• Nenhum resultado encontrado

Certificados de presença

No documento Risco de queda: capacitar para prevenir (páginas 167-183)

ApêndiceJ

Resultados relativos a conhecimentos das AAD sobre prevenção de quedas em idosos, em que não foi verificado um aumento de respostas corretas com diferença estatisticamente

Q: 1 Atendendo à idade, as quedas nos idosos são um acontecimento pouco frequente Q: 1_A Q: 1_D correto incorreto Correto 26 1 Incorreto 6 0

Das 33 participantes, 26 responderam corretamente à Q1 (assinalando a resposta Falso) antes e após a formação, 1 participante mudou de opinião após a sessão de formação para resposta incorreta; 6 responderam incorretamente antes, mas após a formação mudaram de opinião e responderam corretamente. O que se verifica é que há mudança na frequência de respostas que consideravam a afirmação incorreta e passaram a afirmação correta (p=,125); o que nos permite afirmar que houve evolução positiva, mas não significativa.

Q: 2 A diminuição da visão interfere na prevenção de quedas dos idosos

Q: 2_A

Q: 2_D correto incorreto

correto 27 3

incorreto 2 1

Das 33 participantes, 27 responderam corretamente antes e após a formação à Q: 2 (assinalando a resposta Verdadeiro); 2 participantes após a formação responderam corretamente quando antes tinham respondido de forma incorreta; 3 mudaram de resposta para incorreto após a sessão de formação e 1 manteve a resposta incorreta antes e após a formação. Verifica-se uma mudança não significativa (p=1,000), na frequência de respostas que consideravam a afirmação incorreta e passaram a afirmação correta.

Q: 6 Com a idade, os idosos perdem massa muscular, o tônus e a força reduzem-se, aumentando a rigidez dos

músculos, diminuindo a amplitude dos movimentos e a facilidade de sofrer uma queda

Q: 6_A

Q: 6_D correto Incorreto

correto 31 0

incorreto 2 0

Das 33 participantes, 31 responderam corretamente à Q: 6 (assinalando a resposta Verdadeiro) e mantiveram mesma resposta após a sessão de formação; 2 respondeu incorretamente antes da formação mas após a sessão de formação responderam corretamente. Apesar de se verificar mudança na frequência de respostas (p=,500); esta não foi significativa.

Q: 11 Idosos com doença mental têm maior probabilidade de sofrer uma queda no domicílio do que idoso sem doença mental Q:1 1_A Q: 11_D correto Incorreto correto 27 1 incorreto 5 0

Do total de participantes, 27 responderam corretamente antes e após a formação à Q: 11 (assinalando a resposta Verdadeiro); 5 participantes após a formação responderam corretamente quando antes tinham respondido de forma incorreta; 1 responde incorretamente após a formação. Verificou-se uma mudança positiva mas não significativa (p=,219), na frequência de respostas que consideravam a afirmação incorreta e passaram a afirmação correta.

Todas as participantes, responderam corretamente antes e após a formação à Q: 12 (assinalando a resposta Verdadeiro) antes e após a sessão de formação, não havendo portanto margem para mudança na frequência de respostas.

Q: 13. A consequência mais frequente da queda nos idosos é a fratura óssea

Q: 13_D

Q: 13_D Correto Incorreto

correto 32 0

incorreto 1 0

Das 33 participantes, 32 responderam corretamente antes e após a sessão de formação à Q: 13 (assinalando a resposta Verdadeira); apenas 1 respondeu incorretamente antes da formação mas mudou de opinião após a sessão de formação e responde corretamente. Ainda que se tenha verificado mudança na frequência de respostas (p=1,000); esta não foi significativa.

No que diz respeito aos resultados obtidos face à dimensão do conhecimento impactos e complicações das quedas em idosos, todas as participantes, responderam corretamente antes e após a formação à Q: 14 (assinalando a resposta Verdadeiro) antes e após a sessão de formação, não havendo portanto margem para mudança na frequência de respostas.

