• Nenhum resultado encontrado

Caraterização do grupo de crianças onde foi realizado o estágio

Capítulo I – Contexto de Investigação

2. Educação Pré-Escolar

2.4. Caraterização do grupo de crianças onde foi realizado o estágio

Existem diversos fatores que influenciam o funcionamento de um determinado grupo, fatores esses como as características individuais de todas as crianças, o número de crianças de cada sexo, a multiplicidade de idades das crianças e o tamanho do grupo (Ministério da Educação, 1997).

O grupo de crianças da sala dos cinco anos do Jardim de Infância da Nuclisol – Jean Piaget de Vila Real é constituído por vinte e quatro crianças de cinco anos. “A turma de cinco anos de idade poderá ser considerada como um curso transitório entre a etapa da educação infantil e do ensino fundamental, em que se pode começar a estabelecer um ritmo um pouco diferente para aproximar a criança do ritmo do ciclo inicial da educação primária” (Bassedas, Huguett & Solé, 1999: 100). Segundo o Ministério da Educação (1997), o grupo em Educação Pré-Escolar tem um papel fundamental, pois proporciona uma aprendizagem cooperativa.

Este grupo é constituído por vinte e quatro crianças, das quais quinze são do sexo masculino e nove do sexo feminino.

Gráfico 1 – Sexo das crianças da Sala dos 5 anos[1]

Segundo Botelho (1988), as crianças com cinco anos têm comportamentos que lhes são próprios. Há continuidade e integração sequencial que amplia a idade anterior e prepara a seguinte.

[1] Fonte: Grelha de caraterização fornecida pela Educadora Cristina Afonso 15

9

Sexo das Crianças

Masculino Feminino

19 Segundo o Departamento de Ensino, existe um número máximo de crianças, segundo a sua idade. Dos três aos seis anos de idade, o grupo pode ter no máximo vinte e cinco crianças (Bassedas, Huguett & Solé, 1999). Trata-se de um grupo homogéneo no que se refere à idade das crianças (cinco anos), mas é heterogéneo quer ao nível do comportamento, quer ao nível da participação. O facto de serem crianças com idade semelhante não assegura que tenham as mesmas necessidades educativas (Bassedas, Huguett & Solé, 1999).

A maioria das crianças deste grupo é acompanhada pela Educadora Cristina desde a entrada na Educação Pré-Escolar. O facto de estar há três anos com as mesmas crianças favorece um maior conhecimento do grupo e de todos os seus componentes, para além de permitir um conhecimento e uma relação mais continuada com as famílias e possibilitar que se vá verificando a evolução de cada criança.

O facto de existirem crianças em momentos diferentes de desenvolvimento e com saberes diversos, torna-se fundamental para o desenvolvimento e para a aprendizagem de todas as crianças. Para isso, o trabalho entre pares e em pequenos grupos deve ser valorizado, para que as crianças tenham oportunidade de confrontar os seus pontos de vista e colaborem na resolução de problemas. O Educador deve apoiar sempre este trabalho para poder permitir esse confronto (Ministério da Educação, 1997).

Consegue-se perceber que existem crianças com diferentes estádios de desenvolvimento, isto é, com idades semelhantes gastam diferentes tempos de execução numa determinada tarefa. “O ritmo de cada criança é único, porque ela é única como pessoa, porque é única como construção de uma relação entre um potencial individual e as experiencias de vida que fizeram dela, ser apenas ELA…” (Botelho, 1988: 3).

É considerado pela Educadora um grupo difícil, pois torna-se muito barulhento, mas bastante participativo e empenhado.

De uma forma geral, consideramos que o grupo é bastante desenvolvido, simpático, empenhado, muito participativo em todas as atividades e considero que é um grupo bastante autónomo. A sua autonomia torna a criança consciente de si e dos outros, fazendo com que seja cada vez mais sensível às atitudes à sua volta. A existência de relações de simpatia reciproca é forte incentivo à sua autoconfiança (Botelho, 1988).

Atualmente, é cada vez mais importante que haja uma interligação entre o meio envolvente, a instituição escolar e a família. Uma vez que é necessário uma coerência a nível

20 de valores e critérios fornecidos por todos os intervenientes. Pede-se “[…] a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade” (Ministério da Educação, 1997: 16). Isto é, a família deve contribuir não só com informações para que o Educador conheça melhor o seu grupo, mas também deve participar nos distintos projetos desenvolvidos na sala.

A idade predominante dos pais das crianças é, então, entre os 41 e os 45 anos. Relativamente às mães das crianças, a idade predominante está entre os 36 e os 40 anos.

