• Nenhum resultado encontrado

FONTE NATUREZA CONCEITO DE CLIMA ESCOLAR

7.1 Caracterização das escolas pesquisadas

Foi apresentado no Capítulo 4 – Análise dos dados, estudo exploratório, de forma mais resumida algumas variáveis que poderiam distinguir as escolas dos grupos de análise: alto desempenho e clima escolar satisfatório, das do grupo de baixo desempenho e clima escolar insatisfatório. Nesse apêndice damos prosseguimento às análises do perfil das escolas desses grupos, de forma mais ampla. Embora utilizando as mesmas variáveis.

7.2.1 Localização da escola

Uma primeira hipótese a ser examinada para tentar estabelecer a diferença entre o grupo de escola de alto desempenho e clima escolar satisfatório do de baixo desempenho e clima escolar insatisfatório poderia ser a localização em área urbana ou rural. No entanto, as escolas estaduais e municipais estão, em sua grande maioria, na zona urbana. Das escolas estaduais do grupo de alto desempenho e clima escolar satisfatório 3,46% estão localizadas na zona rural. Esse percentual aumenta para 6,28% de escolas no outro grupo de análise. Nas escolas municipais vemos essa mesma tendência. Das escolas do grupo de alto desempenho e clima escolar satisfatório 8,81% delas estão localizadas na zona rural. Esse percentual aumenta para 13,75% de escolas no outro grupo de análise. Consideramos que essa variável pode indicar algum indício nas escolas principalmente as municipais, onde o percentual de escolas na zona rural quase dobrou.

148

7.1.2 Tamanho da escola

Para caracterizar o tamanho da escola utilizamos a variável níveis de ensino ofertados, quantidade de salas utilizadas e quantidade de funcionários.

7.1.2.1 Níveis de ensino ofertados

A outra variável que poderia oferecer indícios seriam os níveis de ensino ofertados nas escolas: fundamental e médio.

Com relação à oferta do nível de ensino nas escolas estaduais nos dois grupos de análise não houve diferença significativa. As escolas são, na sua totalidade, de ensino regular, já implantado o ensino fundamental de nove anos. Somente uma escola municipal em cada grupo de análise que oferece educação especial. O ensino médio, além dos anos finais do ensino fundamental (5º ao 9º anos) está em oferta em 29% das escolas estaduais do grupo de alto desempenho e clima escolar satisfatório. Esse percentual aumenta para 58,64% nas escolas do grupo baixo desempenho e clima escolar insatisfatório. Essa diferença pode ser percebida também na oferta da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio e do Fundamental. Nas escolas do grupo de alto desempenho e clima escolar satisfatório estão em 12,55% oferecem o EJA do EM e 12,99% o EJA do EF. Esse percentual se aumenta um pouco nas escolas do grupo de baixo desempenho e clima escolar insatisfatório, chegando a 26,36% para o EJA do EM e 18,18% para o EJA do EF. Essa diferença da educação de jovens e adultos é um ponto interessante no ensino médio.

Na rede municipal dos dois grupos de análise todas as escolas são de ensino regular e têm o ensino fundamental. Quase não há a existência de ensino médio e do EJA do EM nas escolas desses dois grupos de análise. E a modalidade de EJA do EF está presente em 27,98% das escolas do de alto desempenho e clima escolar satisfatório, esse percentual quase dobre no outro grupo de análise.

149

Portanto, a variável nível de ensino ofertado também ofereceu indícios para a distinção dos grupos de análise, tendo as maiores discrepâncias na modalidade do EJA.

7.1.2.2 Quantidade de salas e de funcionários

. E de funcionários seguimos em intervalos de 20 em 20 até chegar ao máximo que é 160. Depois utilizamos como referência o grupo com maior percentual de escolas.