Q: 15. O idoso deve permanecer o máximo de tempo possível sentado no cadeirão para evitar sofrer risco de quedas Q: 15_A Q: 15_D Correto Incorreto correto 31 1 incorreto 0 1

Verifica-se que do total de participantes, 31 responderam corretamente à Q: 15; (assinalando a resposta Falso), apenas 1 respondeu incorretamente após a formação e 1 responde incorretamente antes da formação mas após a mesma responde corretamente. Embora se tenha verificado mudança na frequência de respostas esta não foi significativa (p=1,000).

Q: 3. O ambiente físico onde o idoso se encontra deve ter fraca iluminação

Q: 3_A

Q: 3_D Correto Incorreto

correto 27 2

incorreto 4 0

Do total de participantes, 27 responderam corretamente antes e após a formação à Q: 3 (assinalando a resposta Falso); 4 participantes após a formação responderam corretamente quando antes tinham respondido de forma incorreta; 2 responde incorretamente após a formação. Verificou-se uma mudança positiva mas não significativa (p=,687), na frequência de respostas que consideravam a afirmação incorreta e passaram a afirmação correta.

Q: 8 Estimular os idosos para alterações no seu espaço habitacional e/ou nos hábitos de vida, são meios de

prevenção para diminuir a ocorrência de quedas

Q: 8_A

Q: 8_D Correto Incorreto

correto 29 0

incorreto 4 0

Do total de participantes, 29 responderam corretamente antes e após a formação à Q: 8 (assinalando a resposta Verdadeiro) e 4 participantes após a formação responderam corretamente quando antes tinham respondido de forma incorreta. Verificou-se uma mudança positiva mas não significativa (p=,125), na frequência de respostas que consideravam a afirmação incorreta e passaram a afirmação correta.

Q: 10. Cair de escadas sem proteção de segurança, é um acontecimento raro nos idosos. Q: 10_A Q: 10_D Correto Incorreto correto 27 3 incorreto 3 0

Do total de 33 participantes, 27 responderam corretamente antes e depois da formação à Q: 10 (assinalando a resposta Verdadeiro), 3 participantes responderam incorretamente antes da formação, mas mudaram de resposta após a mesma e 3 responderam incorretamente após a sessão de formação. Verificou-se uma mudança não significativa (p=1,000) na frequência de respostas.

A

PÊNDICE

K

Q: 1 Atendendo à idade, as quedas nos idosos são um acontecimento pouco frequente Q: 1_A Q: 1_D correto Incorreto Correto 15 3 Incorreto 5 2

Dos 25 participantes, 15 responderam corretamente à Q: 1 (assinalando a resposta Falso) antes e após a sessão de EpS, 3 participantes mudou de opinião após a sessão para resposta incorreta; 5 responderam incorretamente antes, mas após a sessão de EpS mudaram de opinião e responderam corretamente e 2 mantiveram a resposta incorreta antes e após a sessão de EpS. O que se verifica é que houve mudança positiva, mas não significativa (p=,727), na frequência de respostas que consideravam a resposta incorreta e passaram a correta.

Q: 2 A diminuição da visão interfere na prevenção de quedas dos idosos

Q: 2_A

Q: 2_D correto Incorreto

Correto 22 0

Incorreto 3 0

Dos 25 participantes, 22 responderam corretamente à Q: 2 (assinalando a resposta Verdadeiro) antes e após a formação e 3 participantes responderam corretamente após a sessão de EpS. Há mudança positiva, mas não significativa (p=,250); na frequência de respostas que consideravam a resposta incorreta e passaram a correta.

Q: 4 As mulheres idosas quando caem, sofrem lesões ósseas mais graves do que os homens

Q: 4_A

Q: 4_D correto Incorreto

correto 18 1

incorreto 4 2

Dos 25 participantes, 18 responderam corretamente à Q: 4 (assinalando a resposta Verdadeiro) antes e após a sessão de EpS, 1 participante mudou de opinião após a sessão para resposta incorreta; 4 responderam incorretamente antes, mas após a sessão de EpS mudaram de opinião e responderam corretamente e 2 mantiveram a resposta incorreta antes e após a sessão de EpS. O que se verifica é que houve mudança positiva, mas não significativa (p=,375), na frequência de respostas que consideravam a resposta incorreta e passaram a correta.

