• Nenhum resultado encontrado

Chrome Sport Azzaro

No documento Taisa Vieira Sena.pdf (páginas 130-137)

4.2 A estrutura triangular da publicidade de perfume

4.2.1 Objeto Que Emociona

4.2.1.4 Chrome Sport Azzaro

O anúncio está disposto na página de número par, a página da esquerda, identificada como o verso da folha e que tem um menor impacto visual na interação com o leitor. Em uma única página, o anúncio do perfume Chrome Sport Azzaro (figura 16), lançado no ano de 2010 pela marca francesa de prêt-à- porter Azzaro, foi publicado na edição de setembro da revista Vogue Brasil.

Figura 16: Anúncio de Chrome Sport Azzaro

Fonte: Revista Vogue, setembro de 2010.

Na plástica do anúncio identificamos um grande retângulo com uma composição fotográfica que ocupa três quartos da página, e uma parte inferior com o anúncio da loja virtual Submarino, instaurando assim um segundo enunciador. Nosso olhar entra na imagem pelo ponto central que é o frasco do perfume, colocado em primeiro plano. A luz que vem da lateral esquerda parece ser uma luz do início da manhã, que projeta uma sombra do frasco fazendo nosso olhar descer até o slogan “The NEW fragrance for men”. O cenário ao fundo é do deserto de sal de Bonneville, lugar reconhecido pelo acontecimento de provas esportivas e de velocidade. A imagem do deserto se unifica com a do céu azul, criando o efeito de sentido de amplidão, liberdade e esportividade, reiterado pela figura do planador voando ao fundo. Imediatamente acima do planado está a marca Azzaro, e acima dela a palavra Sport que identifica a versão do perfume, e na parte superior central tem-se o nome do perfume, Chrome. Ana Claudia de Oliveira (2010b) afirma que pela plástica do anúncio podemos captar o emergir do sentido como ação durativa a ser vivida pelo sujeito que a olha, e com ela estabelece uma relação interativa.

Uma ação que o desperta para revivê-la, retomá-la, assumi-la, reencontrando o sentido imanente. Graças à organização do espaço pictórico, intrinsicamente estruturado enquanto enunciado pelo enunciador, é que se pode penetrá-lo e, pela articulação de seus componentes, reoperar a sua significação, que, em poucas palavras, define o propósito da semiótica. Na construção do arranjo discursivo observamos a opção pela centralidade da organização do plano verbal e da figura de perfume, que colocados na posição de circunscritos, dão a ver a espacialidade ampla do deserto. Essa opção discursiva, unida à tomada de plano amplo, nos levar a um fazer estésico de sentir o espirito de liberdade instaurado pela e na imensidão do deserto.

No plano eidético temos uma predominância de linhas horizontais dadas pelo plano verbal e principalmente pela divisão do deserto com o céu, criando o efeito de sentido de amplitude e liberdade. A horizontalidade, que se repete também na parte inferior do anúncio, onde está instaurado o segundo enunciador, é quebrada pela posição vertical do frasco, que colocado na centralidade do anúncio, em posição de destaque, mostra-se como sujeito da ação. As diagonais formadas pela sombra projetada do frasco e pelo planador introduzem a noção de movimento, tanto da passagem do tempo, instaurada pela sombra do início da manhã, quanto pelo planador em pleno voo. A noção de temporalidade criada pela sombra indica que o perfume é para ser usado o dia todo, iniciando seu dia com uma manhã refrescante e repleta de esportividade e aventura. A figura do retângulo parece ordenar a composição: posicionado na horizontal ou na vertical, o retângulo, figura do masculino, identifica o usuário do perfume (figura 17).

Figura 17: Linhas e formas do anúncio – Chrome Sport Azzaro

Fonte: Traçado desenvolvido pela autora, 2015.