Nas escolas estaduais do grupo de alto desempenho e clima escolar satisfatório quase a metade possuem de 06 a 10 salas e 34,6% possuem de 41 a 60 funcionários. No grupo de escolas de baixo desempenho e clima escolar insatisfatório o percentual com o mesmo número de sala cai para 36,82% e 34,1% possuem de 41 a 60 funcionários. Portanto, as escolas do grupo de baixo desempenho e clima escolar insatisfatório têm menos salas do que as do outro grupo, embora tenham o mesmo número de funcionários.

As escolas municipais também apresentam resultados semelhantes aos das estaduais. Nas escolas do grupo de alto desempenho e clima escolar satisfatório mais da metade possuem de 6 a 10 salas sendo utilizadas rotineiramente e 38,9%contam com 20 a 40 funcionários. Nas escolas do grupo de baixo desempenho e clima escolar insatisfatório, 31,75% das escolas possuem de 11 a 15 salas e 20% de 61 a 79 funcionários.

A quantidade de salas dos grupos de análise não oferece discrepâncias entre as escolas estaduais e municipais. Há uma pequena variação com relação ao número de funcionários e níveis de ensino do grupo de escolas de baixo desempenho e clima escolar insatisfatório. Portanto, essa variável também não se ofereceu resultados contundentes, apontando somente alguns indícios.

150

7.2.4 Local de funcionamento, Infraestrutura e oferta de serviços públicos

Por fim, foram analisados o local de funcionamento, a infraestrutura dos prédios e a oferta de serviços básicos como água filtrada, energia pública e coleta periódica de lixo nas escolas.

7.2.4.1 Local de funcionamento das escolas

O local de funcionamento não apontou evidências que pudessem discriminar as escolas dos dois grupos de análise porque quase em sua totalidade, das duas redes as escolas funcionam em prédios próprios.

7.2.4.2 Oferta de serviços básicos

A oferta de serviços públicos também não pode discriminar os grupos porque houve uma pequena variação nas escolas estaduais dos dois grupos de análise. O serviço de água tratada está em 100% das escolas do grupo de alto desempenho e clima escolar satisfatório, o serviço de esgoto da rede pública em 89,18% e coleta periódica de lixo em 96,97%. No grupo de escolas de baixo desempenho e clima escolar insatisfatório temos 97,73% de serviço de água encanada, 76,82% de esgoto da rede pública e 94,01% de coleta de lixo. O fornecimento de energia está em 100% das escolas dos dois grupos de análise. Na rede municipal os únicos serviços que não atingiram a totalidade das escolas nos dois grupos foram o serviço de esgoto pela rede pública 90,67%das escolas do grupo de alto desempenho e clima escolar satisfatório. Esse serviço está presente em 76% das escolas grupo de escolas de baixo desempenho e clima escolar insatisfatório. A coleta periódica de lixo, em 93,37%das escolas do grupo de alto desempenho e clima escolar satisfatório e 92,75%no grupo de escolas de baixo desempenho e clima escolar insatisfatório.

151

Nessa análise de local de funcionamento e a oferta de serviços apontam para um maior percentual dos serviços no grupo de escolas de alto desempenho e clima escolar satisfatório.

7.2.4.3 Infraestrutura das escolas

Na análise da infraestrutura, considerou-se a existência de dependências como sala para a direção, para os professores, de leitura e para atendimento especial. Também, a existência de quadras cobertas e descobertas, cozinha, biblioteca, refeitório, despensa, almoxarifado, secretaria e banheiro dentro e fora do prédio. E a existência de laboratório de informática e de ciências, de área verde dentro da escola e de pátio interno. Com exceção do laboratório de ciência e do pátio externo, todas as dependências são consideradas básicas.

 Existência de salas da diretoria, dos professores e de leitura

Com relação às escolas estaduais, houve uma variação no percentual de presença entre os dois grupos de análise com relação a dependências como sala de diretoria, dos professores e de leitura.

Nas escolas do grupo de alto desempenho e clima escolar satisfatório o existe maior percentual de presenças das dependências sala dos professores e da diretoria. E ocorre com um ligeiro aumento na sala de leitura.

