• Nenhum resultado encontrado

Classificação do recurso didático “Fichas de Trabalho” em termos de:

4. Análise de Dados

4.9 Classificação do recurso didático “Fichas de Trabalho” em termos de:

Figura 9

A utilização deste recurso didático, “Fichas de Trabalho”, é a que, entre os recursos didáticos estudados, menos motivou os alunos da turma para a aprendizagem da disciplina de filosofia, tendo reunido mais de 50% de respostas nas suas categorias negativas.

No entanto, pela análise dos outros dois gráficos apresentados, é de notar que este recurso didático tem um impacto positivo na aquisição de conhecimentos dos alunos e é um agente facilitador do trabalho autónomo para a maioria dos alunos da turma, apesar de pouco motivador.

Desta forma conclui-se que apesar da pouca motivação que este recurso didático cria nos alunos, ele é um veículo minimamente eficaz na aquisição de conhecimentos relativos á matéria lecionada.

Em conclusão, pelo estudo realizado com a turma em questão, a maioria dos recursos didáticos analisados apresenta uma forte correlação entre o seu grau motivador e a sua função como agente facilitador da aquisição de conhecimentos e do trabalho autónomo. As exceções a esta regra são a utilização do “Texto Filosófico” e das “Fichas de Trabalho” que, embora não proporcionando aos alunos forte motivação para a aprendizagem, são por estes reconhecidos como veículos importantes de aprendizagem e de trabalho autónomo.

CONCLUSÃO

Findo o trajeto que culmina com este relatório será importante efetuar considerações finais, refletindo essencialmente nos pontos-chave da execução do relatório e, acima de tudo, no que considero tratar-se do principal ponto do Mestrado – o Estágio – uma vez que é nesta situação que se põem em prática todas as teorias pedagógicas adquiridas durante o período do curso de Mestrado, que se testa o próprio conhecimento filosófico, e que se desenvolve o Projeto de intervenção pedagógica no âmbito do Mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário.

Durante a realização deste trabalho, tive oportunidade de confirmar algumas intuições no que concerne à forma como a disciplina de Filosofia é vista pelos alunos – apenas uma disciplina sem utilidade prática “que é só para passar”; no que respeita a causas influenciadoras de motivação; que a diversificação de recursos didáticos é fator essencial como fator motivacional para a aprendizagem e estudo da Filosofia.

Como instrumento de recolha de informação para avaliação do projeto, para além do feedback conseguido durante a observação e regência das aulas, apliquei um questionário com o intuito de tentar verificar a correlação entre os materiais didáticos que mais motivam os alunos, os que lhes são mais úteis para apreender os conteúdos programáticos, e os que são mais utilizados no trabalho/estudo autónomo dos discentes, tendo verificado, após tratamento de dados, que algumas das estratégias que mais motivam os alunos nem sempre são as mais úteis para trabalho autónomo, sendo, no entanto, facilitadoras de aprendizagem com sendo os “Debates”. Por outro lado, há materiais que apesar de não serem tão motivadores, facilitam o trabalho autónomo, e consequente retenção dos conteúdos programáticos como sendo os recursos mais clássicos: o “Texto Filosófico” e as “Fichas de Trabalho”. Há, no entanto, materiais que são abrangidos em todos os espectros a avaliados, como por exemplo o recurso a “Casos Práticos/Situações do quotidiano”.

No que toca à relevância do Projeto, após aplicação do mesmo em ambiente de sala de aula, e a confirmação das minhas intuições, creio que se reveste de especial importância, e merecedor de futuros estudos.

Deparei-me também com uma realidade onde é dificílimo manter a atenção dos alunos, e mais difícil ainda conseguir despertar-lhes o interesse à disciplina de Filosofia no seu espectro global, obrigando-me a recorrer a todas as ferramentas pedagógicas adquiridas durante a

realização do Mestrado, por forma a concretizar os objetivos da realização do Projeto, assim como à própria lecionação da disciplina.

Apesar de tudo, creio que consegui desmontar alguns dos preconceitos existentes em volta da Filosofia, tendo conseguido demonstrar a sua aplicabilidade não só em casos muitos específicos, assim como no próprio decorrer do dia-a-dia. Consegui também, exceto nalguns momentos isolados, manter um grau satisfatório de atenção por parte dos discentes, conseguindo inclusive despertar um interesse genuíno em algumas temáticas abordadas. Para isto foi essencial um constante diversificar de metodologias e materiais didáticos durante cada aula, impondo, sempre que possível, ritmos e momentos distintos durante o decorrer dos 50 minutos.

