• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO IV DA AÇÃO E DO PROCESSO PENAL

CARATERÍSTICAS CONSTRUTIVAS

Deverão ser de um só estágio de bombeamento, tipo centrífugo, com seus materiais construtivos em conformidade com as pressões de trabalho e os indicados nas folhas de dados.

Cada conjunto motor-bomba deverá ser montado sobre uma base integral rígida de aço ou ferro fundido. As bombas do tipo monobloco serão acionadas diretamente pelo motor elétrico, devendo ser do tipo "back- pull out”.

Os motores elétricos deverão ser trifásicos com rotor em gaiola, para tensão, freqüência, potência e demais caraterísticas operacionais e construtivas de acordo com a folha de dados anexa.

fabricação Carrier modêlo 39AQ.

Basicamente, deverão ser compostas dos seguintes componentes:

Gabinete

Adaptados para uso médico, de construção robusta e resistente à corrosão, estruturado em perfis de alumí­ nio extrudado de auto encaixe, fixado a cantos especiais de material termoplástico.

Os painéis serão construídos em parede dupla, com sólida construção, proteção térmica e atenuação de ruído. Revestidos externamente com material termoplástico do tipo ABS. O revestimento interno deverá ser em PVC, autoextinguível, liso. O isolamento interno dos painéis deverá ser em poliuretano expandido de 1” com densidade de 40 Kg/m3.

Os painéis deverão ser na cor branca. Deverão ser de fácil remoção, sendo os laterais e frontais utiliza­ dos para acesso à manutenção, inspeção e limpeza.

A estrutura do gabinete deverá ser dotada de guarnições de borracha para perfeita vedação entre a mesma e os painéis.

Ventilador

Deverá ser centrífugo de dupla aspiração, com rotor do tipo “sirocco” ou “limit-load”, conforme definido nas folhas de dados.

Deverá possuir construção robusta em chapa de aço, com tratamento anti-corrosivo, com rotor estática e dinamicamente balanceado.

O eixo do rotor deverá ser apoiado sobre mancais de rolamento, auto-alinhantes e de lubrificação perma­ nente.

Deverão ser selecionados para operação em regiões de alta eficiência.

Sua operação deverá ser silenciosa, devendo ser observada a velocidade máxima de descarga indicada na respectiva folha de dados.

O conjunto formado pelo motor elétrico de acionamento e ventilador deverá ser montado sobre base única, construída em perfis metálicos, dotada de elementos anti-vibratórios, de forma a evitar a transmissão de vibrações para o gabinete.

A quantidade de ventiladores deverá ser definida em função da capacidade a ser alcançada, sendo que no caso de unidades com mais de um ventilador, os mesmos deverão possuir acoplamento entre seus eixos do tipo flexível.

Motor Elétrico de Acionamento

Deverá possuir um único motor para todo o conjunto de ventiladores, do tipo de indução, com rotor do tipo "gaiola”, grau de proteção IP-55, protegido portanto contra jatos de água de baixa pressão e apartir de qualquer direção, classe de isolamento B, trifásico, 60 Hz, com 4 ou 6 poios. A tensão de operação e potência deverá estar de acordo com o indicado nas folhas de dados.

A transmissão deverá ser através de correias e polias em “V”, devendo a polia do motor ser regulável para potências de até 5 HP (inclusive). Todo o conjunto motor/ventilador deverá ser estática e dinamicamente balanceado após sua montagem.

O motor deverá ser montado sobre base regulável, de forma a permitir o ajuste das correias.

Serpentina de Resfriamento

Deverá ser em tubos de cobre sem costura (diâmetro de 1/2"), com aletas corrugadas de alumínio, com acabamento liso, principalmente na junção das aletas com os tubos, (a base de 8 aletas por polegada linear), fixadas aos tubos por meio de expansão mecânica ou hidráulica dos tubos.

As cabeceiras deverão ser em chapas de aço galvanizadas ou em alumínio e os coletores em tubos de cobre.

A área de face e o número de filas deverão ser no mínimo igual aos indicados nas folhas de dados.

