F. Monsenhor João Milanês Foto: Edmar Leite (2010)

Tabela 06 – Número de alunos e turmas do fundamental II da E.E.E.F. Monsenhor João Milanês

Turma Nível Quant. turmas Nº. alunos

6º ano Fundamental 01 47

7º ano Fundamental 02 53

8º ano Fundamental 01 30

9º ano Fundamental 01 27

Total 05 157

Figura 08 – Fachada da E.E.E.F. Comandante Vital Foto: Edmar Leite (2010)

Tabela 07 – Número de alunos e turmas do fundamental II da E.E.E.F. Comandante Vital

Turma Nível Quant. turmas Nº. alunos

6º ano Fundamental 02 36

7º ano Fundamental 02 42

8º ano Fundamental 02 40

9º ano Fundamental 02 40

Total 08 158

Secretaria da E.E.E.F. Comandante Vital (2010)

Na escola João Milanês, a professora não registrou projetos sobre educação ambiental no questionário, apesar de tratar do tema em suas aulas. A escola Comandante Vital, segundo dados da pesquisa, desenvolve projetos de preservação dos recursos hídricos, bem como relacionados ao destino do lixo e coleta seletiva.

A realização desta pesquisa nos permitiu observar que as escolas estão engajadas na busca de soluções, através da elaboração de propostas e projetos relacionados à temática ambiental, e que os professores estão abertos ao diálogo

para contribuir na execução dos mesmos, porém, enfrentam limitações que dizem respeito às condições para a realização de muitas das propostas contidas nestes projetos, tanto no que se refere a temas ambientais como à Educação de uma maneira geral.

Em todas as visitas que fizemos em busca da coleta de dados, deparamo-nos com profissionais que apesar das dificuldades apontadas na realidade da escola pública no Brasil, mostraram-se prestativos e participativos no intuito de fazer o máximo possível para a melhoria da qualidade da educação e do meio ambiente.

Documentos relacionados