O facto do tempo de duração das aulas ser de 50 minutos, tal como referido anteriormente, levaram-me à reestruturação de algumas estratégias já delineadas, e à reformulação de alguns materiais didáticos, uma vez que em 90 minutos teria mais tempo disponível para poder utilizar recursos mais variados e motivadores.

Durante todo o processo da realização do estágio, dando especial relevo às regências, verifiquei ter uma curva crescente de aprendizagem não só em termos pedagógicos, como em termos organizacionais e de relações interpessoais. Saí de todas as regências com algo novo a acrescentar ao meu leque de competências e metodologias, sentindo uma evolução e melhoria constantes de aula para aula. Tendo noção de que comecei bem, sei que terminei muito melhor.

Bibliografia

4

 AAVV (2001). Programa de Filosofia 10º e 11º Anos. Cursos Científico-Humanísticos e Cursos Tecnológicos. Lisboa: Ministério da Educação.

 AAVV (2013). Carta Educativa de Paredes. Disponível on-line: <http://www.cm- paredes.pt/NR/rdonlyres/E3F05640-0454-4E12-BA9D-

1FCFF65EF441/0/cmp_carta_educativa_paredes_volume_I.pdf> Consultado: 05-11-2013.

 AAVV (2013). Projecto Educativo: Agrupamento de Escolas de Vilela. Disponível on-line: <http://www3.esvilela.pt/noticias/informacoes-agrup/projeto-educativo-20132016>.

Consultado: 05-11-2013.

 Amorim, C. & Pires, C. (2013). Clube das Ideias: Areal Editores: Porto.

 Bandura, A. (1977). Self-efficacy: Toward a unifying theory of behavioral change, Psychological Review, 84, 191-215.

 Boavida, J. (2010). Educação Filosófica: Sete ensaios. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

 Bouffard, L., Lens, W., & Nuttin, J. (1983). Extension de la perspective temporelle future en relation avec la frustration. International Journal of Psychology, 18, pp. 429-442.

 Deci, E. L. (1975). Intrinsic Motivation. New York: Plenum Press.

 Deci, E., & Ryan, R. (1985). Intrinsic Motivation and Self-Determination in Human Behavior. New York: Plenum Press.

 Elliot, A. & Zahn, I. (2008). “Motivation” in Salkind, pp. 686-692.

 Ferrandez, A.; Sarramona, J. & Tarin, L. (1988). Tecnologia Didactica. Teoría y práctica de la programación escolar. Barcelona: Edições CEAC.

 Fontaine, Anne Marie (2005). Motivação em Contexto Escolar. Lisboa: Universidade Aberta.

 Garanderie, A. De La (1982). Pedagogia dos Processos de Aprendizagem. Porto: Asa. Tradução portuguesa: Paulo Francisco Melo.

 Gilot, F. (1976). Do Ensino da Filosofia. Lisboa: Livros Horizonte.

 Graham, S. (2003). “Motivation: Overview” in Guthrie (2003), pp. 1690-1695.

 Guthrie, J. (2003) (ed.). The Encyclopedia of Education, 2nd Ed. New York: Macmillan Reference.

 Jesus, S. N. de (2004). Psicologia da Educação. Lousã: Quarteto.

 Kant, I. (1990) Cursos no Semestre do Inverno de 1765 – 1766, in Filosofia, Vol. II, pp. 174- 175.

 Kant, I. (2000). Fundamentação da Metafísica dos Costumes, Lisboa: Edições 70.

 Lepper, M. & Henderlong, J. (2003). “Motivation: Instruction” in Guthrie (2003), pp. 1695- 1698.

 Litch, M. M. (2010). Philosophy Through Film. New York, Routledge.

 Nunes, N. A. (2010). “O Uso de filmes e documentários no ensino da bioética: considerações metodológicas”. Revista da Sorbi, Vol. 1, Nº 6. Disponível on-line: <http://www.sorbi.org.br/images/arquivo-revista/Volume1-Numero6-Jun

2010/ARTIGOPROF.NEIANTONIONUNES-OUSODOAUDIO-VISUALNO.pdf>. Consultado: 02- 09-2014.

