• Nenhum resultado encontrado

3. METODOLOGIA DO ESTUDO

3.1 CLASSIFICAÇÃO DO ESTUDO

Ao realizar determinado estudo, deve-se ter em mente de que forma foi abordado o assunto e quais foram os métodos de pesquisa utilizados. Sendo assim, este item tem como objetivo determinar, de que forma foi realizada a pesquisa, quanto a sua natureza, aos objetivos, forma de abordagem do problema e aos procedimentos técnicos.

3.1.1 QUANTO À NATUREZA

Ao realizar o estudo do projeto, é necessário determinar de que forma foi realizada a pesquisa. Neste caso, quanto a sua natureza, o presente estudo foi realizado através de pesquisa aplicada. O conceito a seguir explica a diferença da pesquisa aplicada em relação a pesquisa pura:

A pesquisa aplicada é fundamentalmente motivada pela necessidade de resolver problemas concretos, mais imediatos ou não. Tem, portanto finalidade prática, ao contrário da pesquisa pura, motivada basicamente pela curiosidade intelectual do pesquisador e situada, sobretudo no nível de especulação. (VERGARA, 2009, p. 43)

De acordo com Gil (2008) a pesquisa aplicada usa os dados descobertos na pesquisa pura. Mas seu foco está na aplicação, utilização e conseqüências práticas destas informações, buscando aplicar de forma imediata a teoria em uma determinada realidade.

Desta forma pode se verificar o porquê da pesquisa aplicada ser objeto de escolha deste estudo. Já que o estudo em questão se baseou no uso das informações, com o objetivo de responder a dúvidas e questões relacionadas a implantação de um novo empreendimento.

3.1.2 QUANTO AOS OBJETIVOS

Quanto aos objetivos este estudo se classifica como uma pesquisa descritiva. Pois, segundo Andrade (2002 apud BEUREN et. al, 2004, p.81) na pesquisa descritiva o pesquisador observa os fenômenos ocorridos, sem interferir nestes, ou manipular os fatos observados.

Pesquisa Descritiva: visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário e observação sistemática. Assume, em geral, a forma de Levantamento. (GIL, 1991 apud SILVA; MENEZES, 2005, p. 21)

Desta forma, ao realizar a pesquisa descritiva observa-se os fenômenos, os quais não vão sofrer interferência do pesquisador. Estes dados são coletados a partir de métodos padronizados, possibilitando assim conhecer as características do objeto de estudo em questão.

3.1.3 QUANTO A FORMA DE ABORDAGEM DO PROBLEMA

Em relação á classificação do estudo, quanto a forma de abordagem do problema, foi realizada a pesquisa qualitativa. Silva; Menezes (2005, p.20), afirmam sobre a pesquisa qualitativa, que esta:

... considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa. Não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumento-chave. É descritiva. Os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente. O processo e seu significado são os focos principais de abordagem.

Beuren et. al (2004) esclarece ainda, que na pesquisa qualitativa são realizadas análises mais profundas em relação ao fenômeno objeto de estudo. E explica ainda que mesmo os números fazendo parte da contabilidade, esta é uma ciência social, o que justifica o uso do método qualitativo.

Sendo assim, para fins deste estudo foi realizada pesquisa qualitativa. Considerando que se tem o estudo de somente um caso isolado com suas variáveis. Demonstrando assim que

é de fundamental importância analisar e interpretar os fenômenos, já que são estes que vão causar modificações nos números.

3.1.4 QUANTO AOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS

Quanto aos procedimentos técnicos, esse estudo utilizou um conjunto de três procedimentos. São estes a pesquisa bibliográfica, o levantamento de dados e o estudo de caso. Considerando que a combinação destes procedimentos tornou possível obter todas as informações necessárias para a execução deste estudo.

Em relação ao conceito de pesquisa bibliográfica, pode-se definir esta como sendo:

... toda bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudo, desde publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisas, monografias, teses, material cartográfico etc., até meios de comunicação orais: rádio, gravações em fita magnética e audiovisuais: filmes e televisão. Sua finalidade é colocar o pesquisador em contato direto com tudo o que foi escrito, dito ou filmado sobre determinado assunto, inclusive conferencias seguidas de debates que tenham sido transcritos por alguma forma, quer publicadas, quer gravadas. (MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 183)

Neste caso, foram utilizados também artigos e demais dados e informações que foram publicados em sites ou portais. Objetivando assim, buscar através desta pesquisa obter o máximo possível de informações que já foram divulgadas sobre o assunto.

Já em relação ao levantamento de dados (survey), Gil (2008) explica que este procedimento consiste na interrogação direta das pessoas, ou um grupo significativo destas pessoas, cujo o comportamento se deseja conhecer. Possibilitando desta forma, analisar os dados obtidos, para então poder obter as conclusões correspondentes ao estudo realizado.

Ainda em relação às principais vantagens e desvantagens deste método, o autor ressalta que o mesmo possibilita o conhecimento direto da realidade de forma econômica e rápida. Mas por outro lado esta se lidando com a percepção particular das pessoas, com dados de pouca profundidade e com uma visão estática do fenômeno estudado.

Com relação ao estudo de caso, Yin (2001 apud ZAMBERLAN et. al, 2014, p. 99) define como sendo “uma pesquisa empírica que investiga um fenômeno contemporâneo dentro de um determinado contexto da vida real, especialmente quando os limites entre o fenômeno e o contexto não estão claramente definidos.”

Já na visão de Beuren et. al (2004, p. 84) “a pesquisa do tipo estudo de caso caracteriza-se principalmente pelo estudo concentrado de um único caso. Esse estudo é

preferido pelos pesquisadores que desejam aprofundar seus conhecimentos, a respeito de determinado caso específico.”

Neste caso, pode-se concluir que para a realização do estudo, foram buscadas informações em diferentes meios. Sendo estes: todo material impresso ou publicado através da pesquisa bibliográfica, o conhecimento de algumas pessoas envolvidas no objeto do estudo e o caso em si, ou seja, o objeto do estudo que é o investimento em um novo empreendimento.

Documentos relacionados