• Nenhum resultado encontrado

Cartelas – foram utilizadas no primeiro encontro 31 cartelas como forma de nivelar as turmas e conhecer os limites de vocabulário e reconhecimento de formas e cores por parte

DESIGN E PRODUTOS INFANTIS

7. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

7.4. Experimento piloto

7.6.1. Cartelas – foram utilizadas no primeiro encontro 31 cartelas como forma de nivelar as turmas e conhecer os limites de vocabulário e reconhecimento de formas e cores por parte

das crianças (Figura 78). Foram mais uma vez extraídas dos resultados das maiores incidências nas roupas do Polo de confecções do Agreste. Elas foram aplicadas pelas tutoras com o objetivo de simular uma aula normal em que a pesquisadora esteve como observadora das ações e reações dos sujeitos. Como é possível observar na figura abaixo, a cartela com denominação “1” era referente às cores. Foi desenvolvida uma janela sobreposta à cartela de modo que fosse possível demonstrar as cores separadas por gênero e neutras. As cartelas com denominação “2” referiam-se às texturas mais presentes nas peças do Polo e de conhecimento por parte das crianças. As cartelas enumeradas por “3”, diziam respeito às ilustrações de maior representatividade para as crianças. Por fim, as cartelas de numeração “4” representavam os personagens ligados às meninas, meninos e de uso comum. Procurou- se aplicar personagens genéricos, para dissociar as imagens de outras marcas.

144

145 7.6.2. Camisetas – foram desenvolvidas pela pesquisadora 30 camisetas diferentes para aplicação

junto às crianças (Figura 79). As peças foram propostas adotando estilos femininos, masculinos e neutros para observar as preferências das crianças acerca da temática de gênero por meio de cores, formas e texturas (apêndice), como visto nos exemplos supracitados nas referências sobre os elementos gráficos encontrados nas peças infantis do Polo de Confecções do Agreste. No entanto, as opções de camisetas estavam misturadas de modo que os elementos não estavam aplicados padronizados como se encontra no mercado. Cores, formas e texturas de meninos e meninas estavam distribuídas aleatoriamente nas peças.

Figura 79. Estampas das camisetas impressas em peças coloridas (fundo da imagem equivale à cor da camiseta).

146 As camisetas foram impressas individualmente por meio do processo de impressão digital,

estampadas em prensa térmica normal, conhecido como transfer (Figura 80). A impressora utilizada foi a RolandVP300, a partir da mídia dark cor, com tinta à base de solvente. As impressões têm um tempo de duas horas para secagem ao toque e 24h para secagem completa para manipulação das peças.

Figura 80. Transfer.

Figura 81. Película pós- transferência

Figura 82. Camisa impressa.

Fonte: Arquivo pessoal (2013).

As ilustrações são impressas espelhadas em um filme especial, transferidas através de uma chapa aquecida para a camisa de malha (Figura 81 e 82) e depois tem sua película do filme removida. A imagem anterior (Figura 79) demonstra todos os modelos de camisetas que foram impressas no processo térmico de impressão supracitado.

De modo a exemplificar as trocas quanto aos elementos inseridos às peças encontradas comumente no mercado, a Figura 83 demonstra modelos das camisetas femininas, masculinas e neutras impressas com as temáticas invertidas com relação aos estereótipos de gênero comumente aplicados no mercado.

Figura 773. Exemplo de camisetas femininas, masculinas e neutras com elementos misturados entre si.

Fonte: Arquivo pessoal (2013)

147 As camisetas acima tiveram seus elementos misturados de modo a utilizar características

masculinas, femininas e neutras na disposição dos elementos. Desse modo, a primeira peça segue o padrão TAIA (textura feminina+ilustração feminina) impressa sobre base masculina, segunda camiseta segue o padrão TOIO (textura masculina+ilustração masculina) impressa sobre base feminina e a última peça segue o padrão TNIN (textura neutra+ilustração neutra) sobre base neutra. As demais peças têm esses elementos distribuídos de forma randômica, dissociando dos padrões de gênero convencionais do mercado.

7.6.3 Desenhos para pintar- Os desenhos para pintura das crianças foram utilizados no primeiro

encontro como forma de aproximar os sujeitos da pesquisadora e permitir um primeiro contato acerca dos porquês das escolhas já inclinadas às preferências de gênero (Figura 84). Existiam desenhos de temáticas neutras, femininas e masculinas impressas em preto e branco. Os desenhos foram pintados e foram identificados com os nomes e turmas das crianças.

Figura 78. Desenhos para colorir e aproximar pesquisadora e sujeitos.

Fonte: Arquivo pessoal (2013)

7.6.4 Lápis de cor – Caixas de lápis de cor foram distribuídas para uso na sala durante o primeiro encontro. As crianças escolhiam as cores que mais lhe agradavam para colorir os desenhos.

7.6.5 Fichas – As fichas caracterizam-se por instrumentos de catalogação da pesquisadora como

forma de facilitar a organização dos dados. Foram utilizados dois modelos de fichas:

- o de escolha de camisetas, com as 30 opções de camisetas, impressas coloridas, para auxiliar na catalogação dos dados no segundo encontro, quando as crianças faziam a opção

148 por uma camiseta (Figura 85). Como detalhado na imagem abaixo, a ficha foi organizada por

grupo de estampas femininas, masculinas e neutras, como forma de facilitar a contagem dos dados de maneira organizada.

- A segunda ficha foi montada considerando a ISO 9186/2001 e possuía cinco desenhos dispostos de mesmo tamanho, distância e quantidade, alternando a combinação figura/fundo ao atribuir texturas (neutras, femininas, masculinas) aos desenhos/personagens (neutros, femininos, masculinos). As figuras estavam dispostas em cinco linhas, alinhadas entre si (Figura 86). Ao adequar-se à formatação da ISO 9186/2001 utilizando fichas para realização do experimento, as imagens aparecem em preto e branco e sem auxílio de texto. A organização da ficha também se deu para facilitar a leitura e compreensão dos dados coletados.

Figura 79. Fichas para coleta de dados do segundo encontro.

Figura 80. Fichas para coleta de dados do terceiro encontro.

Fonte: Arquivo pessoal (2013).

Ilustrações femininas Ilustrações neutras Ilustrações masculinas Ilustrações neutras Ilustrações femininas Ilustrações masculinas Ilustrações neutras

149 Os materiais foram instrumentos elementares para que se pudesse extrair e catalogar os dados de

forma segura e coerente. A partir do uso desses elementos foi possível estabelecer contato com as crianças, considerando suas limitações e necessidades ao longo das coletas de dados. Além disso, as fichas possibilitaram que os dados fossem armazenados de maneira permanente, identificando os sujeitos.