 Oliveira, J. B. de & Oliveira, A. B. de (1996a). Psicologia da Educação Escolar I: Aluno- Aprendizagem. Coimbra: Almedina.

 Oliveira, J. B. de & Oliveira, A. B. de (1996b). Psicologia da Educação Escolar II: Professor- Ensino. Coimbra: Almedina.

 Peterson, P.; Baker, E. & McGaw, B. (2010) (eds.). International Encyclopedia of Education, 3rd Ed. Oxford: Elsevier.

 Pintrich, P. (2003). “Motivation: Self-Regulated Learning” in Guthrie (2003), pp. 1698-1701.

 Proctor, R. W., Salvendy, G., and Savoy, A. (2009). PowerPoint in Education. <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131508002017> Consultado: 13- 05-2014.

 Rotter, J. (1990). “Internal versus external control of reinforcement: A case history of a variable. American Psychologist, 45, pp. 489-493.

 Salkind, N. (2008) (ed.). The Encyclopedia of Educational Psychology. Los Angeles: Sage Publications.

 Tavares, J. & Alarcão, I. (1985). Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Coimbra Almedina.

 Techio, J. (2012). Cinema e Filosofia: Por quê? Como? Onde? <https://www.academia.edu/4358170/Cinema_e_Filosofia_Por_que_Como_Onde>

 Weiner, B. (1992). Human Motivation. Metaphors, Theories, and Reaserch. London: Sage Publications.

Anexo 1 – Lições n.º 45 a 46

PLANO DE AULA Departamento: Ciências Sociais e Humanas Área disciplinar: Filosofia/ Psicologia e EMRC Ano letivo: 2013 – 2014 Data: 23/01/2014

Disciplina: Filosofia Turma: 10º VB

Duração: 50 minutos Docente estagiário: Pedro Cardona Manual: Clube das Ideias

Lição nº45 Sumário: Ética ou filosofia moral; A intenção ética e a norma moral. Unidade: 3. Dimensões da ação humana e dos valores.

Subunidade: 3.1.1. Intenção ética e norma moral.

Conteúdos Objetivos Conceitos Estratégias Recursos/ Materiais Avaliação

Pressupostos da natureza da moralidade. Distinção concetual entre moral e ética, intenção e norma.

Explicitar os conceitos de ética, moral, intenção, norma.

Esclarecer a distinção concetual entre moral e ética, intenção e norma.

Introdução dos conceitos de egoísmo ético e egoísmo psicológico. Ética Moral Intenção Norma Egoísmo psicológico Egoísmo ético

Leitura, exploração e análise do texto nº 1 (pag.106) do manual Clube das Ideias. Realização da questão proposta pelo manual relativa ao texto em questão.

Esclarecimento, sistematização e registo dos conceitos essenciais da temática.

Exploração de dilemas éticos propostos pelo docente.

Formulação contínua de questões de forma a verificar se o grau de compreensão desejado dos conteúdos está a ser conseguido.

Quadro

Textos do manual Computador Caderno diário

Contínua (formativa). Observação e registo de: - Interesse e participação nas atividades da aula; - Pertinência e correção da expressão oral;

- Empenho e cooperação na realização das tarefas propostas.

PLANO DE AULA Departamento: Ciências Sociais e Humanas Área disciplinar: Filosofia/ Psicologia e EMRC Ano letivo: 2013 – 2014 Data: 24/01/2014

Disciplina: Filosofia Turma: 10º VB

Duração: 50 minutos Docente estagiário: Pedro Cardona Manual: Clube das Ideias

Lição nº46 Sumário: Uma conceção mínima de moralidade. Comunidade ética global.

Unidade: 3. Dimensões da ação humana e dos valores.

Subunidade: 3.1.2. A dimensão pessoal e social da ética – o si mesmo, o outro e as instituições.

Conteúdos Objetivos Conceitos Estratégias Recursos/ Materiais Avaliação

Relação entre liberdade, responsabilidade e consciência moral.

Relacionar os conceitos de ação moral, liberdade,

responsabilidade e consciência moral.

Abordagem da ideia de “dever ser moral”.

Exploração do conceito de “comunidade ética global”.

Consciência moral Liberdade moral Responsabilidade moral Comunidade ética global

Leitura, exploração e análise do texto nº 2 (pag.110) do manual Clube das Ideias. Realização da questão proposta pelo manual relativa ao texto em questão.

