• Nenhum resultado encontrado

Propostas de outras atividades que se poderão realizar nestes contextos educativos

Capítulo III – A prática pedagógica desenvolvida no estágio

2. Propostas de outras atividades que se poderão realizar nestes contextos educativos

Aqui serão apresentadas algumas propostas de atividades que se poderão realizar na Educação Pré-Escolar e também no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Escolhemos dois materiais manipuláveis para cada nível. Para a Educação Pré-Escolar, selecionamos o colar de contas e o tangram oval. Para o Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, optamos pelos Pentaminós e pelas Barras de Cuisinaire.

As propostas para a Educação Pré-Escolar podem ser perfeitamente trabalhadas com crianças dos 3 aos 5 anos.

As propostas para o Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico são adaptadas para o 1º ano de escolaridade.

Claramente que todas estas propostas podem ser ajustadas ao nível de ensino que queremos trabalhar.

75

 Atividade para a Educação Pré-Escolar – Colar de Contas

Através do colar de contas, as crianças poderão construir um colar para oferecer no dia da Mãe. Primeiro, as crianças do Jardim de Infância deverão desenhar a sequência com as contas numa folha branca e só depois deverão construir o colar utilizando um fio previamente distribuído e copiar a sequência que elaboraram na folha branca.

Assim, as crianças deverão ser capazes de contar as peças necessárias para estabelecer regularidades e criar sequências. Áreas de

Conteúdo Objetivos Gerais Objetivos Específicos Atividades/Estratégias Recursos

Área de Formação Pessoal e Social; - Desenvolver a atenção; - Desenvolver a concentração; - Desenvolver a observação; - Desenvolver a curiosidade; - Desenvolver a criatividade; - Desenvolver a responsabilidade;

- Ser capaz de seguir as regras; - Ser capaz de estar concentrado;

- Ser capaz de ter um comportamento adequado; - Ser capaz de participar adequadamente;

- Ser capaz de construir um colar;

- As crianças irão construir um colar para oferecer à mãe como presente do Dia da Mãe.

- As crianças irão desenhar uma sequência numa folha branca;

- Será entregue um fio a cada criança;

- As crianças terão de construir um colar para

Humanos:  Crianças;  Educadora; Materiais:  Fio;  Contas de diversas formas e cores;  Folha branca;  Lápis de cor;

76 Área de Expressão e Comunicação:  Domínio da Matemática. - Desenvolver o conhecimento matemático; - Desenvolver o cálculo mental; - Desenvolver o raciocínio matemático.

- Ser capaz de contar as peças necessárias para estabelecer regularidades;

- Ser capaz de criar sequências.

oferecer à mãe, copiando a sequência que elaboraram na

folha. Físicos:

 Sala do Jardim.

 Atividade para a Educação Pré-Escolar – Tangram Oval

Também para a Educação Pré-Escolar se poderá trabalhar o tangram oval, por exemplo na época da Páscoa uma vez que este material tem a forma de ovo. Inicialmente, deverá ser lida uma história, por exemplo “A Lenda dos ovos da Páscoa”. Depois em pequenos grupos, as crianças deverão explorar a quantidade de peças do Tangram Oval, as suas formas e cores. Por fim, deverão colocar as peças no lugar correspondente do molde de cartão de um tangram oval previamente distribuído.

77 Áreas de

Conteúdo Objetivos Gerais Objetivos Específicos Atividades/Estratégias Recursos

Área de Formação Pessoal e Social; Área de Expressão e Comunicação:  Domínio da Linguagem Oral; - Desenvolver a atenção; - Desenvolver a concentração; - Desenvolver a observação; - Desenvolver a curiosidade; - Desenvolver a criatividade; - Desenvolver a responsabilidade; - Desenvolver a linguagem;

- Ser capaz de seguir as regras; - Ser capaz de estar concentrado;

- Ser capaz de compreender o sentido das histórias;

- Ser capaz de ter um comportamento adequado; - Ser capaz de participar adequadamente;

- Ser capaz de trabalhar em grupo;

- Ser capaz de compreender as histórias;

- Leitura da história “A Lenda dos ovos da Páscoa”; - Trabalho em grupo: explorar a quantidade das peças do Tangram Oval, as formas e as cores das peças; - Colocar as peças no lugar correspondente do molde de cartão de um tangram oval fornecido às crianças. Humanos:  Crianças;  Educadora;  Auxiliar de Educação; Materiais:

 História “A lenda dos ovos de Páscoa”;  Tangram Oval;  Molde do tangram em cartão; Físicos:

78  Domínio da Matemática; - Desenvolver o conhecimento matemático; - Desenvolver o raciocínio matemático.

- Ser capaz de recontar a história;

- Ser capaz de explorar livremente;

- Ser capaz de explorar as formas;

- Ser capaz de explorar as cores; - Ser capaz de colocar as peças no local correto.