Dos pais que disponibilizaram essa informação, pode-se concluir que a maioria dos pais das crianças tem uma licenciatura.2

[1] Fonte: Grelha de caraterização fornecida pela Educadora Cristina Afonso 5 6 9 1 2 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 31 a 35 anos 36 a 40 anos 41 a 45 anos 46 a 50 anos 51 a 55 anos Idade dos Pais

Gráfico 2 – Idade das mães das crianças[1]

3 18 2 0 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 Ensino Secundário Licenciatura Pós-graduação Habilitações Literárias das Mães

Gráfico 4 – Habilitações literárias dos pais das crianças[1]

Gráfico 3 – Idade dos pais das crianças[1] 1 7 13 2 0 2 4 6 8 10 12 14 25 a 30 anos 31 a 35 anos 36 a 40 anos 41 a 45 anos Idades das Mães

3 18 0 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20

Ensino Secundário Licenciatura Habilitações Literárias dos Pais

21 Relativamente à profissão dos pais, verifica-se que existem mais engenheiros, e quanto às mães, existem mais professoras conforme podemos constatar nos gráficos 6 e 7.3Todos os dados foram fornecidos pela Educadora Cooperante e relativamente ao grupo “outras profissões” não conseguimos saber exatamente que outras profissões englobava.

O nível cultural dos pais tem uma inter-relação com a atenção, concentração e cuidado, respeitante ao desenvolvimento das crianças. Quanto maior for o estímulo familiar, melhor e maior será o desenvolvimento da criança.

De uma forma geral, pode-se afirmar que os pais participam bastante tanto a nível educacional como em termos de eventos.

Relativamente à higiene das crianças, estas vão para o Jardim de Infância sempre limpas e apresentáveis, demonstrando que têm cuidados diários de higiene.

É considerado um grupo muito participativo, empenhado e dinâmico. Demonstram interesse em participar em todas as atividades. Uma vez que no próximo ano iriam para o 1º Ciclo do Ensino Básico, deu-se bastante importância ao grafismo, proporcionando oportunidades de forma a explorarem a escrita. Deu-se também importância à realização de atividades para desenvolver certos valores imprescindíveis à vida em sociedade, tais como, cooperar, participar, ouvir, esperar, observar, entre outros.

[1] Fonte: Grelha de caraterização fornecida pela Educadora Cristina Afonso 4 1 1 6 4 1 1 6 0 1 2 3 4 5 6 7

Profissão das Mães

5 2 2 2 1 2 2 1 1 1 5 0 1 2 3 4 5 6

Profissão dos Pais

Gráfico 7 – Profissão dos pais das crianças[1]

22

3. 1º Ciclo do Ensino Básico

3.1. Caraterização do meio envolvente

A Escola EB1 Nº 7 de Vila Real – Centro Escolar da Araucária pertence ao Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus e situa-se na freguesia de São Pedro.

Esta freguesia situa-se na margem oposta do Rio Corgo, tem uma área de 2,21 km2, possui, segundo os Censos de 2011, 4766 habitantes. É uma das freguesias que é oficialmente urbana e ocupa a zona sudeste da cidade de Vila Real. É muito diversificada porque no seu território está grande parte do centro histórico de Vila Real.

No que respeita às infraestruturas, todos os alojamentos da freguesia são servidos pela rede pública de distribuição domiciliária de água e está igualmente coberta pela rede pública de saneamento básico e pelo sistema de recolha de lixo.

A freguesia de São Pedro possui estabelecimentos de ensino público que vão desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário e também algumas instituições privadas.

No que respeita à saúde, a freguesia tem estruturas adequadas ao número de habitantes. Para além do Hospital Distrital, a freguesia tem o Centro de Saúde e o Posto Médico, existindo também clinicas privadas, laboratórios de análises e farmácias.

Existem outras estruturas que são importantes para a fixação de população jovem, tais como, grandes e pequenos campos de jogos, campos de ténis, piscinas descobertas e cobertas e salas de desporto e pavilhões.

A nível cultural e de lazer, a freguesia de São Pedro dispõe de variadas estruturas como o Centro Cultural de S. Pedro, o Museu Arqueológico e Numismática e o Teatro Municipal de Vila Real.

O Bairro Dr. Francisco Sá Carneiro também conhecido como Bairro da Araucária foi construído no início da década de 80 e têm diferentes infraestruturas concedendo às pessoas que vivem neste bairro alguma independência, não necessitando de se deslocar para, por exemplo, irem às compras. O centro escolar, que está inserido neste bairro, é frequentado não só por crianças que moram no bairro, mas também por crianças que vivem nos arredores.

23

3.2. Caraterização da instituição

A Escola EB1 Nº7 de Vila Real pertence ao Agrupamento Vertical de Escolas Morgado de Mateus e faz parte da rede pública.