Esclarecimento, sistematização e registo dos conceitos essenciais da temática.

Exploração de dilemas éticos propostos pelo docente.

Formulação contínua de questões de forma a verificar se o grau de compreensão desejado dos conteúdos está a ser conseguido.

Quadro

Textos do manual Computador Caderno diário

Contínua (formativa). Observação e registo de: - Interesse e participação nas atividades da aula; - Pertinência e correção da expressão oral;

- Empenho e cooperação na realização das tarefas propostas.

Anexo 2 – Lições n.º 47 a 50

PLANO DE AULA Departamento: Ciências Sociais e Humanas Área disciplinar: Filosofia/ Psicologia e EMRC Ano letivo: 2013 – 2014 Data: 29/01/2014

Disciplina: Filosofia Turma: 10º VB Duração: 50 minutos

Docente estagiário: Pedro Cardona Manual: Clube das Ideias

Lição nº47 Sumário: Visionamento do filme “Hannah Arendt”. Unidade: 3. Dimensões da ação humana e dos valores.

Subunidade: 3.1.2. A dimensão pessoal e social da ética – o si mesmo, o outro e as instituições.

Conteúdos Objetivos Conceitos Estratégias Recursos/ Materiais Avaliação

Análise da relação entre liberdade, responsabilidade e consciência moral.

Relacionar os conceitos de ação moral, liberdade,

responsabilidade e consciência moral.

Abordagem da ideia de “dever ser moral”.

Consciência moral Liberdade moral Responsabilidade moral

Contextualização de vida e obra da filósofa Hannah Arendt.

Visionamento do filme “Hannah Arendt”.

Quadro Guião de visionamento de filme Computador Vídeo Projetor Caderno diário Contínua (formativa). Observação e registo de: - Interesse e participação nas atividades da aula; - Pertinência e correção da expressão oral;

- Empenho e cooperação na realização das tarefas propostas.

PLANO DE AULA Departamento: Ciências Sociais e Humanas Área disciplinar: Filosofia/ Psicologia e EMRC Ano letivo: 2013 – 2014 Data: 30/01/2014

Disciplina: Filosofia Turma: 10º VB Duração: 50 minutos

Docente estagiário: Pedro Cardona Manual: Clube das Ideias

Lição nº48 Sumário: Visionamento do filme “Hannah Arendt” (continuação). Unidade: 3. Dimensões da ação humana e dos valores.

Subunidade: 3.1.2. A dimensão pessoal e social da ética – o si mesmo, o outro e as instituições.

Conteúdos Objetivos Conceitos Estratégias Recursos/ Materiais Avaliação

Análise da relação entre liberdade, responsabilidade e consciência moral.

Relacionar os conceitos de ação moral, liberdade,

responsabilidade e consciência moral.

Abordagem da ideia de “dever ser moral”.

Consciência moral Liberdade moral Responsabilidade moral

Visionamento do filme “Hannah Arendt”

(continuação). Quadro Guião de visionamento de filme Computador Vídeo Projetor Caderno diário Contínua (formativa). Observação e registo de: - Interesse e participação nas atividades da aula; - Pertinência e correção da expressão oral;

- Empenho e cooperação na realização das tarefas propostas.

PLANO DE AULA Departamento: Ciências Sociais e Humanas Área disciplinar: Filosofia/ Psicologia e EMRC Ano letivo: 2013 – 2014 Data: 31/01/2014

Disciplina: Filosofia Turma: 10º VB Duração: 50 minutos

Docente estagiário: Pedro Cardona Manual: Clube das Ideias

Lição nº49 Sumário: Visionamento do filme “Hannah Arendt” (conclusão). Unidade: 3. Dimensões da ação humana e dos valores.

Subunidade: 3.1.2. A dimensão pessoal e social da ética – o si mesmo, o outro e as instituições.

Conteúdos Objetivos Conceitos Estratégias Recursos/ Materiais Avaliação

Análise da relação entre liberdade, responsabilidade e consciência moral.

Relacionar os conceitos de ação moral, liberdade,

responsabilidade e consciência moral.