 Sala do Jardim;

 Atividade para o 1º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico – Pentaminós

Para o 1º CEB, propomos uma atividade com os pentaminós. Inicialmente, as crianças deverão construir os seus próprios pentaminós, e assim cada uma terá o seu material e poderão montar figuras livremente na mesa. Numa fase seguinte, deverão ser distribuídas a cada criança um desenho monocromático para cobrirem com os pentaminós. Depois, deverão ir retirando e pintando o desenho de acordo com as cores correspondentes.

79

Áreas

Conteúdos

Objetivos Específicos

Atividades

Recursos

Avaliação

Matemática

- Propriedades e classificação;

- Posição e localização;

- Ser capaz de classificar objetos quanto à forma; - Ser capaz de classificar objetos quanto à cor; - Ser capaz de descrever as posições dos pentaminós; - Ser capaz de construir pentaminós;

- Montar figuras na mesa; - Construir Pentaminós para cada aluno;

- Cobrir um desenho já pronto monocromático com os pentaminós e, de seguida, ir retirando e pintando o desenho de acordo com as cores correspondentes. - Peças do Pentaminó; - Lápis de cor; - Desenho com imagem monocromática; - Cartolina; - Régua; - Tesoura; - Papel quadriculado; Avaliação Formativa: - Avaliação do Processo: o Observação não instrumentada das tarefas realizadas pelos alunos; - Avaliação dos Resultados: o Desenho pintado

80  Atividade para o 1º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico – Barras de Cuisinaire

Também propomos uma atividade com as barras de cuisinaire para o 1º CEB. As crianças deverão ter algum tempo para memorizar o valor de cada barra. Apresentada uma barra, deverão identificar o número que está antes e depois desta.

De entre várias barras, as crianças deverão identificar a que representa um número maior e a que representa um número menor. Também poderão realizar adições e subtrações com as barras. Por fim, poderão construir um comboio com a cor 5 (amarelo) e mais três carruagens. Assim, as crianças deverão estabelecer a correspondência entre a cor e o número, somar, subtrair e construir o comboio.

Áreas

Conteúdos

Objetivos Específicos

Atividades

Recursos

Avaliação

Matemática - Noção de número natural; - Relações Numéricas.

- Ser capaz de estabelecer correspondência entre a cor e o número;

- Ser capaz de dizer oralmente as cores das barras por ordem crescente;

- Ser capaz de dizer oralmente as barras por ordem decrescente;

- Ser capaz de construir um comboio com a cor 5 e mais três carruagens;

- Memorizar o valor de cada barra;

- Identificar o número que está antes e depois de uma barra apresentada;

- De entre várias barras, identificar a que representa um número maior e a que representa um número menor;

- Barras de Cuisinaire; - Folha Branca; - Lápis de Cor; Avaliação Formativa: - Avaliação do Processo: o Observação não instrumentada das tarefas realizadas pelos alunos;

81 - Ser capaz de compor quantidades;

- Ser capaz de decompor quantidades; - Ser capaz de somar;

- Ser capaz de subtrair;

- Ser capaz de explicar o seu raciocínio; - Ser capaz de tirar conclusões.

- Compor e decompor quantidades;

- Realizar somas e diferenças com as barras;

- Construir um comboio com a cor 5 e mais três carruagens.

- Avaliação dos Resultados: o Desenho dos vários comboios criados pelas crianças;

82

Conclusão

Devido à grande importância que a Matemática tem hoje em dia na sociedade, é essencial gerar estratégias diferenciadas de forma a proporcionar aos alunos o prazer por esta disciplina, para ajudar na diminuição do insucesso e demonstrar o quão estimulante e vantajosa é. Desta forma, uma das medidas que pode contribuir para se alcançar esses objetivos será a criação e introdução no contexto de ensino e aprendizagem de recursos apropriados que possam estimular os alunos e a tornar a aprendizagem da Matemática cada vez mais cativante e concreta.

