• Nenhum resultado encontrado

Este item apresenta a classificação da pesquisa, quanto a natureza, a abordagem, os objetivos e aos procedimentos técnicos utilizados.

4.1.1 Quanto a natureza

Quanto a natureza a pesquisa se classifica como aplicada, porque é motivada pela necessidade de resolver problemas concretos, tendo, portanto, finalidade prática.

No entendimento de Gerhardt e Silveira (2009), a pesquisa aplicada gera conhecimentos para aplicação prática, dirigidos à solução de problemas específicos, envolvendo verdades e interesses locais.

4.1.2 Quanto a abordagem

Quanto a abordagem a pesquisa classifica-se como quali-quantitativa, pois para se conhecer e compreender os fatores de influência na inovação, verificou-se que o estudo quali-quantitativo, seria a melhor metodologia para tal pesquisa. Neste caso, o interesse do pesquisador está voltado tanto para a compreensão de um determinado processo social quanto para as relações estabelecidas entre variáveis (GODOI, BANDEIRA-DE-MELLO E SILVA, 2006).

Para Kauark, Manhães e Medeiros (2010), a pesquisa quantitativa, considera o que pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las. Segundo os autores, requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas (percentagem, média, moda, mediana, desvio-padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão).

Ainda os mesmos autores afirmam que a pesquisa quantitativa lida com fatos, ou seja, tudo aquilo que pode se tornar objetivo através da observação sistemática, evento bem especificado, delimitado e mensurável.

Em se tratando da pesquisa qualitativa, Kauark, Manhães e Medeiros (2010), afirmam que a mesma lida com fenômenos, ou seja, tudo aquilo que se mostra, que se manifesta, evento cujo sentido existe apenas num âmbito particular e subjetivo.

Para os autores a pesquisa qualitativa considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, e a interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa. Os mesmos autores afirmam que não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas, o ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumento-chave.

4.1.3 Quanto aos objetivos

Em relação aos objetivos a pesquisa é classificada como exploratória, descritiva e explicativa. É exploratória porque objetiva maior familiaridade com o problema e envolve entrevista com os gestores das empresas. Descritiva, porque descreve as características das empresas inovadoras, estabelece as relações entre variáveis, e ainda envolve o uso de questionário para coleta de dados. Explicativa, pois visa identificar os fatores que influenciam no potencial de inovação.

A pesquisa exploratória, no entendimento de Kauark, Manhães e Medeiros (2010), objetiva a maior familiaridade com o problema, tornando-o explícito, ou à construção de hipóteses. Envolve levantamento bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; análise de exemplos que estimulem a compreensão. Assume, em geral, as formas de pesquisas bibliográficas e estudos de caso.

Em relação à pesquisa descritiva, os mesmos autores afirmam que visa descrever as características de determinada população ou fenômeno, ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados como questionário e observação sistemática. Assume, em geral, a forma de levantamento.

Sobre a pesquisa explicativa, Kauark, Manhães e Medeiros (2010), afirmam que a mesma visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. “Aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razão, o porquê

das coisas. Quando realizada nas ciências naturais requer o uso do método experimental, e nas ciências sociais requer o uso do método observacional”. (KAUARK, MANHÃES e MEDEIROS, p. 28, 2010).

Segundo Gil (2007, p. 43), uma pesquisa explicativa pode ser a continuação de outra descritiva, posto que a identificação de fatores que determinam um fenômeno exige que este esteja suficientemente descrito e detalhado.

4.1.4 Quanto aos procedimentos técnicos

Relacionado aos procedimentos técnicos a pesquisa é classificada como bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa de campo já foi realizada no ano de 2014 nas micro e pequenas empresas industriais dos municípios da região Noroeste do RS. O levantamento bibliográfico teve início em setembro de 2012, e estendeu-se até julho de 2013, neste período foi realizado o levantamento de dados secundários e, também, primários, bem como estudo e sistematização de um amplo referencial teórico.

Em se tratando de pesquisa bibliográfica, Gil (2007), afirma que a principal vantagem desse tipo de pesquisa reside no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente. Para o autor essa vantagem torna-se particularmente importante quando o problema de pesquisa requer dados muito dispersos pelo espaço e em muitas situações, não há outra maneira de conhecer os fatos passados se não com base em dados bibliográficos.

Em relação à pesquisa documental, Gil (2007), salienta que a mesma é muito semelhante à pesquisa bibliográfica. Para o autor a diferença essencial entre ambas está na natureza das fontes, enquanto a pesquisa bibliográfica se utiliza fundamentalmente das contribuições dos diversos autores sobre determinado assunto, a pesquisa documental vale-se de materiais que não recebem ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetos da pesquisa.

Sobre o estudo de campo, Gil (2007), afirma que esse tipo de estudo focaliza uma comunidade, que não é necessariamente geográfica, já que pode ser uma comunidade de trabalho, de estudo, de lazer ou voltada para qualquer outra atividade humana. Para o autor, a pesquisa é desenvolvida por meio da observação direta das atividades do grupo estudado e de entrevistas com informantes para captar suas explicações e interpretações do que ocorre no grupo.

Documentos relacionados