• Nenhum resultado encontrado

3. Análise das fotografias selecionadas

3.1. Categoria Arsenal Militar

A categoria Arsenal Militar (AM) possui 11 fotografias que retratam os artigos de uso militar ou relacionados com material bélico. Desse total, duas são de fotojornalistas e as restantes dos militares. Considerando-se o total de fotojornalistas fica evidente que grande parte dos profissionais não colocou esse tipo de imagens em seus sites. Estudos anteriores haviam identificado que os meios de comunicação usaram uma significativa quantidade de fotografias com essas temáticas durante o início da guerra (Schwalbe, 2006; Griffin, 2004)107.

Guardadas as diferenças de natureza entre as empresas jornalísticas e aqueles selecionados, verificou-se que atualmente isso não vem ocorrendo nos sites pessoais dos fotojornalistas. Por outro lado, as foto-galerias dos militares, com exceção de uma, traziam imagens desta natureza.

A fotografia F1-AM (sem especificação), do fotojornalista Zoriah, representa o processo de identificação e documentação de suspeitos. Não é acrescentada uma legenda à imagem, nem detalhes para identificar local e data, mas o fotógrafo coloca-a numa galeria com nome Iraq Detainees. O enquadramento, fechado no assunto, abrange três elementos mais evidentes: o soldado, parcialmente o suspeito e o equipamento, no qual vê-se o registro da íris. Num nível implícito, a imagem tenta representar aspectos da organização do exército e mostra ao espectador os procedimentos tecnológicos inovadores para tratamento de dados sobre os suspeitos.

      

107 No estudo de Griffin (2004), imagens com essa temática, usadas antes e durante a primeira semana 

da invasão do Iraque, além de cenas de treinamento dos militares e líderes políticos, representaram  49% na Time, 53% na Newsweek e 58% na US News & World Report 

137

F1 – Arsenal Militar. Foto: Zoriah

A fotografia F2-AM (Al Basrah, 30/05/2004 – câmera digital), do militar Elias, mostra uma arma apreendida com suspeitos. A legenda atribuída diz: Iraqi-made "Beretta" - note Arabic script and tasteful pharoh's head medallion on the grip. Outros elementos figurativos são possíveis de ver, como as pernas de outro soldado, o chão de terra e um relógio. Na arma, como diz a legenda, vê-se um medalhão com o perfil de alguém, que Elias diz ser de um faraó. A fotografia encontra-se na sua galeria juntamente com outras imagens com mesma temática e é possível verificar que foram feitas na base militar. Num nível implícito, a imagem mostra-nos um tipo de armamento muito inferior aos usados pelos militares norte-americanos. Provavelmente, foi tirada pelo aspecto curioso do medalhão.

Na fotografia F3-AM (Sadr, 12/10/2004), do fotojornalista Ahmad AL-Rubaey, vê-se a mesma temática: o detalhe de uma arma. Nela, a debilidade do modelo fica mais evidente. Com a legenda é possível entender o contexto: An Iraqi woman is seen holding the barrel of a rifle as she arrives at the collection point at the Al-Jazayer police station in the poor neighborhood of Sadr City in Baghdad, 12 October 2004 (…). O autor explica ainda que esse procedimento de coleta de armas em poder de civis fazia parte, na altura, de uma campanha de desarmamento, que envolveu também os integrantes das milícias. Fica implícito, como na fotografia F2-AM, que os iraquianos que lutam contra a invasão norte-americana usam, também, armamentos antigos ou mambembes, em comparação o poderoso arsenal do invasor.

138

F2 – Arsenal Militar. Foto: Elias

F3 – Arsenal Militar. Foto: Ahmad AL-Rubaey

Nas fotografias F4-AM, F5-AM, F6-AM, F7-AM e F8-AM, as temáticas repetem-se entre elas, apesar de terem sido fotografadas de modo diferente. Na imagem F7-AM (Bagdá, 15/02/2004 – câmera digital), do militar Ranger Bob, o ponto de vista é de cima e há uma coloração amarela e avermelhada, os quais se explicam com o título e a legenda: Heading out in a sandstorm - Did not matter time of day or type of weather, we rolled out into the street of Baghdad to patrol and keep the peace. Even if it meant we were going to eat lots of sand. Assim, a coloração é explicada pela tempestade de areia e o ponto de vista pelo fato de RB estar em outro veículo, que também prepara-se para sair. Durante a observação das fotografias, foi comum identificar imagens com esse

139

ponto de vista, do militar em seu veículo durante patrulhamento, ora feita de dentro do veículo ora feita de cima.

Na fotografia F8-AM (Bagdá, 08/09/2005 – câmera digital), do militar The Drewid, apesar da legenda dizer This is my roommate Doug, a gunner, aquilo que destaca-se são os veículos, os armamentos e dois militares, causando até um conflito na identificação de qual deles seria o roommate descrito na legenda. A legenda, por sua vez, configura o objetivo pessoal da foto ter sido tirada, apesar do enquadramento escolhido mostrar mais do que o colega: é possível ver aspectos dos veículos e da arma no primeiro plano.

