• Nenhum resultado encontrado

Caracterização dos Entrevistados

4. SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS: redes e interlocuções

4.1 O CAMPO DE PESQUISA

4.1.3 Caracterização dos Entrevistados

Foram realizadas oito (8) entrevistas com: um (1) representantes da REMAR, dois (2) representantes da rede local dos bairros do Alto do Mateus e Roger, um (1)representante do CMDCA, três (3) representantes do CEDCA, e um (1) representante do Fórum DCA, no município de João Pessoa. Foi considerada a escolha dos entrevistados de acordo com a participação na REMAR, através de contato com a organização e a disponibilidade de participação da entrevista. Ainda, foi solicitado que a organização, rede ou conselho indicasse seu representante para participar da pesquisa de forma livre. Inicialmente iremos apresentar a localização das organizações no município de João Pessoa, suas características geopolíticas e, posteriormente, as características dos sujeitos entrevistados.

QUADRO II - Representação dos entrevistados

Organização Abrangência Referencia Representação

Rede de proteção Municipal Articulação no âmbito dos três poderes e da sociedade civil Sociedade civil (REMAR) Rede Paz Bairro do Alto do Mateus Organizações da sociedade civil e instituições publicas. (Projeto Beira da Linha) Sociedade civil Rede de proteção

Roger e Varadouro Bairro Roger e Varadouro Organizações da sociedade civil e instituições publicas.

Sociedade civil (Infância E Adolescência Missionária) Conselho municipal de direitos da criança e do adolescente

Municipal Representação governamental e não governamental Sociedade civil Poder publico Conselho estadual

de direitos da criança e do adolescente

Estadual Representação governamental e

não governamental Sociedade civil Poder publico FÓRUM DCA Regional Órgão autônomo da sociedade civil Pastoral do Menor Fonte: Elaboração própria.

4.1.3.1 Localização espacial dos sujeitos da pesquisa

A REMAR agrega diversos sujeitos políticos governamentais e não governamentais, que atuam na área de infância e juventude na grande João Pessoa, e os representantes da sociedade civil nos organismos dos Conselhos de Direito do Município de João Pessoa- CMDCA e o Conselho Estadual- CEDCA, as redes locais e o Fórum DCA.

O destaque ao município de João Pessoa se deu por sua característica de agregador das demandas do estado e por sua condição geopolítica de capital, não desconsiderando as ações da sociedade civil dispostas em todo o estado.

As características da cidade de João Pessoa configuram os desafios de enfrentamento das questões sociais e as vulnerabilidades da população em situação de pobreza, nas questões presentes em seu cotidiano, como o desemprego, a baixa remuneração, o trabalho precário e toda sorte de dificuldades apresentadas. Não é o nosso objetivo realizar uma análise dessas condições sociais da população, porém condiciona-se seu enfrentamento a uma realidade presente que contem elementos fundamentais para a compreensão das condições sociais da cidade de João Pessoa.

A evolução espacial de João Pessoa reflete o contexto geopolítico, econômico e social, típico do processo de expansão do capital nos países dependentes. A dinâmica da urbanização nacional, iniciada nos meados do século XIX gerou a divisão social do trabalho entre o Nordeste e o Sudeste e, consequentemente, espaços econômicos diferenciados e desiguais. O Nordeste passou a exercer funções secundárias decorrentes da desarticulação da produção agrária, em termos nacionais. [...]. O Sudeste, demarcando o caráter dual no processo brasileiro de desenvolvimento econômico, concentrou a produção industrial. Essa dualidade se expressa pelos processos de proletarização e pecuarização dos campos, a expulsão e expropriação de seus trabalhadores para as cidades, favorecendo as migrações, transformando o Nordeste em fornecedor de mão de obra ou reserva de força de trabalho (RODRIGUEZ apud JOÃO PESSOA, 2009, p. 34).

4.1.3.2 Caracterização dos Sujeitos da Pesquisa

Para compreensão da localização dos bairros dos entrevistados das redes locais, buscamos sua representação espacial em João Pessoa. O município possui uma população de 723.515 e para o ano de 2014 esta estimada uma população em torno de 780.738 habitantes. Atualmente é composto por 69 bairros em uma área total de 211,475 km2, dividido em 14 regiões administrativas dispostas nas regiões Norte, Oeste, Sul e Leste. Os bairros em que realizamos a pesquisa se encontram na divisa das regiões norte e oeste.

Para melhor comp caracteriza-los a partir do profissional, as relações de Sendo assim distribu conselhos e 1 representante

Fonte: Elabora

Dos entrevistados, se diversidade de gênero foi pe

Fonte: Elabora

Represe

0 2 4 6 8

mpreensão dos sujeitos que compõem a do recorte de sexo, função que desempenham

e trabalho com a organização e o tempo de par ibuídos, dos 8 entrevistados, 3 estão em redes l

te do Fórum DCA:

ração própria.

sete são do sexo feminino e um do sexo masc i perguntado a cada entrevistado o seu sexo.

ração própria. 37% 50% 13% %

Gráfico: 1

Representação dos Sujeitos da Pesqu

redes conselhos forum DCA

7

1

Feminino Masculin

Grafico 2: divisão por sexo

sexo

a pesquisa, buscamos ham na rede, formação

articipação na rede. s locais, 4 participam de asculino, considerando a

da Pesquisa

1 Masculino

sexo

Dos entrevistados perguntados sobre a função que desempenham nas redes e conselhos, quatro são coordenadores das organizações, dois são presidentes de conselhos e dois são conselheiros membros, com função nas comissões.

Fonte: Elaboração própria.

A formação profissional dos entrevistados, seis tem curso superior completo, sendo dois assistentes sociais, três são pedagogos, um é advogado e dois não possuem curso superior completo.

Fonte: Elaboração própria.

4

2 2

Coordenador Presidente Conselheiro

Grafico 3: Função

Função 2 3 2 1 0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5

Assistente Social Pedagogo Educador -ensino

médio

Advogado

Grafico 4: Formação profissional

Dos oito entrevistados, segundo a relação de trabalho que desempenham nas organizações não governamentais de origem, quatro são voluntários: desses, três possuem relação de trabalho com o poder público, sendo dois com cargo de confiança, um prestador de serviço e um aposentado/a; dois possuem relação formal com a organização não governamental e 2 são representações governamentais.

Fonte: Elaboração própria.

Dos representantes da rede, quatro possuem tempo de participação na rede de até 3 anos, dois estão há 3 anos, um entre 4 e 6 anos e apenas um está a mais de 10 anos a frente da organização. O que demonstra o fluxo de renovação de pessoas nesses espaços.

3 0 4 4 2 2 7 2 6 8 8 8 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Relação de Trabalhosem vínculo com poder públicocom vínculo poder público

Gráfico 5: Relaçao de Trabalho

volutario/a em ongs Contrato Formal/ rep. Governamental

Total total de entrevistados

2

4

1 1

1 ano ate 3 anos 4 a 6 anos 7 a 10 anos

Gráfico 6: Tempo de Participação na rede

participação na rede