Esta foi a grande razão pela qual me incidi neste tema, pois considero-me uma grande defensora de se criarem estratégias para cativar, estimular e atrair as crianças para o gosto pela Matemática.

Em forma de reflexão, material didático é um recurso utilizado pelo professor nas aulas e que é manipulado pelos alunos, conciliando a aprendizagem e a formação.

Os materiais manipuláveis são instrumentos que favorecem a aprendizagem, uma vez que é através deles que a criança interage. São materiais lúdicos, pedagogicamente estruturados para a aprendizagem dos diversos conteúdos programáticos, pois a partir da sua utilização, existe uma melhor interação e socialização entre os alunos, contribuindo assim para uma maior troca e partilha de ideias entre os mesmos.

Verifica-se também que existe uma maior segurança na concretização das tarefas. Os alunos criam e formulam novas estratégias e conjeturas na resolução de problemas autonomamente. Estas crianças adquirem um maior conhecimento de si próprio ao nível da criatividade e da autonomia, na procura e na construção de conceitos, alcançando uma maior confiança nas suas capacidades intelectuais e cognitivas.

Por isso, através da utilização dos materiais didáticos verifica-se uma maior motivação nos alunos em aprender, uma vez que, perante as dificuldades, solucionam novos caminhos para atingir os objetivos delineados.

Concluiu-se então que desde a Educação Pré-Escolar até ao Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, as crianças devem participar ativamente na aprendizagem matemática,

83

construindo, interagindo com materiais manipuláveis, assim como com outras crianças para que possam construir e desenvolver conceitos matemáticos.

No entanto, estou convicta que a grande transformação no ensino da Matemática não depende do material utilizado, mas sim das teorias implícitas à sua aprendizagem e do modo como os meios digitais, materiais ou humanos dão forma a essas teorias nas situações reais de ensino e aprendizagem.

Relativamente à minha prática pedagógica, considero que tive pouco tempo de estágio mas que aproveitei ao máximo todos os dias em que estive nos contextos de estágio. Sei perfeitamente que a prática só será totalmente desenvolvida quando estiver a exercer a minha profissão nas Escolas ou nos Jardins de Infância. Levo todos os momentos passados em estágio como sendo constantes aprendizagens para o futuro como Educadora de Infância e Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico.

84

Bibliografia

ALSINA, À. (2004). O desenvolvimento de competências matemáticas com recursos

lúdico-manipulativos – Para crianças dos 6 aos 12 anos. Porto: Porto Editora.

Alves, C. & Morais, C. (2006). Recursos de apoio ao processo de ensino e aprendizagem da matemática. In I, Vale, T. Pimentel, A. Barbosa, L. Fonseca & P. Canavarro (Orgs.),

Números e álgebra: na aprendizagem da matemática e na formação de professores, pp.

335-349. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Secção de Educação Matemática.

BARBOSA, M. & HORN, M. (2001). Organização do Espaço e do Tempo na Escola Infantil. In C. Craidy, & G. Kaercher, (Coords.), Educação Infantil, pra que te quero? Porto Alegre: Editora Artes Médicas.

BARROS, M. & PALHARES, P. (2000). Emergência da Matemática no Jardim-de-

Infância. Porto: Porto Editora.

BASSEDAS, E, HUGUETT, T & SOLÉ, I. (1999). Aprender e Ensinar na Educação

Infantil. Porto Alegre: Artmed.

BEZERRA, M. (1962). O material didáctico no ensino da matemática. Rio de Janeiro: Diretoria do Ensino Secundário/Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário/MEC.

BOTAS, D. (2008). A utilização dos materiais didácticos nas aulas de Matemática. Dissertação de Mestrado - Universidade Aberta.

BOTELHO, D. (1988). Ter cinco anos… In Cadernos de Educação de Infância, nº6. Lisboa: Edição APEI.

BRUN, J. (2000). Didáctica das matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget.

CALDEIRA, M. (2009). A importância dos materiais para uma aprendizagem significativa da Matemática. In Actas do X Congresso Internacional Galego Português

85 CAMACHO, M. (2012). Materiais Manipuláveis no Processo Ensino/Aprendizagem da

Matemática. Dissertação de Mestrado - Universidade da Madeira.

CARDONA, M. (1992). A organização do espaço e do tempo na sala de Jardim de Infância. In Cadernos de Educação de Infância, nº24. Lisboa: Edição APEI.