F7 – Arsenal Militar. Foto: Ranger Bob

F8 – Arsenal Militar. Foto: The Drewid

Por outro lado, nas fotografias F4-AM (Bagdá, 03/10/2007) e F6-AM (Bagdá, 21/02/2005), dos militares Legacy Pic e Will Dom, respectivamente, a intenção de

140

mostrar os tanques fica definida tanto pelo enquadramento como pelas legendas e títulos. Para F4-AM há: It's good to have these guys on your side when we are out in the city. The enemy is very intimidated by them; e o título chama-se tanks, you are welcome. Já a legenda de WD, faz menção à estátua que aparece no centro da imagem: There were four of these giant Saddam heads on this particular palace; e o título, que chama- se got'em108, demonstra a intenção implícita da foto. É interessante ressaltar que essas duas imagens oferecem ao espectador uma noção de dimensão dos tanques em relação ao homem e aos gigantescos bustos de Saddam Hussein. Outro aspecto interessante é a palavra guys na legenda de LP, dando um valor humano para os tanques, quase atribuindo-lhe o mesmo estato de roommate pretendido por TD, na fotografia F8-AM.

F4 – Arsenal Militar. Foto: Legacy Pic

F6 – Arsenal Militar. Foto: Will Dom

       108 Forma contraída para Got Them. 

141

Na fotografia F5-AM (Bagdá, 2004) do militar J.D. Critchfield, é possível identificar que ela representa um veículo, mas como foi feita na contra-luz, a mancha escura é um elemento plástico que deixa a interpretação subjetiva, acaba por valorizar mais a silhueta do soldado sobre o veículo, sua arma e demais elementos. JD não escreve uma legenda, mas chama-lhe de salmanpak3, que provavelmente está relacionada com Salman Pak, uma região do Iraque. O efeito de contra-luz acaba suavizando os detalhes do veículo e tira-lhe alguns elementos que o identificam como autumóvel militar, os quais podem ser vistos nas demais fotos.

F5 – Arsenal Militar. Foto: J.D. Critchfield

O mesmo efeito é usado na fotografia F9-AM (Ramadi, 19/12/2006 – câmera digital), do militar Rusty “sprocket”, para representar um arame de proteção com lâminas cortantes, conhecido como concertina. A imagem tirada contra-luz suaviza a agressividade do arame, mas não tira-lhe a interpretação de sua finalidade. Por outro lado, RS atribui-lhe a seguinte legenda: all too familiar constatina wire, with a little different perspective; e chamou-lhe pelo título sunset wired, demonstrando que quis atribuir um valor artístico a um tema da sua rotina militar.

A fotografia F10-AM (26/12/2008 – câmera analógica – filme Efke KB 25), do militar Jason Pitt, faz parte de uma série de imagens feitas para parecerem-se como se tiradas na Segunda Guerra. O militar, na sub-galeria chamada Old War Photos – não participante do processo de seleção – especifica: This is a series I shot to look like the photos taken during WWII. Por isso, como as imagens aparecem repetidas na sub- galeria analisada, é possível dizer que F10-AM foi feita com esse propósito. Ela foi

142

tirada numa espécie de depósito de veículos, que ora aparecem danificados, ora totalmente desmontados.

F9 – Arsenal Militar. Foto: Rusty “sprocket”

F10 – Arsenal Militar. Foto: Jason Pitt

JP não coloca legenda, apenas um título sem correlação com seu significado: Untitled-32. Nela vê-se parte de um veículo, não sendo possível dizer se fora atingido ou danificado por uso e inutilizado. O fato é que, sendo parte do conjunto mencionado,

143

representa um aspecto dos bastidores das FOBs109 que é pouco vista. É interessante notar a frase escrita que aparece, pois evidentemente foi ela que chamou a atenção de JP: HI FROM IRAQ. O efeito vintage (laterais escurecidas) não é comum em todas as câmeras 35mm, proporção na qual a foto se apresenta. Porém, JP usou diferentes tipos de câmeras, não sendo possível de afirmar se o efeito foi colocado na pós-produção ou foi originado pela objetiva110.

Na fotografia F11-AM (Kirkuk, 12/07/2007 – câmera digital), do militar Jason P. Russell, aparece um tipo de veículo menos visto nessa categoria: o helicóptero. Faz parte da sub-galeria Helicopter Flights, na qual JPR coloca imagens aéreas de regiões do Iraque, além de mostrar as rotinas de um patrulhamento aéreo. Não lhe é atribuída uma legenda e tem um título que aparentemente não está relacionado com seu significado, mas com o nome do arquivo criado pela câmera digital: DSC00115 (modelo Sony DSC-S650). F11-AM mostra o helicóptero por trás, num momento de pouso ou decolagem. Os elementos ao fundo – barreiras de proteção, construções e antenas parabólicas – permitem supor que foi tirada na FOB. Como algumas fotografias vistas acima e as outras 116 observadas nesta categoria, F11-AM representa uma espécie de catalogação pessoal de artefatos militares que fizeram parte das rotinas dos militares durante suas estadias no Iraque, cujo interesse é despertado naqueles que têm fascínio por esse tipo de veículos ou equipamentos. Nos estudos citados (Schwalbe, 2006; Griffin, 2004), imagens de catálogos militares foram usadas pela imprensa para familiarizar o leitor com esse universo e garantir a imagem de poder da corporação militar norte-americana.

F11 – Arsenal Militar. Foto: Jason P. Russell

       109

 Sigla para Forward Operating Base, que é o nome dado às bases militares norte‐americanas no  Iraque, no Afeganistão e nos Estados Unidos. 

144