No plano cromático temos uma gradação de azuis, brancos e cinzas que se mesclam. Aplicados ao plano de fundo, contribuem para a instituição de uma atmosfera de liberdade, dinamismo, na imensidão que reitera o espírito de aventura da performance axiologizada pelo enunciador. O formante cromático azul também presentifica as notas aquáticas que formam o corpo, a alma do perfume. Ao olhar pare seu líquido quase podemos sentir um frescor imediato, que leva a sensação de corpo seco e limpo durante todo o dia. O branco presentifica o sal e faz reconhecer o deserto. O cinza cria as nuances de luz e sombra que possibilitam visualizar melhor a imagem do deserto, além de destacar a sombra projetada pelo frasco do perfume. A sombra pode, ainda, presentificar o sujeito masculino que sob a ação do perfume, supostamente desempenha a competência de ser aventureiro, atribuída a ele pelo perfume, pilotando o ultraleve ao fundo no texto visual. Por fim, a cor prata, de metal cromado, remete ao nome do perfume, Chrome derivado do elemento químico cromo ou crômio, metal de brilho prateado, o que introduz uma noção de modernidade e tecnologia ao produto. A figurativização de amplitude também é criada pela intensidade de luz no anúncio, que presentifica o efeito de lusco- fusco do amanhecer, o que torna difícil identificar contornos definidos. O efeito da luz intensa projetada no frasco do perfume o faz mais refletir a paisagem do que dar a ver a cor azul da fragrância, implicando em um fazer sentir a unidade e a integração do perfume que se mescla com o deserto de sal. Essa construção reitera a narrativa do fazer do perfume, fazendo crer que ele é capaz de integrar o sujeito enunciatário nesse espaço, levando-o a experienciar essa aventura.

No plano verbal, apresentado na parte central superior do anúncio e escrito em azul, está o nome do perfume CHROME, em caixa alta e em uma fonte em negrito e sem serifa, limpa e simples que facilita a leitura e a rápida identificação do fragrante. Logo abaixo, com a mesma cor e fonte, porém sem negrito, está a palavra SPORT, identificando a versão12 do perfume, e

homologando todo o efeito de sentido de esportividade instaurado pelo plano visual. Na sequência, escrito em cinza escuro está a marca AZZARO, também

12 A linha de perfume Chrome Azzaro possui as versões: Chrome, Chrome Sport, Chrome Legend, Chrome United e Chrome Summer.

em caixa alta e em fonte sem serifas. O nome Chrome e a marca Azzaro também estão presentes no frasco, impressos em alto relevo pelo próprio vidro. Abaixo do frasco está o slogan “The NEW fragrance for men”. A palavra “new” é escrita em caixa alta, e se destaca do restante do texto ao fazer ver com maior evidência que se trata de um novo perfume. O destaque conferido à palavra NEW, o adjetivo novo, qualifica esse perfume euforicamente como uma nova opção, que deixa entrever a emissão de juízo de valor por parte do enunciador, reforçando a manipulação do sujeito, que é instaurado no enunciado segundo um “querer” entrar em conjunção com o espírito de aventura e esportividade valorizado no social. O uso da língua inglesa instaura mais uma vez o sentido de mundialização das publicidades de perfume na atualidade.

No canto inferior direito da página, sobre o fundo branco, o plano verbal apresenta o segundo destinador, a loja virtual Submarino. O texto se inicia no canto esquerdo com: “Conheça nossa loja de perfumaria”, e logo abaixo está em letras um pouco maiores, “Acesse: www.submarino.com/perfumaria”. No final deste bloco há a figura de uma mão segurando um telefone, indicando que as compras também podem ser feitas via telefone. Está informação é homologada pelo texto: “Compre também pelo telefone*” escrito em caixa alta, ao lado e em destaque está o número 4003-2000 em fonte ampliada e negrito. Logo abaixo, em letras menores, a indicação que este número deve ser discado de capitais e regiões metropolitanas. Dividido por uma barra “/” está escrito “Demais 02311 4003-2000” indicando o número para vendas de outros locais. Ao lado do número maior há um pequeno retângulo de cantos arredondados e fundo preto, com uma escrita em branco: “24h”, acrescentando a informação de que além de qualquer lugar, as compras podem ser feitas a qualquer hora. No canto inferior direito está o nome da loja virtual Submarino, com as letras dispostas de forma ondulada, presentificando a ondulação das águas do oceano, reiterado pelas pequenas bolhas que junto com o nome compõem a logomarca da empresa. Finalizando as informações, abaixo do logo está o endereço do site geral da loja, www.submarino.com. As informações verbais propostas por Submarino indicam as diferentes formas, bem como a facilidade de compra do produto. O verbal, com uma profusão de

informações sobre as múltiplas formas e horários de compra do produto, instaura um segundo enunciador que se coloca como um facilitador, possibilitando ao enunciatário diversas possibilidades de acesso ao objeto de valor perfume.