Este Centro Escolar abrange duas valências, a Educação Pré-Escolar com crianças entre os três anos e a idade legal do ingresso no 1º Ciclo do Ensino Básico e este último com crianças entre os cinco e os seis anos até à saída para o 2º Ciclo do Ensino Básico. Possui um Plano Anual de Atividades (PAA), um Projeto Educativo de Agrupamento (PEA) e um Regulamento Interno (RI).

O coordenador de estabelecimento é o Dr. Álvaro José Cardoso e Costa. Relativamente ao corpo docente que leciona nesta instituição, este é constituído por onze Professores Titulares no 1º Ciclo e cinco Educadoras de Infância no Jardim de infância. Existem seis Professores a lecionar as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), uma Professora de Educação Especial, dois professores responsáveis pela biblioteca e mediateca, uma Professora que está prestes a entrar na reforma e, por fim, o coordenador da própria instituição.

Existem, também, quatro funcionários efetivos e três tarefeiras no 1º CEB e três funcionárias no Jardim de Infância.

A escola é constituída por dezassete salas de aula distribuídas por dois pisos, três delas acolhem os grupos da Educação Pré-Escolar, doze as do 1º Ciclo do Ensino Básico e, ainda, uma sala de apoio onde funciona o prolongamento do Jardim de Infância e uma sala de Expressões.

No piso zero existe três salas de Jardim de Infância, três salas do 1º Ciclo do Ensino Básico, uma sala de apoio, o gabinete da direção, a secretaria, a biblioteca, o refeitório, duas instalações sanitárias/vestiários para os funcionários, quatro para os alunos, duas para os adultos, uma destinada ao Jardim de Infância, uma adaptada a deficientes, varias arrecadações e um polivalente. O polivalente é utilizado para os alunos brincarem, principalmente nos dias chuvosos e aguardarem pela hora de irem para as salas de aula. É, também, utilizado para as atividades de enriquecimento curricular (AEC), nomeadamente para a educação física quando as condições climatéricas são adversas e os alunos não podem utilizar o espaço exterior. A biblioteca é um espaço onde os alunos podem ler de uma forma sossegada e tranquila e podem, também, pesquisar e fazer investigação. A biblioteca e a mediateca são geridas por dois

24 professores. Relativamente à cantina, este é um espaço um pouco pequeno e, por isso, os alunos têm que almoçar por turnos, sendo os almoços fornecidos por uma empresa.

No primeiro piso existem onze salas do 1º ciclo, uma sala de educação especial, uma cabine telefónica, uma sala multiusos, a sala dos professores e quatro casas de banho (duas para os alunos e duas para os adultos).As casas de banho estão adaptadas às crianças, ou seja, estão equipadas com material sanitário adequado à faixa etária dos alunos e possuem, também, lavatórios.

Ainda no primeiro piso, encontram-se espaçosos corredores, onde se encontra localizado um computador e uma fotocopiadora. Estes dois recursos são utilizados pelas professoras quando necessitam de tirar alguma cópia, bem como imprimir algum instrumento de trabalho para os seus alunos. No entanto, quem está responsável por essa função é uma assistente operacional.

Em relação ao espaço exterior, a escola possui um enorme recreio com segurança para os alunos, pois é vedado. Contudo, verificámos que o chão não é o melhor para a brincadeira, pois é de terra. Esta possui, também, um grande campo de futebol, uma horta biológica, uma portaria, baloiços e não dispõe de pontos de água para as crianças beberem. O espaço de recreio é, por vezes, partilhado com o Jardim de Infância.

A escola fornece todos os dias um pacote de leite por criança na hora do lanche e tem em funcionamento um serviço de almoço e prolongamento das atividades não letivas. De salientar ainda que o almoço é confecionado fora da Instituição.

Uma vez que a Instituição não possui transporte próprio, as saídas ficam sujeitas ao aluguer de autocarro.

Os horários praticados nesta instituição são os seguintes:

Horário da Instituição

Abertura Fecho

8h00 19h00

25 O horário da turma O7 onde realizamos a nossa prática de ensino supervisionada é o seguinte:

Horário da Turma

Tempos Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira

9h00 – 10h30 Componente Letiva Componente Letiva Componente Letiva Componente Letiva Componente Letiva 10h30 – 11h00 Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo 11h00 – 11h45 Componente Letiva Componente Letiva Componente Letiva Componente Letiva Componente Letiva 11h45 – 12h30 EPV AFD

12h30 – 14h00 Almoço Almoço Almoço Almoço Almoço

14h00 – 15h30 Componente Letiva Componente Letiva Componente Letiva Componente Letiva Componente Letiva 15h30 – 16h00 Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo

16h00 – 16h45 AFD EPV ING1 Componente

Letiva

Componente Letiva

16h45 – 17h30 AFD EPV Apoio ao

Estudo ING1

Apoio ao Estudo

26