Q: 5 A alimentação dos idosos em nada interfere nas quedas no que diz respeito ao risco de sofrer lesões ósseas mais graves Q: 5_A Q: 5_D correto Incorreto Correto 8 7 Incorreto 5 5

Dos 25 participantes, 8 responderam corretamente à Q: 5 (assinalando a resposta Falso) antes e após a sessão de EpS, 7 participantes mudaram de opinião após a sessão para resposta incorreta; 5 responderam incorretamente antes mas após a sessão de EpS mudaram de opinião e responderam corretamente e 5 mantiveram a resposta incorreta antes e após a sessão de EpS. Verificou-se uma mudança no sentido negativo, mas ainda assim não significativa (p=,774), na frequência de respostas.

Q: 6 Com a idade, os idosos perdem massa muscular, o tônus e a força reduzem-se, aumentando a rigidez dos

músculos, diminuindo a amplitude dos movimentos e a facilidade de sofrer uma queda

Q: 6_A

Q: 6_D correto Incorreto

correto 24 0

incorreto 1 0

Praticamente todos os participantes 24, responderam corretamente à Q: 6 (assinalando a resposta Verdadeira) antes e após a sessão de EpS; sendo que apenas 1 respondeu incorretamente antes da EpS mas após a mesma mudou responde corretamente. Esta mudança positiva não revela significância (p=1,000).

Q: 7 Idosos que já caíram uma vez têm tendência a cair no ano seguinte

Q: 7_A

Q: 7_D correto Incorreto

correto 10 4

incorreto 6 5

Dos 25 participantes, 10 responderam corretamente à Q: 7 (assinalando a resposta Verdadeiro) antes e após a sessão de EpS, 4 participantes mudaram de opinião após a sessão para resposta incorreta; 6 responderam incorretamente antes mas após a sessão de EpS mudaram de opinião e responderam corretamente e 5 mantiveram a resposta incorreta antes e

após a sessão de EpS. Regista-se mudança positiva mas não significativa na frequência de respostas (p=,754).

Q: 11 Idosos com doença mental têm maior probabilidade de sofrer uma queda no domicílio do que idoso sem

doença mental Q: 11_A Q: 11_D correto Incorreto correto 22 3 incorreto 0 0

Praticamente todos os participantes 22, responderam corretamente à Q: 11 (assinalando a resposta Verdadeira) antes e após a sessão de EpS contudo 3 participantes responderam corretamente antes da EpS, mas após a mesma mudaram respondendo incorretamente. Apesar de ter havido mudança na frequência de respostas no sentido negativo, esta mudança não é significativa (p=,250).

Q: 12 O equilíbrio dos idosos decai com o avançar da idade em maior ou menor intensidade, dependendo da

associação com outras doenças ou com estilo de vida sedentário (mais parados), podendo leva-los à queda

Q: 12_A

Q: 12_D correto Incorreto

correto 24 0

incorreto 1 0

Praticamente todos os participantes 24, responderam corretamente à Q: 12 (selecionando a resposta Verdadeiro) antes e após a sessão de EpS, sendo que apenas 1 participante respondeu incorretamente à questão inicialmente mas após a sessão de EpS respondeu corretamente. Verifica-se também uma mudança ligeira na frequência de respostas (p=1,000) não sendo significativa.

Q: 13. A consequência mais frequente da queda nos idosos é a fratura óssea

Q: 13_A

Q: 13_D Correto Incorreto

correto 24 0

incorreto 1 0

Praticamente todos os participantes 24, responderam corretamente à Q: 13 (selecionando a resposta Verdadeiro) antes e após a sessão de EpS, sendo que apenas 1 participante respondeu incorretamente à questão inicialmente mas após a sessão de EpS respondeu corretamente.