O caráter performático desse perfume, que se destaca por ser esportivo, convoca o enunciatário a entrar em conjunção com os valores de aventura propostos pela marca, mas destaca também o caráter pragmático da fragrância, que deve fazer com que esse corpo ainda exale um aroma agradável após experienciar toda essa aventura. Chrome Sport de Azzaro é um perfume aquático lançado em 2010, ele foi inspirado na fragrância emblemática Chrome de 1996, mas apresenta um formulação mais refrescante que o perfume que lhe deu origem. Trata-se de uma versão mais cítrica e aquática de topo ou saída de limão, bergamota, grapefruit e laranja amarga. Extremamente refrescantes estas notas criam o efeito de sentido de ação, energia e dinamicidade proposto no anúncio. As notas de corpo são aquáticas, e estão fortemente presentificadas no azul da fragrância e mesmo no deserto de sal (que já foi mar13) que se funde com o horizonte também azul. As notas ozônicas de oxigênio puro exalam uma sensação fresca e de limpeza, quase metálica. A nota de ozônio é usada na perfumaria para trazer um frescor cristalino, e para criar quatro associações: aérea, aquática, fresca e metálica. Estas notas estão presentes no cromado do frasco, no ultraleve, no céu e na própria imensidão do espaço. Por fim, as notas do fundo fecham a composição com cedro da Virgínia, com sua floração azulada e de almíscar branco, que também podem ser identificados pelo cromático. Estas notas conferem um amadeirado profundo que identifica os perfumes masculinos. A composição de Chrome Sport faz dele um perfume extremamente refrescante, que projeta uma sensação de pele gelada, principalmente pelas notas aquáticas e ozônicas. A fluidez de suas notas revela o seu caráter de dinamicidade, reiterando o efeito de sentido de esportividade.

O frasco do perfume apresenta uma plasticidade que dá a ver a construção olfativa do perfume pelo cromático e pelo matérico. Com linhas

13 O deserto de Boneville, assim como outros desertos de sal há aproximadamente 20 milhões

esguias e ergonômicas, a embalagem apresenta uma facilidade de manuseio; uma tampa cromada que não precisa ser retirada, pois o botão do atomizador se encontra em seu topo, agiliza o uso e cria o efeito de dinamicidade. O efeito cromado da sua tampa reflete o infinito projetando a sensação de amplidão e liberdade, e faz referência ao nome do perfume, além de agregar modernidade e a noção de alta tecnologia. O vidro fosco azul figurativiza as notas oceânicas e difunde o frescor tonificante da fragrância.

No nível discursivo observamos a instauração dos temas da esportividade e da aventura nas figuras do deserto de sal, reconhecido por eventos esportivos, e do ultraleve em voo. Podemos identificar ainda o tema da liberdade dado pelo horizonte infinito e pela amplidão do deserto de sal de Bonneville. A temporalização é do agora, e a espacialização do “aqui” é do deserto de sal de Bonneville, nos Estados Unidos. A aspectualização incoativa é figurativizada no voo que se inicia. A composição da performance do sujeito masculino, que acredita-se estar pilotando o ultraleve ao fundo, assim como toda composição, mobiliza as competências cognitiva e estésica do sujeito enunciatário na construção do sentido, gerando a ilusão de aventura, liberdade, dinamicidade, que leva o enunciatário a captar a performance do sujeito como que em ato. Essa significação é atribuída ao perfume, que colocado no centro do anúncio, no ponto focal da composição, também se torna sujeito da ação. A cena enunciativa imprime também um sentido de exclusividade, pois a esportividade de Chrome não é jogar futebol com os amigos no quintal de casa. É poder ter a experiência única de voar com um ultraleve de última geração em um espaço também único que é o deserto de sal Bonneville. O arranjo discursivo instaura, em última instância, um enunciatário com repertório cultural que lhe dá condições de reconhecer esses elementos colocados na composição, acentuando o componente estésico na fruição de ler o anúncio.

No nível fundamental temos a oposição de base /esportivo/ vs. /tradicional (não esportivo/ em comparação com o perfume tradicional Chrome Azzaro. A partir da plástica do anúncio podemos traçar um perfil do enunciatário como um homem dinâmico, esportivo, aventureiro, moderno, informado e acima de tudo elegante, que se perfuma com um fim pragmático.

A “aventura” se faz presente nesta publicidade, como descrevemos acima, pela ausência dos sujeitos projetados no voo do avião. Ela é homologada, no plano da expressão, pelo traço predominante da cor branca e preta com suas variações e combinações que geram diferentes tonalidades de cinza. A horizontalidade ganha destaque no plano de fundo, longínquo, que tematiza a evasão, e a verticalidade do frasco, sozinho, com sua transparência e com sua tampa prateada, o instauram como actante prostrado sobre os grãos de areia da praia, cuja composição dura (da pedra) e delicada (dos grãos) instaura a complexidade da vida vivida entre a aspereza das coisas terrenas e a leveza dos sonhos, da aventura em si, nos céus.

No documento Taisa Vieira Sena.pdf (páginas 130-137)