Para efeito de seleção (tendo em vista o número de tubos na face e o número de circuitos), deverão ser obedecidos os valores abaixo indicados:

• Perda de carga hidráulica entre 0,7 e 3 mCA. • Velocidade da água nos tubos entre 1,5 e 4 FPS.

mento de ar, em módulo que possa ser removido facilmente para efeito de manutenção. Deverão obedecer as potências e ao número de estágios especificados nas planilhas de dados. Serão montadas com todos os dispositivos necessários para proteção e controle tais como termostato de segurança, termostato limite, chave de fluxo de ar, e umidostato de máxima ajustado para os limites definidos nas condições de Projeto anteriormente citadas.(Todos os dispositivos de proteção bem como o acionamento e controle das baterias deverá ser comandado e monitorado pelo SCS). As resistências deverão ser controladas por relês de estado sólido.

Filtros de Ar

A filtragem em todos os casos deverá ser conforme definida nos desenhos de Projeto, em caixa de mistura com as mesmas características do Fan-Coil, sempre em dois estágios, com os elementos filtrantes antibac- tericidas constituídos de manta recuperável padrão G3- NBR-6401 (>85% teste gravimétrico ASHRAE / 35% teste colorimétrico ASHRAE), e a segunda com filtro de manta descartável padrão F3- NBR-6401 (>90% teste colorimétrico ASHRAE), ou com filtro plissado padrão A l- NBR-6401 (>92% D.O.P.), conforme o caso.

Os filtros deverão ser facilmente removíveis, com encaixes preferencialmente do tipo gaveta, com vedação perfeita contra vazamentos, e com área total de filtragem no mínimo igual à área de face da serpentina. Deverá ser instalado pressostato diferencial a montante e a jusante do conjunto de filtragem de modo a que se possa obter o alarme de filtro sujo.

Estrutura dos Painéis

A estrutura para instalação dos elementos filtrantes deverá ser em perfis de PVC de dimensões adequadas para proporcionar uma perfeita estruturação do conjunto e suportação dos elementos.

Os elementos filtrantes deverão ser instalados no painel de forma a não permitir o "by-pass" de ar.

O painel deverá possuir elementos de fácil manuseio para fixação dos elementos filtrantes na estrutura, podendo ser do tipo de "pressão" ou do tipo "borboleta", forçando os elementos contra a estrutura.

Bandeja de Recolhimento de Condensado

Deverá possuir ranhuras que proporcionem uma drenagem 100% positiva. O material da bandeja deverá ser termo-plástico ABS, isolada termicamente com poliuretano expandido.

A bandeja deverá ser conectada ao tubo de dreno em PVC através de uma curva flexível de borracha afim de evitar-se qualquer formação de corrosão.

Quadro Elétrico

As unidades deverão ser fornecidas com quadro elétrico blindado, afim de resistir a jatos de água de lavação de rotina, sendo portanto o mesmo interno com as seguintes características:

Deverá ser construído em material termo-plástico nos mesmos padrões do gabinete. Deverá conter, no mínimo, os seguintes componentes:

Chave seccionadora. Botoeiras "liga-desliga".

Sensores de temperatura ambiente (atuando sobre a válvula de duas vias) Sensores de umidade relativa (atuando sobre as baterias de reaquiecimento) Led de alarme de filtro sujo.

Lâmpadas piloto indicadoras de funcionamento (ligado/desligado). Plaquetas de identificação.

Barramento ou ponto de aterramento do conjunto.

Bornes e circuitos elétricos necessários para recebimento de sinal externo de comando (liga-desliga) e "status" da chave seletora (apenas para o modo automático).

Chave seletora de modo de operação: manual (local),

remoto, desligado.

• Plaquetas identificadoras de cada chave, botão, lâmpada piloto do condicionador.

Toda a fiação deverá ser identificada com anilhas plásticas, devendo todo o quadro ser executado de acordo com as prescrições da ABNT.

CAIXAS DE VENTILAÇÃO