Abordagem da ideia de “dever ser moral”. Introdução do conceito “banalidade do mal”. Consciência moral Liberdade moral Responsabilidade moral Banalidade do mal

Visionamento do filme “Hannah Arendt”

(conclusão). Quadro Guião de visionamento de filme Computador Vídeo Projetor Caderno diário Contínua (formativa). Observação e registo de: - Interesse e participação nas atividades da aula; - Pertinência e correção da expressão oral;

- Empenho e cooperação na realização das tarefas propostas.

PLANO DE AULA Departamento: Ciências Sociais e Humanas Área disciplinar: Filosofia/ Psicologia e EMRC Ano letivo: 2013 – 2014 Data: 05/02/2014

Disciplina: Filosofia Turma: 10º VB Duração: 50 minutos

Docente estagiário: Pedro Cardona Manual: Clube das Ideias

Lição nº50 Sumário: Visionamento do filme Hannah Arendt (conclusão). Unidade: 3. Dimensões da ação humana e dos valores.

Subunidade: 3.1.2. A dimensão pessoal e social da ética – o si mesmo, o outro e as instituições.

Conteúdos Objetivos Conceitos Estratégias Recursos/ Materiais Avaliação

Análise da relação entre liberdade, responsabilidade e consciência moral.

Relacionar os conceitos de ação moral, liberdade,

responsabilidade e consciência moral.

Abordagem da ideia de “dever ser moral”. Introdução do conceito “banalidade do mal”. Consciência moral Liberdade moral Responsabilidade moral Banalidade do mal

Visionamento do filme Hannah Arendt (conclusão).

Realização de debate seguindo o guião de visionamento do filme. Quadro Guião de visionamento de filme Computador Vídeo Projetor Caderno diário Contínua (formativa). Observação e registo de: - Interesse e participação nas atividades da aula; - Pertinência e correção da expressão oral;

- Empenho e cooperação na realização das tarefas propostas.

Anexo 3 – Lições n.º 54 a 61

PLANO DE AULA Departamento: Ciências Sociais e Humanas Área disciplinar: Filosofia/ Psicologia e EMRC Ano letivo: 2013 – 2014 Data: 13/02/2014

Disciplina: Filosofia Turma: 10º VB Duração: 50 minutos

Docente estagiário: Pedro Cardona Manual: Clube das Ideias

Lição nº54 Sumário: Éticas consequencialistas. John Stuart Mill.

Unidade: 3. Dimensões da ação humana e dos valores.

Subunidade: 3.1.3. A necessidade de fundamentação da moral – análise comparativa de duas perspetivas filosóficas.

Conteúdos Objetivos Conceitos Estratégias Recursos/ Materiais Avaliação Éticas consequencialistas Princípio da utilidade ou da maior felicidade Abordagem às éticas consequencialistas.

Contextualizar a vida e obra do filósofo John Stuart Mill. Caracterizar o conceito de princípio da utilidade ou da maior felicidade. Analisar os pressupostos do utilitarismo. Utilidade Felicidade Consequencialismo Hedonismo Imparcialidade

Leitura, exploração e análise da Biografia de John Stuart Mill (pag.132) do manual Clube das Ideias.

Esclarecimento, sistematização e registo dos conceitos essenciais da temática.

Leitura, exploração e análise do texto nº 7 (pag.131) do manual Clube das Ideias. Realização da questão proposta pelo manual relativa ao texto em questão.

Formulação contínua de questões de forma a verificar se o grau de compreensão desejado dos conteúdos está a ser conseguido.

Quadro

Textos do manual Computador Caderno diário

Contínua (formativa). Observação e registo de: - Interesse e participação nas atividades da aula; - Pertinência e correção da expressão oral;

- Empenho e cooperação na realização das tarefas propostas.

PLANO DE AULA Departamento: Ciências Sociais e Humanas Área disciplinar: Filosofia/ Psicologia e EMRC Ano letivo: 2013 – 2014 Data: 14/02/2014

Disciplina: Filosofia Turma: 10º VB Duração: 50 minutos

Docente estagiário: Pedro Cardona Manual: Clube das Ideias

Lição nº55 Sumário: John Stuart Mill. Objeções ao utilitarismo.

Unidade: 3. Dimensões da ação humana e dos valores.

Subunidade: 3.1.3. A necessidade de fundamentação da moral – análise comparativa de duas perspetivas filosóficas.

Conteúdos Objetivos Conceitos Estratégias Recursos/ Materiais Avaliação

Éticas consequencialistas Princípio da utilidade ou da maior felicidade Objeções ao utilitarismo Analisar os pressupostos do utilitarismo.

