• Nenhum resultado encontrado

Casos de enfraquecimento do critério ilocutivo

2 A TEORIA DA LÍNGUA EM ATO

2.5 Casos de enfraquecimento do critério ilocutivo

A TLA (CRESTI, 2000; 2009) reconhece que a correspondência entre enunciado e ilocução, bem como a correspondência entre unidade tonal e unidade informacional, a qual é quase absoluta em interações espontâneas de tipo dialógico ou conversacional, se enfraquece em alguns contextos (principalmente em interações monológicas). Todavia, mesmo esses casos são analisáveis dentro do modelo proposto por Cresti (2000), de forma que não constituem excessões ao problema proposto pela teoria. Pelo contrário, a forma com que ocorre o enfraquecimento do critério ilocutivo é característica a certas tipologias discursivas e está associada à articulação da informação nas mesmas.

2.5.1tUnidadetdetEscansão

O primeiro caso de enfraquecimento do critério ilocutivo se dá quando o falante escansiona uma unidade informacional em mais de uma unidade tonal. A UnidadetdetEscansão (SCA) é possível somente nas unidades textuais e pode ter origens diversas. Toda unidade informacional de conteúdo locutivo extenso está sujeita a ser escansionada por motivos articulatórios. Assim, falantes que apresentam dificuldades articulatórias, por exemplo, estão mais propensos à realização de uma escansão de uma unidade informacional. Além disso, a Unidade de Escansão pode, em alguns casos, ter uma função enfática.

Exemplo (2.30) – bfamdl04

*BRR: [164] mas como é que faz separar /=SCA= o plasma da plaqueta //=COM=

Figura 2.28 – Unidade de Escansão

Cada unidade de Escansão possui um “caráter tonal neutro ou de preparação ao movimento”. Somente na última parte que compõe uma unidade informacional escansionada é que se tem os elementos necessários ao reconhecimento do perfil prosódico em questão. Desse modo, é possível que um falante realize um conteúdo locutivo qualquer, por mais longo que seja, independentemente de fatores que, como o seu fôlego, não pode controlar.

2.5.2 Comentários Múltiplos (CMM)

Os Comentários Múltiplos correspondem a um tipo de organização da informação no enunciado em que são criados modelos acionais (compostos por duas ou, mais raramente, por mais ilocuções), visando obter efeitos específicos. Por esse motivo, diz-se que os modelos acionais formados por Comentários Múltiplos são padronizações retóricas em que mais de uma unidade de Comentário são interpretadas holisticamente. Nesse contexto, ainda que seja possível interpretar em isolamento os diversos Comentários Múltiplos, a interpretação holística só é conseguida por meio da sucessão dos Comentários Múltiplos.

Cada padrão especifica o tipo e a quantidade de ilocuções a serem usados. Existem padrões que são formados por ilocuções do mesmo tipo e outros que devem ser constituídos por ilocuções diferentes. Todo padrão acional é formado por, no mínimo, duas ilocuções e alguns admitem a adjunção de outras. Cada unidade que integra um padrão acional é um Comentário

Múltiplo de perfil root que, entretanto, é concluído por quebra de tipo não-terminal. Somente ao final da sequência de Comentários Múltiplos é que se tem uma quebra terminal. Assim, o perfil prosódico de cada modelo acional é o de root+roott(+root...).

Um dos modelos acionais que requerem Comentários Múltiplos é a lista. Nesse padrão, o falante tem como objetivo apresentar ao interlocutor os elementos que integram um certo grupo.

Exemplo (2.31) – bfammn04

*REG: [19] eles lavaram o João /=CMM= puseram roupa /=CMM= e no bercinho //=CMM=

Figura 2.30 – Comentários Múltiplos no padrão de lista

É importante notar que as listas não precisam de ser formadas necessariamente por descrições ou elementos referenciais, mas também por um conjunto de ilocuções diretivas, as quais são entendidas como um conjunto e devem ser executadas em sequência.

Além do modelo acional de lista, Cresti (2000; 2008) aponta as ilocuções de discurso t reportado, comparação, relação t necessária, diretiva t alternativa te hipótese tcomo padrões existentes no Italiano que requerem o uso de Comentários Múltiplos.

Considerando que os modelos acionais constituem padronizações retóricas de uma língua, conclui-se que os tipos de modelos existentes podem variar de língua para língua. Da mesma forma, pesquisas em corpora orais possibilitam a identificação de novos padrões existentes para uma língua. A esse respeito, Raso (2012) descreve o padrão de chamamentotfuncional,

até então encontrado exclusivamente em Português Brasileiro. Esse padrão é composto por duas ilocuções, sendo a primeira uma ilocução de chamamento. A segunda ilocução pode variar, mas semanticamente constitui a razão pelo qual o falante chama seu interlocutor (para dar-lhe uma ordem, um conselho, comunicá-lo algo etc). A respeito do chamamento t funcional, cabe notar que a ilocução de chamamento ali presente diferencia-se da unidade informacional de Alocutivo tanto do ponto de vista prosódico quanto funcional.

2.5.3 Comentários Ligados (COB)

Em contextos de grande complexidade textual e pouca ou nenhuma interatividade, bem como em tipologias des fala formal ou monológica, é freqüênte encontrar entidades lingüísticas que veiculam não somente uma ilocução, mas sim duas ou mais delas. Nesse caso, as ilocuções não são padronizadas, mas sim executadas processualmente e apresentam uma marca prosódica de continuidade. Essa marca prosódica impede que o interlocutor interprete a sequência como concluída, o que ocorre somente com a adjunção de uma unidade de Comentário. Esse tipo de entidade é chamada de Estrofe e é dotada de uma valência ilocucionária mais fraca, diluída entre as unidades que a compõem (CRESTI, 2009: 2).

A Estrofe representa o desenvolvimento falado de um pensamento e a formação de um texto. Esse processo concretiza-se pela adjunção de unidades textuais chamadas de Comentários Ligados, as quais compõem a Estrofe. Esse tipo de unidade textual tem uma marca de continuidade que impede que o interlocutor perceba o enunciado como concluído ao final de cada um de seus Comentários Ligados, de modo que, somente ao final da Estrofe, têm-se uma quebra de valor terminal. As ilocuções veiculadas pelos Comentários Ligados não constituem um padrão, mas sim, em alguns casos, uma sequência de sub padrões (no caso das unidades de Comentário Ligado se associarem a outras unidades informacionais). Além disso, os Comentários Ligados pertencentes a uma Estrofe são homogêneos, ou seja, pertencem todos a uma mesma classe ilocucionária.

Exemplo (2.32) – bfammn03

*ALO: [94] foi uma compra grande /=COB= deu /=SCA= presente pa meninada dela toda //=COM=

Figura 2.31 – Comentários Ligados

Exemplo (2.33) – bfammn03

*ALO: [11] eu nũ vou falar nome da cidade não /=COB= só pa nũ [/1]=SCA= nũ compricar a coisa /=COB= porque /=DCT= a dona Elvira tá viva ainda hhh /=COB= depois ea fica sabendo disso /=TOP= e pode querer acertar comigo /=COB= então /=DCT= melhor ficar assim /=COB= do jeito que tá aí //=COM=

Figura 2.32 – Comentários Ligados formando sub padrões

Acima, podem ser vistos um exemplo de Estrofe formada por uma sequência de Comentários Ligados os quais não formam sub-padrão com outras unidades informacionais e um exemplo de Estrofe em que seus Comentários ligados formam sub padrões.