Verifica-se também uma mudança ligeira na frequência de respostas (p=1,000) não sendo significativa.

Q: 15. O idoso deve permanecer o máximo de tempo possível sentado no cadeirão para evitar sofrer risco de

quedas Q: 15_A Q: 15_D Correto Incorreto correto 16 2 incorreto 6 1

Dos 25 participantes, 16 responderam corretamente à Q: 15 (assinalando a resposta Falso) antes e após a sessão de EpS, 2 participantes mudaram de opinião após a sessão para resposta incorreta; 6 responderam incorretamente antes mas após a sessão de EpS mudaram de opinião e responderam corretamente e 1 mantive a resposta incorreta antes e após a sessão de EpS. Regista-se mudança positiva mas não significativa na frequência de respostas (p=,289).

Q: 14. Em resultado das quedas, os idosos ficam muitas vezes incapacitados, imobilizados e acamados, exigindo

tratamentos cirúrgicos dispendiosos e dolorosos, como a colocação de placas, parafusos, talas e gesso

Q: 14_A

Q: 14_D Correto Incorreto

correto 24 0

incorreto 1 0

Praticamente todos os participantes 24, responderam corretamente à Q: 14 (selecionando a resposta Verdadeiro) antes e após a sessão de EpS, sendo que apenas 1 participante respondeu incorretamente à questão inicialmente mas após a sessão de EpS respondeu corretamente. Verifica-se uma mudança positiva ainda que ligeira na frequência de respostas (p=1,000) não sendo significativa.

No que diz respeito aos resultados verifica-se que em relação à dimensão do conhecimento impactos e complicações das quedas nos idosos, houve um ganho em conhecimentos apesar de não ser significativo atendenedo à frequencia de mudança de respostas incorretas para corretas.

Q: 8 Fazer alterações nas casas dos idosos e/ou nos hábitos de vida, são formas de prevenir as quedas

Q: 8_A

Q: 8_D Correto Incorreto

correto 20 2

Em relação à Q: 8, 20 participantes responderam corretamente antes e após a sessão de EpS (selecionando a resposta Verdadeiro); 3 responderam incorretamente antes da sessão de EpS mas mudaram a sua opinião após e responderam corretamente. Observa-se mudança positiva na frequência de respostas mas não significativa (p=1,000).

Q: 9.O espaço habitacional descuidado com objetos espalhados no chão e fios elétricos à vista, pouco ou nada

interfere no risco de queda dos idosos

Q: 9_A

Q: 9_D Correto Incorreto

correto 19 5

incorreto 1 0

Dos 25 participantes, 19 responderam corretamente à Q: 9 (assinalando a resposta Falso) antes e após a sessão de EpS, 5 participantes mudaram de opinião após a sessão para resposta incorreta; 1 respondeu incorretamente antes mas após a sessão de EpS respondeu corretamente. Regista-se uma mudança positiva mas não significativa (p=,219) na frequência de respostas.

Q: 10. Cair de escadas sem proteção de segurança, é um acontecimento raro nos idosos

Q: 10_A

Q: 10_D Correto Incorreto

correto 14 4

incorreto 4 3

Do total de participantes, 14 responderam corretamente à Q: 10 (assinalando a resposta Falso), antes e após a sessão de EpS, 4 responderam incorretamente antes mas após a sessão de EpS responderam corretamente, 3 dos participantes mantiveram a resposta incorreta antes e após a sessão de EpS. É possível verificar mudança na frequência de respostas mas uma vez mais essa mudança não é significativa (p=1,000).

Os resultados explanados, permitem-nos uma vez mais afirmar que houve evolução positiva na mudança da frequência de respostas indicando ganhos em conhecimento, mas no que diz respeito aos idosos a mudança de frequência de respostas no sentido positivo revelou-se significante apenas na Q: 3.

No documento Risco de queda: capacitar para prevenir (páginas 167-183)