Abordar a hierarquização dos prazeres na teoria utilitarista de Mill.

Contrapor os conceitos de prazeres superiores e prazeres inferiores.

Explicitar possíveis objeções ao utilitarismo. Consequencialismo Hedonismo Imparcialidade Prazeres superiores Prazeres inferiores

Leitura, exploração e análise do texto nº 8 (pag.133) do manual Clube das Ideias. Esclarecimento, sistematização e registo dos conceitos essenciais da temática.

Leitura, exploração e análise do texto nº 9 (pag.135) do manual Clube das Ideias. Leitura, exploração e análise do texto nº 10 (pag.136) do manual Clube das Ideias. Realização da questão proposta pelo manual relativa ao texto em questão.

Formulação contínua de questões de forma a verificar se o grau de compreensão desejado dos conteúdos está a ser conseguido.

Quadro

Textos do manual Computador Caderno diário

Contínua (formativa). Observação e registo de: - Interesse e participação nas atividades da aula; - Pertinência e correção da expressão oral;

- Empenho e cooperação na realização das tarefas propostas.

PLANO DE AULA Departamento: Ciências Sociais e Humanas Área disciplinar: Filosofia/ Psicologia e EMRC Ano letivo: 2013 – 2014 Data: 19/02/2014

Disciplina: Filosofia Turma: 10º VB Duração: 50 minutos

Docente estagiário: Pedro Cardona Manual: Clube das Ideias

Lição nº56 Sumário: Éticas deontológicas. Immanuel Kant.

Unidade: 3. Dimensões da ação humana e dos valores.

Subunidade: 3.1.3. A necessidade de fundamentação da moral – análise comparativa de duas perspetivas filosóficas.

Conteúdos Objetivos Conceitos Estratégias Recursos/ Materiais Avaliação

Éticas deontológicas Ações por dever e conforme ao dever Imperativos categóricos e imperativos hipotéticos

Analisar os pressupostos das éticas deontológicas.

Contextualizar a vida e obra do filósofo Immanuel Kant.

Contrapor os conceitos de ações por dever e conforme ao dever. Explicitar os conceitos de imperativo categórico e imperativo hipotético.

Éticas deontológicas Ação por dever Ação conforme ao dever

Imperativo hipotético Imperativo

categórico

Leitura, exploração e análise da Biografia de Immanuel Kant (pag.123) do manual Clube das Ideias.

Esclarecimento, sistematização e registo dos conceitos essenciais da temática.

Leitura, exploração e análise do texto nº 4 (pag.125) do manual Clube das Ideias. Leitura, exploração e análise do quadro da pag.126 do manual Clube das Ideias. Formulação contínua de questões de forma a verificar se o grau de compreensão desejado dos conteúdos está a ser conseguido.

Quadro

Textos do manual Computador Caderno diário

Contínua (formativa). Observação e registo de: - Interesse e participação nas atividades da aula; - Pertinência e correção da expressão oral;

- Empenho e cooperação na realização das tarefas propostas.

PLANO DE AULA Departamento: Ciências Sociais e Humanas Área disciplinar: Filosofia/ Psicologia e EMRC Ano letivo: 2013 – 2014 Data: 20/02/2014

Disciplina: Filosofia Turma: 10º VB Duração: 50 minutos

Docente estagiário: Pedro Cardona Manual: Clube das Ideias

Lição nº57 Sumário: Immanuel Kant.

Objeções à Ética Kantiana. Unidade: 3. Dimensões da ação humana e dos valores.

Subunidade: 3.1.3. A necessidade de fundamentação da moral – análise comparativa de duas perspetivas filosóficas.

Conteúdos Objetivos Conceitos Estratégias Recursos/ Materiais Avaliação

Imperativos categóricos e imperativos hipotéticos Objeções à ética Kantiana Explicitar os conceitos de imperativo categórico e imperativo hipotético. Analisar possíveis objeções à ética kantiana.

Imperativo hipotético Imperativo

categórico Liberdade em Kant

Esclarecimento, sistematização e registo dos conceitos essenciais da temática.

Leitura, exploração e análise do texto nº 4 (pag.125) do manual Clube das Ideias. Leitura, exploração e análise do quadro da pag.126 do manual Clube das Ideias.

Documentos relacionados