Nas escolas municipais, a existência dessas dependências fica equiparado na sala da diretoria, com um ligeiro aumento na sala de leitura do grupo de escolas de alto desempenho e clima escolar satisfatório e com um a diminuição desse mesmo grupo na dependência sala dos professores.

Nas escolas estaduais há uma menor presença dessas dependências nas escolas do grupo de baixo desempenho e clima escolar insatisfatório, como se pode verificar na Tabela 1.

152 TABELA 1 Distribuição das escolas estaduais e municipais segundo os

grupos de Alto Desempenho e Clima Escolar Satisfatório e Baixo Desempenho e Clima Escolar Insatisfatório por infraestrutura: salas de diretoria, dos professores e de leitura

Escolas Estaduais

Alto e Satisfatório Baixo e Insatisfatório

N % N %

Sala da diretoria 222 96 164 73,5

Sala dos professores 211 91,34 159 71,3

Sala de leitura 14 6,1 13 5,9

Escolas Municipais

Alto e Satisfatório Baixo e Insatisfatório

N % N %

Sala da diretoria 179 92,7 396 98,3

Sala dos professores 168 87,1 395 98,8

Sala de leitura 19 9,84 25 6,25

FONTE: Elaboração própria com base nos dados do PROEB.

 Existência de sanitário dentro do prédio, cozinha, secretaria e biblioteca A existência de sanitário dentro do prédio é de quase 100%nas escolas estaduais e municipais em ambos os grupos de análise. As dependências como cozinha, secretaria e biblioteca tiveram variação nas escolas do grupo de alto desempenho e clima escolar satisfatório das escolas estaduais, estando mais presentes nesse grupo de análise.

Nas escolas municipais houve exatamente o contrário, as escolas do grupo de baixo desempenho e clima escolar insatisfatório tiveram maior percentual de existência dessas dependências.

153 TABELA 2 Distribuição das escolas estaduais e municipais segundo os grupos de Alto Desempenho e Clima Escolar Satisfatório e Baixo Desempenho e Clima Escolar Insatisfatório por infraestrutura: sanitário, cozinha, secretaria e biblioteca Escolas Estaduais Alto e Satisfatório Baixo e Insatisfatório Sim % Sim % Sanitário dentro do prédio 229 99,1 219 98,3 Cozinha 229 98,7 173 77,6 Secretaria 147 63,6 123 55,2 Biblioteca 214 93,1 160 71,8 Escolas Municipais Alto e Satisfatório Baixo e Insatisfatório Sim % Sim % Sanitário dentro do prédio 192 99,5 397 99,25 Cozinha 193 100 398 99,5 Secretaria 134 69,43 309 77,25 Biblioteca 163 84,5 351 87,75

FONTE: Elaboração própria com base nos dados do PROEB.

Este grupo de dependências examinadas e mais comum nas escolas, sendo inclusive, considerados como padrões mínimos de funcionamento o que explica os altos percentuais de presença deles nas escolas, principalmente no grupo de escolas de alto desempenho e clima escolar satisfatório (nas escolas estaduais).

 Existência de quadras e laboratórios de informática e de ciências

Outras dependências, como quadras e laboratórios, ainda não estão presentes nas escolas como as examinadas até agora. A quadra de esportes coberta e descoberta estão mais presentes no grupo de escolas estaduais de baixo desempenho e clima escolar insatisfatório. Entretanto as demais dependências como os laboratórios, pátio e área verde possuem percentual um pouco mais elevado nas escolas estaduais de alto desempenho e clima escolar satisfatório.

154

As escolas municipais apresentam os maiores percentuais das dependências quadra de esportes coberta, laboratório de ciências e pátio coberto nas escolas de baixo desempenho e clima escolar insatisfatório.

As dependências como quadra descoberta, laboratório de informática, área verde e pátio coberto estão mais presentes nas escolas municipais de alto desempenho e clima escolar satisfatório.

Essas variações de percentuais, ora mais acentuados em umas dependências dos dois grupos de análise e entre as duas redes de ensino pesquisadas, sendo portanto, inconstantes, torna difícil considerar esse grupo de dependências como um bom indicador que diferencie os dois grupos de análise.