CARDOSO, V. (2002). Materiais didácticos para as quatro operações. São Paulo: CAEM/IME-USP.

CARNEIRO, A. et al (1983). O Espaço Pedagógico I. Porto: Afrontamento.

CASTRO, J. & RODRIGUES, M. (2008). Sentido de número e organização de dados –

Textos de Apoio para Educadores de Infância. Lisboa: Ministério da Educação-Direcção

Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular.

CHAMORRO, M. (2003). Didáctica de las matemáticas para primaria. Madrid: Pearson Educación.

CONTENTE, I. (2012). A utilização de materiais didácticos no ensino da matemática do

1º Ciclo do Ensino Básico. Dissertação de Mestrado - Escola Superior de Educação do

Instituto Politécnico de Beja.

CORDEIRO, M. (1996). Recreios, espaços de jogo e parques infantis – o bem estar e a segurança também são da nossa responsabilidade. In Cadernos de Educação de Infância, nº40. Lisboa: Edição APEI.

CORREIA, M. (1993). Blocos Lógicos – Jogos de Matemática. Rio Tinto: Edições ASA. DAMAS, E. et al (2010). Alicerces da Matemática – Guia prático para professores e

educadores. Porto: Areal Editores.

DELGADO, C. & MENDES, M. (2008). Geometria – Textos de Apoio para Educadores

de Infância. Lisboa: Ministério da Educação - Direcção Geral de Inovação e

Desenvolvimento Curricular.

FERREIRA, C. (2011). O uso de materiais manipulativos estruturados na Educação Pré-

Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Dissertação de Mestrado - Universidade dos

86 FILIPE, L. (1997). A comunicação em Matemática. In Cadernos de Educação de

Infância, nº 44. Lisboa: Edição APEI.

FORNEIRO, L. (1998). A Organização dos Espaços na Educação Infantil. In M. Zabalza (Coord.), Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre: Editora Artes Médicas.

HENRIQUES, A. (2002). Jogar e Compreender. Lisboa: Instituto Piaget.

HOHMANN, M. & WEIKART, D. (1997). Educar a criança. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

HOLE, V. (2000). Como ensinar matemática no ensino básico e no secundário. Lisboa: Livros Horizonte.

LOBO, M. (1988). Uma concepção de espaço no Jardim de Infância. In Cadernos de

Educação de Infância, nº5. Lisboa: Edição APEI.

LORENZATO, S. (2006ª). Educação infantil e percepção matemática. São Paulo:

Autores Associados.

LORENZATO, S. (2006b).Para aprender matemática. São Paulo: Autores Associados.

LOURA, L. et al (2007). Análise de dados – Texto de Apoio para os Professores do 1º

Ciclo. Lisboa: Ministério da Educação - Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento

Curricular.

MANSUTTI, M. (1993). Concepção e produção de materiais instrucionais em educação matemática. Revista de Educação Matemática, 1 (1), 17-31.

MARQUES, R. (1988). A prática pedagógica no Jardim de Infância. Lisboa: Livros Horizonte.

MARQUES, T. (2013). A implementação de materiais pedagógicos no 1.º Ciclo. Relatório de Atividade Profissional - Escola Superior de Educação João de Deus.

MATOS, J. & SERRAZINA, L. (1996): Didática da Matemática. Lisboa: Universidade Aberta.

87 MATTA, I. (1991). Como as crianças pensam e aprendem a matemática. In Cadernos de

Educação de Infância, nº 20. Lisboa: Edição APEI.

MENEZES, H. (1998). Espaços exteriores no Jardim de Infância – novas perspectivas. In

Cadernos de Educação de Infância, nº46. Lisboa: Edição APEI.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (1997). Orientações Curriculares para a Educação

Pré-Escolar. Lisboa: Editorial do Ministério da Educação.

MOREIRA, D. & OLIVEIRA, I. (2003). Iniciação à Matemática no jardim de infância. Lisboa: Universidade Aberta.

NCTM (National Council of Teachers of Mathematics) (2007). Princípios e normas para

a matemática escolar. Lisboa: Associação de Professores de Matemática.

OOM, T. (1997). Uma actividade matemática numa sala de Jardim de Infância. In

Cadernos de Educação de Infância, nº 41. Lisboa: Edição APEI.

PALHARES, P. (2004). Elementos de Matemática para Professores do Ensino Básico. Lisboa: LIDEL – Edições Técnicas, Lda.

PINTO, S. (2012). Materiais Estruturados: Qual o seu papel na aprendizagem dos

primeiros números? Dissertação de Mestrado - Escola Superior de Educação do Instituto

Politécnico de Lisboa.

PONTE, J. P. (1997). Didáctica da Matemática. Lisboa: Editorial do Ministério da Educação.

PONTE, J. P & SERRAZINA, L. (2000): Didáctica da Matemática do 1º Ciclo. Lisboa: Universidade Aberta.

PONTE, J. P & SERRAZINA, L. (2004). As práticas dos professores de Matemática em Portugal. Educação e Matemática, 80, 8-12.

PONTE, J. P. et al (2007). Programa de Matemática do Ensino Básico. Lisboa: do Ministério da Educação - Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. RIBEIRO, A. (1995). Concepções de professores do 1º ciclo: A Matemática, o seu ensino

88 SEIÇA, M. (1988). A Matemática no Jardim de Infância. In Cadernos de Educação de

Infância, nº 6. Lisboa: Edição APEI.

SERRAZINA, L. (1991). Aprendizagem da matemática: a importância da utilização de materiais. Noesis, 21, 37-38.

VALE, I. (1999). Materiais manipuláveis na sala de aula: O que se diz, o que se faz. In APM (Eds.), Actas do ProfMat99. Lisboa: Associação de Professores de Matemática. pp.111-120.

VASCONCELOS, T. (1991). Planear: visões de futuro. In Cadernos de Educação de

Infância, nº 17 e 18. Lisboa: Edição APEI.

ZABALA, A. (1998). A Prática Educativa: Como Ensinar. Porto Alegre: Editora Artes Médicas.

ZABALZA, M. (1992). Didáctica da Educação Infantil. Rio Tinto: Edições ASA. ZABALZA, M. (1998). Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: Artmed.

ZABALZA, M. (2000). Planificações e desenvolvimento curricular na escola. Porto: Edições Asa.

89

Webgrafia

BROLESI, F. (2007). O material didáctico de matemática para a 5ª série. Disponível em http://fabio.freesandbox.net/documentos/EL755.pdf (Consultado a 26 de agosto de 2013).

FIDALGO, A. e PONTE, J. (2004). Concepções, práticas e reflexão de futuros

professores do 1º ciclo do ensino básico sobre o ensino da Matemática. Disponível em

http://hdl.handle.net/10451/3979 (Consultado a 17 de setembro de 2013).

GAZIRE, E. e RODRIGUES, F. (2012). Reflexões sobre o uso de material didáctico

manipulável no ensino de matemática: da acção experimental à reflexão. Disponível em

https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/26126 (Consultado a 18 de agosto de 2013).

GRAELLS, P. (2000). Los medios didácticos. Disponível em http://peremarques.pangea.org/medios.htm. (Consultado a 15 de setembro de 2013). DUARTE, I (S.D.). Geometria Utilizando Materiais Manipuláveis. Disponível em http://www.ipv.pt/millenium/Millenium24/6.pdf. (Consultado a 17 de setembro de 2013). MARTINS, C. e SANTOS, L. (2010). Utilização de materiais manipuláveis: A

descoberta de novas potencialidades num contexto de formação contínua. Disponível em

http://hdl.handle.net/10198/4888. (Consultado a 18 de setembro de 2013).

PONTE, J. P. & SERRAZINA, L. (2004). As práticas dos professores de Matemática em Portugal. Educação e Matemática, 80, 8-12. Disponível em http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/artigos_pt.htm. (Consultado a 4 de setembro de 2013).

SARMENTO, A. (2010). A utilização dos materiais manipulativos nas aulas de

matemática. Disponível em

http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI.encontro.2010/GT_02_18_2010 .pdf(Consultado a 27 de agosto de 2013).

90 SIMÕES, A. (S.D.). Planificação: O quê? Como? Para quem? Porquê?. Disponível em http://www.prof2000.pt/USERS/folhalcino/formar/formaprof.htm. (Consultado a 22 de outubro de 2013).

91

Legislação

Despacho Conjunto Nº 258/97 de 21 de Agosto: Normas de equipamento e material.

Lei de Bases do Sistema Educativo- Lei Nº46/86, de 14 de Outubro, alterada pela Lei nº115/97 de 19 de Setembro.

vi

Anexos