TABELA 3 Distribuição das escolas estaduais e municipais segundo os grupos de alto desempenho e clima escolar satisfatório e baixo desempenho e clima escolar insatisfatório por infraestrutura: quadra de esporte, laboratório de informática, laboratório de informática, pátio e área verde

Escolas Estaduais Alto e Satisfatório Baixo e Insatisfatório N % N %

Quadra de Esp. Coberta 94 40,7 105 45,45 Quadra de Esp. Descoberta 75 32,5 83 35,93 Lab. de Informática 202 87,44 186 80,52 Lab.de e Ciências 37 16,1 28 12,12 Pátio Coberto 56 24,2 52 23,3 Área Verde 59 25,54 47 21,1 Escolas Municipais Alto e Satisfatório Baixo e Insatisfatório N % N %

Quadra de Esp. Coberta 77 39,9 230 57,5

Quadra de Esp. Descoberta 57 34,97 122 30,5 Lab. E Informática 161 83,4 315 78,75 Lab. De Ciências 10 5,18 91 22,75 Pátio Coberto 70 36,3 153 38,25 Área Verde 83 43 110 27,5

155

 Existência de parque infantil, despensa e do refeitório

Este conjunto de dependências mostrou-se mais presente nas escolas do grupo de alto desempenho e clima escolar satisfatório das duas redes de ensino. Nota- se claramente que a presença dessas dependências nas duas redes ainda é pequena. O parque infantil está mais presente nas escolas da rede municipal, talvez por atender crianças menores. O refeitório, local onde os alunos poderiam fazer suas refeições adequadamente, está presente em mais escolas. Mas mesmo assim não ostenta os percentuais das outras dependências como salas e quadras.

TABELA 4 Distribuição das escolas estaduais e municipais segundo os grupos de alto desempenho e clima escolar satisfatório e baixo desempenho e clima escolar insatisfatório por infraestrutura: parque infantil, despensa e refeitório

Escolas Estaduais

Alto e Satisfatório Baixo e Insatisfatório

Sim % Sim %

Parque Infantil 22 9,5 5 2,2

Despensa 114 49,3 83 36,8

Refeitório 112 48,48 76 34,1

Escolas Municipais

Alto e Satisfatório Baixo e Insatisfatório

Sim % Sim %

Parque Infantil 63 32,64 94 23,5

Despensa 136 70,5 225 56,25

Refeitório 129 66,8 247 61,75

FONTE: Elaboração própria com base nos dados do PROEB.

Mediante a análise do local de funcionamento, oferta de ensino e da infraestrutura, pode-se concluir que a infraestrutura pode vir a contribuir para marcar a diferença entre os grupos na rede estadual, porque algumas

156

dependências tiveram percentual um pouco maior nas escolas do grupo alto desempenho e clima escolar satisfatório.

Nas escolas municipais ocorreu o contrário, cuja presença de algumas dependências foi maior no grupo de escola de baixo desempenho e clima escolar insatisfatório. Esses resultados contraditórios entre as duas redes não favorecem que se diga, neste caso, que a infraestrutura é de fato um forte indicador para discriminar os grupos de análise.

Essa conclusão está alinhada com os achados de Rutter e seus associados (1979) que também concluíram que a infraestrutura não auxiliava na construção de um bom clima escolar e, sim, outros fatores mais subjetivos como presença de regras, sanções e recompensas. Cornejo e Redondo (2001) também chegaram a essas mesmas conclusões ao apontarem que os contextos regulativos e imaginativos – fatores mais subjetivos – tinham mais peso na aprendizagem dos alunos segundo as suas próprias percepções do que os aspectos mais objetivos da infraestrutura da escola.

Com isso, não se está defendendo que as escolas não devam ter boa infraestrutura e, sim, que somente dotar as escolas de quadras, laboratórios, banheiros e salas, ou seja, o investimento no ambiente físico, não contribui de forma tão significativa para construir o bom clima escolar na sensação e percepção dos alunos.

157

8 ANEXOS